HildegardoPS

De 1.0 para 1.4 ou 1.6 (Pouco custo)

109 posts neste tópico

Eu sempre me perguntei pq a VW Não utiliza o mesmo motor ou configuração da Kombi mais nova...pq amigos mesmo carregada , é dura como páu, direção como mover sacos de cimento a bixa anda pra canário hehehe....e se alguém que manja sabe adaptar esse motor no gol, ou utilizar o bloco 1.0 e trabalhar nele mesmo as medidas do motor da kombi...pode ter certeza que num vai ter gol 1.6 original pra buscar hehehe...grana vai não tem geito mais de tiver sobrando e a decisão for no juizo perfeito...oq vale é a satisfação e o sentimento que nao deveriamos ter é verdade rsrsr....mais temos pelos nossos carros que os denominamos nossos brinquedos dando apelido e tudo hehehe... é isso Abraço!

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

LFelipe e HildegardoPS curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É Possível Ganhar torq e alguns hps com baixo custo.

Serviço de trabalho de dutos e polimento no cabeçote.

Polia regulavel 

Volante aliviado 5kg.

Troca da tbi por uma de 52mm

Escape todo em 2/14 de pol.

 

Um serviço de Apenas cabeçote é possível ganhar 10 hps.

Serviço na faixa de 1000 a 1800 dilmas .

 

Entendam que nada supera o turbo na questão de levantar hps.

Porém fica caro e não são todos os estados que legalizam.

Não curto andar ilegal, pois vc pode ser surpreendido em uma blitz fazendo um passeio familiar, vai ficar sem carro e ter vários transtornos fora multa, patio e guincho.

Mas isto é apenas minha opinião, e cada um deve ter a sua.

 

ABRAÇO amigos 

 

Olha ai!!!!

 

Disso que o tópico deveria falar, e não preparações pesadas ao trocar de carro! kkkkkkkk

 

O Cara que sabe sabe! kkkkkk

 

Abç

Eu sempre me perguntei pq a VW Não utiliza o mesmo motor ou configuração da Kombi mais nova...pq amigos mesmo carregada , é dura como páu, direção como mover sacos de cimento a bixa anda pra canário hehehe....e se alguém que manja sabe adaptar esse motor no gol, ou utilizar o bloco 1.0 e trabalhar nele mesmo as medidas do motor da kombi...pode ter certeza que num vai ter gol 1.6 original pra buscar hehehe...grana vai não tem geito mais de tiver sobrando e a decisão for no juizo perfeito...oq vale é a satisfação e o sentimento que nao deveriamos ter é verdade rsrsr....mais temos pelos nossos carros que os denominamos nossos brinquedos dando apelido e tudo hehehe... é isso Abraço!

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

 

Kombi é 1.4 certo? Será que só a parte de cima, o bloco e cabeçote daria no 1.0???

Cara, se eu tivesse que fazer o motor por motivo de quebra e etc faria sim os Up's que nosso amigo citou acima, mas mecher no que ta quieto sei não ...

 

 

Abs!!

 

Realmente! Essa seria a ideia, se um dia for mexer dá uma melhoradinha, mais mexer no que tá quieto é tenso.......kkkkkkk

Abç

Me passa passa cabeça, o hidegardo pela dicas e toks que nos ajuda aqui tem sim visão e algum conhecimento...claro que ja cogitou riscos, gastos e se pensou em algo assim de cara, não pensou em abri mão do vw, potência a sim, faz falta...pisar e não sentir o carro ir e ainda beber mais do que devia, gera insatisfação, mais quando agente gosta do carro agentr não desanima, quer melhora-lo...mais enfim gasto vai ter...eu levaria em conta a troca por um voyage 1.6...depois a troca do motor por 1.6, chicote e etc...turbo? Não é só trocar, forjar, aumentar medidas...tem infindáveis regulagens e questao psicológica do tipo: -Será que se eu botar 0.8 num vai ficar melhor não? !, Cara o carro parece que ta manco!, poxa ontem eu achei que tava andando mais,acho que vou colocar um kilo de pressão , enfim...se realmente gostar, tiver uma graninha , tempo, paciência, e nervos de aço sobrando rsrsr ,e quiser realmente encarar esse mundo a parte...., vá fundo e seja feliz...agora se não tiver , uma dica pense melhor antes de iniciar... abraço e boa sorte!

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

 

Fala Grande Bruno!

 

Cara, eu abri esse post não para EU fazer no voyage, nem tenho grana hoje para isso (risos), mais para que possamos ver alternativas de melhorar u motor um pouco no caso de haver necessidade de fazer algum serviço algum dia, sacou?

 

Na realidade eu curto a originalidade, como projetista sei as milhares de horas que grupos de engenheiros e técnicos perdem para realizar um projeto, isso não gosto de desprezar... rsrsr

 

Isso somente mudando bloco (Se for o caso) e cabeçote (Se for o caso)...

 

EU na realidade tenho um sonho de consumo, um corolla, não modelo novo, mais de 2005 a 2008 já me atenderia.......kkkkkkk

 

Abração!!!

Editado por Hildegardo
EduLeitão e antonio.silva1109 curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha ai!!!!

Disso que o tópico deveria falar, e não preparações pesadas ao trocar de carro! kkkkkkkk

O Cara que sabe sabe! kkkkkk

Abç

Kombi é 1.4 certo? Será que só a parte de cima, o bloco e cabeçote daria no 1.0???

Realmente! Essa seria a ideia, se um dia for mexer dá uma melhoradinha, mais mexer no que tá quieto é tenso.......kkkkkkk

Abç

Fala Grande Bruno!

Cara, eu abri esse post não para EU fazer no voyage, nem tenho grana hoje para isso (risos), mais para que possamos ver alternativas de melhorar u motor um pouco no caso de haver necessidade de fazer algum serviço algum dia, sacou?

Na realidade eu curto a originalidade, como projetista sei as milhares de horas que grupos de engenheiros e técnicos perdem para realizar um projeto, isso não gosto de desprezar... rsrsr

Isso somente mudando bloco (Se for o caso) e cabeçote (Se for o caso)...

EU na realidade tenho um sonho de consumo, um corolla, não modelo novo, mais de 2005 a 2008 já me atenderia.......kkkkkkk

Abração!!!

relaxa bruno ,serve pra todos as dicas hehehe. ..agora penso , ja vi motor ap em chevete e funcionando perfeito, motor de tempra com ar e tudo em fiat 147,motor de tipo em uno turbo e turbo, motor de blazer em corsa wind, motor de audi em gol, motor de porsche em fusca...enfim nao sou técnico e nem preparador, muito menos tenho ideia dos custos, mais uma coisa eu sei...isso é possível ja olhei e reolhei o motor no cofre da kombi e é praticamente o mesmo da família fox, gol independente de litragem...nao sei quanto o acoplamento da cx de marcha e nem da ECO...mais se um dia tivece que me aventurar emfutucar e gastar conciente em um projeto original que a montadora ja tem mais não produz por estratégia de mercado, eu estudaria bem o assunto, e eu faria sim essa mudança... motor de Kombi inteiro, ou bloco, cabeçote,retifica pistões, retifica, medidas , em um 1.0 que fosse como membro da familia...se não for assim não vale apena ,satisfação vira desanimo e frustração depois...claro guardaria intacto o motor original,custo alto mais garantindo a reposição...abraços!

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O 1.4 da Kombi é IDÊNTICO ao 1.6, tudo igual. O que muda é o curso do 1.4 em relação ao 1.6(o da Kombi é 75,6 mm e o 1,6 é 86,5 mm). Medida iguais.

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O 1.4 da Kombi é IDÊNTICO ao 1.6, tudo igual. O que muda é o curso do 1.4 em relação ao 1.6(o da Kombi é 75,6 mm e o 1,6 é 86,5 mm). Medida iguais.

igual tipo..daria pra comprar um motor da kombi e colocar no gol g5, g6 quase plug inplay ? qual o torque de um motor 1.4 da kombi ?

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

igual tipo..daria pra comprar um motor da kombi e colocar no gol g5, g6 quase plug inplay ? qual o torque de um motor 1.4 da kombi ?

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

 

Pelo que entendi da explicação do mestre @adenilson707 sim!

Editado por Hildegardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

igual tipo..daria pra comprar um motor da kombi e colocar no gol g5, g6 quase plug inplay ? qual o torque de um motor 1.4 da kombi ?

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

 

 

Sim.

 

O EA-111 1.4 é igual o 1.6 em quase tudo.

Pistões tem a mesma medida(76,5 mm), a começar daí. O que muda  é o curso do mesmo em relação ao 1.6, que é menor(75,6 mm) e a calibração do virabrequim(creio eu),bielas, fora o volante do motor(que na Kombi é diferente). 

 

Só mais entendidos que eu podem responder. Mas medida de pistão é igual o do 1.6. Cabeçote idem

 

 

Fora isso, plug-and-play. Dá pra colocar a caixa do 1.6 no 1.0 com zero de adaptação. A potência do 1.4 na gasolina é 78 cv e 82 cv no álcool, fora que tem 12,7 kgfm de torque.

Como é um EA-111, tira um, coloca outro.

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim.

O EA-111 1.4 é igual o 1.6 em quase tudo.

Pistões tem a mesma medida(76,5 mm), a começar daí. O que muda é o curso do mesmo em relação ao 1.6, que é menor(75,6 mm) e a calibração do virabrequim(creio eu),bielas, fora o volante do motor(que na Kombi é diferente).

Só mais entendidos que eu podem responder. Mas medida de pistão é igual o do 1.6. Cabeçote idem

Fora isso, plug-and-play. Dá pra colocar a caixa do 1.6 no 1.0 com zero de adaptação. A potência do 1.4 na gasolina é 78 cv e 82 cv no álcool, fora que tem 12,7 kgfm de torque.

Como é um EA-111, tira um, coloca outro.

puxa viu ae galera, sacanagem da dona volks...com um motor torkudo, praticamente igual, que nunca ouvi dizer que quebra atou a, relativamente econômico ja que a kombi é utilitária, e a dona VW fazendo muitos sofrerem com vht , e tec problemáticos. ..enfim a maioria dos 1.0 deram certo e isso é oq vale e tem muita gente satisfeita com 1.0 como um dia eu tambem estive, hoje ainda na familia tenho 1.6 , e tambem graças ao nosso amigo Adenilson...hoje nos sabemos de uma possibilidade real, e praticamente original pra se arriscar numa mudança ou mechida de motor...oq posso dizer também feliz somos nós, que apesar da midea, problemas, e preço caro e dificuldades do dia a dia...temos um VW na imagem de um gol, voyage, saveiro...pra cchamar de nosso...vlw e Abraço a todos...

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o cara que gosta de carro mesmo sempre quer modificar alguma coisa, principalmente no motor. Claro que é melhor comprar um carro 1.6, 1.8, 2.5... O Porém é que a satisfação de pensar e ver funcionando é insubstituível.

Pensei em colocar um supercharger no meu 1.nada, afinal, ele deixa o carro praticamente original e dá torque em todas as rotações (em relação a um kit turbo que tem que furar cárter, só tem força em alta...), mas o custo é muito alto e não to rasgando dinheiro (ainda).

A curiosidade do autor do tópico é interessante justamente por isso, demonstra que nunca estamos satisfeitos, principalmente com carros 1.nada hahahahha

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o cara que gosta de carro mesmo sempre quer modificar alguma coisa, principalmente no motor. Claro que é melhor comprar um carro 1.6, 1.8, 2.5... O Porém é que a satisfação de pensar e ver funcionando é insubstituível.

Pensei em colocar um supercharger no meu 1.nada, afinal, ele deixa o carro praticamente original e dá torque em todas as rotações (em relação a um kit turbo que tem que furar cárter, só tem força em alta...), mas o custo é muito alto e não to rasgando dinheiro (ainda).

A curiosidade do autor do tópico é interessante justamente por isso, demonstra que nunca estamos satisfeitos, principalmente com carros 1.nada hahahahha

isso é bacana, eu tbm faria, mas não em carro popular.

uma coisa é instalar um kit apr num jetta, outra é mecher no meu gol...

o gol mesmo com motor foda vai continuar com barulheira interna, plastico seco pra todo acabamento ruim e etc... (tem muita coisa mais básica pra melhorar que o motor, só que algmas coisas fica impossível, por isso eu trocaria de carro)

EduLeitão curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se o 1.4 é idêntico ao 1.6.... se o cara optar por este swap, não seria mais interessante ir no 1.6 direto??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se o 1.4 é idêntico ao 1.6.... se o cara optar por este swap, não seria mais interessante ir no 1.6 direto??

 

Achei a receita do RFC no digus.com.br e entendi o valor dela. Fica mais resistente que o 1.6 original. Segue o que foi feito no motor do Gol G4 1.0

 

TRabalho de Cabeçote dutos abertura/ equalização /angulos.

Potencia estimada: 200/220 hp

-Intercooler 

-radiador de oleo C/ventoinha

-pirômetro 

-wide band 

-Bicos TIPO SEDICEVALVULE + 2 SUPLEMENTARES

-Cabeçote 1.6 g5 

-Vira de audi 

-biela de audi 

-fuel tech Raceprof1

-embreagem Displatô

 

Fonte: http://digus.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=192&t=187097  (lá tem fotos)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os VW atuais são uma mão na roda em termos de swap. Basta tirar um, colocar outro com pouca ou nenhuma adaptação. Tanto que existe Gol g5 com motor 1.8 do Audi A3, tem Polo GTI com motor de Jetta 2.0 TSi e por ai vai.

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendendo um pouco mais de motores!

 

Motores Super quadrados:

 

-Motores com concepção para girar mais com menor risco de quebras.

-Diâmetro do pistão ou cilindro maior que o curso da arvore de manivelas ou virabrequim.

Exemplo:

motores Vw Ap 1.6, diametro 81mm x curso 77,4 mm

Gm 1.8 astra 84,8 mm x 79,5 mm

 

Motores Quadrados

-Motores com esta concepção possuem diâmetros de cilindros e cursos iguais

-Motores que giram bem e possuem bom torq  entregando potencia a medias rotações.

Exemplo:

GM 2.0 astra cilindro 86mm x curso 86mm 

Honda SI 2.0 cilindro 86mm x curso 86mm

 

Motores sub quadrados

-Motores com esta concepção possuem diâmetros de cilindros menores que o curso da arvore de manivelas ou virabrequim.

-Chamados de cursados, estes motores entregam torq a baixos rpms .

-Muito utilizados por caminhões e tratores que precisam de muita força .

-motores ideais para locais de muitos aclives ou subidas íngremes.

Estes motores estão sendo muito utilizados, para se ganhar economia de combustível.

Ex:

Vw golf 1.9 diâmetro 82,5 mm x curso 99 mm

Vw ea 111 1.6  no qual possui diâmetro  76,5mm x curso de 86,9 mm.

Como muitos aqui ja podem ter sentido é um bom motor e oferece muito torq mas não giram muito e possuem r/l alto e ruim .

Isto faz com que os anéis se gastem mais rapidamente e exerçam muita força lateral sobre o cilindro.

Levar estes motores por muito tempo a giros altos  pode provocar o famoso desbielamento .

 

Eu particularmente gosto dos super quadrados para turbo e quadrados para aspirados.

Espero ter ajudado alguns amigos a compreenderem melhor a concepção dos motores.

 

 

abraço Rfc

HildegardoPS curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembro de um amigo que tem uma saveiro ap1.8MI, a dele deu pau na bomba de óleo e as luzes espias estavam queimadas, já deu para sacar o que aconteceu né?

 

Ele estava olhando o que compensava mais, retificar o 1.8 dele ou trocar em algum outro AP.... mas os motores que ele encontrava em bom estado a pedida era tudo uns 3 mil pra cima, acabou fazendo o trabalho no motor dele mesmo...

 

Não estou por dentro de preços, mas se for colocar na ponta do papel, levando em consideração não apenas o gasto financeiro mas possíveis dores de cabeça, qual vale mais a pena: swap ou preparação?

 

ex: para quem já tem um ea111 1.6, um motor 1.8 20v T 180cv acabaria saindo mais caro que turbinar com 0.4kg (deve render o mesmo tanto né? se com 0.6 já passa um pouco dos 200cv), não é?



Motores sub quadrados

-Motores com esta concepção possuem diâmetros de cilindros menores que o curso da arvore de manivelas ou virabrequim.

-Chamados de cursados, estes motores entregam torq a baixos rpms .

-Muito utilizados por caminhões e tratores que precisam de muita força .

-motores ideais para locais de muitos aclives ou subidas íngremes.

Estes motores estão sendo muito utilizados, para se ganhar economia de combustível.

Ex: Vw ea 111 1.6  no qual possui diâmetro  76,5mm x curso de 86,9 mm.

Como muitos aqui ja podem ter sentido é um bom motor e oferece muito torq mas não giram muito e possuem r/l alto e ruim .

Isto faz com que os anéis se gastem mais rapidamente e exerçam muita força lateral sobre o cilindro.

Levar estes motores por muito tempo a giros altos  pode provocar o famoso desbielamento .

 

 

No meu a faixa máxima de giro é 5 mil rpm!! Nunca passei disto.... kkkkkkkkkkkkkk.... devo ter chegado 1 vez neste giro para fazer uma ultrapassagem apenas....

 

Quando viajo nas estradas de SP mantenho uma velocidade cruzeiro entre 3,5 a 4 mil rpm, em MG é um pouco impossível isto... (4 mil rpm se não me engano já está a 150 km/h, sem ser duplicado, cheio de curva, estrada ruim e com muitos fuscas/caminhões, não dá)...

 

Motorzinho bacana de torque em baixa, muito bom para cidade realmente, e até mesmo divertido no álcool.... mas RUIM pra caralho pra girar, passou dos 4 mil rpm fica áspero demais da conta (r/l nada favorável)....

 

Só não é econômico em minha opinião... minhas médias tem sido boas, mas o motor ainda é meio jurássico... o novo agora já veio com uma concepção melhorzinha...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi o que eu quis dizer EduLeitão, não acho que compense alterar motor 1.nada, é muito gasto pra pouco resultado e muita preocupação, principalmente porque temos "preparadores" que não tem o conhecimento adequado aqui no Brasil, é um mercado relativamente jovem por aqui.

Aqui em casa tem um voyage 1.6 e acho o consumo dele melhor que do g5 1.nada, no ar direto ele faz 10Km/L e o golzinho sem ar faz 11Km/L, com ar faz 8 - 9KM/L, quer dizer, o 1.6 é muito mais vantagem e em relação ao golzinho ele é mais pesado quase 100Kg.

HildegardoPS e Bymarunorocha curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendendo um pouco mais de motores!

 

Motores Super quadrados:

 

-Motores com concepção para girar mais com menor risco de quebras.

-Diâmetro do pistão ou cilindro maior que o curso da arvore de manivelas ou virabrequim.

Exemplo:

motores Vw Ap 1.6, diametro 81mm x curso 77,4 mm

Gm 1.8 astra 84,8 mm x 79,5 mm

 

Motores Quadrados

-Motores com esta concepção possuem diâmetros de cilindros e cursos iguais

-Motores que giram bem e possuem bom torq  entregando potencia a medias rotações.

Exemplo:

GM 2.0 astra cilindro 86mm x curso 86mm 

Honda SI 2.0 cilindro 86mm x curso 86mm

 

Motores sub quadrados

-Motores com esta concepção possuem diâmetros de cilindros menores que o curso da arvore de manivelas ou virabrequim.

-Chamados de cursados, estes motores entregam torq a baixos rpms .

-Muito utilizados por caminhões e tratores que precisam de muita força .

-motores ideais para locais de muitos aclives ou subidas íngremes.

Estes motores estão sendo muito utilizados, para se ganhar economia de combustível.

Ex:

Vw golf 1.9 diâmetro 82,5 mm x curso 99 mm

Vw ea 111 1.6  no qual possui diâmetro  76,5mm x curso de 86,9 mm.

Como muitos aqui ja podem ter sentido é um bom motor e oferece muito torq mas não giram muito e possuem r/l alto e ruim .

Isto faz com que os anéis se gastem mais rapidamente e exerçam muita força lateral sobre o cilindro.

Levar estes motores por muito tempo a giros altos  pode provocar o famoso desbielamento .

 

Eu particularmente gosto dos super quadrados para turbo e quadrados para aspirados.

Espero ter ajudado alguns amigos a compreenderem melhor a concepção dos motores.

 

 

abraço Rfc

 

ô loco! 

 

Que aula!!!!!!

 

Show de bola!

 

:Good:

clovis_cam e RFC curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembro de um amigo que tem uma saveiro ap1.8MI, a dele deu pau na bomba de óleo e as luzes espias estavam queimadas, já deu para sacar o que aconteceu né?

 

Ele estava olhando o que compensava mais, retificar o 1.8 dele ou trocar em algum outro AP.... mas os motores que ele encontrava em bom estado a pedida era tudo uns 3 mil pra cima, acabou fazendo o trabalho no motor dele mesmo...

 

Não estou por dentro de preços, mas se for colocar na ponta do papel, levando em consideração não apenas o gasto financeiro mas possíveis dores de cabeça, qual vale mais a pena: swap ou preparação?

 

ex: para quem já tem um ea111 1.6, um motor 1.8 20v T 180cv acabaria saindo mais caro que turbinar com 0.4kg (deve render o mesmo tanto né? se com 0.6 já passa um pouco dos 200cv), não é?

 

No meu a faixa máxima de giro é 5 mil rpm!! Nunca passei disto.... kkkkkkkkkkkkkk.... devo ter chegado 1 vez neste giro para fazer uma ultrapassagem apenas....

 

Quando viajo nas estradas de SP mantenho uma velocidade cruzeiro entre 3,5 a 4 mil rpm, em MG é um pouco impossível isto... (4 mil rpm se não me engano já está a 150 km/h, sem ser duplicado, cheio de curva, estrada ruim e com muitos fuscas/caminhões, não dá)...

 

Motorzinho bacana de torque em baixa, muito bom para cidade realmente, e até mesmo divertido no álcool.... mas RUIM pra caralho pra girar, passou dos 4 mil rpm fica áspero demais da conta (r/l nada favorável)....

 

Só não é econômico em minha opinião... minhas médias tem sido boas, mas o motor ainda é meio jurássico... o novo agora já veio com uma concepção melhorzinha...

 

 

 

Melhor seria turbinar o Ea 111 só usar um kit bacana e ir ate 1 bar fazendo uso de radiador de oleo e inter cooler. com uma apl 240. 

Eu colocaria pelo menos as bielas forjadas para garantia.

Os pistões suportam ate 1.5 bar se a taxa for calculada e se usar a junta certa.

Preferência por escapes tubulares para não segurar calor e ganhar + hps.

Um leve trabalho de dutos + polia reg e volante com 5kg fazem a alegria e diferença na aceleração.

 

Precisando de algo entre em contato consigo tudo aqui em Bsb e Sp.

abraço Rfc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Melhor seria turbinar o Ea 111 só usar um kit bacana e ir ate 1 bar fazendo uso de radiador de oleo e inter cooler. com uma apl 240. 

Eu colocaria pelo menos as bielas forjadas para garantia.

Os pistões suportam ate 1.5 bar se a taxa for calculada e se usar a junta certa.

Preferência por escapes tubulares para não segurar calor e ganhar + hps.

Um leve trabalho de dutos + polia reg e volante com 5kg fazem a alegria e diferença na aceleração.

 

Precisando de algo entre em contato consigo tudo aqui em Bsb e Sp.

abraço Rfc

 

 

Uma verdadeira Aula!

 

Parabéns RFC, estou aprendendo bastante com esse tópico.

 

Uma curiosidade, a tendencia que os motores AP sejam cada vez mais raros, os EA terão o mesmo sucesso na preparação?

 

hehehe surgirãos os aereiros depois dos apezeiros?

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu nunca turbinaria um Gol 1.0

Simplesmente porque o motor e o carro não foram feitos pra isso... 

O que eu faria é turbinar um Polo 1.6 usado, por exemplo. Faria todo o motor do carro com peças forjadas, intercooler (essencial pra viajar de pé em baixo) novos bicos, bomba de combustível, coletor de admissão sob medida, idem coletor de escapamento e tubulação completa, injeção Fueltech, mexeria no câmbio, embreagem especial, suspensão completa mais firme (inclusive buchas e etc), trocaria o sistema de freios por um mais potente (mesmo fabricado no Brasil), ou seja, custo na casa dos 15 a 20mil reais (ou mais!)

Isso pra ter um carro de 25 a 30mil reais com 200 a 250cv de potência nas rodas (suporta mais, mas estou falando de algo sem quebras). Total do investimento = teto de aproximadamente 50.000 reais (um valor razoável, e que não compra Punto T-Jet zero km p.exemplo).

Agora, turbinar um Gol 1.0 de uso no dia a dia eu acho loucura. Coletor de adm em plástico, injeção original vai depender de muita adaptação pra funcionar bem (sondas, catalisador, acelerador eletrônico etc), eletroinjetores pequenos pra tanta potência, câmbio e embreagem não vão suportar muito tempo... E o sistema de arrefecimento também não vai aguentar muita lenha não... Não dá pra usar um track day por exemplo... Mesma coisa quanto aos freios. E outra, aproximados R$ 10.000 de gastos pra algo como 125cv!!! Vale mais a pena comprar um Civic 1.8... Aqui em casa temos um Civic 2009 1.8 MT que tem 140cv e anda MUITO bem... Valor de tabela: R$ 37.000... Confesso que é um carro que gostaria de guardar e turbinar futuramente... Gastar algo como 20.000 nele, pra refazer o motor e turbinar (embora o motor esteja ótimo, já tem 65.000km e deve apresentar algumas folgas, carbonização e tal), embreagem, injeção, suspensão, freios e etc. Aí eu acho vantagem, um carro de recreação, segundo automóvel.

Mas o carro do dia-a-dia adaptado desse jeito NUNCA

Só que ai eu já penso: ter 1 carro básico pro dia a dia, que custe na faixa de 30 a 40mil reais, + 1 carro preparado para curtir, que vai me sugar também na faixa de 50 mil reais... 

Vale mais a pena comprar um Jetta 0km TSI 211cv turbo de fábrica e com garantia... Que, inclusive, pode receber preparação eletrônica e alavancar 50cv num piscar de olhos (e com investimento relativamente baixo, coisa de 3000 reais) 

Diante de todo esse pensamento eu vou cada vez mais expulsando a ideia de mexer no motor de um carro, até em razão da falta de mão de obra adequada pra isso na minha região. 

HOJE eu penso que só vale a pena mexer em motor turbo de fábrica, apenas com adoção de chip especial pra isso, nada de remapeamento de central eletrônica... 30 a 50cv estão de bom tamanho. Sem riscos e baixo custo 

EduLeitão curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Punto T-Jet + piggyback + turbina pouco maior + filto  + ajuste no dino já passa dos 200 cv na roda...... isto gastando bem pouco também... um punto hoje, sem teto que seja, da 1gen bem conservado dá pra levar por uns 30 a 35k.... preço de um voyage como o meu..... 

 

Mas entendo o que alguns quiseram dizer aqui... sobre a satisfação de "tirar leite de pedra", conseguir façanhas de algo que já foi feito meio que no limite.... gosto tem pra tudo e respeito... eu não curto investir em algo que nasceu para ser fraco/pequeno etc....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu nunca turbinaria um Gol 1.0

Simplesmente porque o motor e o carro não foram feitos pra isso... 

O que eu faria é turbinar um Polo 1.6 usado, por exemplo. Faria todo o motor do carro com peças forjadas, intercooler (essencial pra viajar de pé em baixo) novos bicos, bomba de combustível, coletor de admissão sob medida, idem coletor de escapamento e tubulação completa, injeção Fueltech, mexeria no câmbio, embreagem especial, suspensão completa mais firme (inclusive buchas e etc), trocaria o sistema de freios por um mais potente (mesmo fabricado no Brasil), ou seja, custo na casa dos 15 a 20mil reais (ou mais!)

Isso pra ter um carro de 25 a 30mil reais com 200 a 250cv de potência nas rodas (suporta mais, mas estou falando de algo sem quebras). Total do investimento = teto de aproximadamente 50.000 reais (um valor razoável, e que não compra Punto T-Jet zero km p.exemplo).

Agora, turbinar um Gol 1.0 de uso no dia a dia eu acho loucura. Coletor de adm em plástico, injeção original vai depender de muita adaptação pra funcionar bem (sondas, catalisador, acelerador eletrônico etc), eletroinjetores pequenos pra tanta potência, câmbio e embreagem não vão suportar muito tempo... E o sistema de arrefecimento também não vai aguentar muita lenha não... Não dá pra usar um track day por exemplo... Mesma coisa quanto aos freios. E outra, aproximados R$ 10.000 de gastos pra algo como 125cv!!! Vale mais a pena comprar um Civic 1.8... Aqui em casa temos um Civic 2009 1.8 MT que tem 140cv e anda MUITO bem... Valor de tabela: R$ 37.000... Confesso que é um carro que gostaria de guardar e turbinar futuramente... Gastar algo como 20.000 nele, pra refazer o motor e turbinar (embora o motor esteja ótimo, já tem 65.000km e deve apresentar algumas folgas, carbonização e tal), embreagem, injeção, suspensão, freios e etc. Aí eu acho vantagem, um carro de recreação, segundo automóvel.

Mas o carro do dia-a-dia adaptado desse jeito NUNCA

Só que ai eu já penso: ter 1 carro básico pro dia a dia, que custe na faixa de 30 a 40mil reais, + 1 carro preparado para curtir, que vai me sugar também na faixa de 50 mil reais... 

Vale mais a pena comprar um Jetta 0km TSI 211cv turbo de fábrica e com garantia... Que, inclusive, pode receber preparação eletrônica e alavancar 50cv num piscar de olhos (e com investimento relativamente baixo, coisa de 3000 reais) 

Diante de todo esse pensamento eu vou cada vez mais expulsando a ideia de mexer no motor de um carro, até em razão da falta de mão de obra adequada pra isso na minha região. 

HOJE eu penso que só vale a pena mexer em motor turbo de fábrica, apenas com adoção de chip especial pra isso, nada de remapeamento de central eletrônica... 30 a 50cv estão de bom tamanho. Sem riscos e baixo custo 

 

Isso que você comentou é bem relativo viu... Qualquer carro pode ser modificado a gosto do dono, seja esportivo ou carro de passeio... Racionalmente não compensa turbinar ou melhorar o desempenho de carro algum. Investir 80 mil num Jetta TSI + 30 mil em um kit APR é tão irracional quanto investir 25 mil num gol + 15 mil em preparação do motor. Investir 10K num gol 1.0 consegue-se muito mais do que 125cv. Seguindo os preços do RFC, consegue-se cerca 230 a 250cv e ainda dá pra dar um UP nos freios. Quanto ao coletor de plastico, segura até 0,4/0,5 bar. Dependendo do objetivo do dono, não é necessário substituir e se for necessário, um de alumínio custa menos de 1K.... 

 

Acredito que se o dono gosta do carro e quer gastar seu dinheiro nele, que seja... Compensar financeiramente? nunca vai compensar. Se vai ficar melhor  que um esportivo de fábrica? Só colocando na pista pra saber... 

 

Esse motor EA111 está se tornando popular entre os preparadores e já existe alguns gols com mais de 400 cv usando o EA111. 

EduLeitão e HildegardoPS curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compensar financeiramente? nunca vai compensar

 

Resumiu tudo muito bem!!!! 

 

Automóvel nunca é investimento, apenas despesa... sempre vai sugar a grana e financeiramente falando quanto mais se gasta maior o "arrombo" no bolso.... hehehehe

 

Preparar um carro é hobby.... o que importa é a satisfação do dono, o prazer em fazer e desfrutar do resultado, seja ele excelente ou razoável!!!

rodrigo_am2, HildegardoPS e LFelipe curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resumiu tudo muito bem!!!! 

 

Automóvel nunca é investimento, apenas despesa... sempre vai sugar a grana e financeiramente falando quanto mais se gasta maior o "arrombo" no bolso.... hehehehe

 

Preparar um carro é hobby.... o que importa é a satisfação do dono, o prazer em fazer e desfrutar do resultado, seja ele excelente ou razoável!!!

 

Realmente meus amigos!

 

Carro é só despesa.......kkkkkkkkkk

 

Abç

Isso que você comentou é bem relativo viu... Qualquer carro pode ser modificado a gosto do dono, seja esportivo ou carro de passeio... Racionalmente não compensa turbinar ou melhorar o desempenho de carro algum. Investir 80 mil num Jetta TSI + 30 mil em um kit APR é tão irracional quanto investir 25 mil num gol + 15 mil em preparação do motor. Investir 10K num gol 1.0 consegue-se muito mais do que 125cv. Seguindo os preços do RFC, consegue-se cerca 230 a 250cv e ainda dá pra dar um UP nos freios. Quanto ao coletor de plastico, segura até 0,4/0,5 bar. Dependendo do objetivo do dono, não é necessário substituir e se for necessário, um de alumínio custa menos de 1K.... 

 

Acredito que se o dono gosta do carro e quer gastar seu dinheiro nele, que seja... Compensar financeiramente? nunca vai compensar. Se vai ficar melhor  que um esportivo de fábrica? Só colocando na pista pra saber... 

 

Esse motor EA111 está se tornando popular entre os preparadores e já existe alguns gols com mais de 400 cv usando o EA111. 

 

Falou e disse Rodrigo!

 

Abç

Bymarunorocha curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo totalmente que o pensamento racional em questão de dinheiro não paga a satisfação.

 

Mas insisto em dizer que um Gol 1.0 não suporta muita potência... Eu acho que 120cv são adequados... Mais que isso vai quebrar muita peça, vai ter de refazer tudo no carro... Ou seja, o motor 1.0 não é uma boa base pra esse tipo de coisa. 

Eu só faria isso com um Fox ou Polo (mais sólido, mais bem construído) 1.6. Aí vc ja parte de uma base que vale a pena investir, pois facilmente se consegue 200cv com turbo sem forjar esse tipo de motor, na injeção original. É o dobro da potência original (100cv) e um 1.0 com o dobro da potência vai a +- 140cv, já com muitos riscos... É projetado pra 76cv com pouca folga... Já é muito refinado pra conseguir 76cv/L... Taxa de compressão altíssima não combina com turbo. Eu duvido que um carro 1.0 ande com mais de 110/120cv no motor original sem quebrar. E se for gastar tanto tempo e dinheiro pra ter até 140cv num carro 1.0 eu continuo dizendo que prefiro um Civic 1.8, que pode receber também um bom filtro de ar, escapamento, chip, etc... 

Lembrando que o Fox, sim o Fox, é destaque em rigidez torsional, frente a hipercarros como Porsche e tudo mais. O problema dele é a posição de dirigir elevada... Mas também vejo uma boa base pra turbo um Fox 1.6.

E outra, pra deixar com 180-200cv na injeção original não é qualquer um não... Eu sei que a Nascar faz isso, mas cobra 12 a 15.000 reais. Eu acho que só vale a pena entrar Fueltech se for 250-300cv pra mais.

Abs 

Editado por Filipe Sta_Catarina

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora