andre_s.mk

Consumo - Discuta Aqui

1305 posts neste tópico

amigos... to assustado

gasolina... 528km com 50 L de gasolina (90% na cidade resto na br)

acabei de enxer de alcool e vamos ver no que da.

Tá ótimo! O meu (1.6) roda na cidade em torno de 480km... :fie1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como peguei meu Voyage G6 1.6 a poucos dias, ainda estou experimentando. Mas já fiz a primeira média, considerando o calculo pela bomba do posto e não pelo computador de bordo, e deu 14,0 redondos. Dirigindo numa tocada de vovô. Para um motor 1.6 acho um consumo realmente mundo bom. Usando uns 80% estrada e 20% cidade, com o cambio I-Motion no Manual a maior parte do tempo, e com alguns conhecidos dando aquela famosa voltinha para experimentar.

Nesse segundo tanque, estou usando o cambio no modo Drive, e sentindo que vai consumir mais, porém andei mais na cidade dessa vez. Vamos ver quanto vai dar.

Esse motor 1.6 dando pelo menos que 12 km/l pra mim estará excelente. Considerando que antes eu tinha um UP! 2013/2014 MPI (aspirado) que fazia 17 km/l em percurso misto. Com um recorde de 19,5. Já tive Astra 2001 1.8 que fazia 12 km/l, Ford Ka 2009 1.0 que fazia 12 km/l (pior carro que eu já tive e que eu já dirigi), Celta 2009 1.0 que fazia de 15 a 17 km/l.

Todas as minha médias são feitas na gasolina comum, e calculo foi na bomba.

Eu recomendo o aplicativo para celular Carrorama. Excelente para monitorar o consumo médio do carro e administrar os gastos com mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já o meu gol g5 1.0 virou um alcoólatra! De excelentes 15~17km/l passou a fazer 11,5 na estrada. Só viajo com a mala lotada, com + 2 pessoas e ac ligado.

Tô desconfiado da sonda ou do sensor de detonação, que apesar de funcionarem normalmente, tenho sentido o carro mais fraco, e durante a partida à frio, o carro fica oscilando a rotação abaixo de 900rpm.

Aí eu desligo o motor e ao religar, o funcionamento é regular, liso, sem falhas.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera

Comprei um gol G5 2011/2012 de segunda mão ... ele está fazendo com gasolina na cidade sem ac 8 km/l

Achei pouco, acho que esse consumo deveria ser com ac ligado no mínimo, já vi relatos de pessoas com o Gol fazendo 10 km/l na cidade.

Eu fiz uma revisão básica nele assim que comprei e troquei filtro de ar (que estava podre), filtro de combustível, óleo e filtro de óleo ...

O mecânico falou que depois era bom levar de novo lá daqui a uns 2 meses pra descarbonizar a TBI, será se vai melhorar consumo? Pois o filtro de ar estava mto sujo e eu pensei que com o filtro novo ia melhorar o consumo e não melhorou, ficou a mesma coisa, só notei o carro mais esperto...  

Tem mais algo que posso checar pra melhorar o consumo dele?

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Galera
Comprei um gol G5 2011/2012 de segunda mão ... ele está fazendo com gasolina na cidade sem ac 8 km/l
Achei pouco, acho que esse consumo deveria ser com ac ligado no mínimo, já vi relatos de pessoas com o Gol fazendo 10 km/l na cidade.
Eu fiz uma revisão básica nele assim que comprei e troquei filtro de ar (que estava podre), filtro de combustível, óleo e filtro de óleo ...
O mecânico falou que depois era bom levar de novo lá daqui a uns 2 meses pra descarbonizar a TBI, será se vai melhorar consumo? Pois o filtro de ar estava mto sujo e eu pensei que com o filtro novo ia melhorar o consumo e não melhorou, ficou a mesma coisa, só notei o carro mais esperto...  
Tem mais algo que posso checar pra melhorar o consumo dele?
Obrigado!



Descarbonizar a tbi vc mesmo faz em ksa. Tem muito vídeo na internet mostrando como fazer. É ridiculamente simples! Mas após a limpeza é bom fazer um reset dos parâmetros e novo aprendizado da borboleta de admissão (tbi).

Não vi vc falar em troca do filtro de combustível. Seria bacana ver o estado do bicos injetores tb.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
38 minutes ago, biguia said:

 

 


Descarbonizar a tbi vc mesmo faz em ksa. Tem muito vídeo na internet mostrando como fazer. É ridiculamente simples! Mas após a limpeza é bom fazer um reset dos parâmetros e novo aprendizado da borboleta de admissão (tbi).

Não vi vc falar em troca do filtro de combustível. Seria bacana ver o estado do bicos injetores tb.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 

 

 

Foi trocado o filtro de combustível sim .. o óleo foi trocado por um semi sintético pois o mecânico detectou o início da criação de borra no motor (verificou ao abrir a tampa) aí usou o óleo semi sintético com um flush (vulc, vult nao lembro a marca), ele disse que esse flush era muito bom pois ao contrário dos outros não soltava resíduos e sim dissolvia... aí pediu pra daqui a 2 mil km (ou 2 meses) voltar lá pra por um óleo sintético e verificar se saiu as borras...

Aí vamos lá.. trocou filtro de óleo, coxim do escape, bujão do carter, anel de vedação do óleo, filtro de ar, filtro de combustível, completou o óleo da direção hidráulica... 

Os bicos injetores seria bom ver, eu não sei ver, vou ver se tem tutoriais na internet, mas depois dessa revisão que foi sexta da semana passada, só estou utilizando gasolina aditivada, não vou mais utilizar comum no meu carro.

Sobre a TBI, a descarbonização é bem fácil mesmo, o problema ta no  reset dos parâmetros e novo aprendizado da borboleta de admissão (tbi) .. teria que levar em um mecânico pra passar o scanner?

Editado por Thiago Fernandes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Thiago Fernandes disse:

Sobre a TBI, a descarbonização é bem fácil mesmo, o problema ta no  reset dos parâmetros e novo aprendizado da borboleta de admissão (tbi) .. teria que levar em um mecânico pra passar o scanner?

Sim. É recomendado passar o scanner para fazer esse reset e posterior aprendizado. 

 

Achei meio estranho o lance do flush como vc citou. Foi adicionado o flush no motor e vc vai rodar 2000km com ele?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 hours ago, biguia said:

Sim. É recomendado passar o scanner para fazer esse reset e posterior aprendizado. 

 

Achei meio estranho o lance do flush como vc citou. Foi adicionado o flush no motor e vc vai rodar 2000km com ele?

Ele colocou um semi sintético com o flush pra tirar umas poucas borras que estavam formando (provavelmente devido a óleo ruim do antigo dono) e pediu pra voltar depois de 2 mil km ou 2 meses pra baixar todo o óleo e por um sintético bom.. pq estranho?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ele colocou um semi sintético com o flush pra tirar umas poucas borras que estavam formando (provavelmente devido a óleo ruim do antigo dono) e pediu pra voltar depois de 2 mil km ou 2 meses pra baixar todo o óleo e por um sintético bom.. pq estranho?



Tudo que já vi sobre flush na internet se procede da seguinte maneira: flush preventivo. Tipo esse que vc fez, porém, drenando o óleo depois de um período com o carro em funcionamento em marcha lenta.

Flush corretivo: aplica-se o flush, deixando o veículo parado, trabalhar numa faixa de rotação determinada pelo fabricante do produto por um período determinado de tempo, verificando a pressão na bomba de óleo, pois o flush pode deslocar um pedaço de borra, obstruindo o pescador de óleo.

Na sequência, drena-se o óleo e retira- se o carter e a tampa de válvulas pra conferir o resultado e concluir a limpeza, com descarbonizante ou água quente.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

offline curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho uma Saveiro Cross MSI que tá com 52.000 rodados (desde os 47.000 é minha, antes disso, meu tio pegou com 4.000km rodados de uma senhora que ganhou ela do marido e não gostou hehe). Tô achando o consumo dela excelente. Tenho rodado mais de 600km com um tanque 100% na cidade. Ar ligado às vezes (gosto de andar com o vidro aberto), seguido ando com material na caçamba (trabalho com reformas) e hoje mesmo abasteci depois de 650km rodados. Média dela, na calculadora, de 12,15km/L. Abastecimento anterior, rodei 630km e deu média de 11,8km/L. Sempre gasolina aditivada. 

 

 

 

IMG_2991.JPG

 

IMG_2993.JPG

 

IMG_2992.PNG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera do clube, preciso de uma luz, tenho uma saveiro trooper 10/11, com 109k km. vou explicar o caso abaixo:

uso sempre gasolina, porem fim do ano fui viajar, e deixei com meu pai, e ele abasteceu com álcool, quando fui pegar de volta estava com a luz de injeção acesa, levei em um amigo meu que plugou o Scanner e deu falha de cilindro, porem o funcionamento normal. De lá para cá a saveiro virou no lula pra beber, coisa de 10,5-11,5km/l na rodovia com ar condicionado ligado, e na gasolina (esse consumo e andando na manha, pezinho de seda, se pisar faz 8km/l), assim como o desempenho acima de 3000rpm +- esta bem fraco, já andei sofrendo pra acompanhar gol 1.0 na subida. No fim de fevereiro levei na oficina e dei uma geral, troquei as velas por iridium, cabos de vela original vw, filtro de combustível novo, filtro de ar inflow, limpeza e equalização de bicos, troca da correia dentada e tensor da mesma, troca correias acessórios; a luz de injeção apagou e o consume melhorou levemente. Junto com toda essa manutenção, também pus amortecedores dianteiros com 5cm a mais para dar uma levantada na mesma.

A pergunta é: esse consumo alto pode ser por causa dos amortecedores terem mexido na aerodinâmica do carro, ou tem alguma coisa errada?

Obs.-1: moro em cidade pequena e não tem mecânicos e oficina qualificada para um diagnostico avançado, assim como tenho uma restrição de tempo enorme do serviço para estar levando em outra cidade para um diagnostico.

Obs.-2: o mecânico daqui, assim como eu suspeita de alguma falha não diagnosticável pelo Scanner dela da sonda lambda, ou o catalisador entupido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
galera do clube, preciso de uma luz, tenho uma saveiro trooper 10/11, com 109k km. vou explicar o caso abaixo:
uso sempre gasolina, porem fim do ano fui viajar, e deixei com meu pai, e ele abasteceu com álcool, quando fui pegar de volta estava com a luz de injeção acesa, levei em um amigo meu que plugou o Scanner e deu falha de cilindro, porem o funcionamento normal. De lá para cá a saveiro virou no lula pra beber, coisa de 10,5-11,5km/l na rodovia com ar condicionado ligado, e na gasolina (esse consumo e andando na manha, pezinho de seda, se pisar faz 8km/l), assim como o desempenho acima de 3000rpm +- esta bem fraco, já andei sofrendo pra acompanhar gol 1.0 na subida. No fim de fevereiro levei na oficina e dei uma geral, troquei as velas por iridium, cabos de vela original vw, filtro de combustível novo, filtro de ar inflow, limpeza e equalização de bicos, troca da correia dentada e tensor da mesma, troca correias acessórios; a luz de injeção apagou e o consume melhorou levemente. Junto com toda essa manutenção, também pus amortecedores dianteiros com 5cm a mais para dar uma levantada na mesma.
A pergunta é: esse consumo alto pode ser por causa dos amortecedores terem mexido na aerodinâmica do carro, ou tem alguma coisa errada?
Obs.-1: moro em cidade pequena e não tem mecânicos e oficina qualificada para um diagnostico avançado, assim como tenho uma restrição de tempo enorme do serviço para estar levando em outra cidade para um diagnostico.
Obs.-2: o mecânico daqui, assim como eu suspeita de alguma falha não diagnosticável pelo Scanner dela da sonda lambda, ou o catalisador entupido.



A suspeita de perda de compressão de cilindro, não está completamente descartada.

Os amortecedores tb não interferem tanto no consumo.

A sonda lambda é fácil de testar via scanner ou multímetro. Veja como fazer no canal Dr. ie no yt.

Já o catalisador, tem que testar com ferramenta certa. Tem vídeo no YouTube sobre isso.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, gostaria de relatar minha experiência com o chip de potência, assim vai o relato:
Como dito no post anterior, minha saveiro, estava com consumo alto, já tinha feito de tudo, então resolvi chipar pra ver no que dava. Assim fui até cascavel na prado powerchip, fui muito bem atendido lá pelo Ari, e a oficina super limpa e organizada me passou uma baita confiança, mas vamos ao que interessa, os resultados.
Em motor aspirado como muitos sabem, não há milagres, o que senti uma grande melhora foi mesmo no consumo.
Moro próximo a Guarapuava, até cascavel são 220km, na ida com carro original, o consumo via computador de bordo foi de 14,4 na gasolina e com ar condicionado desligado. Já na volta com o remap, o consumo foi 14,6 com ar condicionado ligado o tempo todo, é pra voltar é mais subida também.
Destaco que meu computador de bordo "mente" 10% a mais no consumo real, destaco também que essas média foi andado bem tranquilo, na velocidade dá via, com algumas retomadas forte para ultrapassar.
No quesito potencia, senti que em 5ª marcha acima dos 80km/h o carro está mais solto, e sobe mais, mas nada muito exagerado.
Já remapeada, fiz um trajeto plano, de 50km onde via computador de bordo, o consumo foi de 17 km/LT sem ar condicionado. Achei excelente os números obtidos com o remap.
Recomendo o serviço de remap, para quem quer ganhar economia, e uma leve melhora no desempenho.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

offline curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom dia, gostaria de relatar minha experiência com o chip de potência, assim vai o relato:
Como dito no post anterior, minha saveiro, estava com consumo alto, já tinha feito de tudo, então resolvi chipar pra ver no que dava. Assim fui até cascavel na prado powerchip, fui muito bem atendido lá pelo Ari, e a oficina super limpa e organizada me passou uma baita confiança, mas vamos ao que interessa, os resultados.
Em motor aspirado como muitos sabem, não há milagres, o que senti uma grande melhora foi mesmo no consumo.
Moro próximo a Guarapuava, até cascavel são 220km, na ida com carro original, o consumo via computador de bordo foi de 14,4 na gasolina e com ar condicionado desligado. Já na volta com o remap, o consumo foi 14,6 com ar condicionado ligado o tempo todo, é pra voltar é mais subida também.
Destaco que meu computador de bordo "mente" 10% a mais no consumo real, destaco também que essas média foi andado bem tranquilo, na velocidade dá via, com algumas retomadas forte para ultrapassar.
No quesito potencia, senti que em 5ª marcha acima dos 80km/h o carro está mais solto, e sobe mais, mas nada muito exagerado.
Já remapeada, fiz um trajeto plano, de 50km onde via computador de bordo, o consumo foi de 17 km/LT sem ar condicionado. Achei excelente os números obtidos com o remap.
Recomendo o serviço de remap, para quem quer ganhar economia, e uma leve melhora no desempenho.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk




No próximo abastecimento, faz a média na bomba, pra ver no que deu.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera alguém sabe me informar qual é o consumo do motor 1.6 em marcha lenta pois minha saveiro secou 1/4 de tanque enquanto testávamos a válvula termostática 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, nosbor disse:

Galera alguém sabe me informar qual é o consumo do motor 1.6 em marcha lenta pois minha saveiro secou 1/4 de tanque enquanto testávamos a válvula termostática 

A válvula trancou aberta? Se sim, o motor entende que tem que mandar mais combustível pois o motor está frio. Mas mesmo assim é muita coisa. Pode ser a boia que não está funcionando corretamente.

 

nosbor curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consumo tem muitas variáveis, entre uma das piores a qualidade do combustível, atualmente tenho um gol special 02/02 1.0 motor AT basicão, em uma viagem de 500 km fez a média de bomba 18.17.

Isso em médias de 80 a 110 algumas vezes, fiquei muito surpreso, mais como meu amigo @biguia disse: esse motor roda só no cheiro. kkkk

Editado por H i l d e g a r d o
biguia curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 2017-5-9 at 23:32, offline disse:

A válvula trancou aberta? Se sim, o motor entende que tem que mandar mais combustível pois o motor está frio. Mas mesmo assim é muita coisa. Pode ser a boia que não está funcionando corretamente.

 

então minha válvula trancou aberta mas o estranho que durante o teste o combustível só ia baixando e a boia ta marcando certinho me assustei com isso 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, eu sempre fui pé de chumbo com meu 1.0, sempre andando no máximo que a pista da, porém ele fazia 11 por litro, então pra ter uma noção de quanto ele faz andando " normal " eu fiz uma média, rodo uns 100km todo dia para o trabalho, na ida o transito é leve e na volta transito médio(peguei um engarrafamento pequeno na segunda), andei sempre trocando as marchas até 3mil rpm e andei na velocidade de 80km/h sem passar disso com o ar ligado, na ida eu vou sozinho e na volta trago 2 pessoas, com 20 litros eu consegui rodar 330KM, uma média de 16,5, eu achei muito bom o consumo, esses 30KM foi o que eu andei na cidade para outros afazeres, porém eu vou voltar para os meus 11 por que eu não consigo ficar andando nessa velocidade, fiz apenas para um teste.

OBS: Revisões sempre em dias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu ver, 3k rpm já é muito. Experimente trocar a marcha antes de chegar a 2 mil quando não tiver pressa na saída da esquina.


Abs,
Vini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai pessoal blz,

Sou novo aqui e estou precisando de uma ajuda ou melhor idéias.

Tenho um Gol G5 1.0 Flex 2009 atualmente com 58.000Km. Meu carro esta apresentando um consumo muito grande de combustível, minha ultima média foi de 6.7Km/L com álcool e com gasolina eu consegui fazer 7,8Km/L. Média de velocidade 50Km/h na cidade (São Paulo dificilmente passo disso), ainda não peguei estrada de quando comprei o carro. Manutenções já realizadas para resolver o problema do consumo.

- Em novembro fiz a troca das velas e em Janeiro os cabos das velas pois apresentaram defeito.

- Recentemente fiz limpeza de bicos injetores, descarbonização Há uns 2 meses

- Troca de óleo

-Troca de filtro de ar e filtro de combustível

- Foi trocada bomba de água

-Passada pelo Scanner também a 2 meses e tudo normal

 Estou ficando sem ideias pois meu mecânico disse que tudo que podíamos trocar foi trocado. Estou começando a pensar em algumas coisas tipo Bomba de Combustível, sonda lambda, coletor de admissão sei lá, meu mecânico diz que não é nada desses problemas.

Alguém tem ideia do que pode ser? Alguém já teve algo parecido? começo a achar que comprei o Gol mais beberrão da história da VW.

Irei levar amanha em um novo mecânico para saber outra opinião.

Agradeço pelas ideias.

Editado por Sergio Romano
O conteúdo estava incompleto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser válvula termostática travando aberta ou gasolina de baixa qualidade

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 24/08/2017 at 23:07, biguia disse:

Pode ser válvula termostática travando aberta ou gasolina de baixa qualidade

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 

Mas pode ser a válvula termostática sem ter problema de aquecimento?

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 minutos atrás, Sergio Romano disse:

Mas pode ser a válvula termostática sem ter problema de aquecimento?

 

Abs

A válvula aberta faz sempre circular o líquido, fazendo com que o motor trabalhe mais frio e interpretando que está aquecendo ainda e enviando mais combustível.

biguia curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora