adenilson707

Usos e propriedades dos óleos - Discuta Aqui

1520 posts neste tópico

boa pergunta... nunca ouvi falar quando deve ser a hora de trocar... a de um amigo num motor ap1.8 queimou e as luzes espias também estavam queimadas... teve que fazer retífica do motor!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha que coincidência...

Troquei o óleo hoje. Estava com o Lubrax 10w40.

Agora coloquei o Castrol Magnatec 5W40. Indicado pela concessionária.

Notei na hora que o motor rodou mais lisinho...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Luz do oleo está acendendo do meu, o mecânico falou que é a bomba de oleo... Aí estou pesquisando sobre o assunto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://pli-petronas.com.br/products/am_selenia.aspx

 

Nenhum dos selenia 5w30 (k power, k pure energy, perform) atendem a vw502.00

 

http://www.vwbr.com.br/siteCms/oleosefluidos/op2.html

 

Também não consta na lista da vw dos possíveis óleos....

 

Tem na lista um óleo com viscosidade 5w30, no caso o Shell Helix Ultra E... então não sei responder.... óleo de motor tem que ficar atento quanto a especificação, no caso o 5w30 ainda consta na lista, mas a própria fabricante selenia não considerou ele apto a atender a vw502.00.. diferente por exemplo do seu óleo 5w40, que já peguei em mãos e está escrito atender a 502....

 

óleo é algo barato perto do que pode sair caro, não coloco mais no meu carro nenhum que não tenha escrito vw502.00 e que seja fora do 5w40!

eu também sou muito cauteloso quanto a isso.

o pessoal bota qualquer óleo depois reclama porque será que juntou borra no motor com tão poco tempo de uso...

com óleo não facilito não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Troquei o óleo, acabei chutando o balde e peguei este daqui:

3758b91367aedf4a2c2c9fe7d45e911d.jpg

Junto com o filtro:

Filtro%20de%20Ar%20Mann%20W%207%20%20mul

E completei o óleo da direção que estava MUITO baixo com:

LUBRAX-ATF-TA-HIDRaULICO-0H50-MINERAL.jp

Lubrax supera 5w40 sn: 29 reais o litro (116 no total)

filtro óleo mann: 20 reais

óleo lubrax atf ta 500ml: 7 reais

total: 143 reais

Troquei do meu semana passada e mudei, passando a utilizar o Elayon F50 (5w40).

Notei uma pequena diferença (leia-se melhora) no funcionamento do motor com esse óleo em relação ao Castrol Magnatec. E o preço é mais atrativo, como alguns amigos do fórum já sabem (custou R$23 o litro). [emoji16]

Editado por LFelipe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O óleo recomendado para a direção é essa mesma ATF TA?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não... ATF TDX!! Que inclusive voltei lá hoje e tinha na prateleira... isto que dá confiar e não pesquisar antes, sinceramente não confio mais em nenhum destes caras!! Depois desta acabou de vez.. hehehe

 

Agora já era, fazer o que né? já completou o reservatório com o ATF TA, sei lá o que pode dar...

Editado por EduLeitão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

preço subiu de novo de óleo por aqui....

 

o lubrax 10w40 que eu estava usando (sim, esta viscosidade ainda é aceita conforme manual do carro) passou de 18,50 para 21,00 o litro.... o 5w40 está entre 33 e 50 reais o litro....

 

Me falaram de um outro posto que estava com preço bom... lá tinha o selenia 5w40 por 26,40.. vou acabar indo nele...  vou perguntar pra mais 2 pessoas se sabem onde tem óleo a preço bom... tenho saco de ficar perguntando pra frentista toda hora não, incrível como alguns não entendem nada... falaram pra colocar 5w30, 20w50 e por ai vai.... eu hein!?

meu carro roda 80% do tempo em estrada... que judia menos em relação ao óleo... acabo trocando o 10w40 semi-sintético a cada 8 mil km (os frentistas gostam de falar que duram 7,5 mil km).... o 5w40 100% sintético tanto frentista quanto manual falam em trocas a cada 10 mil km.... alguém respeita isto? é muito chão pra rodar, não?

ta no manual que é 5mil km ou 6 meses em caso de severidade ou 10 mil km ou 6 meses de uso normal.

ou seja, sempre é 6 meses (a não ser que o cara rode 5 mil dentro da cidade em menos de 6 meses aí a troca é antes ainda, mas de qualquer forma o limite máximo é 6 meses de qualquer jeito).

não sei da onde o povo troca de ano em ano, se eu que troco a cada 6 meses ja sinto diferença no carro na hora que sai da manutenção com óleo novo, não sei como o povo não percebe mudança no funcionamento deixando óleo parado 1 ano dentor do carro.

Cada carro é um carro, com motor de projeto diferente, cada projeto exige prazos e km de manutenção diferentes

Editado por abelardotoze

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, comprei meu gol 10/11 power 1.6 a 2 semanas, o pessoal usou o óleo Mobil Super 10W40, seria esse o óleo certo? rodei apenas 500 km com ele até agora, ele já está com 60mil km, por favor, me tirem essa dúvida o quanto antes, pois se tiver que trocar o óleo vou imediatamente, pagar salgadas prestecas e ainda não ter carro não dá certo! hehehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu sei que o motor do nosso gol também usa este 10w40, quando conversei com um mecânico amigo meu, ele me disse que o certo seria depois dos 80.000 km trocar de 5w40 para o 10w40, alguém confirma isso ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu sei que o motor do nosso gol também usa este 10w40, quando conversei com um mecânico amigo meu, ele me disse que o certo seria depois dos 80.000 km trocar de 5w40 para o 10w40, alguém confirma isso ?

 

Eu acho que só deve fazer isso se o motor estiver ruim

 

Se vc sempre cuidou do motor mantenha o óleo original 

 

Digo, se estiver soltando fumaça (queimando óleo) ou baixando muito óleo (depois de 5.000km da troca vai conferir o nível e está no mínimo, por exemplo)

 

Aí vc deve colocar um óleo mais "grosso" ou um aditivo específico para esse fim (nos EUA é muito comum aditivos  de óleo com redutor de "smoke" [fumaça]) e certamente trocar de carro, caso não queira gastar rolos de dinheiro com retífica do motor. 

 

Mas pelo simples fato de chegar a tal quilometragem não quer dizer nada. Um carro rodado 80.000km em estradas possui o motor mais sadio que um carro rodado 50.000km na cidade, via de regra. 

 

Essa questão de alterar a viscosidade é uma exceção, a regra é usar o que diz o manual. Se fosse pra ir aumentando a viscosidade do óleo na fase fria com o passar dos anos, o manual ia indicar expressamente essa prática.

 

Devemos partir do ponto de vista que a fábrica quer que o carro dure o máximo possível pra fidelizar os clientes. O mecânico e o setor de peças da concessionária é que querem que o carro estrague logo. 

 

Por isso eu sempre fico com um pé atrás de levar o carro no mecânico >>de confiança<< dar o aval se pode comprar ou não. Se o carro tiver defeitos futuros, é pro bolso dele que vai o dinheiro. É que nem advogado de confiança, é caso RARO (posso falar isso pq sou advogado).

 

Voltando ao óleo, coloque o original, troque antes do prazo, sempre troque filtro de óleo e gasolina e desencane. Se quiser um "plus a mais" (rs) joque um Militec ou Molykote no óleo e abasteça de vez em quando com combustível comum (seja etanol ou gasolina) e jogue um aditivo de limpeza no tanque, sem esquecer é claro que limpar o TBI eletrônico, que no Gol é MUITO fácil. 

Pessoal, comprei meu gol 10/11 power 1.6 a 2 semanas, o pessoal usou o óleo Mobil Super 10W40, seria esse o óleo certo? rodei apenas 500 km com ele até agora, ele já está com 60mil km, por favor, me tirem essa dúvida o quanto antes, pois se tiver que trocar o óleo vou imediatamente, pagar salgadas prestecas e ainda não ter carro não dá certo! hehehe.

 

Se o carro veio com esse óleo, troque, junto com o filtro... A gente nunca vai saber o que o proprietario anterior efetivamente colocou e quando ele colocou

 

Se vc ou a pessoa que trocou pôs o oleo errado, troque também

 

Vai gastar menos de 150 reais e ficar com a cabeça fria... é bem melhor 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloquei o óleo Halvoline 5W40, tomara que dê tudo certo  :beg01:

 

Viscosidade determinada pelo manual (5w40), 100% sintético e API-SN.

Não conheço óleo melhor (pode ser Texaco [Havoline], Shell, Elaion, Castrol, Lubrax [bR], Repsol [YPF], Selènia, entre outros, desde que atendidos os requisitos acima) 

 

Coloca-se óleo mais grosso (10w40 ou 15w40 por exemplo) se o motor está no fim da vida... consumindo e queimando óleo (saindo fumaça azul pelo escape e baixando o nível consideravelmente)... Só que já é hora da retífica, ou seja, é uma ação provisória, que se usa na verdade pra vender o carro e o próximo comprador não notar que o motor está "fumando" 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

Galera comprei Gol g5 2010, 74 mil km fiz uma troca de óleo e coloquei 10w40 so que to achando carro meio amarrado, posso colocar 5w40 agora que não vai interferir no funcionamento dele? o outro dono usava 15w40 nele.

 

Desde já agradeço a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

Galera comprei Gol g5 2010, 74 mil km fiz uma troca de óleo e coloquei 10w40 so que to achando carro meio amarrado, posso colocar 5w40 agora que não vai interferir no funcionamento dele? o outro dono usava 15w40 nele.

 

Desde já agradeço a todos.

 

 

Tire esse e coloque 5w40.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por 

 

Tire esse e coloque 5w40.

Por o ex dono dele ter usado 15w40 tem perigo num tem perigo de dar problema não? posso usar 5w40 ate quando km?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por 

 

Por o ex dono dele ter usado 15w40 tem perigo num tem perigo de dar problema não? posso usar 5w40 ate quando km?

 

Não há. Usa o 5w40 sempre. Tô com 107 mil km e só uso 5w40. Aquela história de que bem rodado usa óleo mais grosso, é coisa do passado. Hoje em dia, se vc usar a mesma viscosidade desde a primeira revisão na css(5w40), não há problema algum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não há. Usa o 5w40 sempre. Tô com 107 mil km e só uso 5w40. Aquela história de que bem rodado usa óleo mais grosso, é coisa do passado. Hoje em dia, se vc usar a mesma viscosidade desde a primeira revisão na css(5w40), não há problema algum

A sim, masi eles me falaram que se eu voltasse do 15w40 para 5w40 podia ter problemas. muito obrigado amigo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A sim, masi eles me falaram que se eu voltasse do 15w40 para 5w40 podia ter problemas. muito obrigado amigo

 

 

Eu já usei 15w40, 20w50 e voltei pro 5w40 e tudo sussa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já usei 15w40, 20w50 e voltei pro 5w40 e tudo sussa

brigadão em parceiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre utilizei o Elaion 5W40 100% sintético

 

trocas de óleo a cada 5.000km rodados ou 6 meses

 

Hoje meu carro esta com 99100km e olha a situação do tampa de válvulas:

 

mfSyfc.jpg

 

Nada mal para um gol 2008/2009 

Editado por murilomelo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre utilizei o Elaion 5W40 100% sintético

 

trocas de óleo a cada 5.000km rodados ou 6 meses

 

Hoje meu carro esta com 99100km e olha a situação do tampa de válvulas:

 

mfSyfc.jpg

 

Nada mal para um gol 2008/2009 

pois é, não tem segredo é só seguir o que o manual diz.

povo fica remendando óleo em posto de gasolina ou botando óleo fora da especificação depois fica reclamando...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí galera, sábado fui trocar o óleo do carro + filtro (Elaion F50 5w40). Comprei 4L, sempre colocam 3,5L e dessa vez o mecânico colocou os 4L, eu soube depois que ele já tinha colocado, pois perguntei sobre o meio litro que sempre sobra, questionei e ele me disse que não tinha problema. Mas não levei fé, ontem de manhã fui olhar o óleo, o nível estava acima do máximo. E agora? O que pode ocorrer se eu continuar rodando com esse óleo em excesso?

Valeu

Enviado de meu C6503 usando Tapatalk

Editado por MaurícioM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí galera, sábado fui trocar o óleo do carro + filtro (Elaion F50 5w40). Comprei 4L, sempre colocam 3,5L e dessa vez o mecânico colocou os 4L, eu soube depois que ele já tinha colocado, pois perguntei sobre o meio litro que sempre sobra, questionei e ele me disse que não tinha problema. Mas não levei fé, ontem de manhã fui olhar o óleo, o nível estava acima do máximo. E agora? O que pode ocorrer se eu continuar rodando com esse óleo em excesso?

Valeu

Enviado de meu C6503 usando Tapatalk

 

Se não me engano, usar óleo acima do nível permitido  aumenta o consumo, nível de poluição e danifica o catalisador. É só voltar no mecânico e escoar meio litro de óleo...

MaurícioM curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora