Amigos este lance de andar com óleo 10 ou 15 mil km é pra ganhar grana de vcs .
Principalmente para quem anda com gasolina, pois esta possui muitos derivados que vão para o óleo e fazem o mesmo carbonizar nas peças.
Eu andei desde o inicio que comprei o classic no etanol e sempre troco o óleo dele com 5 mil km.
Não precisa ser sintético, basta ter a mesma viscosidade digo índice 5w 40 ou 10w40.
Hoje uso 15w 40 por proteger melhor depois que esquenta.
Meu motor esta hoje com 47 mil km e o oleo sai limpo devido ao etanol ter uma queima limpa.
Saibam que um fusca que frita o óleo a 120 140º dificilmente terá borra !
Pois se troca com 5 mil km o que é correto, este lance de óleo rodar 7, 10 e 15 mil km é para tirar seu dinheiro de 2 formas.
1º com o valor do óleo !
2º com a borra e seu motor fundindo por não subir óleo pela bomba, já que o mesmo vira graxa !
Fui mecanico 20 anos e nunca vi opala e fusca com borra será pq ?
Nenhum motor de hoje faz o óleo ser fritado igual a um motor boxer de fusca/kombi, não é a temperatura que faz ele perder suas propriedades, mas sim o tempo de uso e a gasolina adulterada com solventes.
Não importa o que diz no manual do veiculo se for relacionado ao óleo, troque o óleo com 5 mil juntamente com o filtro!
Outra coisa, se vc anda em muito trecho de engarrafamentos anda/para, troque a cada 3 meses se não der os 5 mil km antes.
Assim seu motor vai durar e vc não terá gastos extras com limpezas internas ou perda de seu motor ou cabeçote.
abraço Rfc