adenilson707

Usos e propriedades dos óleos - Discuta Aqui

1520 posts neste tópico

Ok ! Já iam ser trocados mesmo semana que vem, tá na hora ! Me reportem boas marcas de correias e tensores (se possível várias marcas, das melhores para as piores). Fora o tensor da correia dentada qual tensor/rolamento eu troco? Tem algum no ar condicionado/direção/alternador que pode ser trocado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok ! Já iam ser trocados mesmo semana que vem, tá na hora ! Me reportem boas marcas de correias e tensores (se possível várias marcas, das melhores para as piores). Fora o tensor da correia dentada qual tensor/rolamento eu troco? Tem algum no ar condicionado/direção/alternador que pode ser trocado?

Da uma pesquisada nos posts mais antigos. A grande maioria sugere Continental (Contintech), que é a original da Volks. Troca a correia poly-v e tb a do ar condicionado.

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

5w40, é o que recomenda o manual.

olá pessoal.

sim, eu sei que o 5w40 é o que manda o manual, mas esse não necessariamente é o melhor óleo. existem aqueles com características que excedem à especificação da montadora. por isso a minha pergunta.

de acordo com a mobil qualquer desses 3 podem ser usados Voyage G5:

0w40 ou 5w30 ou 5w40

Até onde eu entendo, o 0w40 seria superior ao 5w40 mas não tenho certeza.

abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcus, na minha opinião este barulho deve estar acontecendo por causa da correia. Provavelmente o tensor deve estar apresentando alguma falha.

 

Caso seja, troque as correias e o tensor. (Dica de correias: fuja da da marca Dyco !) 

Dê uma olhada nas correias do ar condicionado tb !

 

De uma olhada e depois poste o resultado !

 

Abraços

 

Bom dia galera.. Troquei o óleo do meu Gol q esta com 38k pelo mesmo óleo que Marcus Mobil 5w40 e escutei o mesmo barulho ... se fosse a correia ela ja nao estaria fazendo barulho mesmo antes de trocar o óleo ? e outra coisa coloquei um B12 tb e percebi que o óleo esta acima do recomendado na vareta isso tem consequencias mais sérias ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera.. Troquei o óleo do meu Gol q esta com 38k pelo mesmo óleo que Marcus Mobil 5w40 e escutei o mesmo barulho ... se fosse a correia ela ja nao estaria fazendo barulho mesmo antes de trocar o óleo ? e outra coisa coloquei um B12 tb e percebi que o óleo esta acima do recomendado na vareta isso tem consequencias mais sérias ?

 

Pode causar danos ao catalizador.

 

Nunca ultrapasse o limite max.

 

O Gol G5 1.0 usa 3.3 L com a troca do filtro e isso faz o nível do óleo ficar entre o min e o max. Se for usar 3,5 fica no max certinho, mas nunca ultrapasse esse limite.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode causar danos ao catalizador.

 

Nunca ultrapasse o limite max.

 

O Gol G5 1.0 usa 3.3 L com a troca do filtro e isso faz o nível do óleo ficar entre o min e o max. Se for usar 3,5 fica no max certinho, mas nunca ultrapasse esse limite.

Pois é estrando pq coloquei 3 lts do Mobil 5w40 e mais o B12 q tem 500ml e troquei tb o filtro de óleo vou ter q esgotar esse óleo um pouco ate chegar o nível ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é estrando pq coloquei 3 lts do Mobil 5w40 e mais o B12 q tem 500ml e troquei tb o filtro de óleo vou ter q esgotar esse óleo um pouco ate chegar o nível ...

 

Mas está muito acima ou pouca coisa?

Joaoluiz curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá pessoal.

sim, eu sei que o 5w40 é o que manda o manual, mas esse não necessariamente é o melhor óleo. existem aqueles com características que excedem à especificação da montadora. por isso a minha pergunta.

de acordo com a mobil qualquer desses 3 podem ser usados Voyage G5:

0w40 ou 5w30 ou 5w40

Até onde eu entendo, o 0w40 seria superior ao 5w40 mas não tenho certeza.

abraços.

 

O 0w40 é superior ao 5w40

 

Na Europa, a especificação é VW 504/507.00

A viscosidade é 5w30

 

Pode usar nos Gols? Sim, pode

Pois ela excede e muito a especificação utilizada aqui(VW 502/505.00)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas está muito acima ou pouca coisa?

Cara tá ali pouco acima da dobra da vareta ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara tá ali pouco acima da dobra da vareta ...

 

Na dúvida é melhor tirar um pouco.

Agora porquê vc não encheu só com óleo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá pessoal.

sim, eu sei que o 5w40 é o que manda o manual, mas esse não necessariamente é o melhor óleo. existem aqueles com características que excedem à especificação da montadora. por isso a minha pergunta.

de acordo com a mobil qualquer desses 3 podem ser usados Voyage G5:

0w40 ou 5w30 ou 5w40

Até onde eu entendo, o 0w40 seria superior ao 5w40 mas não tenho certeza.

abraços.

 

 

Amigo Igor, essa tabela mostra a aplicação do óleo em relação a temperatura, temperaturas abaixo de 0 é para partida a frio.

Eentão dá para entender a questão de superioridade, um peso grande na escolha está no preço, no caso o MObil 0w40 é muito caro e pode ser colocado, isso depende de cada proprietário escolher o quanto quer pagar pelo óleo que pode ser utilizado (0w40...5w30...5w40)

Abraço

%C3%B3leo%20viscosidade.JPG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na dúvida é melhor tirar um pouco.

Agora porquê vc não encheu só com óleo?

 

O Bardahl B12 ajuda o óleo a sempre manter a pelicula de lubrificação diminuindo o desgaste do motor ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Bardahl B12 ajuda o óleo a sempre manter a pelicula de lubrificação diminuindo o desgaste do motor ...

 

Qualquer óleo recomendado pelo fabricante tem todo o tipo de aditivo pra manter o motor saudável por longa data.

 

Eu não uso no meu e acho um custo desnecessário esses aditivos.

 

Conheço gente que já rodou com um Polo mais de 100 k só com óleo recomendado pelo fabricante sem nenhum problema.

 

Até no manual fala pra não usar aditivos em óleo, mas cada um faz o que achar melhor né...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer óleo recomendado pelo fabricante tem todo o tipo de aditivo pra manter o motor saudável por longa data.

 

Eu não uso no meu e acho um custo desnecessário esses aditivos.

 

Conheço gente que já rodou com um Polo mais de 100 k só com óleo recomendado pelo fabricante sem nenhum problema.

 

Até no manual fala pra não usar aditivos em óleo, mas cada um faz o que achar melhor né...

 

Esse é o problema, o seu conhecido rodou em um "Polo" que tem o motor aprovado, agora esses nossos motorzinhos de merd* que vive dando pau por problemas de lubrificação é outra historia, mais cada um vai pelo que acha certo, verdade?

Abraço

Joaoluiz curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse é o problema, o seu conhecido rodou em um "Polo" que tem o motor aprovado, agora esses nossos motorzinhos de merd* que vive dando pau por problemas de lubrificação é outra historia, mais cada um vai pelo que acha certo, verdade?

Abraço

 

Pois é... mas tem usuários aqui que já estão com mais de 100 k com Gol 1.0 e não usaram esses aditivos.

 

Creio que realmente aumenta o poder de lubrificação, mas também creio que no final das contas o motor durará o mesmo tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom cada um  encherga a situação de uma maneira más na Minha opinião o ''SEGURO MORREU DE VELHO" se é uma coisa q vai ajudar pq nao no meu caso ficaria 20 reais a mais não ví problema em melhorar por mais que não traga resultados como o esperado ....

HildegardoPS e DouglasMDC curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom cada um  encherga a situação de uma maneira más na Minha opinião o ''SEGURO MORREU DE VELHO" se é uma coisa q vai ajudar pq nao no meu caso ficaria 20 reais a mais não ví problema em melhorar por mais que não traga resultados como o esperado ....

 

O importante é a sua satisfação. Se vc está satisfeito com o uso desse aditivo e o mesmo não é prejudicial ao motor é isso que importa.

Joaoluiz curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom cada um  encherga a situação de uma maneira más na Minha opinião o ''SEGURO MORREU DE VELHO" se é uma coisa q vai ajudar pq nao no meu caso ficaria 20 reais a mais não ví problema em melhorar por mais que não traga resultados como o esperado ....

 

Meu humilde ponto de vista: É melhor gastar R$ 38,00 em um Bardahl em cada troca do que dá sorte ao azar e gastar R$ 3.800,00 em um serviço no motor, fora o aborrecimento... 

abç

Joaoluiz curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

%C3%B3leo%20viscosidade.JPG

Amigão,

Excelente a tabela ! Mas agora eu fiquei mais na dúvida ainda :)

De acordo com esse gráfico o 0w40 trabalha até 40.C (performance ótima) enquanto que o 5w40 trabalha até 50.C, o que pode vir a ser um problema já que é comum temperaturas acima de 40.C pelas bandas de cá.... visto que em regime estacionário o motor trabalha sempre em 90.C, creio que aqui estamos falando apenas na temperatura em tempo de partida, certo ?

O que me leva a concluir que para aqueles dias de calor excessivo em terras cariocas terei a partida prejudicada (lubrificação comprometida) no caso do uso do 0w40. O raciocínio está correto ?

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu humilde ponto de vista: É melhor gastar R$ 38,00 em um Bardahl em cada troca do que dá sorte ao azar e gastar R$ 3.800,00 em um serviço no motor, fora o aborrecimento... 

abç

Já vi um teste na UFRN no laboratório da redução de atrito com esses aditivos e o B12 se saiu inferior ao Molykote e Militec, inclusive inferior ao óleo Mobil Super 5W40.

Inclusive esse assunto está sendo tese de mestrado de um amigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigão,

Excelente a tabela ! Mas agora eu fiquei mais na dúvida ainda :)

De acordo com esse gráfico o 0w40 trabalha até 40.C (performance ótima) enquanto que o 5w40 trabalha até 50.C, o que pode vir a ser um problema já que é comum temperaturas acima de 40.C pelas bandas de cá.... visto que em regime estacionário o motor trabalha sempre em 90.C, creio que aqui estamos falando apenas na temperatura em tempo de partida, certo ?

O que me leva a concluir que para aqueles dias de calor excessivo em terras cariocas terei a partida prejudicada (lubrificação comprometida) no caso do uso do 0w40. O raciocínio está correto ?

Abraços.

Bom dia!

Seu raciocinio está corretissimo! Não sou expert no assunto, mais vou dar mais uma fuçada, mais pela lógica é temperatura hambiente sim, que no seu caso o ideal seria o 5w40 que vai até 50c...

Abrç

Já vi um teste na UFRN no laboratório da redução de atrito com esses aditivos e o B12 se saiu inferior ao Molykote e Militec, inclusive inferior ao óleo Mobil Super 5W40.

Inclusive esse assunto está sendo tese de mestrado de um amigo.

Bom dia PHJ!

 

Realmente existe muita especulação sobe o assunto, na net existe 15849721569382 videos e discuções, eu mesmo uso Bardahl pela experiencia passada em carros da familia.

E digo o que um amigo aqui já falou: Seguro morreu de velho....

 

Abraço!

Joaoluiz curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já vi um teste na UFRN no laboratório da redução de atrito com esses aditivos e o B12 se saiu inferior ao Molykote e Militec, inclusive inferior ao óleo Mobil Super 5W40.

Inclusive esse assunto está sendo tese de mestrado de um amigo.

 

E esse seu amigo já conseguiu chegar a alguma conclusão a respeito desses aditivos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E esse seu amigo já conseguiu chegar a alguma conclusão a respeito desses aditivos?

acho que ele quis dizer que se não prejudica não "custa" nada (além do dinheiro...) usar. provavelmente o amigo dele não se referia a lubrificantes, mas o ditado se aplicaria aqui também :)

eu não uso aditivos, e confesso que fico em cima do muro nessa questão. gostaria que alguém me convencesse do contrário ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora