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Freios - Problemas e Dúvidas - Discuta Aqui

415 posts neste tópico

Fala galera. Ontem pela manha realizei uma pequena revizao de freios no meu Gol G5 10/11, onde foram trocados discos de freio, pastilhas e completado o fluído de freio. Até aí tudo bem, saí da loja e fui pra casa, estacionei o carro e estava tudo perfeito, só que a noite tive que pegar uma estradinha, moro no RJ e tive que ir a Niteroi, peguei a Av. Brasil e a Ponte Rj-Niteroi, e neste caminho a luz do freio de mao no painel começou a acender, horas ela ficava acesa direto, horas ela piscava, sem nexo algum, mas sempre ligada...estranhamente o freio do carro estava ótimo, ainda mais que as pastilhas e discos estavam se assentando, nao senti nada de ruim com os freios!!! Fiquei com essa pulga atras da orelha, o que vcs acham que é?? Desde ja agradeço!!! 

Boa tarde Caio, o ideal não é completar o fluído de freio e sim trocar , eu troco a cada  20.000km, o fluído perde a viscosidade, essa luz que acende no painel não é só do freio de mão, ela também serve para alertar o nível do fluído de freio.

verifique se esta no nivel o reservatorio.

espero ter ajudado. abs

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Fala galera. Ontem pela manha realizei uma pequena revizao de freios no meu Gol G5 10/11, onde foram trocados discos de freio, pastilhas e completado o fluído de freio. Até aí tudo bem, saí da loja e fui pra casa, estacionei o carro e estava tudo perfeito, só que a noite tive que pegar uma estradinha, moro no RJ e tive que ir a Niteroi, peguei a Av. Brasil e a Ponte Rj-Niteroi, e neste caminho a luz do freio de mao no painel começou a acender, horas ela ficava acesa direto, horas ela piscava, sem nexo algum, mas sempre ligada...estranhamente o freio do carro estava ótimo, ainda mais que as pastilhas e discos estavam se assentando, nao senti nada de ruim com os freios!!! Fiquei com essa pulga atras da orelha, o que vcs acham que é?? Desde ja agradeço!!! 

 

Faça uma sangria completa do fluido de freio.

antonio.silva1109 curtiu isso

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Coloquei no meu, discos Fremax e pastilhas Bendix para roda aro 13.

Freio bão

Vou trocar amanhã. Comprei os discos Fremax Carbon, pastilhas Frasle PD/1100, fluído Varga 5.1.

a9azupeb.jpg

4u5edegy.jpg

Pelo que consta no catálogo da Frasle essa é a certa para o tamanho do disco. Vamos ver...

qave6yzu.jpg

Editado por LFelipe
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Acabou que o mecânico me deu perdido no sábado e só fiz a manutenção hoje.

Como já previa, as pastilhas de freio não serviram e tive que comprar de outra marca, pois da Fras-le não tinha. Comprei Bendix e gostei da qualidade.

5anyde4a.jpg

2y8amy3a.jpg

As velas originais do carro não estavam muito boas. A 1a dona jurou que não usou álcool no carro desde zero, mas pelo estado das velas, cheias de oxidação, já queimaram álcool sim.

u2yjeqaj.jpg

Alem disso, trocou todo o fluido de freio e regulou o freio de mão.

Troquei também o reservatório de expansão (de água), fiz limpeza do sistema de arrefecimento e troquei o filtro de gasolina. Ufa...rs

antonio.silva1109 curtiu isso

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Uma última informação a respeito da manutenção que fiz. A pastilha que estava em meu carro era da marca Sinter Freios, modelo 8024. Não sei dizer se veio de fábrica (acredito que não), mas não aconselho o uso, pois com 36500km rodados, o carro estava com as pastilhas ainda pouco gastas, mas espelhadas e fazendo bastante barulho. E o disco estava bem gasto, ou seja,deduzi que as pastilhas eram tão duras que gastaram o disco e continuaram em boas condições...

Alguém conhece ou já utilizou essa marca? Tem alguma opinião?

uruqahur.jpg

Editado por LFelipe

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pessoal, tem alguma marcação de minimo no disco e nas pastilhas?

ontem fui freiar forte para ver como estava a frenagem com os pneus aro 17 e pisei fundo mas o carro nao travou as rodas.

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pessoal, tem alguma marcação de minimo no disco e nas pastilhas?

ontem fui freiar forte para ver como estava a frenagem com os pneus aro 17 e pisei fundo mas o carro nao travou as rodas.

 

Os discos de freio originais do Gol g5 e dos últimos gol g4 tem dois furos no disco, que são indicadores de desgaste. 

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Os discos de freio originais do Gol g5 e dos últimos gol g4 tem dois furos no disco, que são indicadores de desgaste. 

vlw, vou dar uma olhada

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Tem alguns carros (Zafira e Astra, por exemplo) que tem uma travinha metálica na pastilha que avisa quando está chegando no limite, que é quando essa trava começa a pegar no disco e fazer um barulho bastante incomodo, obrigando o sujeito a trocar o quanto antes.

Bem que nossos carros podiam dispor de um sistema semelhante...

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clovis_cam curtiu isso

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Tem alguns carros (Zafira e Astra, por exemplo) que tem uma travinha metálica na pastilha que avisa quando está chegando no limite, que é quando essa trava começa a pegar no disco e fazer um barulho bastante incomodo, obrigando o sujeito a trocar o quanto antes.

Bem que nossos carros podiam dispor de um sistema semelhante...

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E ai Felipe, beleza?

 

Após a manutenção nos freios, como ficaram os mesmos?

 

abraço

LFelipe curtiu isso

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E ai Felipe, beleza?

Após a manutenção nos freios, como ficaram os mesmos?

abraço

Grande Clovis!

Melhoraram bastante em comparação ao que estavam, mas ainda tô achando o pedal de freio baixo e a frenagem não muito eficiente quando preciso pisar mais forte no pedal do meio. Confesso que sou extremamente perfeccionista na manutenção do carro e tô com pensamento de deixar o sistema de freios o mais eficiente possível. Há poucas semanas andei num Siena que tava com o freio tinindo, bastando afundar levemente o pé no pedal pro bicho já começar a ancorar. Quero o meu desse jeito, pedal com acionamento leve e la em cima, sem precisar ir no assoalho pra parar. Só não sei se será possível, pois os mecanicos dizem que os freios da VW são menos eficientes...

Vou levar ao mecânico novamente semana que vem pra ver, aproveitando que tenho que fazer uma outra etapa na limpeza do sistema de arrefecimento.

antonio.silva1109 e clovis_cam curtiram isso

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Grande Clovis!

Melhoraram bastante em comparação ao que estavam, mas ainda tô achando o pedal de freio baixo e a frenagem não muito eficiente quando preciso pisar mais forte no pedal do meio. Confesso que sou extremamente perfeccionista na manutenção do carro e tô com pensamento de deixar o sistema de freios o mais eficiente possível. Há poucas semanas andei num Siena que tava com o freio tinindo, bastando afundar levemente o pé no pedal pro bicho já começar a ancorar. Quero o meu desse jeito, pedal com acionamento leve e la em cima, sem precisar ir no assoalho pra parar. Só não sei se será possível, pois os mecanicos dizem que os freios da VW são menos eficientes...

Vou levar ao mecânico novamente semana que vem pra ver, aproveitando que tenho que fazer uma outra etapa na limpeza do sistema de arrefecimento.

Fala amigo, a quanto tempo efetuou a troca das pastilhas? Já rodou quantos km desde a troca?

É normal logo após a troca um funcionamento um pouco anormal do sistema de freios (carro necessitar de uma distancia maior pra frear) pois discos e pastilhas precisam de uns 400km pra assentarem e estarem em perfeitas condições de frenagem.

Realmente o curso do pedal de freios dos vw é maior que os dos Fiat, eu não gosto do curso curto do pedal da Fiat não, ainda mais em carro sem ABS, e em piso molhado é muito fácil os rodas travarem ...

Por isso, particularmente, acho que o curso mais longo do pedal de freio dos vw favorece a maior segurança e controle durante as frenagens principalmente em pisos molhados e escorregadios ...

Com relação a sensação de pedal baixo, o amigo trocou o fluido com sangria dos freios? Ou somente completou o fluído? Quantos Km tem o carro, e quanto tempo? O fluído de freios deve ser completamente substituido a cada 2 anos ...

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Fala amigo, a quanto tempo efetuou a troca das pastilhas? Já rodou quantos km desde a troca?

É normal logo após a troca um funcionamento um pouco anormal do sistema de freios (carro necessitar de uma distancia maior pra frear) pois discos e pastilhas precisam de uns 400km pra assentarem e estarem em perfeitas condições de frenagem.

Realmente o curso do pedal de freios dos vw é maior que os dos Fiat, eu não gosto do curso curto do pedal da Fiat não, ainda mais em carro sem ABS, e em piso molhado é muito fácil os rodas travarem ...

Por isso, particularmente, acho que o curso mais longo do pedal de freio dos vw favorece a maior segurança e controle durante as frenagens principalmente em pisos molhados e escorregadios ...

Com relação a sensação de pedal baixo, o amigo trocou o fluido com sangria dos freios? Ou somente completou o fluído? Quantos Km tem o carro, e quanto tempo? O fluído de freios deve ser completamente substituido a cada 2 anos ...

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bem observado Antonio! 

 

abs

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Fala amigo, a quanto tempo efetuou a troca das pastilhas? Já rodou quantos km desde a troca?

É normal logo após a troca um funcionamento um pouco anormal do sistema de freios (carro necessitar de uma distancia maior pra frear) pois discos e pastilhas precisam de uns 400km pra assentarem e estarem em perfeitas condições de frenagem.

Realmente o curso do pedal de freios dos vw é maior que os dos Fiat, eu não gosto do curso curto do pedal da Fiat não, ainda mais em carro sem ABS, e em piso molhado é muito fácil os rodas travarem ...

Por isso, particularmente, acho que o curso mais longo do pedal de freio dos vw favorece a maior segurança e controle durante as frenagens principalmente em pisos molhados e escorregadios ...

Com relação a sensação de pedal baixo, o amigo trocou o fluido com sangria dos freios? Ou somente completou o fluído? Quantos Km tem o carro, e quanto tempo? O fluído de freios deve ser completamente substituido a cada 2 anos ...

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Grande Antônio!!!

Então, já andei uns 500km depois da troca. Na manutenção, foi feita a troca de todo o fluído do sistema com sangria, limpeza do reservatório que estava imundo e foi usado fluído Varga DOT 5.1. Meu carro tá com 39850 e não sei se foi feita troca anterior, pois peguei ele com 32000km. Logo após a manutenção fiz todo o procedimento para assentamento descrito pelo fabricante e vi aqui no fórum também. E li que até determinada quilometragem deve-se evitar frenagens muito fortes. Foi o que fiz.

O freio tá bem melhor que antes (fazia muito barulho e o pedal tava indo quase no assoalho), mas talvez haja alguma regulagem para que fique do jeito que descrevi que gosto, com acionamento mais suave e pedal mais alto. Ontem quase enchi a traseira de um carro num quebra-molas por conta dessa configuração. Sei que isso é muito particular e varia de pessoa pra pessoa, mas acho que pro meu vai ser melhor, rs... :dontknow:

Editado por LFelipe

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Bom galera muito obrigado pela colaboração de todos, mas ja foi solucionado o problema, e vcs não vão acreditar no que era...o mexânico simplesmente não fechou o reservatório do fluído de freio!!!! acreditam nisso!?!? pois é, ao abrir o capô no outro dia logo detectei onde estava o problema, graças a Deus o fluído não caiu, continuou cheio e foi só fechar e pronto!!  Abração

antonio.silva1109 curtiu isso

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Bom galera muito obrigado pela colaboração de todos, mas ja foi solucionado o problema, e vcs não vão acreditar no que era...o mexânico simplesmente não fechou o reservatório do fluído de freio!!!! acreditam nisso!?!? pois é, ao abrir o capô no outro dia logo detectei onde estava o problema, graças a Deus o fluído não caiu, continuou cheio e foi só fechar e pronto!!  Abração

 

 

caraca velho! mexânico mesmo hein?

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Caiovs93, em 29 Abr 2014 - 17:53, disse: Bom galera muito obrigado pela colaboração de todos, mas ja foi solucionado o problema, e vcs não vão acreditar no que era...o mexânico simplesmente não fechou o reservatório do fluído de freio!!!! acreditam nisso!?!? pois é, ao abrir o capô no outro dia logo detectei onde estava o problema, graças a Deus o fluído não caiu, continuou cheio e foi só fechar e pronto!!  Abração     caraca velho! mexânico mesmo hein?


É cara, nem fala...ele comentou que era novo na oficina, disse que estava lá a dois meses, fiquei em cima dele(coisa que a maioria dos mecânicos não gosta) pois é meu 1.0 mas foi suado de conseguir, mas não percebi mesmo que ele deixou aberto a tampinha! 

putz.. só uns tapa nesse "mexÂnico"


O rapaz era gente boa, mas as vezes é melhor uma pessoa carrancuda mas que faça o serviço perfeito!
DouglasMDC e antonio.silva1109 curtiram isso

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Boa tarde Caio, o ideal não é completar o fluído de freio e sim trocar , eu troco a cada  20.000km, o fluído perde a viscosidade, essa luz que acende no painel não é só do freio de mão, ela também serve para alertar o nível do fluído de freio.

verifique se esta no nivel o reservatorio.

espero ter ajudado. abs

 

Disse tudo!

Bom galera muito obrigado pela colaboração de todos, mas ja foi solucionado o problema, e vcs não vão acreditar no que era...o mexânico simplesmente não fechou o reservatório do fluído de freio!!!! acreditam nisso!?!? pois é, ao abrir o capô no outro dia logo detectei onde estava o problema, graças a Deus o fluído não caiu, continuou cheio e foi só fechar e pronto!!  Abração

 

Caio!

Vc lavou o motor?

Tem de retirar todo vestígio de óleo de freio, ele é altamente corrosivo!!! :fie1:

Detona a tinta por onde ele passar...

Abç

antonio.silva1109 curtiu isso

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Bom galera muito obrigado pela colaboração de todos, mas ja foi solucionado o problema, e vcs não vão acreditar no que era...o mexânico simplesmente não fechou o reservatório do fluído de freio!!!! acreditam nisso!?!? pois é, ao abrir o capô no outro dia logo detectei onde estava o problema, graças a Deus o fluído não caiu, continuou cheio e foi só fechar e pronto!!  Abração

 

Vou colocar a minha canetinha mágica ai e você verá um grau máximo de contaminação do fluido,  por ter completado. :diablo:

 

Quem quiser cobro R$ 5 dilmas por teste ahahahaha

Editado por sergiodab
antonio.silva1109 curtiu isso

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Acho o freio do voyage um lixo!

Olá amigo Sergio,

Carro ta com quantos Km?

Como está a manutenção dos freios?

Estado de discos, pastilhas, lonas, tambores e fluidos de freio?

No meu caso fiz manutenção recente e os freios estão muito bons. O fato do meu carro ter ABS também ajuda e muito no aspecto frenagem ...

Abraços ...

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Acho o freio do voyage um lixo!

 

Porquê?

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Olá amigo Sergio,

Carro ta com quantos Km?

Como está a manutenção dos freios?

Estado de discos, pastilhas, lonas, tambores e fluidos de freio?

No meu caso fiz manutenção recente e os freios estão muito bons. O fato do meu carro ter ABS também ajuda e muito no aspecto frenagem ...

Abraços ...

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A manut está em dia tudo novo discos , pastilhas , fluido e burrinho de freio com 2 mil km rodados , e não mudou nada pra mim em relação a antes. O freio parece borrachudo .

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A manut está em dia tudo novo discos , pastilhas , fluido e burrinho de freio com 2 mil km rodados , e não mudou nada pra mim em relação a antes. O freio parece borrachudo .

Já rodou quantos Km após a troca dos discos e pastilhas ...?

Após a troca os freios demoram um pouco para se assentarem ...

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