adenilson707

Câmbio(Manual e I-Motion) - Dúvidas, Problemas - Discuta Aqui

282 posts neste tópico

Igor a embreagem do I-motion é exatamente igual a do normal, comprei a nova hoje, inclusive o consultor da autorizada me falou a mesma coisa, a embreagem é a mesma, só da mais trabalho pra trocar.

como eu disse, as informações sobre esse câmbio são bem contraditórias. veja aqui:

http://bestcars.uol.com.br/testes3/polo-imotion-2.htm

de onde destaco:

"Como os Fiats, o Polo continua imóvel porque a ASG mantém a embreagem desacoplada, o que a marca diz preservá-la melhor. Aliás, o disco de embreagem da versão é mais reforçado."

Além disso:

http://www.jornalnh.com.br/blogs/motores/407224/com-o-carro-parado-deve-se-colocar-a-alavanca-em-neutro.html

"Mesmo parado, câmbio deve ser mantido em D tanto em transmissões automáticas tradicionais, ..., quanto nas automatizadas, ..., I-Motion".

e por fim, video institucional da VW (este é apenas um, existe outro que reforça essa posição):

destaque para 2m30s.

Colocar o carro em N não apresenta risco, é só incomodo toda hora colocar em N.

Eu disse que risco é tirar o pé do freio. se você estiver parado em um sinal e alguém te acerta atrás (muito comum) você é projetado para frente sem controle. se houver outro carro, o efeito chicote no seu corpo é perigoso e além de uma traseira batida terá também a frente e possivelmente os air bags para trocar.

Estive pensando em trocar o Voyage por um Jetta e pesquisei sobre o Tiptronic para não trocar um problema por outro.

O funcionamento do Tiptronic é bem diferente do I-motion.

O Tiptronic equipa o Jetta Comfortline. Eu me referi ao câmbio DSG, que é um automatizado de dupla embreagem que equipa os TSI. Assim como nós, eles passam pelo mesmo dilema de colocar ou não em N.

Mas como eu disse, o assunto é controverso e por isso eu venho coletando informações a favor de se usar ou não o N para chegar a alguma conclusão. Até agora, a prática mais plausível me pareceu a que eu comentei na última resposta, e é a que venho utilizando.

Abraços.

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Vi este tópico sobre o cambio imotion e vou dar minha opinião, comprei meu gol zero em novembro de 2010 e hoje está com 147.000km e digo, cambio manual nunca mais, o cara que inventou o imotion merece uma estátua em sua homenagem. Pratico, funcional, durável, se usar sempre no D, acaba sendo mais econômico que o manual. Só alegria.

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Vi este tópico sobre o cambio imotion e vou dar minha opinião, comprei meu gol zero em novembro de 2010 e hoje está com 147.000km e digo, cambio manual nunca mais, o cara que inventou o imotion merece uma estátua em sua homenagem. Pratico, funcional, durável, se usar sempre no D, acaba sendo mais econômico que o manual. Só alegria.

e é mais econômico que um automático tradicional com conversor de torque. e mais barato. com manutenção mais barata. nem tão confortável, mas é uma troca justa.

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Vi este tópico sobre o cambio imotion e vou dar minha opinião, comprei meu gol zero em novembro de 2010 e hoje está com 147.000km e digo, cambio manual nunca mais, o cara que inventou o imotion merece uma estátua em sua homenagem. Pratico, funcional, durável, se usar sempre no D, acaba sendo mais econômico que o manual. Só alegria.

Tive essa mesma ideia antes do meu quebrar, Deus queira que vc nunca passe pelo que eu e muitas pessoas tem passado, se pesquisar no Google e no Youtube, vai ver que não são poucos.

Prático e funcional concordo, agora durável....

Econômico sem duvida, bebe muito menos que o manual, fora a comodidade.

 

e é mais econômico que um automático tradicional com conversor de torque. e mais barato. com manutenção mais barata. nem tão confortável, mas é uma troca justa.

 

:Good:

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Vi este tópico sobre o cambio imotion e vou dar minha opinião, comprei meu gol zero em novembro de 2010 e hoje está com 147.000km e digo, cambio manual nunca mais, o cara que inventou o imotion merece uma estátua em sua homenagem. Pratico, funcional, durável, se usar sempre no D, acaba sendo mais econômico que o manual. Só alegria.

Eu achava a mesma coisa, leia a pagina 6 desse tópico.

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de vez em quando tentava engatar a primeira marcha ou ré nao entrava, ai tinha que engatar a segunda marcha pra ir, segui o video pronto resolvido... 

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Depois de R$ 600,00 de mão de obra.

                 R$ 120,00 de fluido do cambio.

                 R$ 300,00 de cilindro receptor (sem sensor)  - CRESTANA

                 R$ 270,00 de Kit de Embreagem.  - ALTESE

 

Total de    R$ 1290,00

 

Meu carro esta perfeito !

 

Quem precisar, de um excepcional mecânico, para qualquer fim, indico o Jailtom, em frente ao Autódromo do RJ.

russ e Trimmador curtiram isso

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Tony,

Nao entendi uma coisa. Seu carro eh imotion, certo?

A minha duvida é q meu mecanico e o cara q me atendeu na Altese me falaram q o cilindro do imotion tem q ser com sensor.

Ja no site da Crestana vi q tem as duas opções e diz ambas sao para imotion: com ou sem sensor.

Acabei de encomendar o meu com sensor na Crestana que custo o dobro do sem sensor. Vc sabe qual a diferenca?

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Tony,

Nao entendi uma coisa. Seu carro eh imotion, certo?

A minha duvida é q meu mecanico e o cara q me atendeu na Altese me falaram q o cilindro do imotion tem q ser com sensor.

Ja no site da Crestana vi q tem as duas opções e diz ambas sao para imotion: com ou sem sensor.

Acabei de encomendar o meu com sensor na Crestana que custo o dobro do sem sensor. Vc sabe qual a diferenca?

Isso ai, meu carro é I-motion.

Não há diferença! O carro com cambio manual não tem esse cilindro...

Liguei para a Crestana e os caras parecem ser meio broncos e não ligam muito para as informações que dão.

O que estraga é um retentor dentro do cilindro, o sensor é bem durável, vc pode trocar o cilindro duas vezes e usar o mesmo sensor.

Agora se liga que não é só trocar a peça, o meu precisou reprogramar o I-motion, que diga-se de passagem ficou muito melhor e mais econômico.

Caso precise entre em contato comigo, que te recomendo o cara que fez o meu serviço e foi ótimo!

Editado por Tony Roberto
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Tony, obrigado pelo esclarecimento

Pode me passar o contato do cara que trocou a sua embreagem?

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Caso precise entre em contato comigo, que te recomendo o cara que fez o meu serviço e foi ótimo!

passa aqui pra todo mundo meu velho, mais cedo ou mais tarde todos vamos precisar :)

abraços.

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Tony, obrigado pelo esclarecimento

Pode me passar o contato do cara que trocou a sua embreagem?

 

 

passa aqui pra todo mundo meu velho, mais cedo ou mais tarde todos vamos precisar :)

abraços.

 

A oficina é modesta, nem faz muito jus á qualidade do mecânico, mas é pq ele esta se mudando dali por causa das olimpíadas.

Ele tem certificação de varias montadoras, Peugeot, Citroen, Volkswagen, GM, várias.

Honesto e não é careiro.

Me perdoa não sabia se podia postar aqui.

 

Nome Jailtom

Endereço: Avenida Embaixador Abelardo Bueno nº 977 em frente ao autódromo, logo no inicio, portão azul ao lado da oficina de preparação do Buiu.

Telefones: 78573601

id:87*5750

3411-7454 (insista, ele deixa de atender pq senão não trabalha)

 

Localização no Googlemaps:

 

 

https://maps.google.com/?ll=-22.972955,-43.399712&spn=0.000846,0.00142&t=h&z=20&layer=c&cbll=-22.972963,-43.399597&panoid=IvbbpA9mv30uzQ8Ufp0AVQ&cbp=12,202.9,,0,-0.71

Trimmador curtiu isso

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bom dia pessoal,

de manhã cedo geralmente eu ligo o carro na seguinte ordem:

- pe no freio

- cambio em neutro

- abaixa freio de mao

- gira a chave

- cambio em D

- tira o pe do freio

- anda

hoje eu fiz dessa forma:

- pe no freio

- cambio em neutro

- gira a chave

- cambio em D

- tira o pe do freio

- enrolei um pouco dentro do carro

- abaixa freio de mao

- anda

acelerei por um segundo até perceber que o carro não estava saindo do lugar (como se eu tivesse acelerando em neutro). rapidamente pisei no freio e coloquei em neutro - ele deu um estalo forte tipo uma barra de ferro batendo na outra. coloquei em D novamente e ficou tudo normal.

as vezes acontece do imotion não engatar a marcha, ai ele fica com a letrinha piscando é só jogar para neutro e voltar (assim como eu fiz) mas esse estalo foi a primeira vez que aconteceu. além disso, nesse caso a luz do câmbio não estava piscando - então creio que não foi esse o problema.

ideias ?

obrigado.

 

a propósito... descobri a causa do problema acima e não tem nada a ver com o câmbio. o barulho metálico é a lona de freio presa no tambor, por isso o carro não saia do lugar. isso acontece quando pega muita água no tambor (em uma lavagem por exemplo) e não deixa secar antes de estacionar. quando lavo o carro perto de casa agora eu travo a roda com algum objeto no pneu e não puxo o freio de mão. nunca mais aconteceu. isso evita também o famoso efeito "freio de ônibus".

abraços.

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Olá galera, sou novo aqui no blog.

 

           Uma tenho um Gol G5 1.6 I-motion, nessa manhã que fui ligar o carro pra sair como de cutsume, pisei no freio pra da a partida com o carro em ( N ), até ai tudo normal, após isso engatei a letra ( D ) e então acelerei devagar o carro não saiu do lugar. No painel da Erro no sistema e pede pra procurar a V.W.

           

           Sou de Salvador-ba não conheço ninguém que mecha com i-motion alguem tem sugestões do problema e de alguem que mecha com isso aqui na minha cidade?

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Olá galera, sou novo aqui no blog.

Uma tenho um Gol G5 1.6 I-motion, nessa manhã que fui ligar o carro pra sair como de cutsume, pisei no freio pra da a partida com o carro em ( N ), até ai tudo normal, após isso engatei a letra ( D ) e então acelerei devagar o carro não saiu do lugar. No painel da Erro no sistema e pede pra procurar a V.W.

Sou de Salvador-ba não conheço ninguém que mecha com i-motion alguem tem sugestões do problema e de alguem que mecha com isso aqui na minha cidade?

velho vai na CSS, quando aconteceu isso com o meu eles tiveram que abrir a embreagem e reprogramar o câmbio. a instrução veio direto da fábrica.

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    Obrigado.

 

               Acabei de deixa-lo na oficina, aqui em Salvador não conheço a CSS.

 

     No seu caso, vc teve que trocar a embreagem ? 

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Acabei de deixa-lo na oficina, aqui em Salvador não conheço a CSS.

No seu caso, vc teve que trocar a embreagem ?

como assim ? não tem CSS aí ?

no meu caso eles disseram que não trocaram nenhuma peça. mas não fiquei lá para conferir, então vai saber né.

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Bom dia. Estava procurando no google possíveis problemas que podem ocorrer no cambio i-motion, e o sentimento que tenho, é que eles podem ser infinitos.

Carro Polo Sportline I-motion (Fora da Garantia)

O meu problema foi que quando eu andava no meio do trânsito carregado, ao para-lo, ele automaticamente jogada do D para o N. E isso se estendeu por um certo tempo. Levei na Concessionária de Osasco, e simplesmente falaram que tinham que trocar;

  • Kit Embreagem (Disco, Rolamento e Plato) R$ 1.050,00;
  • Cilindro Atuador R$ 1.350,00;
  • Volante do Motor R$ 250,00;
  • E alguns parafusos que davam em torno de R$ 45,00;
  • Mão de obra ficaria em torno de R$ 1.500,00.

Claro que depois que vi esse valor de orçamento, não fiz o serviço lá. Achei um absurdo e fui buscar mais oficinas que pudessem consertar o carro. Bem, consegui uma e no total deu R$ 1.350,00, o mecânico avaliou e trocou somente Kit Embreagem, o Cilindro não foi necessário.

Depois disso fui viajar com o carro e rodei 2.500 km, na volta da viagem começou a apresentar o mesmo problema. Indignado levei o carro em outra concessionária da Volks ali na Ave. Braz Leme - SP, pois, foi os que me venderam as peças mais baratas.

Ai começa outra história:

Deixei o carro na quinta, na sexta final do dia, liguei para saber se tinham identificado algum problema, e a reposta é que até o momento não encontraram nada. No final de semana o carro ficou lá, e na segunda-feira, liguei! Lá vem a bomba!! ô.Ô

Simplesmente os caras falaram que tinha que trocar todo o corpo hidráulico do cambio, que custa nada mais, nada menos que R$ 8.000... Bem, claro que não deixei lá, fui buscar o carro na Terça e por incrível que pareça, o carro chegou lá andando e saiu no guincho!!! Brasil é triste d+

Agora o carro está em uma Oficina em São Caetano do Sul, no qual o pessoal é especialista em Cambio Automático (zado) e até agora, só tive que trocar o Cilindro Atuador, sem o sensor. A sensação que eu tenho é a seguinte, quanto mais Tecnologia embarcada o carro tiver, no Brasil não dá certo, os preços são absurdos de troca da peça...então na boa, vai no Manual. Estressa trocando marcha, mas seu bolso agradece.

Abraço Galera

Luiz_110 e Tony Roberto curtiram isso

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O meu deu esse problema no final de outubro desse ano com 57 mil km, prefiro nem comentar sobre a nota que gaste na servopa, mas me senti obrigado a fazer na ccs mesmo pq não encontrei nenhuma oficina que conseguisse solucionar o problema em Paranaguá ou Curitiba, sem contar que não gosto de largar meu carro na mão de qualquer um, mas enfim, 3 semanas parado na rockefeller e voltou legal novamente.. vou usar ele durante o próximo 1 ano de garantia que eles deram pro câmbio e quando ela acabar provavelmente vou trocar de carro, e o próximo vai ser câmbio manual de novo, juro que sinto saudades de trocar a marcha hahaha

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Olá pessoal. Tenho um novo Gol 2013 e as vezes a primeira marcha e a ré não entram. É como se houvesse um obstáculo que não deixa que eu empurre a marcha. Isso só acontece as vezes e quando é a primeira marcha eu percebi que se colocar a segunda e empurrar a primeira vai tranquilamente. A ré, quando abaixo a alavanca e tento empurrar e não vai, eu volto pra ponto morto, ponho outro marcha e depois tento novamente. Antes que alguém pergunte, tudo com o carro parado.

 

Isso acontece tanto no meu G6 1.0 2013 como acontecia no meu antigo Golf 1.6 SR 2000... Ambos munidos com a MQ200. É chatinho, mas é característica da caixa. Em compensação, AINDA não existe outra caixa manual no mercado brasileiro com trocas tão perfeitas. Nos automáticos a VW também mata a pau, seja com o longevo Tiptronic, seja com os novos DSG. 

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Fala Galera, tudo bem?

Tenho um Gol iMotion, tirei 0km, hoje tem 1.000km. Ao abrir a porta ouço um ruído semelhante a um zumbido. Depois de pesquisar um pouco, descobri que é a bomba que pressuriza o fluído do cambio. Minha dúvida é, esse ruído acontece com bastante freqüência, mesmo com o carro em movimento. É normal?

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Fala Galera, tudo bem?

Tenho um Gol iMotion, tirei 0km, hoje tem 1.000km. Ao abrir a porta ouço um ruído semelhante a um zumbido. Depois de pesquisar um pouco, descobri que é a bomba que pressuriza o fluído do cambio. Minha dúvida é, esse ruído acontece com bastante freqüência, mesmo com o carro em movimento. É normal?

É normal sim thierri. O meu também faz isso regularmente, inclusive uma coisa que achei ruim é que, mesmo andando, quando ele faz isso dá pra perceber uma queda da luminosidade (bem rápida)dos faróis. Mesmo quando tirei da css zero já fazia isso, então julguei ser normal essa queda

Tony Roberto curtiu isso

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