adenilson707

Usos e propriedades dos óleos - Discuta Aqui

1520 posts neste tópico

Puá, meu carro, com 14 mil km, já tinha borra

Sim, tem de abrir o motor, tirar a tampa de válvulas, limpar a área dos tuchos e tirar o cárter

Leva uma tarde ou uma manhã pra fazer. E nessa brincadeira, a correia vai embora tb

antes de abrir a tampa de válvulas tem que drenar o óleo ? ou se esperar tempo suficiente ele vai escorrer todo para o cárter ?

depois tem que trocar todo o óleo ? não pode acontecer de ter borra nos dutos do bloco também ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui em Cuiabá-MT lubrax supera 5w40 custa R$ 40,00 e Shell 5w40 custa R$ 50,00 nos estabelecimentos de abastecimento, vale isso ? mais caro que castrol 5w40 na css que custa R$ 35,00, todos eles sintéticos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Srs. então troquei ontem o óleo do carro, usei o mobil 5w40 sintético, comprei por conta em uma cooperativa aqui da minha cidade, paguei 26 reais, melhor do que o preço em postos que são de 34 reais. Bom resumindo o cara me voltou com um litro lacrado dizendo que utilizou somente 3 litros, estou até agora pensando nisso, acho que vou pegar no final de semana e dar uma olhada direito nessa questão. O que acham?

São 3,3 litros. Mas geralmente coloca-se 3,5. Coloque metade da garrafa até ficar na marca máxima. Vá dosando aos poucos até chegar a marca.

Sempre fiz assim e nunca tive problema.

antes de abrir a tampa de válvulas tem que drenar o óleo ? ou se esperar tempo suficiente ele vai escorrer todo para o cárter ?

depois tem que trocar todo o óleo ? não pode acontecer de ter borra nos dutos do bloco também ?

Antes de fazer a descarbonização, o procedimento é como uma troca de óleo

Tira-se o óleo velho, depois desmonta a polia do comando de válvulas, descarta a correia e o rolamento tensor(mexeu na correia, troque), desmonta a tampa de válvulas, pra ter acesso os tuchos(hidráulicos, sem regulagem, esqueçam) e depois tirar o cárter.

Limpa-se com gasolina. Deixa as peças de molho na gasolina, pra amolecer as crostas. Depois, raspa-se a borra toda no cárter, na tampa de válvulas e onde fica os tuchos.

Utiliza-se uma mangueira de ar comprimido e pulveriza na borra. Sai todinha. Limpa-se também na bomba de óleo.

Depois de limpo, coloca-se o cárter com uma cola especial chamada junta-cárter(o cárter do EA-111 não tem junta de cárter. Ele é colado), coloca a correia e o rolamento tensor novo. Troca-se,caso precise, o retentor do comando de válvulas.

Depois, monta a tampa de válvulas.

Ai coloca-se 3,5 de óleo(1.0) no motor. Usa-se um óleo mais simples, pra limpar o motor. Depois de 5000 km, utiliza o óleo 5w40.

Aqui em Cuiabá-MT lubrax supera 5w40 custa R$ 40,00 e Shell 5w40 custa R$ 50,00 nos estabelecimentos de abastecimento, vale isso ? mais caro que castrol 5w40 na css que custa R$ 35,00, todos eles sintéticos.

A mesma coisa daqui da Bahia. O Shell Helix API SN 5w40 custa R$ 50,00 nos postos

O Lubrax Supera API SN 5w40 custa R$ 35,00 nos postos BR.

Vá de Mobil Super 3000 x1 API SN 5w40, que vc acha por R$ 30,00 ou menos. Igual na qualidade do Shell Helix e melhor que o Lubrax

Igor Feghali curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A mesma coisa daqui da Bahia. O Shell Helix API SN 5w40 custa R$ 50,00 nos postos O Lubrax Supera API SN 5w40 custa R$ 35,00 nos postos BR. Vá de Mobil Super 3000 x1 API SN 5w40, que vc acha por R$ 30,00 ou menos. Igual na qualidade do Shell Helix e melhor que o Lubrax

Vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nova marca de óleo

Conhecida aqui no Nordeste

Dulub

Dulub Sintech API SL 5w40

sintech1.jpg

Informações

www.dulub.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de fazer a descarbonização, o procedimento é como uma troca de óleo

Tira-se o óleo velho, depois desmonta a polia do comando de válvulas, descarta a correia e o rolamento tensor(mexeu na correia, troque), desmonta a tampa de válvulas, pra ter acesso os tuchos(hidráulicos, sem regulagem, esqueçam) e depois tirar o cárter.

Limpa-se com gasolina. Deixa as peças de molho na gasolina, pra amolecer as crostas. Depois, raspa-se a borra toda no cárter, na tampa de válvulas e onde fica os tuchos.

Utiliza-se uma mangueira de ar comprimido e pulveriza na borra. Sai todinha. Limpa-se também na bomba de óleo.

Depois de limpo, coloca-se o cárter com uma cola especial chamada junta-cárter(o cárter do EA-111 não tem junta de cárter. Ele é colado), coloca a correia e o rolamento tensor novo. Troca-se,caso precise, o retentor do comando de válvulas.

Depois, monta a tampa de válvulas.

sensacional. muito obrigado pelas informações detalhadas.

mais uma dúvida. troca-se o retentor do comando de válvulas apenas quando ele estiver vazando ou existe algum outro parâmetro ? ele fica seco ou algo do tipo ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sensacional. muito obrigado pelas informações detalhadas.

mais uma dúvida. troca-se o retentor do comando de válvulas apenas quando ele estiver vazando ou existe algum outro parâmetro ? ele fica seco ou algo do tipo ?

Só troca se estiver vazando. O melhor é o da Sabó. Acho que ele resseca. O original não presta.

Igor Feghali curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, meu G5 Power 1.6 2009/10 tem 30.000km rodados e tá com o 10w40 semissintético MOBIL há 6 meses, quase 5.000km. Antes disso não sei porque peguei o carro usado. Se eu trocar pro MAGNATEC 5w40 pode dar algum problema por passar de um óleo mais grosso pra um mais fino?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, meu G5 Power 1.6 2009/10 tem 30.000km rodados e tá com o 10w40 semissintético MOBIL há 6 meses, quase 5.000km. Antes disso não sei porque peguei o carro usado. Se eu trocar pro MAGNATEC 5w40 pode dar algum problema por passar de um óleo mais grosso pra um mais fino?

30 mil(quilometragem baixa para um óleo grosso)

Eu já fiz uma salada com meu carro. Já fui pro 15w40, 20w50 e voltei pro 5w40.

No 15w40, o carro ficou amarrado. No 20w50, o carro ficava girador em altas velocidades(vai entender)

Já no 5w40, fica girador e econômico, além de mais silencioso.

Não há problema. Se o carro baixar óleo, a culpa não é da viscosidade do óleo, e sim dos retentores de válvulas, que estão ressecados. Ai só trocando.

Não há problema algum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só troca se estiver vazando. O melhor é o da Sabó. Acho que ele resseca. O original não presta.

Desculpa, " o original não presta" ? Porque a montadora usa?

Sabia que a SABO fornece para várias montadoras?

rsrsrs

Abraço.

30 mil(quilometragem baixa para um óleo grosso)

Eu já fiz uma salada com meu carro. Já fui pro 15w40, 20w50 e voltei pro 5w40.

No 15w40, o carro ficou amarrado. No 20w50, o carro ficava girador em altas velocidades(vai entender)

Já no 5w40, fica girador e econômico, além de mais silencioso.

Não há problema. Se o carro baixar óleo, a culpa não é da viscosidade do óleo, e sim dos retentores de válvulas, que estão ressecados. Ai só trocando.

Não há problema algum

Amigo,

temos na família um corolla com 65000 rodados, e não baixava nada de óleo, um dia meu pai trocou o óleo por um da viscosidade não recomendada, em 1500 rodados baixou (0,5) meio litro de óleo. trocamos imediatamente pelo especificado, o carro voltou ao normal.

Agora assim, vai entender? Não tem fumaça nem vazamentos, e a própria VW fala de que é normal baixar óleo ( Isso tá no manual)

Abraço

Pessoal, meu G5 Power 1.6 2009/10 tem 30.000km rodados e tá com o 10w40 semissintético MOBIL há 6 meses, quase 5.000km. Antes disso não sei porque peguei o carro usado. Se eu trocar pro MAGNATEC 5w40 pode dar algum problema por passar de um óleo mais grosso pra um mais fino?

Não tem problema pois o motor ainda é bem justo como essa km, faça um teste com óleo mais fino, tipo o mobil eco power, 5w30, esse eu to usando no meu voyage que tá com 26000, o motor tá bem lisinho e silencioso, e tá mais econômico no uso normal do dia a dia.

Abç

Editado por Hildegardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

São 3,3 litros. Mas geralmente coloca-se 3,5. Coloque metade da garrafa até ficar na marca máxima. Vá dosando aos poucos até chegar a marca.

Sempre fiz assim e nunca tive problema.

Antes de fazer a descarbonização, o procedimento é como uma troca de óleo

Tira-se o óleo velho, depois desmonta a polia do comando de válvulas, descarta a correia e o rolamento tensor(mexeu na correia, troque), desmonta a tampa de válvulas, pra ter acesso os tuchos(hidráulicos, sem regulagem, esqueçam) e depois tirar o cárter.

Limpa-se com gasolina. Deixa as peças de molho na gasolina, pra amolecer as crostas. Depois, raspa-se a borra toda no cárter, na tampa de válvulas e onde fica os tuchos.

Utiliza-se uma mangueira de ar comprimido e pulveriza na borra. Sai todinha. Limpa-se também na bomba de óleo.

Depois de limpo, coloca-se o cárter com uma cola especial chamada junta-cárter(o cárter do EA-111 não tem junta de cárter. Ele é colado), coloca a correia e o rolamento tensor novo. Troca-se,caso precise, o retentor do comando de válvulas.

Depois, monta a tampa de válvulas.

Ai coloca-se 3,5 de óleo(1.0) no motor. Usa-se um óleo mais simples, pra limpar o motor. Depois de 5000 km, utiliza o óleo 5w40.

A mesma coisa daqui da Bahia. O Shell Helix API SN 5w40 custa R$ 50,00 nos postos

O Lubrax Supera API SN 5w40 custa R$ 35,00 nos postos BR.

Vá de Mobil Super 3000 x1 API SN 5w40, que vc acha por R$ 30,00 ou menos. Igual na qualidade do Shell Helix e melhor que o Lubrax

Valeu Adenilson!!! Vou completar aos poucos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Novo óleo

Uni Synth API SL 5w40

pdt574_1.jpg

Oi galera

Mais um óleo 5w30 que serve no gol g5

Esse aqui

Motul-8100 X-MAX API SM 5W30

046346.jpg

Onde encontrar:

http://www.miamirio.com.br/ecommerce_site/produto_13145_4230_Oleo-Motul-8100-X-MAX-5W30

Aplicações

Lubrificante especialmente formulado para os intervalos de troca flexíveis dos motores BMW a gasolina ou diesel passeio que requeiram a homologação LL-01 e para os motores Mercedes Benz a gasolina ou diesel passeio com motor tipo: 646, 647, 648 e 271...que requeiram a homologação MB 229.5. Também para os motores VW que recomendam as norma VW 502.00 ou 505.00.

Especificações

Classificações: ACEA A3/B3/B4 - API SL / CF

Homologações: BMW LL-01 - M.BENZ 229.3 e 229.5 - VW 502.00 e 505.00

Lubrificante especialmente desenvolvido para motores BMW Valvetronic, 4 e 6 cilindro em linha e motores V8, além dos motores MB e VW mais recentes. Este lubrificante permite intervalo de troca variável. Lubrificante de baixa volatilidade, alta eficiência, reduz os atritos e desenvolve alta resistência nas altas temperaturas atingidas nos motores modernos.

Propriedades anti-oxidantes, anti-desgaste, anti-corrosiva e anti-espumante.

A formulação do 8100 X-max 5W30 possui um perfeito equilíbrio entre uma lubrificação excepcional (alto HTHS > 3,5 mPas) e capacidade de economia de combustível devido ao seu grau de viscosidade. Respeita o meio ambiente.

Conselhos de utilização

Período de Troca: conforme recomendação do fabricante e a ser adaptado à sua própria utilização.

Características técnicas

Grau de Viscosidade SAE J 300 5W-30 Densidade a 15°C (59°F) ASTM D1298 0,859 Viscosidade a 100°C (212°F) ASTM D445 12,0 mm²/s Viscosidade a 40°C (104°F) ASTM D445 73,0 mm²/s Índice de Viscosidade ASTM D2270 161 Ponto de Congelamnto ASTM D97 -42 °C Ponto de Fulgor ASTM D92 232 °C TBN ASTM D 2896 10,9 mg KOH/g

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Motul-8100 X-MAX API SM 5W30

R$290,00 / litro ?!?! nem se fosse beijado pela rainha.

que aliás.... olha por quanto é vendido nas terras dela:

http://www.ebay.co.uk/itm/Motul-8100-X-max-5W-30-100-Synthetic-1L-BMW-Valvetronic-/370637428602

7 libras!! será que eu não entendi a piada ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

R$290,00 / litro ?!?! nem se fosse beijado pela rainha.

que aliás.... olha por quanto é vendido nas terras dela:

http://www.ebay.co.uk/itm/Motul-8100-X-max-5W-30-100-Synthetic-1L-BMW-Valvetronic-/370637428602

7 libras!! será que eu não entendi a piada ?

É um galão de 5 litros, mesmo assim dá quase R$ 60/L por um óleo SL, sem chance.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, meu G5 Power 1.6 2009/10 tem 30.000km rodados e tá com o 10w40 semissintético MOBIL há 6 meses, quase 5.000km. Antes disso não sei porque peguei o carro usado. Se eu trocar pro MAGNATEC 5w40 pode dar algum problema por passar de um óleo mais grosso pra um mais fino?

Cara não tem problema, mas como já está com quase 5000 km, sugiro trocar para o 5w40, também da Mobil; recomendo, ótimo óleo e pela minha experiência (também tenho um Power 1.6) melhor que o Castrol.

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É um galão de 5 litros, mesmo assim dá quase R$ 60/L por um óleo SL, sem chance.

no campo "quantidade a comprar" eu coloquei 4Lt e ele fez 4x290. tudo bem que agora olhei a foto no detalhe e realmente a embalagem é de 5L, mas ficou estranho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera

 

Achei um PDF contendo TODOS os óleos que atende a norma VW 502/505.00 que roda na net

(estava pesquisando sobre o óleo Sinopec 5w40)

 

Tem até óleo xing-ling :wtf::shock23::shok32::-o:o:blink:

 

http://www.carworklog.com/stuff/Oilchart.pdf

Igor Feghali curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala galera

 

Faço parte de um forum europeu, e a variedade de marcas de óleo por lá é ENORME(e sem o dedo da Petrobras, que nem vende por aquelas bandas)

 

As marcas que vou mostrar(com direito a duas xing-ling, que só acha na CHINA) são comuns no 1º mundo

 

 

 

NorthSea

Empresa holandesa LIDER em lubrificantes navais(de navios cargueiros e cruzeiros).

 

7204.jpg

 

Cepsa

 

Cepsa540.jpg

 

Bardahl

Sim, ela mesma, que faz o B-12, tb faz óleos e de qualidade. A menor viscosidade que a Bardahl faz aqui é 5w30.

 

 

Bardahl_5w-401.jpg

 

 

Liqui Moly(nada a ver com Molykote)

 

p1.jpg

 

 

Sinopec(China)

Na foto é 15w40 API SJ, mas há o 5w40 API SM que atende a norma VW 502/505.00 e VW 504/505.00

 

 

SJ_Gasoline_Engine_Oil.jpg

 

 

Não sei quanto ao Sinopec, mas os outros são excelentes.

 

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra repassar a informação aqui: botei o Castrol Magnatec 5w40 sintético no meu carro, substituindo o Mobil 10w40 semi-sintético que ficou nele por 6 meses. De cara a vibração do motor em marcha lenta diminuiu BASTANTE, a ponto de sumirem alguns grilos dentro do carro. O motor também ficou levemente mais silencioso e macio. Quanto ao consumo, nas próximas semanas vou completar o tanque duas vezes pra ter uma base e repasso aqui a informação. Com o óleo anterior ele tava fazendo 8.6km/l. Vejamos como vai ficar agora...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Só pra repassar a informação aqui: botei o Castrol Magnatec 5w40 sintético no meu carro, substituindo o Mobil 10w40 semi-sintético que ficou nele por 6 meses. De cara a vibração do motor em marcha lenta diminuiu BASTANTE, a ponto de sumirem alguns grilos dentro do carro. O motor também ficou levemente mais silencioso e macio. Quanto ao consumo, nas próximas semanas vou completar o tanque duas vezes pra ter uma base e repasso aqui a informação. Com o óleo anterior ele tava fazendo 8.6km/l. Vejamos como vai ficar agora...

Ótimo! Que bom que o seu carro ficou melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre to usando o Mobil Super Sintético 5W40 API SN.... é o melhor que tem...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
porque ESTE óleo é o melhor que tem ?

 

Estou até hoje tentando descobrir isso também... :egito:

 

Aqui a galera fala que é bom e pronto, ninguém posta um relato técnico especializado que prove a superioridade deste óleo.

 

Estou usando Castrol 5w40 no meu é o carro roda perfeitamente redondo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estou até hoje tentando descobrir isso também... :egito:

 

Aqui a galera fala que é bom e pronto, ninguém posta um relato técnico especializado que prove a superioridade deste óleo.

 

Estou usando Castrol 5w40 no meu é o carro roda perfeitamente redondo.

Como o seu carro roda tranquilo com o Castrol, este é o relato técnico que você como consumidor tem do produto que está usando.

 

Não estou tentando descobrir qual o óleo é melhor pois já fiz experiências nos outros carros que possuí e descobri que o Mobil, na minha opinião como consumidor, se destacava mais do que outros.

 

Não estou afirmando que ele é o único que presta e os ostros não servem, não é isso. Estou apenas dizendo que, caso alguém pergunte sobre um tipo de óleo de qualidade, recomendo os óleo da Mobil pois uso há um certo tempo e vi as qualidades que o óleo tem.

 

No meu próprio carro atual (Gol Power 1.6), passei a uaar o Mobil 1. Desde o início, notei uma melhora no funcionamento do carro; mais silencioso, notei uma melhora na partida a frio, sempre verifico na tampa de óleo procurando vestígios de borra (rodo mais com gasolina), e não vejo nada.

 

Esse é o meu relato sobre esse assunto.

 

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Como o seu carro roda tranquilo com o Castrol, este é o relato técnico que você como consumidor tem do produto que está usando.

 

Não estou tentando descobrir qual o óleo é melhor pois já fiz experiências nos outros carros que possuí e descobri que o Mobil, na minha opinião como consumidor, se destacava mais do que outros.

 

Não estou afirmando que ele é o único que presta e os ostros não servem, não é isso. Estou apenas dizendo que, caso alguém pergunte sobre um tipo de óleo de qualidade, recomendo os óleo da Mobil pois uso há um certo tempo e vi as qualidades que o óleo tem.

 

No meu próprio carro atual (Gol Power 1.6), passei a uaar o Mobil 1. Desde o início, notei uma melhora no funcionamento do carro; mais silencioso, notei uma melhora na partida a frio, sempre verifico na tampa de óleo procurando vestígios de borra (rodo mais com gasolina), e não vejo nada.

 

Esse é o meu relato sobre esse assunto.

 

Abs.

 

Pelo menos aqui com o Castrol (que todo mundo fala mal deste óleo neste fórum), o carro tem o mesmo comportamente relatado por vc usando Mobil, inclusive de vez em quando abro a tampa de abastecimento do óleo pra procurar vestígios de borra e não encontro nada.

 

Muito bom o óleo, assim como o Mobil deve ser muito bom, próxima troca se eu encontrar vou colocar Mobil e ver se realmente o carro se comporta melhor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora