Essa peça é onde vão fixados os cabos da alavanca de mudança de marchas.
É bom lubrificar também, mas o nhec é do atuador do pedal da embreagem.
Parece vir do cofre do motor porque ele vai preso na parede corta fogo e a parte 'de tras' dele vai no cofre, que é onde ficam as mangueiras.
Lubrifiquei o meu com graxa branca líquida Motul (usava pra corrente da motoca). É tipo WD, mas quando ela seca vira graxa branca. Muito bom!
Mas tem uma sacada.
Vocês tem que pegar o 'canudinho', pedir pra outra pessoa pisar no pedal (eu não consegui fazer sozinho...) e iluminar a parte de CIMA do pedal, o topo dele.
Aí vocês vão ver que o atuador é empurrado pra dentro, e é essa a sacada: Coloca o canudinho com a graxa liquida (ou pode testar com WD, não usei ele porque já tinha a outra) até onde chegar e espirra devagar. Se espirrar com muita vontade vai vazar e cair no carpete do carro.
Dá umas duas borrifadas e espera uns 10 segundos, assim as bolhas se acabam, e vem soltando o pedal devagar.
Melhorou 70% no meu caso.
Outro detalhe: É só rodar um tempo legal com o carro que o barulho aumenta. E não precisa exigir embreagem não. Se pegar pista e parar no posto, a hora que pisar a embreagem vai fazer o maldito nhec.
Vou mandar trocar o fluido de freio do meu carro e se tiver alguma melhora posto de volta.
E sobre a embreagem: Meu carro ta com 35k KM, sendo 70% estrada. Não seguro o carro na embreagem em hipótese alguma, praticamente impossivel ser isso. O que pode acontecer é trocar a embreagem e melhorar o barulho, porque a embreagem nova é mais leve.
Mas não creio que seja a embreagem e óleo de caixa em sí que causam o barulho...