adenilson707

Cuidado com a BORRA do motor

251 posts neste tópico

Matou a cobra e mostrou o pau!!!!!!!!

Editado por Fanuel Silva

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blza.. entao pensa... os agravantes...

marea weekend turbo 2002 ... ja da calafrios em mexanicos e trokadores de peças que nao sabem trabalhar cm esse carro...

todos condenam pq forma borra, nao tem ferramentas pra trabalhar e nao se atualizam nos motores...... o carro estava cm 110 mil km...

troquei de oleo 4x... 4 marcas diferentes... 5-40, 10-40 e 15-50

selenia, mobil, brtechno e shell helix

a>

a>

é diferente ter o conhecimento pela pratica das trocas... do que pelo diz q diz

e olha o estado quando foi aberto pra conferir...

é verdade NAO SE DEVE trocar a MARCA NEM a especificaçao do oleo do motor.

Usando a mesma marca e mesma especificação voce prolonga e muito a vida util do motor!

Isso nao quer dizer que se vc trocar a marca vai ocasionar a borra no motor, como no seu caso nao ocasionou, mas vai saber com o tempo né?...

Perguntei a um Agronomo que trabalha na john deere especialista em Maquinas Agricolas!

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Fernando, mais uma vez quero te dizer que não é necessário causar borra, porém pode causar borra entendeu agora...

Como te falei sou mecânico e estudei isso no curso por isso estou te dizendo, isso não quer dizer que seguir a risca o que o manual diz é o melhor para seu carro, sempre pode ter uma maneira melhor de cuidar do que o manual.

Certamente vc fez a troca de óleo do teu marea no tempo certo ou na KM certa, tb já tive carro velho e troquei o tipo de óleo e meu AP 2.0 nunca criou borra. Agora se vc quer seguir o manual ou não, só depende de vc.

vlw abração

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A maior furada eh trokar oleo com 10000 km..

Eh qerer economizar em oleo pra gastar em motor...

Com essa gasoroba que temos.. Arriscar passar de 7000km ja eh loucura... Pra sintetico..

Mineral eh 5000km e fim de papo...

Depende.

O próprio manual diz quando que o óleo deve ser trocada a 10000 km ou 5000 km.

10000 é quando vc usa o carro bastante em estrada e muito pouco na cidade.

5000 é quando o carro é uso totalmente urbano.

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Alex...

uso meu carro maior parte na estrada.. rodo 250km semana em estrada e nem 20km na cidade...

em uma das trokas o oleo estaca cm 7mil rodados.. e deu medo qdo saiu....imagina se chegasse a 10mil

nao deixo mais passar de 5mil.. mesmo sendo oleo sintetico que suportamente aguenta 10mil...

a gasoroba do Brasil eh um lixo, contamina o oleo, e acaba condenando as propriedades detergentes e lubrificantes do oleo...

porisso.. cana no manco.... so uso alcool...

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Alex...

uso meu carro maior parte na estrada.. rodo 250km semana em estrada e nem 20km na cidade...

em uma das trokas o oleo estaca cm 7mil rodados.. e deu medo qdo saiu....imagina se chegasse a 10mil

nao deixo mais passar de 5mil.. mesmo sendo oleo sintetico que suportamente aguenta 10mil...

a gasoroba do Brasil eh um lixo, contamina o oleo, e acaba condenando as propriedades detergentes e lubrificantes do oleo...

porisso.. cana no manco.... so uso alcool...

Concordo plenamente!! Tem um amigo que fala que o combustível é o alcool: não carboniza e o motor rende melhor!

Editado por eduardoavn

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Concordo plenamente!! Tem um amigo que fala que o combustível é o alcool: não carboniza e o motor rende melhor!

alem da andar mais.... nao contamina o oleo...

no alcool, meu carrin ta fazendo 10.7 nesse cidadeXestrada, com pneu 205-50-16...e pense numa estrada q parece morro acima e abaixo... tiro a media 2x por mes....

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Eu nem sabia que esse motor VHT do G5 gerava ainda essa maldita borra que vem perseguindo os motores da VW desde do G3 foi ate bom ver esse tópico eu faço troca de oleo e filtros em 6 em 6 meses independente de KM rodados e uso óleo sintético da marca castrol 5w no antigo G4 que eu tinha já usei o 5W, 10W e 15W eo carro com 104 mil rodados ainda gerava a maldita bora era semanalmente puxando a mangueira do anti-chamas para tirar essa borra eae galera eu tenho uma semana com esse gol G5 ano 2010 com exatamentes 38 mil rodados qual marca de oleo vcs recomenda eu usar ???

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Alex...

uso meu carro maior parte na estrada.. rodo 250km semana em estrada e nem 20km na cidade...

em uma das trokas o oleo estaca cm 7mil rodados.. e deu medo qdo saiu....imagina se chegasse a 10mil

nao deixo mais passar de 5mil.. mesmo sendo oleo sintetico que suportamente aguenta 10mil...

a gasoroba do Brasil eh um lixo, contamina o oleo, e acaba condenando as propriedades detergentes e lubrificantes do oleo...

porisso.. cana no manco.... so uso alcool...

Fazer o que né...

To pensando também em voltar pra cana, a merda toda é o consumo, na gasosa meu carro rende bem mais, mas em compensação fica tão manquinho... huauha

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A minha duvida é parecida com esta, nos outros gols que tive geração 1,2,3 o mecanico de minha confiança a cada 30 mil kms, tirava o carter e limpava o pescador de oleo, na concessionaria aqui, disse que este não precisaria ser feito o serviço, ja estou com 59 mil kms rodados e não deu problemas, alguem ja fez limpeza desta peça ? um voyage de uma menina que dei socorro dias atrás, fundiu o motor na estrada, dias depois ela me disse que o problema era extamente este, o buscador de oleo estava com muita borra e não levava o oleo para o motor.

Nos outros eu sempre fazia a verificação, no G5 ainda não fiz, mas depois desta, fiquei foi muito esperto.

Se alguem sabe de algo, responda por favor.

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A minha duvida é parecida com esta, nos outros gols que tive geração 1,2,3 o mecanico de minha confiança a cada 30 mil kms, tirava o carter e limpava o pescador de oleo, na concessionaria aqui, disse que este não precisaria ser feito o serviço, ja estou com 59 mil kms rodados e não deu problemas, alguem ja fez limpeza desta peça ? um voyage de uma menina que dei socorro dias atrás, fundiu o motor na estrada, dias depois ela me disse que o problema era extamente este, o buscador de oleo estava com muita borra e não levava o oleo para o motor.

Nos outros eu sempre fazia a verificação, no G5 ainda não fiz, mas depois desta, fiquei foi muito esperto.

Se alguem sabe de algo, responda por favor.

Se for fazer isso, faça a COMPLETA, que tira o cárter, o pescador do óleo(de plástico, acreditem) e a tampa de válvulas

O meu aos 68 mil tinha uma borra excessiva.

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Olá para todos!

 

Estou abrindo esse tópico com o intuito de dividir com vocês minha experiência. Sou proprietário de um Gol G5 2010/2011, motor 1.0 (POWER) adquirido em 27/10/2010. Fiz as revisões na concessionária até 40.000 km, após isso, eu mesmo fiz as trocas de óleo e demais manutenções necessárias, o carro já rodou 72.000 km e semana passada fui obrigado a fazer uma manutenção corretiva. É exatamente desta manutenção que vou falar: carbonização de motor.

 

A um certo tempo percebo que a vareta do óleo está carbonizada, além dela, a tampa do óleo, e olhando onde se abastece o lubrificante notei que também havia carbonização. Nunca entendi bem por quê isso aconteceu, pois sempre fiz as trocas de óleo e filtros dentro o prazo, além de usar o lubrificante recomendado pela VW. Pesquisando sobre o assunto (por esse motivo encontrei o G5CLUBE) descobri as razões, são elas: combustível de má qualidade, excesso de condução em área urbana e a tecnologia atualmente usada para aproveitamento de potência do motor. Eu sempre dei preferência para o fator PREÇO, onde a gasolina estiver barata eu enchia o tanque. Pois bem, tudo que economizei com gasolina gastei com o serviço que fui obrigado a fazer. Estava dirigindo o carro e a luz do óleo acendeu, percebi imediatamente e desliguei o motor, logo após dei partida e a luz do óleo apagou, segui meu caminho e isso voltou a acontecer por mais 3 vezes. Parei o carro na oficina e por sugestão do mecânico fiz a descarbonização com desmontagem parcial do motor. Foi retirado a tampa de tucho e eixo do comando (estava vazando óleo pelo retentor), o cabeçote foi mandado para retífica para ficar mergulhado numa substância química para remover toda borra de óleo ali impregnada. O cárter foi retirado para limpeza e o pescador do óleo foi trocado, a peneira estava TOTALMENTE entupida. Além disso fiz a substituição da bomba de óleo. Abaixo postarei fotos do cabeçote e peneira do pescador de óleo para que vocês possam entender a gravidade do problema.

 

Cabeçote parte superior (eixo comando)

 

eql8.th.jpg

 

 

Cabeçote parte inferior (pistão) 

 

xah7.th.jpg

 

 

Tampa de tucho e eixo do comando

 

btog.th.jpg

 

 

Peneira do pescador de óleo

 

m0pa.th.jpg

 

 

Cabeçote descarbonizado

 

mqq5.th.jpg

 

9fy9.th.jpg

 

 

A brincadeira não ficou tão cara, custou R$ 948,00, paguei a vista R$ 850,00.

 

Detalhamento da despesa:

 

01 tampa do óleo (estava vazando) R$ 28,00

04 lts de óleo magnatec R$ 140,00

01 filtro de óleo R$ 15,00

01 bomba de óleo R$ 160,00

01 junta do cabeçote R$  45,00

01 cola de alta temperatura R$ 30,00

01 jogo de retentor de válvulas R$ 25,00

01 retentor do comando R$ 50,00

01 filtro de ar R$ 25,00

01 lts de aditivo radiador R$ 40,00

02 lts de thinner R$ 20,00 (para limpeza das peças)

01 pescador do óleo R$ 70,00

xx  serviço da retífica R$ 100,00

xx  mão de obra desmontagem e montagem parcial do motor R$ 200,00

 

É isso, gente. Espero ajudar os colegas com meu relato. O serviço ficou nota 10! O motor está funcionando suavemente. Agora só estou usando gasolina aditivada.

 

Estou aberto a ouvir outras sugestões de correta manutenção e uso do motor.

 

Obrigado!

 

Felipe Wallace

Editado por felipewallace
Kadrex, HildegardoPS, fmondaini e 1 outro curtiram isso

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Cara!

 

Só posso dizer parabens pelo post!

 

É isso que necessitamos, acredito que seu relato vai ser esclarecedor para muitos parceiros aqui!

Foi facil ver que o flush foi realizado corretamente, pois foram retiradas as peças corretas para limpar.

 

Nota 10 camarada!

 

Grande Abraço!

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essa é a correta descarbonização

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essa é a correta descarbonização

Adenilson, você acha que aqueles flush vendidos em garrafas prejudicam? Ajudam? Fazem PN?

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Adenilson, você acha que aqueles flush vendidos em garrafas prejudicam? Ajudam? Fazem PN?

 

Só com pouquíssima borra.

 

No caso do tópico(tava até melhor que o meu), foi necessário desmontar. O flush nesse caso pioraria

 

Digo a vc, quando faz isso, o motor fica EXTREMAMENTE valente em estradas. Até dá medo

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Gol G5 1.0 Power???

 

Qual a melhor forma de descarbonizar as câmaras de combustão?

Editado por Alex Rogers

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Gol G5 1.0 Power???

 

Qual a melhor forma de descarbonizar as câmaras de combustão?

 

Caro Alex,

Com plena certeza desmontando o cabeçote!

Abç

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descarbonizar camara de combustão? encha o tanque com etanol e sente a butina, simples assim! hehe

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Por isso uso ou Alcool ou Podium.

 

Muito bom tópico! Tava tenso hein, mas acredite, já vi beeem piór

 

Abs!!

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descarbonizar camara de combustão? encha o tanque com etanol e sente a butina, simples assim! hehe

 

O problema é o preço do Etanol. = (

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descarbonizar camara de combustão? encha o tanque com etanol e sente a butina, simples assim! hehe

 

Quando já tá com borra, etanol NÃO RESOLVE.

 

Eu digo por mim.

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De agora em diante além do combustível aditivado, usarei o Flush a cada 20.000 km.

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O problema é o preço do Etanol. = (

Preço do etanol? Cara aqui os postos abaixaram, tem vários postos de confiança com Etanol a R$2,00.

 

Belo post heim! ISSO SIM é descarbonizar!!

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De agora em diante além do combustível aditivado, usarei o Flush a cada 20.000 km.

 

mano

isso detona seu motor!

 

veja os vídeos que o ADG fala sobre isso....

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