adenilson707

Usos e propriedades dos óleos - Discuta Aqui

1520 posts neste tópico

acho que ele quis dizer que se não prejudica não "custa" nada (além do dinheiro...) usar. provavelmente o amigo dele não se referia a lubrificantes, mas o ditado se aplicaria aqui também :)

eu não uso aditivos, e confesso que fico em cima do muro nessa questão. gostaria que alguém me convencesse do contrário ;)

 

Mesma opnião rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia PHJ!

 

Realmente existe muita especulação sobe o assunto, na net existe 15849721569382 videos e discuções, eu mesmo uso Bardahl pela experiencia passada em carros da familia.

E digo o que um amigo aqui já falou: Seguro morreu de velho....

 

Abraço!

É verdade.

Eu mesmo já usei Militec-1 e acredito que tive um carro que não teve problemas sérios por causa dele. O carro tinha 6 anos de uso e minha mãe nunca tinha dado uma manutenção rigorosa nele, como na época eu não entendia achava que estava tudo ok, até um dia que parei no posto e o cara puxou a vareta e estava seco e fazia uns 2mil km que eu tinha trocado o óleo e não pingava no chão.

Resultado, era um retentor danificado que vazava e melou tudo, menos o chão. O cara da oficina tinha um equipamento que colocava pelo local da vela para verificar o motor dentro sem ter que abrir e milagrosamente estava ok, não sabemos o quanto o carro rodou daquele jeito pois não havia nada de errado no carro.

Temos uma Fiorino com mais de 300mil km com motor original e nunca usou aditivo. Substituímos o óleo a cada 5.000Km junto com o filtro e usamos gasolina aditivada desde zero. Faz uns 80mil km que está rodando com velas iridium. Perfeito.

E esse seu amigo já conseguiu chegar a alguma conclusão a respeito desses aditivos?

Ele ainda não concluiu a tese e os testes, envolve uma bela grana com diversos tipos de óleos e aditivos. Ele não testou no motor propriamente dito, apenas em máquinas que simulam o atrito entre superfícies metálicas.

No dia que ele me mostrou, ele tinha dois óleos em mãos, o Mobil Super 5W40 API-SN e um Total Quartz 9000 5W40 API-SM e sob o mesmo torque o Total travou 9 segundos antes do Mobil.

Ele disse que alguns condicionadores de metal realmente ajudam a reduzir o atrito mas nos óleos mais baratos, nos mais caros não interferiu. Ele disse que iria testar Motul, Mobil 1, Lubrax, PGLub, Elaion e outros e diversos condicionadores como Molykote, Militec, STP, Bardahl, etc.

Segundo ele o correto é aplicar o torque e ver o quanto aquele lubrificante atua na superfície antes de gerar o atrito. Medir o tempo somente com o óleo e com cada condicionador. Além disso depois ele leva para análise para ver se o condicionador se mistura ao óleo ou não, se engrossa, se muda as características, etc.

Existe alguns aditivos de óleo que engrossam o mesmo, serve para carros com folga entre os componentes e não deve ser utilizado em motores saudáveis. Salve engano a STP e a Bardahl possui desses. É bom ficar de olho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

B12 num motor novo ou quase novo ? Só usaria B12 depois dos 200 mil Km !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É verdade.

Eu mesmo já usei Militec-1 e acredito que tive um carro que não teve problemas sérios por causa dele. O carro tinha 6 anos de uso e minha mãe nunca tinha dado uma manutenção rigorosa nele, como na época eu não entendia achava que estava tudo ok, até um dia que parei no posto e o cara puxou a vareta e estava seco e fazia uns 2mil km que eu tinha trocado o óleo e não pingava no chão.

Resultado, era um retentor danificado que vazava e melou tudo, menos o chão. O cara da oficina tinha um equipamento que colocava pelo local da vela para verificar o motor dentro sem ter que abrir e milagrosamente estava ok, não sabemos o quanto o carro rodou daquele jeito pois não havia nada de errado no carro.

Temos uma Fiorino com mais de 300mil km com motor original e nunca usou aditivo. Substituímos o óleo a cada 5.000Km junto com o filtro e usamos gasolina aditivada desde zero. Faz uns 80mil km que está rodando com velas iridium. Perfeito.

Ele ainda não concluiu a tese e os testes, envolve uma bela grana com diversos tipos de óleos e aditivos. Ele não testou no motor propriamente dito, apenas em máquinas que simulam o atrito entre superfícies metálicas.

No dia que ele me mostrou, ele tinha dois óleos em mãos, o Mobil Super 5W40 API-SN e um Total Quartz 9000 5W40 API-SM e sob o mesmo torque o Total travou 9 segundos antes do Mobil.

Ele disse que alguns condicionadores de metal realmente ajudam a reduzir o atrito mas nos óleos mais baratos, nos mais caros não interferiu. Ele disse que iria testar Motul, Mobil 1, Lubrax, PGLub, Elaion e outros e diversos condicionadores como Molykote, Militec, STP, Bardahl, etc.

Segundo ele o correto é aplicar o torque e ver o quanto aquele lubrificante atua na superfície antes de gerar o atrito. Medir o tempo somente com o óleo e com cada condicionador. Além disso depois ele leva para análise para ver se o condicionador se mistura ao óleo ou não, se engrossa, se muda as características, etc.

Existe alguns aditivos de óleo que engrossam o mesmo, serve para carros com folga entre os componentes e não deve ser utilizado em motores saudáveis. Salve engano a STP e a Bardahl possui desses. É bom ficar de olho.

Nos mantenha informado sobre os resultados dos testes que stão sendo realizados. Com certeza são de grande importância.

 

Quando ele defender a tese, gostaria de apreciar os resultados. Será na UFRN?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

B12 num motor novo ou quase novo ? Só usaria B12 depois dos 200 mil Km !!!

Se preocupa nao amigo, esse motor vw não vai cheagar a isso nem que a vaca tussa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se preocupa nao amigo, esse motor vw não vai cheagar a isso nem que a vaca tussa!

Acredito que se você pratica a manutenção preventiva do modo como descreve, acho bem provável esses motores chegarem a 200 mil km.

 

Aliás, não acho muito difícil, basta usar bons produtos e trocá-los sempre de forma preventiva. O seu exemplo é uma forma de mostrar isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que se você pratica a manutenção preventiva do modo como descreve, acho bem provável esses motores chegarem a 200 mil km.

 

Aliás, não acho muito difícil, basta usar bons produtos e trocá-los sempre de forma preventiva. O seu exemplo é uma forma de mostrar isso.

 

Eduardo

Se estivessemos falando de motor AP, eu até concordaria com vc.

Tinha-mos na familia uma saveiro 1989 com Ap 1.6 a gasolina, compramos usada com mais de 100.000 rodamos mais uns 150.000 e só foi trocado o cabeçote (Colocamos original) e só trabalhava pesada, isso sim é motor de vergonha! 

 

Eu tinha um gol bola 99/00 com 1.0 AT com 100.000 e já tava fumaçando, olha que eu cuidava bem direitinho dele, mesmo assim não durou tanto.

Então acho que esses motores atuais 1.0 são um lixo, aqui no forum tá cheio de amigos com problemas nos motores, fora os que já foram trocados pela ccs...

Eu mesmo nunca mais quero 1.0 mesmo de outras marcas, posso até comprar um carro pelado sem opcionais, mais com motor melhor, 1.0 Deus me livre... Nunca mais...

Abraço!

Editado por Hildegardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que se você pratica a manutenção preventiva do modo como descreve, acho bem provável esses motores chegarem a 200 mil km.

 

Aliás, não acho muito difícil, basta usar bons produtos e trocá-los sempre de forma preventiva. O seu exemplo é uma forma de mostrar isso.

 

Então galera, acham que esses motores rodam quantos mil km sem retifica?

Levando em consideração manutenções preventivas e trocas de óleo de 5 a 7 mil km ?

 

Atualmente o meu esta com 78300km e continua liso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então galera, acham que esses motores rodam quantos mil km sem retifica?

Levando em consideração manutenções preventivas e trocas de óleo de 5 a 7 mil km ?

 

Atualmente o meu esta com 78300km e continua liso.

 

Depende do pé do cidadão que conduz! :balada:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nos mantenha informado sobre os resultados dos testes que stão sendo realizados. Com certeza são de grande importância.

 

Quando ele defender a tese, gostaria de apreciar os resultados. Será na UFRN?

Hoje me encontro relativamente pouco com ele, desde que passou no mestrado ele sumiu hehe..

Será pela UFRN sim, só não sei quando defende a tese. Faz um ano mais ou menos que ele entrou.

Se preocupa nao amigo, esse motor vw não vai cheagar a isso nem que a vaca tussa!

Você fala em relação ao 1.0 ou 1.6?

1.0 eu conheço um camarada de outro fórum com um G5 08/09 1.0 no GNV desde 2009 e o carro já passou dos 130.000Km, tudo original. Isso que eu acho ele bem relaxado, usa óleo mais grosso, velas não recomendadas, etc.. Ele reclama muito do carro mas já era de se esperar..

E aluguei um Polo em 2008 que tinha meros 165.000Km e o motor estava bom, mas a suspensão...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende do pé do cidadão que conduz! :balada:

 

Eu creio que o cuidado com a manutenção preventiva mais crucial que o pé do cidadão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que com a manutenção preventiva o carro dura mais sim...

 

F1 tem manutenção de ponta, mais se o cidadão abusa do pé já era!  kkkk

 

Manutenção não é tudo, mais faz parte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

F1 tem manutenção de ponta, mais se o cidadão abusa do pé já era!  kkkk

 

Manutenção não é tudo, mais faz parte.

Mas a construção do motor de um F1 é muito diferente da de um carro de rua.

Motor de F1 é construido no limite, feito pra durar 300/400Km no máximo.

Enquanto o motor de um carro de rua é mais limitado, feito pra durar mais. Não é a toa que qualquer um faz uma preparação aspro e tira belos cavalinhos, coisa que no F1 já estão no limite da preparação, gasta-se milhões pra baixar 1 segundo por exemplo.

A Fiorino daqui roda na mão de funcionário, pra ter idéia trocamos a embreagem umas duas vezes por ano e o motor é original. Porém a preventiva é braba. O mesmo acontece com as motos. Trocamos o óleo de cada moto uma ou duas vezes por semana, a cada 1.000Km e duas delas já viraram o marcador duas vezes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas a construção do motor de um F1 é muito diferente da de um carro de rua.

Motor de F1 é construido no limite, feito pra durar 300/400Km no máximo.

Enquanto o motor de um carro de rua é mais limitado, feito pra durar mais. Não é a toa que qualquer um faz uma preparação aspro e tira belos cavalinhos, coisa que no F1 já estão no limite da preparação, gasta-se milhões pra baixar 1 segundo por exemplo.

A Fiorino daqui roda na mão de funcionário, pra ter idéia trocamos a embreagem umas duas vezes por ano e o motor é original. Porém a preventiva é braba. O mesmo acontece com as motos. Trocamos o óleo de cada moto uma ou duas vezes por semana, a cada 1.000Km e duas delas já viraram o marcador duas vezes.

 

Rapaz!

 

Quer dizer que F1 não quebra? A construção não é diferente não, os materiais que são mais nobres, como : Cerâmica, carbono e etc.

O Conceito é igual aos nossos motores, Virabrequim,  biela, pistão, seguimento, camisa, bloco, cabeçote, válvulas e etc.

 

Vc acha que nossos motores por alguns mexerem e aumentar os CV's estão sendo sub-utilizados?

 

Desculpa, mais não concordo.

 

Como falei do motor AP, aquele sim é um motor de vergonha, não esses nossos motores de liquidificador (1.0) que vem nessas carroças. 

 

Sobre a troca da embreagem da Fiorino, melhor verificar se o seu motorista deixa o pé descansando em cima do pedal de embreagem durante a condução, isso é o motivo do desgaste prematuro.(1 a cada 6 meses), outra coisa, qual a cilindrada do motor da Fiorino? Acredito que não é 1.0!

 

Entendeu PHJ, é disso que to falando, o 1.0 é fraco de tudo, por mais que a manutenção seja correta.

 

Agora parabéns para os motociclistas (Eu também sou) mesmo trabalhando como cão sabem "conduzir" bem as motos,.

 

Tenho um amigo que tem uma ybr, já rodou 260.000 e nunca fez nada no motor...

 

Grande abraço amigão!

Editado por Hildegardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eduardo

Se estivessemos falando de motor AP, eu até concordaria com vc.

Tinha-mos na familia uma saveiro 1989 com Ap 1.6 a gasolina, compramos usada com mais de 100.000 rodamos mais uns 150.000 e só foi trocado o cabeçote (Colocamos original) e só trabalhava pesada, isso sim é motor de vergonha!

Eu tinha um gol bola 99/00 com 1.0 AT com 100.000 e já tava fumaçando, olha que eu cuidava bem direitinho dele, mesmo assim não durou tanto.

Então acho que esses motores atuais 1.0 são um lixo, aqui no forum tá cheio de amigos com problemas nos motores, fora os que já foram trocados pela ccs...

Eu mesmo nunca mais quero 1.0 mesmo de outras marcas, posso até comprar um carro pelado sem opcionais, mais com motor melhor, 1.0 Deus me livre... Nunca mais...

Abraço!

Bom, conforme falei, chegar nos 200.000 km acho bem provável; acredito que depende de um somatório de fatores. Até as ruas esburacadas aqui da nossa "bela" cidade também podem interferir.

Cito um exemplo pessoal; tive um Gol 1.0 16V turbo e todos conhecem a fama dele. Pois bem, sempre usei peças de boa qualidade, bons produtos e nunca tive dor de cabeça. vendi o carro com 105.000 km e tinha fôlego pra mais....

Agora, o projeto do motor, como você bem conhece, é fundamental para a garantia da durabilidade.

Editado por eduardoavn

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, conforme falei, chegar nos 200.000 km acho bem provável; acredito que depende de um somatório de fatores. Até as ruas esburacadas aqui da nossa "bela" cidade também podem interferir.

Cito um exemplo pessoal; tive um Gol 1.0 16V turbo e todos conhecem a fama dele. Pois bem, sempre usei peças de boa qualidade, bons produtos e nunca tive dor de cabeça. vendi o carro com 105.000 km e tinha fôlego pra mais....

Agora, o projeto do motor, como você bem conhece, é fundamental para a garantia da durabilidade.

 

Falou tudo Eduardo!

Abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, conforme falei, chegar nos 200.000 km acho bem provável; acredito que depende de um somatório de fatores. Até as ruas esburacadas aqui da nossa "bela" cidade também podem interferir.

Cito um exemplo pessoal; tive um Gol 1.0 16V turbo e todos conhecem a fama dele. Pois bem, sempre usei peças de boa qualidade, bons produtos e nunca tive dor de cabeça. vendi o carro com 105.000 km e tinha fôlego pra mais....

Agora, o projeto do motor, como você bem conhece, é fundamental para a garantia da durabilidade.

 

Carro turbo a manutenção tem que ser seguida a risca. Senão...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carro turbo a manutenção tem que ser seguida a risca. Senão...

 

Manutenção tem que ser a risca para qualquer carro.

 

Carro turbo o que pega é a turbina (vida útil curta em comparação ao motor) e o preço não é doce ..

 

Abs!! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Manutenção tem que ser a risca para qualquer carro.

 

Carro turbo o que pega é a turbina (vida útil curta em comparação ao motor) e o preço não é doce ..

 

Abs!! 

 

Realmente, mas pra carro turbo a atenção é 10 x maior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que lubrificação é fator determinante para a longevidade dos nossos carros; gosto desta área pelos benefícios que ela pode trazer. Hoje temos mais informações e também mais dúvidas que merecem ser tiradas.

 

Nossas experiências são importantes e este espaço é importante para conhecermos melhor este assunto tão vasto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal e uma pergunta besta que já ouvi várias respostas diferentes... E aquele meio litro que sobra de uma troca pra outra, pode usar?

 

Tem gente que diz que quando abre o litro precisa usar inteiro porque depois de aberto perde suas características. Já outros dizem que óleo não tem validade desde que corretamente armazenado.

 

E ai? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal e uma pergunta besta que já ouvi várias respostas diferentes... E aquele meio litro que sobra de uma troca pra outra, pode usar?

 

Tem gente que diz que quando abre o litro precisa usar inteiro porque depois de aberto perde suas características. Já outros dizem que óleo não tem validade desde que corretamente armazenado.

 

E ai? 

 

Pode usar sem problemas desde que esteja com a embalagem bem fechada e deve ser guardada em local limpo sem umidade.

 

Quando tinha o meu Gol Turbo, cujo carter tem 3,3 litros, sempre guardava o que sobrava e usava na próxima troca. Nunca tive problemas.

 

Agora a embalagem deve ser bem guardada para evitar contaminação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu sempre ando com uma garrafa de óleo no carro

 

Só que tenho um litro, e não 1/2

 

Oxe, como assim?

 

Eu explico

 

Com 76.000 km, troquei o óleo, utilizando Mobil 5w40

 

Com 84.000 km, repeti a mesma marca

 

Como sobrou duas garrafas com 1/2 litro cada, juntei as duas em uma

Agora tenho um litro

 

Quando eu for trocar, só comprarei 3 litros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora