marcio H

VELAS - Iridium, Platina, Comuns - Discuta Aqui

607 posts neste tópico

Pelo que estou vendo, acho que há um marketing muito forte sobre essas velas de iridium e de platina, ao mesmo tempo que estão aparecendo muitas bobinas de alta potencia. Ou seja, você compra um jogo dessas velas e um sistema de ignição de alta potência e obviamente você coloca resistência a passagem da eletricidade nas velas mas coloca uma bobina que exerce uma pressão muito alta antes dela. Isso faz com que a vela pareça melhor do que é na verdade e apresenta como única grande vantagem dessas velas a sua resistência a eletro erosão.

bom, eu troquei as velas para iridium 1.1mm e deixei cabos e bobinas originais. foi imediata a diferença no carro. não ficou mais forte nem mais econômico, mas o motor ficou muito mais suave e macio. a saída em primeira marcha ficou mais confortável e a troca de marcha também.

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MARCIO QUAL GOL É O TEU? E COMO REGULA O GAP DA VELA?

 

vela de iridium NÃO REGULA GAP

 

Senão o eletrodo vai pro espaço(junto com a vela)

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Quando as velas são trocadas vc percebem aumento no desempenho do carro?

 

Nossa! Depois que troquei as minhas estou sentind meu 1.0 bem mais esperto.

 

Alguém?

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Tb estou sentindo o carro mais solto.

Senti uma pequena economia, porém eu troquei velas + filtros (todos) + oléo.

 

Valeu a pena !


Sem contar que a vida útil da vela vale o custo ! (Reza a lenda que pode rodar mais que 100 mil sem troca-las, logicamente com bons combustíveis !)
 

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Tb estou sentindo o carro mais solto.

Senti uma pequena economia, porém eu troquei velas + filtros (todos) + oléo.

 

Valeu a pena !

Sem contar que a vida útil da vela vale o custo ! (Reza a lenda que pode rodar mais que 100 mil sem troca-las, logicamente com bons combustíveis !)

 

 

Quanto aos filtros como sempre troco a cada 6 meses ou 5000 km não pode ser a diferença de potência, creio que são as velas novas também.

 

As minhas duraram 30.000 km.

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Quanto aos filtros como sempre troco a cada 6 meses ou 5000 km não pode ser a diferença de potência, creio que são as velas novas também.

 

As minhas duraram 30.000 km.

Alex, você abastece com qual combustivel ?

 

Gasolina, Alcool ou 50 % de cada ?

Fiquei curioso por causa da quantidade de KM rodados com as velas.

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Alex, você abastece com qual combustivel ?

 

Gasolina, Alcool ou 50 % de cada ?

Fiquei curioso por causa da quantidade de KM rodados com as velas.

 

Usei por pouco tempo 100% etanol, o que mais usei e uso foi 100% gasolina V-power, o problema é a perda de potência em relação ao etanol e os barulhos que o motor faz com a gasosa (que todo mundo sabe que faz em carro flex), no resto só alegria.

 

As suas velas costumam durar menos? É a primeira vez que troco as velas, estou usando NGK.

Editado por Alex Rogers

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Alex, você abastece com qual combustivel ?

 

Gasolina, Alcool ou 50 % de cada ?

Fiquei curioso por causa da quantidade de KM rodados com as velas.

 

Troquei do meu gol aos 40.000. Desde os 20.000 que peguei o carro sempre usei alcool, gasolina bem raramente

Foi preventivo, troquei velas e cabos, ambos eram originais ainda.

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Troquei do meu gol aos 40.000. Desde os 20.000 que peguei o carro sempre usei alcool, gasolina bem raramente

Foi preventivo, troquei velas e cabos, ambos eram originais ainda.

 

Pois é...

 

Eu não sei os postos que o primeiro dono abastecia, talvez se fosse um posto de combustível melhor as velas teria durado mais.

 

Peguei esse carro com 21.000 km, e hoje está com 30.300.

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Pois é...

 

Eu não sei os postos que o primeiro dono abastecia, talvez se fosse um posto de combustível melhor as velas teria durado mais.

 

Peguei esse carro com 21.000 km, e hoje está com 30.300.

 

Certeza que não.. nem óleo não era trocado, logo que peguei q troquei tava preto e parecia água de tão ralo...

Mas vamos ver qnto essa vai aguentar agora NGK, ja deu uns 10.000 q troquei e ate agora ta blz.

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Certeza que não.. nem óleo não era trocado, logo que peguei q troquei tava preto e parecia água de tão ralo...

Mas vamos ver qnto essa vai aguentar agora NGK, ja deu uns 10.000 q troquei e ate agora ta blz.

 

Percebeu um melhor rendimento no carro depois de ter trocado as velas?

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vela de iridium NÃO REGULA GAP

 

Senão o eletrodo vai pro espaço(junto com a vela)

Entrei em contato com a NGK e eles disseram que pode regular sim.

Inclusive depois eu achei esse vídeo da NGK USA que mostra a regulagem do gap das velas e são usadas velas Iridium.

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Quais são as velas usadas no 1.0 ? O "nome" do modelo muda de marca para marca ? E os cabos de velas ? Pensei em colocar uns de silicone , quais posso olhar ?

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Gostei do tópico, pois me interesso por essas modificações pequenas.

 

Meu carro possui bobinas individuais para as velas, sendo que não encontrei no catálogo da NGK velas Iridium para o motor 1.0 TEC.

 

O manual recomenda a troca aos 40.000km, mas pretendo trocar aos 30.000km pra prevenir eventuais danos nas bobinas (que são 4 e devem ser caras) e aproveitar e colocar velas "melhores". 

 

Entrei em contato com o marketing/vendas da NGK e solicitei informações sobre a vela adequada para o TEC, pois no site não consta. Quando obtiver resposta vou informar aqui.

 

 

Edit

Resposta da NGK:

 

Sr. Filipe, Boa tarde!

 

Primeiramente gostaria de agradecer seu contato com a NGK do Brasil Ltda.

 

Até o momento não temos indicação de vela para o seu veículo. Portanto não podemos indicar uma vela opcional de iridium.

 

Caso tenha alguma duvida, estamos a disposição para maiores esclarecimentos também através do nosso SAC 0800 197 112.

 

A NGK do Brasil agradece a preferência.

 

Daniel Focosi Eller

Depto. Assistência Técnica

NGK do Brasil LTDA.

Editado por Filipe Godoy

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Gostei do tópico, pois me interesso por essas modificações pequenas.

 

Meu carro possui bobinas individuais para as velas, sendo que não encontrei no catálogo da NGK velas Iridium para o motor 1.0 TEC.

 

O manual recomenda a troca aos 40.000km, mas pretendo trocar aos 30.000km pra prevenir eventuais danos nas bobinas (que são 4 e devem ser caras) e aproveitar e colocar velas "melhores". 

 

Entrei em contato com o marketing/vendas da NGK e solicitei informações sobre a vela adequada para o TEC, pois no site não consta. Quando obtiver resposta vou informar aqui.

 

 

Edit

Resposta da NGK:

 

Sr. Filipe, Boa tarde!

 

Primeiramente gostaria de agradecer seu contato com a NGK do Brasil Ltda.

 

Até o momento não temos indicação de vela para o seu veículo. Portanto não podemos indicar uma vela opcional de iridium.

 

Caso tenha alguma duvida, estamos a disposição para maiores esclarecimentos também através do nosso SAC 0800 197 112.

 

A NGK do Brasil agradece a preferência.

 

Daniel Focosi Eller

Depto. Assistência Técnica

NGK do Brasil LTDA.

 

 

Confira em teu manual quais velas devem ser utilizadas

Provavelmente é a mesma do g5

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Atualmente estou utilizando velas DENSO Iridium. GAP 0.8 ( O GAP original é 0.9).

 

Mudanças: Resposta nítidamente melhor em baixas rotações. Economia de aproximadamenten 7% de combustível.

 

Obs.: Motor VHT 1.6.

 

Abraço.

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Pessoal tava pesquisando em toda a net sobre as velas de iridium, e pelo menos vi em vários clubes gente não recomendando elas, pois nosso etanol e nossa gasolina fazem a vida útil dela serem até menores que as velas originais... Isso procede, inclusive no Clube Celta um dos mais experientes de lá passou essa informação junto de vários outros usuários.

 

Quase fechei a BKR7EIX-11... mas agora estou muito na dúvida. Qual é a melhor vela das mais baratas?

 

E pesquisei bastante e vi que o efeito que se tem quando troca as velas ou é placebo ou então se daria com qualquer tipo de vela nova, também procede isso?

 

 

To muito na dúvida, o carro ta meio que falhando em baixas rotações, e o antigo dono não trocou as velas ainda pq nao tinha sido necessário nas revisões anteriores, mas agora chegou a hora e queria saber o que realmente comprar sem jogar meu suado dinheirinho fora! Li o tópico todo, mas ainda me restam dúvidas sobre a eficácia real disso. E referente aos cabos de vela, qual seria o melhor para se pegar unindo custo x beneficio?

 

Detalhe, vi várias pessoas dizendo que principalmente quem usa ácool deve-se evita-las...

 

Obrigado!

Editado por Mello Junior G5

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Preciso saber urgente os dados das velas que podem ser usadas no gol G5 1.0 , diâmetros e etc estou escolhendo entre algumas opções e quais cabos de vela também !

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Preciso saber urgente os dados das velas que podem ser usadas no gol G5 1.0 , diâmetros e etc estou escolhendo entre algumas opções e quais cabos de vela também !

 

 

Bosch 

 

SP-30

SP-39

 

NGK

 

BKUR7ETB-10

BKR7ESB-9

BKR7EIX

 

 

Denso

 

IK-22

 

Lucas

 

PRTSB8E6A10

 

PRSB8E6-9

 

 

DPL

 

DPL 26R795

 

GAUSS

 

GC7R95

 

 

 

Explicando.

 

As velas para o gol g5 tem de ter o grau 7(NGK,DPL,GAUSS), 8(Lucas) e 5(Bosch)

 

 

A SP-30,BKR7ESB-9 e PRSB8E6-9 são as originais do Gol G5

 

As que vem no manual do gol é a F5DRE-2(SP-30) da Bosch, BKR7ESB(NGK)

 

A prs... é da Lucas, que é uma marca muito boa de autopeças

 

A BKUR7ETB-10 é do Gol 1.0 16v de 1997 a 2001. Cabe perfeitamente e é de 3 eletrodos

 

As velas Gauss, DPL, Bosch SP-39 e a Lucas PRTSB8E6A10 equivalem a BKUR7ETB-10. Todas essas(exceto a Bosch SP-39) são de 3 eletrodos.

 

 

Já os cabos são SVT-25(Até o modelo 09/10, fabricado até nov/2009). Muda para SVT-42 a partir do 10/10 em diante, pois a bobina é diferente.

 

No gol g6, só o 1.6 utiliza o cabo SVT-25,pois o 1.0 tem uma bobina em cada vela.

 

Cabos da NGK

 

 

As bobinas em questão são essas

 

Gol g5 2012

 

bobina-ignico-gol-g5-a3-golf-bora-20-06a

 

Gol g5 2009

 

bobina-de-ignico-gol-g5-10-16-audi-18-03

 

 

Das velas, já usei quase todas, exceto a DPL e a Gauss.

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Lendo os relatos, estou interessado em trocar as velas do meu

porem o meu carro esta com 4 mil rodados somente, e eh o g6, teria algum problema em colocar essas velas iridium no carro ou eh de boa ? aquela bobina que fica em cima da vela encaixa na outra tb ?

vale a pena trocar ?

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Lendo os relatos, estou interessado em trocar as velas do meu

porem o meu carro esta com 4 mil rodados somente, e eh o g6, teria algum problema em colocar essas velas iridium no carro ou eh de boa ? aquela bobina que fica em cima da vela encaixa na outra tb ?

vale a pena trocar ?

 

Amigão, agora não vale a pena já que você não mencionou outras modificações na parte de preparação.

 

Se tratando só de velas e cabos, use os seus até uns 30 mil =)

 

Quando for trocar ai você pensa.

 

Abraço.

GolCristal curtiu isso

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Lendo os relatos, estou interessado em trocar as velas do meu

porem o meu carro esta com 4 mil rodados somente, e eh o g6, teria algum problema em colocar essas velas iridium no carro ou eh de boa ? aquela bobina que fica em cima da vela encaixa na outra tb ?

vale a pena trocar ?

 

 

Claro que encaixa sim

 

Mas verifique qual a especificação de tua vela no seu manual de instruções.

GolCristal curtiu isso

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Galera baseado nessa Planilha aqui qual modelo compro ?

Meu carro é um Voyage 1.6 I-motion.

 

http://www.boschautoparts.com/BAP_Technical_Resources%2fSpark%20Plugs%2fSP_NumberSyst_CHART_12.pdf

 

 

FGR8DQI 4501 ou FGR7DQI F1-4

 

Quem for mais experiente manda o modelo dos carros 1.0 tb que eu vou mandar vir e forneço pra galera.

ABS.

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