GMT Performance

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  1. Opa amigo, beleza? Na verdade os corpos de borboleta eletrônicos contam SIM com o sensor de posição da borboleta (TPS). Sem ele a central ficaria perdida, sem saber o fluxo de ar admitido. Dependendo do scanner que você utiliza, dá pra ver (percentualmente) a abertura da mesma quando se passa o aparelho no carro. E outra coisa, mesmo nos motores injetados (utilizando injeção eletrônica) eles possuem o atuador de marcha lenta. Ele é diferente dos que vinham nos motores com acionamento da borboleta por cabo, onde você regulava apertando ou afrouxando o cabo para admitir mais ou menos ar enquanto o pedal do acelerador não estivesse sendo pisado. Hoje em dia são válvulas que fazem esse papel. Nos monoponto (1 bico), o motor de passo (atuador) era elétrico, sendo que sua abertura variava de acordo com a tensão induzida nela (essa tensão era calculada pela central de acordo com o número de voltas completas - 360º - que o motor do atuador dava vezes o número de passos dele). Já nos multiponto - 4 ou mais bicos -, ao invés de um motor elétrico ele fuciona através de uma solenóide, que regula ou restringe a entrada de ar no coletor mesmo quando a borboleta se encontra 100% fechada. Vale lembrar também que quando se pisa no acelerador o atuador automaticamente fecha sua passagem de ar. Quando ele se mantém aberto ocorre o que a gente chama de "entrada falsa de ar", que é quando há admissão de ar pelo coletor, mas em um valor mais alto que o gravado pela central para uma dada abertura da borboleta.. Quando é assim, a central lê informações erradas e entra em contradição, uma vez que o TPS lê uma certa abertura da borboleta, mas o sensor de pressão do ar acaba lendo outra. Esse é um caso, em carros com sensores de massa de ar já lêem de outra maneira a falha na admissão. Dependendo da onde são colocados e quais são os sensores. Abraço!
  2. É cara, nego foi burro com gosto. Não tem jeito não, só outro pára-choque mesmo... Abraço!
  3. Hahahaha Enfim, você não respondeu (e pelo visto não vai) nenhuma de minhas perguntas...
  4. Opa Eloi, já agradeço a preferência! Hahaha
  5. Opa Sr. Engenheiro Mecânico, tudo certo? Então, queria compartilhar algumas ideias contigo. Concordo plenamente que freios e câmbio (ao menos uma embreagem de cerâmica dependendo da potência) tem que, obrigatoriamente, suportar a nova cavalaria adotada no carro após a preparação. Disso eu nem discuto porque se trata de um conjunto que tem que funcionar em perfeita harmonia. Agora, até que ponto vale a pena? Não sei. Até que ponto vale a pena ter o mesmo carro que outras tantas pessoas? Até que ponto vale a pena ter o prazer de ver um carro, um “brinquedo”, tomando forma e andando MUITO mais que um Jetta 2011 2.0 FSI? Você tem “uma S10 2013 180 CV Turbinada Diesel”. Sério? Poxa, muito bom, já trabalhei bastante até com esse carro, talvez antes mesmo de você poder sentar no banco de uma (é amigo, antes de sair da Chevrolet e ir para a Hyundai, eu pude fazer cursos pela concessionária sobre a mecânica/eletrônica dela). E diga-se de passagem que continua sendo um carrão. Um questão só que ficou na minha cabeça é que eu achava que esse fórum era destinado a proprietários de VW Gol geração 5, e agora os geração 6. Mas de qualquer forma, seja bem-vindo! “Marea turbo era um carro bom ? pelo que ouço só da problema” – Bom, pelo que li eu entendo que você NUNCA teve um Marea. E ele realmente só dava problema. Agora você sabe quais eram os defeitos e, principalmente, quais eram as causas dele? É, bem que eu achava que você não sabia. Ah, mas aí você pode ficar pensando que eu também não sei porque eu também nunca tive um Marea. Pois é, e é verdade, eu nunca tive um Marea, Brava, Stilo 2.4, mas a grande diferença é que eu trabalhei já por muito tempo com os mesmo já citados, e inclusive com os famosos Alfa Romeo. E eu sei, por experiência profissional, que os defeitos são 90% das vezes causados por donos que simplesmente acham besteira dar a devida manutenção. Então não venha me dizer que o carro não presta porque pra mim quem não presta são os donos que não cuidam dos mesmos. O Gol 1.0 16V Turbo... Ah cara, se eu for discutir contigo todos os problemas de todos os carros que entraram ou saíram do mercado brasileiro, a gente vai ter que abrir um outro fórum só pra isso Hahahaha “os preparados por ae... quando você vai vender... alguém quer ele turbo ? se a galera sabe que foi turbo eles nem vem olhar o carro, porque provavelmente os componentes estão todos extremamente desgastados...” Tem um site, que provavelmente você não deve conhecer porque não é da área e nem se envolve no assunto, que se chama Dragsterbrasil (http://www.dragsterbrasil.com/). Depois confere lá, existe uma área destinada exclusivamente a venda de carros preparados. E não é que vendem rapaz? Estranho né? Hahahaha Esse é um site, existe o Autodynamics também entre outros, mas acho que só um já tá bom né? “o preconceito de carro turbo é grande” – Sabe que concordo plenamente? A começar por você... “porque quem tem carro turbo ou ja teve, sabe que os componentes se desgastam muito mais rapido, as regulagens no turbo e acertos, são frequentes, freios se vão mais rapido... cambio quando vai trocar é uma nota...” – Agora você tocou no ponto crucial do tópico que até agora não chegou a responder. Como acho que da 1ª vez você não leu, vou escrever novamente, na íntegra, para que não reste dúvidas, lá vai: Sim, eu pergunto porque você fala como se tivesse ou já tivesse tido carro preparado – o que eu duvido muito, mas enfim. Eu falo porque eu TRABALHO com esta área da mecânica também. Você inclusive citou “regulagens no turbo”, e isso me deixou bastante intrigado. Sim, porque até onde eu sei e estudei, uma turbina não necessita de regulagens constantes. Por favor, me ensina quais regulagens são essas porque eu sinceramente desconheço. Talvez você fale de regulagem de pressão né? Ah sim, pois é, mas não é na turbina... Ah! Po, já ia esquecendo do rotor e do compressor dela, mas acabei de lembrar que eles não são de regulagem constante. É, isso mesmo, os mancais do eixo dela também não. Bom, fico esperando ansiosamente você me esclarecer essa dúvida técnica. “cambio quando vai trocar é uma nota...” – Claro que é uma nota! Afinal, pensar em usar engrenagens forjadas e dentes retos ninguém pensou né? Mas claro, a culpa é do turbo (kkkk). “então é tudo gasto né irmão.. a não ser que o cara tenha muita grana... mas quem tem muita grana nao turbina golzinho e sim compra Audi A4 2.0 Turbo... BMW 335i e assim por diante... eu nunca vi um ricasso com gol turbinado iasudhaisuodhaiusdh” – Essa última risada ficou parecendo até um espirro de turbina (iasudhaisuodhaiusdh). Desculpa, foi só pra descontrair. Quem tem muita grana não turbina um golzinho né? É, isso é verdade, que dirá Caca Daud, Roderjan Busato, Fernando Leme... Eles não andam de VW Gol não, mas andam de Novo Vectra, Camaro Pro Mod e Opala, respectivamente. Mas claro, esses nomes devem soar estranhos né? Passe a acompanhar o Brasileiro de Arrancada ou o Festival Força Livre que você entenderá do que estou falando. Afinal, seguindo sua lógica, só os classe “D” que conseguem gastar R$ 1.000,00 em um par slicks por prova. “e entender um pouco de engenharia (:” – Eu não vou nem comentar que é pra não ficar chato pros demais membros aqui do fórum. Eu só espero MUITO, mas MUITO mesmo que você não continue assim e entenda um pouco que a gente não sabe de tudo. Eu não sei de tudo, você não sabe de tudo. O problema é querer falar como se conhecesse alguma coisa profundamente sendo que só ouviu falar por alto alguma vez na vida. Quer um grande conselho como profissional que acredito que você um dia vai ser, não se torna esses engenheiros BURROS que não sabem o que é a prática. Cara, eu falo porque já estive com engenheiro da Fiat responsável pelo projeto dos câmbios Dualogic do meu lado e vi essa mesma pessoa literalmente não saber como desmontar um câmbio retardado como é o câmbio do Idea, já usado pelo Stilo, Palio, Uno há trocentos anos. Um abraço
  6. Opa TTITO, beleza? Cara, quer uma grande sugestão pessoal? Procura alguns tópicos mais antigos daqui mesmo (na seção Mecânica e Manutenção) que você vai achar um conteúdo razoável a respeito. Dá mais futuro, vai por mim hahaha Um abraço!
  7. "Só para eventos e encontros" na área de Mecânica e Manutenção? Acho que não heim amigo.. Hahahaha Opa amigo, beleza? Como já disseram anteriormente, apenas uma higienização deve resolver o seu problema. Um abraço!
  8. Pois é cara, se tivesse falado que era daqui de Brasília poderia te ajudar... É que sou mecânico, atualmente trabalhando na ccs Smaff Hyundai lá do SIA. Quando precisar de qualquer coisa, basta entrar em contato, faço muito serviço por fora (em minha residência). Se preferir me add no Facebook (https://www.facebook.com/gabriel.tavares.397) e confira um pouco do meu trabalho. Um abraço e poste como ficou o carro depois! Haha
  9. Opa jeffersonk, beleza? Você se diz tão contra preparação e uso de turbinas em motores, conte-nos mais sobre suas experiências preparando motores de ciclo Otto. Acredito que deve ter algum fundamento pessoal e profissional embasando sua opinião. Abraço P.s.: Talvez fosse interessante você comentar o tópico em que comentei um de seus comentários. Segue ele na íntegra até:
  10. Opa cara, beleza? É o seguinte, pelo que falou provavelmente a engrenagem da quinta marcha deve ter moído e saído fora. Se dá para vê-la é sinal de que quebrou a tampa da 5ª marcha, oq ue provavelmente acarretou em perda de óleo do câmbio. PARE completamente o seu carro e só leve ele guinchado pra oficina. Andar com ele assim vai fazer vazar mais óleo, podendo azular (deformar devido ao calor excessivo) todas as outras engrenagens dele. Poste a foto para podermos ajudar melhor. Abraços
  11. É difícil você tentar argumentar racionalmente com algumas pessoas a respeito de preparação quando elas não gostam, não conviveram ou nunca andaram e sentiram o que é um carro preparado. Alax Siqueira, se tiver interesse em conversar a respeito e trocar ideias, me adiciona lá no facebook (https://www.facebook.com/gabriel.tavares.397). Sou mecânico na área e estudante de eng. mecânica. P.s.: Não precisa ngm levar pro lado pessoal porque foi um comentário generalizado, e não um ataque pessoal e direcionado a qualquer post acima.
  12. Troque óleo, filtro de óleo e veja o estado do filtro de ar. Substitua também o filtro de combustível.
  13. Pois é, mas usa EA 111 ou o AP?
  14. Bem bacana o vídeo! Uma pena alguns mecânicos ainda acharem que é "gayzisse" torquear os parafusos...
  15. Concordo cara! A idéia de utilizar o conjunto completo é bem bacana, o que pega mais é a daptação que tem que fazer com as mangueiras do radiador, do A/C se for utilizar e os calços. Dá pra usar os coxins originais da VW, mas os suportes tem que criar do zero. Utilizar só o cabeçote eu tenho minhas dúvidas. Nunca montei os 20v Audi nos EA 111. Tinha que ver se as galerias de água e de óleo batem umas com as outras. Além disso, os diâmetros da cabeça do cilindro não batem (se não me engano), precisando abrir o bloco e usar pistões mais largos.
  16. Opa, beleza cara? Tava lendo o tópico aqui, realmente cada um tem a sua maneira de pensar. Os motores são sim projetados para atenderem à dinâmica do carro, mas é bem verdade também que ao se turbinar (por exemplo), é necessário utilizar freios com maior capacidade (Fluido DOT 4 ou 5, pinças com mais pistões, discos frisados ou slotados, mangueiras de aeroquip...) e uma suspensão que mantenha o carro mais estável. Motores são feitos partindo-se do pressuposto que devem atender aos mais variados tipos de pessoas dirigindo, bem como às mais variadas situações. Isso significa sim que o motor é eficiente, mas dentre uma margem que inclui prioritariamente o baixo nível de consumo. Por isso que canhões com 300, 500 cavalos são feitos com bielas, parafusos de ppistão, anéis de segmento e outros tantos componentes forjados ou de ligas especiais. Falar que motores turbinados não prestam é relativo. O problema é que ninguém quer gastar a grana necessária para se ter qualidade na montagem e acerto. Existem "mexânicos" que só sabem montar e desmontar peças? Sim, claro que existem, mas generalizar já são outros 500. É a mesma coisa dos Fiat Marea - como já citado. Todo mundo fala que o carro não presta, mas ninguém quer pagar aqueles 300 reais de mão de obra pra trocar uma correia dentada, niguém quer pagar o preço pra verificar se a ventoinha do radiador de óleo da transmissão automática está montado invertido ou não (pra evitar que o câmbio literalmente cozinhe) e por aí vai. Muita gente prefere sim financiar um pouco mais e pegar um Jetta ou carro do tipo. Mas uma coisa eu te digo, não tem preço nesse mundo que pague andar de popular destracionando, querendo sair de frente e com aquela marcha-lenta embaralhando. Digo por experiência própria. Abraços - Gabriel Tavares Mecânico e estudante de Eng. Mecânica
  17. Longarina não pegou não. Ela amassa um pouco na solda com o assoalho, mas ela vc consegue voltar.
  18. Vixe cara, pelo visto aí o assoalho traseiro e o painel traseiro vão ter que ser trocados. Do jeito que tá aí não pega reparação não...
  19. Se o motor gira, mas não pega, das duas uma: ou não tá chegando centelha ou não está chegando combustível. Verifique as velas, meça a resistência dos cabos de vela, veja se a bobina está gerando centelha, meça a pressão da bomba de combustível...
  20. Opa galera, beleza? Ultimamente tenho reparado que o pessoal tem muita dúvida e interesse nessa parte de reparação mecânica. Unindo o útil ao (des)agradável, resolvi fazer um tópico aqui explicando alguns vazamentos de óleo dos motores da família Gol. Como o meu próprio carro apresentou isso, aproveitei e registrei o processo de diagnóstico e reparação dos defeitos. Acho que vai ser um pouco extenso, mas pra quem gosta de detalhes, espero que seja um prato cheio. De cara o que se via era bastante óleo vazando pela tampa de válvulas. Pelo fato de não haver junta de borracha entre a tampa e a face superior do cabeçote, e sim uma cola especial, os motores EA111, tanto 1.0 quanto 1.6 tendem a apresentar sinais de merejamento por essa peça. http://imageshack.us/photo/my-images/837/dsc02864k.jpg/ http://imageshack.us/photo/my-images/820/dsc02865w.jpg/ Olhando mais atentamente todo o conjunto, vi que a parte inferior do motor também apresentava muito óleo escorrido. http://imageshack.us/photo/my-images/819/dsc02868r.jpg/ http://imageshack.us/photo/my-images/209/dsc02874e.jpg/ Para testar e saber se era visível o outro vazamento que podia ter, liguei e deixei o motor funcionando. Com ele quente e em marcha-lenta, pude perceber que um grande volume de óleo escorria pela região direita (olhando as polia do virabrequim de frente) da bomba de óleo, bem em sua junção com o bloco, indicando que a sua junta já não tava mais cumprindo o seu papel. http://imageshack.us/photo/my-images/209/dsc02896tg.jpg/ Bom, sabendo de onde eram os dois vazamentos, comecei a desmontagem dos componentes. Pra retirada da tampa de válvulas e também da bomba de óleo, precisei retirar tanto as correias auxiliares (nesse caso 2 – uma do alternador e direção e outra do A/C) como a correia dentada. O primeiro passo foi colocar o motor no ponto. Tanto a polia do comando quanto a do virabrequim possuem marcações. A do comando possui uma marca que deve coincidir com uma seta em alto relevo na própria capa da correia dentada. Já a polia da árvore de manivelas possui um dente com um leve corte em sua ponta, que deve igualar com uma marcação existente na bomba de óleo. http://imageshack.us/photo/my-images/407/dsc02880b.jpg/ http://imageshack.us/photo/my-images/843/dsc02882sy.jpg/ Feito isso, pude continuar e retirar o tensionador e a correia dentada. Lembrando que esses motores não trabalham com tensionadores para as correias auxiliares. Na foto abaixo dá pra ver a polia do comando já fora, bem como o calço do motor. Nesse caso, o calço foi retirado apenas pra melhorar a visualização do pessoal. Só é preciso tirar ele quando se vai substituir a correia. http://imageshack.us/photo/my-images/825/dsc02883c.jpg/ Agora, com todos os parafusos da tampa fora, era hora de retirar ela. http://imageshack.us/photo/my-images/801/dsc02885ot.jpg/ Uma coisa muito importante que o pessoal deve lembrar é que a tampa de válvulas cumpre o papel de “mancal” do comando de válvulas nesses motores. Diferentemente dos GM e Fiat, por exemplo, onde a tampa de válvulas é um componente a parte, nesses motores VW toda vez que se vai fazer alguma intervenção nela, é preciso retirar a correia. http://imageshack.us/photo/my-images/585/dsc02886s.jpg/ No detalhe, percebe-se a marca deixada pelo óleo que vazava e escorria pelo cabeçote. http://imageshack.us/photo/my-images/706/dsc02887l.jpg/ Aproveitei e verifiquei também o retentor do comando, o qual não apresentava sinais de vazamento, cumprindo bem o seu papel. http://imageshack.us/photo/my-images/100/dsc02891x.jpg/ Já com toda a superfície de contado do cabeçote limpa, bem como a tampa de válvulas, prossegui remontando ela. http://imageshack.us/photo/my-images/341/dsc02892f.jpg/ http://imageshack.us/photo/my-images/140/dsc02893jo.jpg/ Com a tampa de válvulas solucionada, parti então para a bomba de óleo. Pra ter acesso a ela e retirá-la, é preciso desmontar o cárter, o pescador de óleo e o sobrecárter. http://imageshack.us/photo/my-images/337/dsc02898x.jpg/ http://imageshack.us/photo/my-images/687/dsc02905ed.jpg/ http://imageshack.us/photo/my-images/571/dsc02911k.jpg/ Aqui, no detalhe da foto, por onde o óleo vazava pela junta. http://imageshack.us/photo/my-images/607/dsc02907p.jpg/ Com tudo limpo novamente e a junta nova no lugar, parti para a remontagem. Lembrando que a junta me custou R$ 25,00 na concessionária Brasal do SIA Trecho 1, aqui em Brasília. http://imageshack.us/photo/my-images/29/dsc02913i.jpg/ http://imageshack.us/photo/my-images/42/dsc02915vh.jpg/ http://imageshack.us/photo/my-images/502/dsc02914p.jpg/ http://imageshack.us/photo/my-images/254/dsc02916n.jpg/ http://imageshack.us/photo/my-images/842/dsc02921c.jpg/ http://imageshack.us/photo/my-images/405/dsc02922gi.jpg/ Bom galera, é isso. Não seis e deu pra entender direito, mas qualquer dúvida é só perguntar. Abraços!
  21. Eaí cara, problema resolvido?
  22. Bacana heim?! Já sabe em qual oficina vai fazer? Meu único porém cara é quanto ao Intercooler... Eu particularmente recomendaria usar um. Abraço!
  23. Junta igrejinha? Hahahah Essa eu nunca tinah ouvido falar... Só não entendi a ligação em trocar o radiador e trocar a mangueira do ar quente. O radiador também apresenta vazamento? Ou é só em uma das mangueiras do ar quente? Cara, e te falar, tem como tirar o radiador sem desmontar o painel frontal viu? Precisa é tirar o pára-choque pra poder desaparafusar o condensador (se o seu carro tiver). A diferença é que tirando o radiador por cima você tem que tirar primeiro a ventoinha, e não o conjunto radiador + ventoinha de uma vez. Abraço!
  24. Opa cara, beleza? Com certeza existe vazamento no seu carro. O certo é fazer o teste de pressão manualmente, tanto com o motor frio quanto com ele quente. A causa pode vim de vários lugares. Bomba d'água pode não estar vedando direito, mangueiras com rachaduras/furos, abraçadeiras frouxas, radiador com algum furo... Só vendo mesmo para saber. Abraço!
  25. Cara, não adianta, tanto em boqueta quanto em concessionária o certo é passar o scanner e ver qual código de falha ele tá dando. Só com o aparelho você consegue ter certeza de qual sensor não está dando sinal ou está dando sinal com falha intermitente. Veja também, através do scanner, o modo "exibição de dados" (o nome varia de um aparelho para outro). Nele você consegue ver, com o motor funcionando, os valores de leitura de cada sensor, como posição da borboleta, pressão no coletor de admissão entre tantos outros. Abraço!