adenilson707

Usos e propriedades dos óleos - Discuta Aqui

1520 posts neste tópico

Reportagem comprada. Deve ter custado caro...

O castrol SLX todo mundo fala mal, já o Magnatec já ouvi alguns mecanicos falando bem.

Sempre usei o SLX e meu motor bateu. Vou usar o Motul 10w40 agora

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem ,com relação a qualidade do Castrol, sabemos que é uma marca conhecida e tem referência no mercado. 

O uso da VW como lubrificante original, tem o lado da qualidade com certeza, mas também o custo é considerado pois, o preço para exclusividade é levado em conta devido ao grande volume de carros produzido pela montadora o que demanda uma grande quantidade de óleo para o enchimento de seus motores.

Posso considerar uma experiência pessoal minha; tive um Ford KA (cujo lubrificante original é o Motorcraft, que é produzido pela Castrol) e tenho um Gol Power; nos dois casos usei os óleos recomendados pelos fabricantes até o final da garantia. Após o período da garantia passei a usar outra marca de óleo (Mobil) e notei as diferenças no motor.

Repito: baseado em experiência particular.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O antigo dono do voyage que comprei colocou o castrol magnatec microfiltrado 5w40 MF e ainda me deu 1 litro e meio , então seria uma economia pra mim na próxima troca tendo que comprar 2 litros e o filtro.

Editado por sergiodab

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem ,com relação a qualidade do Castrol, sabemos que é uma marca conhecida e tem referência no mercado. 

O uso da VW como lubrificante original, tem o lado da qualidade com certeza, mas também o custo é considerado pois, o preço para exclusividade é levado em conta devido ao grande volume de carros produzido pela montadora o que demanda uma grande quantidade de óleo para o enchimento de seus motores.

Posso considerar uma experiência pessoal minha; tive um Ford KA (cujo lubrificante original é o Motorcraft, que é produzido pela Castrol) e tenho um Gol Power; nos dois casos usei os óleos recomendados pelos fabricantes até o final da garantia. Após o período da garantia passei a usar outra marca de óleo (Mobil) e notei as diferenças no motor.

Repito: baseado em experiência particular.

Vc notou diferenças POSITIVAS após ter saído do Castrol?

Agendei a primeira revisão, vou por o Shell Helix, uma CSS usa esse óleo. Vou tentar evitar o Castrol se possível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha primeira troca de óleo com o carro que fiz junto com a revisão, o mecânico colocou o Elf, semi-sintético, 10w40.

 

Recentemente, após 6k, troquei novamente e coloquei o F1 Master Ipiranga sintético, API SN, 5w40. Esse óleo é melhor que o outro, mas sinceramente não consegui perceber diferenças significativas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc notou diferenças POSITIVAS após ter saído do Castrol?

Agendei a primeira revisão, vou por o Shell Helix, uma CSS usa esse óleo. Vou tentar evitar o Castrol se possível.

 

Eu sai de Elaion(que utilizava entre 2008 e 2009), mas sempre voltava.

 

ô óleo filé. Acho em Itabuna o F-50(Substituto do Full Perfomance) por R$ 23,00 o litro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Elaion é um ótimo óleo, nunca ouvi reclamações...porém é uma "pena" o Castrol não ser o IDEAL pros nossos motores problemáticos VW.

Pergunta se eu adquirir outro VW futuramente? Parei por aqui, nunca se sabe....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

óleo trocado coloquei dessa vez o 5w30 Lubrax VALORA (sintético), alguma contra-indicação?

 

reparei que o senhor que trocou o óleo na hora de passar um pouco de óleo no anel de vedação do filtro usou um óleo semi-sintético 15w40, tem algum problema isso?

 

outra coisa, sempre que troco o óleo peço pra colocar 3 litros só ao invés dos 3,3 litros que fala no manual (prefiro pecar por um pouco de falta do que por excesso), porém sempre fica bem lá no máximo da vareta, tem problema?

 

Gol G5 1.0 10/11 55k km rodados!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

óleo trocado coloquei dessa vez o 5w30 Lubrax VALORA (sintético), alguma contra-indicação?

 

reparei que o senhor que trocou o óleo na hora de passar um pouco de óleo no anel de vedação do filtro usou um óleo semi-sintético 15w40, tem algum problema isso?

 

outra coisa, sempre que troco o óleo peço pra colocar 3 litros só ao invés dos 3,3 litros que fala no manual (prefiro pecar por um pouco de falta do que por excesso), porém sempre fica bem lá no máximo da vareta, tem problema?

 

Gol G5 1.0 10/11 55k km rodados!

 

Tudo errado!!

 

Oleo 5w40 ou 10w40, esse que tu usou é muito fino. 

 

E óleo tem muitas funções, é melhor colocar um pouco a mais de que andar com "falta", saca?

 

Se quer cuidar do teu carro troca esse oleo, melhor gastar uns 150 dilmas agora do que 20x mais depois

 

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, esses dias ao  freiar o carro e acelerar novamente na mesma marcha o carro deu aquele tranquinho de marcha errada, sabe como é né! quase morrendo, ai a luz do oleo deu uma pisadinha e parou, isso so aconteceu uma vez ate agora, 

sera que meu motor ta com problemas?

com o meu g5 2010/2011 aconteceu isso esses dias tbm, acho que rodei uns 80km com o pé pesado numa media de 160km/h ai quando cheguei perto de casa fui passa em um quebra molas e reduzi para segunda aconteceu isso verifiquei o óleo tudo normal depois de algumas horas sai no carro não acendeu mais sera q e por causa do óleo eu uso o LUBRAX SUPERA 5w40

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba lendo esse tópico eu acho que fiz besteira, troquei o óleo do meu carro a alguns dias e coloquei o 5W30 fiz mal?

 

Eu tenho um Gol G5 trend 1.0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

óleo trocado coloquei dessa vez o 5w30 Lubrax VALORA (sintético), alguma contra-indicação?

 

reparei que o senhor que trocou o óleo na hora de passar um pouco de óleo no anel de vedação do filtro usou um óleo semi-sintético 15w40, tem algum problema isso?

 

outra coisa, sempre que troco o óleo peço pra colocar 3 litros só ao invés dos 3,3 litros que fala no manual (prefiro pecar por um pouco de falta do que por excesso), porém sempre fica bem lá no máximo da vareta, tem problema?

 

Gol G5 1.0 10/11 55k km rodados!

 

O Lubrax Valora 5w30 é bom, mas ainda não é o recomendado para a VW.

 

Só(no Brasil), o Shell Helix Ultra E 5w30 que é recomendado. Há outros 5w30 recomendados. Dá uma olhada em algumas páginas atrás. Tem alguns que funfam certinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo errado!!

 

Oleo 5w40 ou 10w40, esse que tu usou é muito fino. 

 

E óleo tem muitas funções, é melhor colocar um pouco a mais de que andar com "falta", saca?

 

Se quer cuidar do teu carro troca esse oleo, melhor gastar uns 150 dilmas agora do que 20x mais depois

 

Abs!

 

 

Caramba lendo esse tópico eu acho que fiz besteira, troquei o óleo do meu carro a alguns dias e coloquei o 5W30 fiz mal?

 

Eu tenho um Gol G5 trend 1.0

 

 

O Lubrax Valora 5w30 é bom, mas ainda não é o recomendado para a VW.

 

Só(no Brasil), o Shell Helix Ultra E 5w30 que é recomendado. Há outros 5w30 recomendados. Dá uma olhada em algumas páginas atrás. Tem alguns que funfam certinho.

 

Mas pelo que eu vi na embalagem ele atende várias especificações da VW (502, 505), mesmo assim não é bom? Paguei mais caro atoa então eu acho!

 

A respeito de dar preferência pra excesso isso eu nunca faço porque tá errado, máximo é máximo e pronto! Eu nunca deixo o arrefecimento cheio até na tampa, nem deixo óleo acima da marca máx da vareta nem qualquer outro fluido!

 

Adenilson, voce acha que eu troco esse óleo então? Mesmo ele atendendo as especificações?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas pelo que eu vi na embalagem ele atende várias especificações da VW (502, 505), mesmo assim não é bom? Paguei mais caro atoa então eu acho!

 

A respeito de dar preferência pra excesso isso eu nunca faço porque tá errado, máximo é máximo e pronto! Eu nunca deixo o arrefecimento cheio até na tampa, nem deixo óleo acima da marca máx da vareta nem qualquer outro fluido!

 

Adenilson, voce acha que eu troco esse óleo então? Mesmo ele atendendo as especificações?

 

Não exagera cara, ninguem falou em encher até a tampa.................

 

Se vai 3,3 litros então é o que deve ser. É melhor errar e colocar 3,5 do que colocar 3. Foi isso que quiz dizer.

 

E nunca vai ficar certinho na vareta, to no meu 14º carro e nunca nenhum ficou certinho no nível, vareta é bom pra você ter o controle, só isso

 

Mas tranquilo, o carro é teu

 

Abs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não exagera cara, ninguem falou em encher até a tampa.................

 

Se vai 3,3 litros então é o que deve ser. É melhor errar e colocar 3,5 do que colocar 3. Foi isso que quiz dizer.

 

E nunca vai ficar certinho na vareta, to no meu 14º carro e nunca nenhum ficou certinho no nível, vareta é bom pra você ter o controle, só isso

 

Mas tranquilo, o carro é teu

 

Abs!!

 

Exatamente o que eu quis dizer, sou muito mais colocar 3 do que colocar 3,5. Na maioria das vezes eu coloco os 3,3 dessa vez coloquei 3 e não foi por questão de preço, até porque o óleo 5w30 era mais caro do que todos os outros (5w40, 10w40), optei por ele ser classificação API SN.

 

Se for o caso, mando trocar e volto o 5w40.

 

Adenilson, o que você me diz?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais a questão é esse óleo 5W30 que eu coloquei vai fazer mal pro meu carro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais a questão é esse óleo 5W30 que eu coloquei vai fazer mal pro meu carro?

 

Pelo jeito nao é o indicado, estou esperando uma resposta mais técnica do Adenilson! Aproveitando pra fazer outra pergunta pra ele, posso rodar até segunda-feira com esse óleo pra fazer a troca (onde eu troco não abre aos sábados)!

 

 

O Lubrax Valora 5w30 é bom, mas ainda não é o recomendado para a VW.

 

Só(no Brasil), o Shell Helix Ultra E 5w30 que é recomendado. Há outros 5w30 recomendados. Dá uma olhada em algumas páginas atrás. Tem alguns que funfam certinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais a questão é esse óleo 5W30 que eu coloquei vai fazer mal pro meu carro?

 

Cara, esse oleo não é bom pro Gol. Na fase quente ele pode afinar muito, o que é prejudicial ao motor. O motor tem certas folgas, além do nosso clima tropical, por isso o 5W40 ou 10w40 é o indicado..

 

Se puder fazer a troca faz, oleo e filtro.

 

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo jeito nao é o indicado, estou esperando uma resposta mais técnica do Adenilson! Aproveitando pra fazer outra pergunta pra ele, posso rodar até segunda-feira com esse óleo pra fazer a troca (onde eu troco não abre aos sábados)!

 

Não que seja contra-indicado usar 5w30. É que há poucas opções que atendam a norma VW 502/505.00

E caso achem algum óleo que atenda a norma VW 504/507.00, podem utilizar sem medo

Essa especificação supera e muito a atual. A viscosidade é 5w30

 

apresento os óleos 5w30 que atendam a norma VW 502/505.00

 

 

Mobil 1 ESP Formula API SM 5w30

Atende duas normas da VW

 

A daqui do Brasil(VW 502/505.00) e a atualmente utilizada na Europa(VW 504/507.00)

 

mobil1_esp_507_3134.jpg

 

Motul 8100 X-Max 5w30 API SL

 

51VQKq2IUUL._SL500_AA300_.jpg

 

TOTAL QUARTZ INEO MC3 5W30 API SN

 

 

Total%20Quartz%20Ineo%20MC3%205w30%205.j

 

 

Elf Evolution SXR 5W-30 API SL

 

 

elf-evolution-sxr-5w-30-1l-500x500.jpeg

 

 

Ipiranga F-1 Master API SN 5w30

 

 

0914093907.jpg

 

Petronas Syntium 5000 AV API SM 5w30.

 

 

18134004-01-img1.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não que seja contra-indicado usar 5w30. É que há poucas opções que atendam a norma VW 502/505.00

E caso achem algum óleo que atenda a norma VW 504/507.00, podem utilizar sem medo

Essa especificação supera e muito a atual. A viscosidade é 5w30

 

apresento os óleos 5w30 que atendam a norma VW 502/505.00

 

 

Mobil 1 ESP Formula API SM 5w30

Atende duas normas da VW

 

A daqui do Brasil(VW 502/505.00) e a atualmente utilizada na Europa(VW 504/507.00)

 

 

 

Motul 8100 X-Max 5w30 API SL

 

 

 

TOTAL QUARTZ INEO MC3 5W30 API SN

 

 

 

 

 

Elf Evolution SXR 5W-30 API SL

 

 

 

 

 

Ipiranga F-1 Master API SN 5w30

 

 

 

 

Petronas Syntium 5000 AV API SM 5w30.

 

 

 

 

Ok Adenilson, sendo uma dessas opções posso usar sem medo? E tirando essas, quais são as melhores opções hoje (viscosidade/marca)? Será que posso segurar um pouco pra fazer essa troca ou necessariamente tem que ser urgente?

 

Obrigado e um ótimo fim de semana!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, esse oleo não é bom pro Gol. Na fase quente ele pode afinar muito, o que é prejudicial ao motor. O motor tem certas folgas, além do nosso clima tropical, por isso o 5W40 ou 10w40 é o indicado..

Se puder fazer a troca faz, oleo e filtro.

Abs!

Essa é a resposta; os nossos motores VW possuem folgas maiores, por isso a necessidade de um óleo que atenda a fase quente, ou seja , um 0W40, 5W40 e até um 10W40 no caso de motores com uma quilometragem mais avançada, se for o caso.

Os óleos 5W30 são mais fluidos na fase quente o que pode prejudicar a lubrificação pois não vai preencher os espaços entre as peças em atrito.

Pelo que sei, este foi um dos fatores que levaram até aquele problemas de lubrificação nos primeiros motores 1.0 dos Gol G5 em 2008/2009 (acho que estes são os anos de lançamento) quando foram lançados.

Abs.

Vc notou diferenças POSITIVAS após ter saído do Castrol?

Agendei a primeira revisão, vou por o Shell Helix, uma CSS usa esse óleo. Vou tentar evitar o Castrol se possível.

No meu caso, senti sim diferenças positivas; a luz da pressão de óleo, nas partidas a frio, agora apaga em um tempo menor, e noto o motor mais silencioso com um nível menos de vibração.

Hoje utilizo o Mobil 1 0W40 SM.

Editado por eduardoavn
rodrigo_am2 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok Adenilson, sendo uma dessas opções posso usar sem medo? E tirando essas, quais são as melhores opções hoje (viscosidade/marca)? Será que posso segurar um pouco pra fazer essa troca ou necessariamente tem que ser urgente?

 

Obrigado e um ótimo fim de semana!

 

 

Os 5w30 que podem utilizar são apenas esses mesmos. O mais fácil de encontrar é o Ipiranga.

Sugiro que na segunda, troque pelos indicados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou ansioso pela troca de óleo, primeira revisão dia 9 agora...vou de shell helix 5w40 na CSS...vamos ver se eu sinto alguma diferença, qq coisa falo aqui!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse mobil vale cada centavo... Óleo de primeira linha....



Essa é a resposta; os nossos motores VW possuem folgas maiores, por isso a necessidade de um óleo que atenda a fase quente, ou seja , um 0W40, 5W40 e até um 10W40 no caso de motores com uma quilometragem mais avançada, se for o caso.
Os óleos 5W30 são mais fluidos na fase quente o que pode prejudicar a lubrificação pois não vai preencher os espaços entre as peças em atrito.
Pelo que sei, este foi um dos fatores que levaram até aquele problemas de lubrificação nos primeiros motores 1.0 dos Gol G5 em 2008/2009 (acho que estes são os anos de lançamento) quando foram lançados.

Abs.
 

 

 

 

Discordo do colega, o primeiro numero antes do W se refere a partida, o segundo numero a quanto atende em alta temperatura, um óleo com numero maior é mais viscoso (Grosso) então, acredito que prejudique o motor que tem folgas menores, quer dizer: Flui com menos velocidade...

Eu uso Mobil Ecopower 5w30+ Bardahl, o motor é redondinho, troco a cada 5000, hoje com 34000 e muito silencioso.

Faço viajem a Iguatu (380 km) direto sem parar, hora fria ou hora quente e com ar ligado, e nunca tive problemas, até agora é claro, faço médias de 14 a 15 km/litro

 

Minha opinião...

 

Abç

Editado por Hildegardo
rodrigo_am2 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse mobil vale cada centavo... Óleo de primeira linha....

 

Discordo do colega, o primeiro numero antes do W se refere a partida, o segundo numero a quanto atende em alta temperatura, um óleo com numero maior é mais viscoso (Grosso) então, acredito que prejudique o motor que tem folgas menores, quer dizer: Flui com menos velocidade...

Eu uso Mobil Ecopower 5w30+ Bardahl, o motor é redondinho, troco a cada 5000, hoje com 34000 e muito silencioso.

Faço viajem a Iguatu (380 km) direto sem parar, hora fria ou hora quente e com ar ligado, e nunca tive problemas, até agora é claro, faço médias de 14 a 15 km/litro

 

Minha opinião...

 

Abç

Creio que você não me entendeu.... Conheço as nomenclaturas de viscosidade utilizados atualmente e sei que os valores antes do" W" (winter) são da fase fria e após o "W" são da fase quente.

Portanto, o que eu relatei foi o oposto acima colocado por você; quis dizer que óleos 5W30 podem trazer deficiências de lubrificação em relação ao 5W40 exatamente por serem mais "finos" e nos nossos motores, onde as folgas (pelo que sei) são maiores podem trazer problemas pois podem não preencher os espaços em peças em contato.

Agora isso não acontece em todos os casos; veja o seu carro que usa um óleo 5W30.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora