adenilson707

Usos e propriedades dos óleos - Discuta Aqui

1520 posts neste tópico

galera....troquei óleo do carro hj...mudei de 5w40 para 10w40 devida a alta quilometragem(115mil).Estava usando o 5w, mas baixou quase 1 litro e resolvi usar o 10w .Mesma marca que eu usava..Elaion.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera....troquei óleo do carro hj...mudei de 5w40 para 10w40 devida a alta quilometragem(115mil).Estava usando o 5w, mas baixou quase 1 litro e resolvi usar o 10w .Mesma marca que eu usava..Elaion.

Você está trocando 6 por meia dúzia, 5w ou 10w é a classificação de viscosidade com o óleo frio (é feito um ensaio a uma temperatura específica e o óleo recebe essa classificação de viscosidade.)

Já classificação 40 é a viscosidade com o óleo a temperatura de 100°c (simula TEMPERATURA DE TRABALHO DO ÓLEO)

Então amigo, de nada adianta trocar o óleo 5w40 por 10w40 ou 15w40 em temperatura de trabalho do motor eles tem a mesma viscosidade e você ainda perde proteção na partida a frio usando óleo mais viscoso quando frio.

Sê você quer um óleo realmente mais viscoso para o motor do seu carro você tem que utiliza óleo 0w50, 5w50 ou 10w50. (Agora abre a carteira que esse óleo é caro pra caramba.)

Enviado do meu Motorola Startac, ano/modelo 1996.

Editado por Rodrigolm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Você está trocando 6 por meia dúzia, 5w ou 10w é a classificação de viscosidade com o óleo frio (é feito um ensaio a uma temperatura específica e o óleo recebe essa classificação de viscosidade.) Já classificação 40 é a viscosidade com o óleo a temperatura de 100°c (simula TEMPERATURA DE TRABALHO DO ÓLEO) Então amigo, de nada adianta trocar o óleo 5w40 por 10w40 ou 15w40 em temperatura de trabalho do motor eles tem a mesma viscosidade e você ainda perde proteção na partida a frio usando óleo mais viscoso quando frio. Sê você quer um óleo realmente mais viscoso para o motor do seu carro você tem que utiliza óleo 0w50, 5w50 ou 10w50. (Agora abre a carteira que esse óleo é caro pra caramba.)

 

pensei q resolvia o meu problema colocando 10w40....hehehe... mas essa especificação 5w50 serve para motores VW? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pensei q resolvia o meu problema colocando 10w40....hehehe... mas essa especificação 5w50 serve para motores VW?

Não é indicado, o correto seria 5w40 até o final da vida util do motor. Mas sê você quer realmete aumentar a viscosidade pra mascarar o desgaste motor só comocando óleo 50 ou 60. Eles são caríssimos é óleo de carros de alta performance; Porsche, Ferrari, Mustang Shelby, carros turbo, etc...

Só não confunda óleo sintetico 5w50 com os antigos 20w50 de base mineral à 13 reais o litro, nunca colocaria isso no meu carro.

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não é indicado, o correto seria 5w40 até o final da vida util do motor. Mas sê você quer realmete aumentar a viscosidade pra mascarar o desgaste motor só comocando óleo 50 ou 60. Eles são caríssimos é óleo de carros de alta performance; Porsche, Ferrari, Mustang Shelby, carros turbo, etc... Só não confunda óleo sintetico 5w50 com os antigos 20w50 de base mineral à 13 reais o litro, nunca colocaria isso no meu carro.

 

coloquei Elaion F30 10w40 SN.... coloquei pq no manual fala tanto 5w40 como 10w40.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

coloquei Elaion F30 10w40 SN.... coloquei pq no manual fala tanto 5w40 como 10w40.

Algumas referências de óleos indicados pela VW, além do Castrol:

4baf668214e08308be2a725d68f721a0.jpg

77d218ffc2f8aed3b24a610f81c2a6b9.jpg

Também não sairia dessa linha, e se fosse pra usar um 10W40, sem dúvidas seria esse Motul indicado na lista.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

coloquei Elaion F30 10w40 SN.... coloquei pq no manual fala tanto 5w40 como 10w40.

Não vejo problema, 5w40 seria o óleo ideal, 10w40 não muda muito e ele sê mantem em otima condição pois vc completa com oleo novo.

O meu está com quase 73 mil km, torco óleo a cada 6 mil e graças a Deus ainda não apresenta consumo de óleo perceptível nesse intervalo de km.

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera.....fiz caca....dps q coloquei o  Elaion F30 10w40 SN....vi q ele não é 502.00, e sim 505.01/505.00. Tenho q trocar o óleo?ou da para rodar os 5k? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera.....fiz caca....dps q coloquei o Elaion F30 10w40 SN....vi q ele não é 502.00, e sim 505.01/505.00. Tenho q trocar o óleo?ou da para rodar os 5k?

Verifica a classificação ACEA

A -> indicado para uso em motores a gasolina.

A1

A2

A3 óleo moderno

A5 óleo moderno

B, C e E -> indicado para motores diesel.

Tendo ACEA A3 ou A5 usaria tranquilamente.

Enviado do meu Motorola Startac, ano/modelo 1996.

Editado por Rodrigolm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o mecânico colocou o Castrol Professional Magnatec mas o VW508 e nao o VW502. Meu gol eh um g5 12/13, td bem eu usar por 7k ou pode dar merda?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o mecânico colocou o Castrol Professional Magnatec mas o VW508 e nao o VW502. Meu gol eh um g5 12/13, td bem eu usar por 7k ou pode dar merda?

Não vejo problema algum, óleo vw508 é mais moderno que o vw502, tem que atender normas mais rigorosas de desempenho.

Usaria óleo classificado na norma vw508 sê não fosse tão caro. Como faço trocas de 6 em 6 mil km fica pesado.

Enviado do meu Motorola Startac, ano/modelo 1996.

Editado por Rodrigolm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o mecânico colocou o Castrol Professional Magnatec mas o VW508 e nao o VW502. Meu gol eh um g5 12/13, td bem eu usar por 7k ou pode dar merda?

Conforme o Rodrigolm citou, não há problema nenhum. A especificação VW 508 88 também atende a VW 502 00 (as demais anteriores não).

Sobre o intervalo de tempo de troca, vai variar conforme seu uso. Resumidamente, se seu uso é na maior parte urbano, procure trocar a cada 5.000/6.000. Se o uso é rodoviário, pode aumentar esse intervalo pra uns 8.000-10.000 km.

Quando usava o carro pra trabalho, (90% rodoviário), cheguei a trocar óleo com 14.000km.

Usava óleo Motul 8100 X-cess 5W40 e a cada troca também entrava um frasco de Militec-1 e substituía os filtros de óleo/gasolina/ar/cabine.  :Good:

 

Não vejo problema algum, óleo vw508 é mais moderno que o vw502, tem que atender normas mais rigorosas de desempenho.

Usaria óleo classificado na norma vw508 sê não fossem tão caros. Como faço trocas de 6 em 6 mil km fica pesado.

Enviado do meu Motorola Startac, ano/modelo 1996.

Editado por LFelipe
Rodrigolm curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom rapaziada, na ultima troca botei o castrol magnatec 5w40 por 30 reais, tava na promoção, mas agora vou colocar o Elaion 5w40, achei ele esta semana em um hipermercado  por 12 reias litro, aprovetei a promoção e logo comprei 7 litros... kkkkkk, pois o castro é absurdo de caro, vou continuar mantendo o Elaion, ainda mais se estiver barato desse jeito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom rapaziada, na ultima troca botei o castrol magnatec 5w40 por 30 reais, tava na promoção, mas agora vou colocar o Elaion 5w40, achei ele esta semana em um hipermercado por 12 reias litro, aprovetei a promoção e logo comprei 7 litros... kkkkkk, pois o castro é absurdo de caro, vou continuar mantendo o Elaion, ainda mais se estiver barato desse jeito

Uso elaion f50 há mais de 2 anos e não tenho do que reclamar. Recomendo muito.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera, vou falar um pouco do tipo de óleo para o gol g5

O que o manual recomenda são óleos que atendam a especificação VW 502.00

Essa especificação está em uso desde 2002 na VW.

No manual fala as viscosidades do óleo, que é 5W40, 10W40 e 15W40 API SJ ou superior. Apenas eles. Nem pensem em colocar um 20w da vida, pois vai matar seu motor.

Como o gol g5 exige a mesma atenção de manutenção similar a do Polo, temos que fazer a troca de óleo no tempo certo, pois no ano de 2009, gol g5/voyage 1.0, Fox 1.0 tiveram problemas com motor, que batiam aos 5000 km, e segundo a VW, foi a especificação errada do óleo que causavam problemas.

Então, com esse histórico negativo do carro(o gol g5 foi lançado em julho de 2008), não devemos descuidar da manutenção do motor, principalmente no quesito óleo

Apesar de o manual recomendar as viscosidades 10w40 e 15w40, o que se dá bem no motor do gol g5 é o 5w40.

Pq isso? Por experiência própria, eu desde que tenho o carro(peguei zero km), sempre usava(e uso) o 5w40, mas entre na revisão de 30 e de 45 mil rodados, usei o óleo 15w40 API SL, marca Selenia.

O carro ficou manco e beberrão, além do mais, ao acordar, os tuchos demoravam a encher. Como o óleo é mais grosso, demorava mais pra lubrificar. Me retei e coloquei de volta o 5W40.

Então, pra não haver problemas, sugiro alguns óleos 5W40. Meu carro tem 65 mil rodados e só uso o sintético. Um bom exemplo é meu cunhado, que tem um Polo 1.6 2002/2003, com 96 mil rodados e SÓ usa óleo 5W40. E tá redondinho.

Bom, chega de conversa, vou sugerir alguns óleos que são facilmente encontrados no mercado. O maior defeito dele é o PREÇO ELEVADO. Aqui em SSA, um Mobil 5W40 API SN custa R$ 34,00 o litro. Já em Brasília, em Taguatinga, Setor H Norte, numa loja de óleo, um Elaion Full Perfomance 5W40 API SM custa R$ 57,00 o litro. O Militec custando quase R$ 100,00.

Falei, falei. Vou colocar as opções de óleo

CASTROL SLX PROFESSIONAL API SL 5W40

Ao que sei, é o único 5W40 SL. Vende nas concessionárias. Uma porcaria

2cbf6775a12504671ceb59342c45aadc.jpg

Lubrax Sintético API SM 5W40

Muito bom e tem um bom preço

oleo-de-motor-lubrax-100-sintetico-sae-5

Lubrax Supera 5W40 API SN

Dizem que é um dos melhores óleos do mercado. Esse é a versão moderna do famoso Lubrax Sintético

lubrax-sintetico-5w40_iZ1162XvZxXpZ1XfZ2

Pentosinthy 5W40 API SM

Soube que é o óleo usado pela Audi. Esse óleo achei na Saga-DF por R$ 27,00, vendido no balcão da concessionária

s_MLB_v_O_f_166177859_7837.jpg

Havoline® Ultra 5W-40 com Deposit Shield API SM.

Óleo muito bom, mas raro de encontrar.

s_MLB_v_O_f_190214765_3493.jpg

ELAION

A Repsol, fabricante da Elaion, tem dois óleos 5W40, um API SL e outro API SM

Plus Sintético 5W40 API SL(Embalagem verde)

As concessionárias usavam até 2009 este. Muito bom

s_MLB_v_O_f_187334416_8537.jpg

Elaion Full Perfomance 5W40 API SM

Eu uso esse. Muito bom. Custa R$ 23,00 o litro(Itabuna-BA). Esse é o melhor óleo da lina Elaion

Oleo%205W%2040%20sintetico.jpg

Motormax MOTOR TREATMENT SYNTH SAE 5W 40 API SM

s_MLB_v_O_f_1132301392_082011.jpg

Motul 1lt 100% Sintetico 8100 X-Cess 5w40 API SM

s_MLB_v_O_f_177944134_1398.jpg

Mobil Super Sintético 5W40 API SN

É o óleo nacional mais avançado que há hoje, pois é o ÚNICO que vem com a classificação API SN. Já cogito a possibilidade de usá-lo

96.jpg

Petronas Sinthyum 3000 5W40 API SM

Achei no Extra, por 34 reais o litro. Petronas era fornecedora da Formula 1. Agora ñ sei se a Williams a utiliza.

petronas+syntium+3000.jpg

img9844-o.jpg

Selenia Perform 5W40 API SM

Selenia é o óleo da Fiat, assim como o AC Delco é da Chevrolet. Mesmo assim, eles fizeram para a Volkswagen, pois atende a especificação VW 502.00. Então, pode usar sem medo

703336_250.jpg

Shell Helix Ultra 5W40 API SN

Muito bom. Nunca usei, mas o Helix é original da Ferrari

image.1531055471.jpeg

Ipiranga F1 Master Sintético SM 5W40

0914093730ipirangaf1mas.jpg

As opções são muitas. Só estou mostrando alguns.

Ah!Lembrando que nas embalagens dos óleos que citei acima, elas vem escritas bem assim " VW 502.00"

Bom dia a todos, fui numa concessionária Chevrolet conferir o novo Cobalt, continua a mesma porcaria, e ao conversar com o vendedor o mesmo me informou que os Gol G5 e G6 tem um problema de fundir o motor à partir dos 70.000 km, isso é verdade ou papo de vendedor querendo vender seu peixe?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos, fui numa concessionária Chevrolet conferir o novo Cobalt, continua a mesma porcaria, e ao conversar com o vendedor o mesmo me informou que os Gol G5 e G6 tem um problema de fundir o motor à partir dos 70.000 km, isso é verdade ou papo de vendedor querendo vender seu peixe?

Balela de vendedor... Temos diversos colegas aqui no fórum com muito mais de 100.000 km rodados sem derreter nada. Assim como todos os carros, fazendo a manutenção corretamente (utilizando óleo dentro da especificação recomendada por exemplo) não há grandes riscos.

Falando de GM, ouvi dizer que Onix e Prisma estão com problemas crônicos na direção, apresentando folgas e com reposição cara, tal como Gol/Voyage/Saveiro. Alguém tem alguma informação?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Balela de vendedor... Temos diversos colegas aqui no fórum com muito mais de 100.000 km rodados sem derreter nada. Assim como todos os carros, fazendo a manutenção corretamente (utilizando óleo dentro da especificação recomendada por exemplo) não há grandes riscos.

Falando de GM, ouvi dizer que Onix e Prisma estão com problemas crônicos na direção, apresentando folgas e com reposição cara, tal como Gol/Voyage/Saveiro. Alguém tem alguma informação?

Eu ouço coisas piores de Onix e Prisma... Passa 10-15.000km e o carro perde potência do nada...

[emoji33]

Enviado de meu GT-I9082L usando Tapatalk

LFelipe curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Balela de vendedor... Temos diversos colegas aqui no fórum com muito mais de 100.000 km rodados sem derreter nada. Assim como todos os carros, fazendo a manutenção corretamente (utilizando óleo dentro da especificação recomendada por exemplo) não há grandes riscos.

Falando de GM, ouvi dizer que Onix e Prisma estão com problemas crônicos na direção, apresentando folgas e com reposição cara, tal como Gol/Voyage/Saveiro. Alguém tem alguma informação?

 

 

Eu ouço coisas piores de Onix e Prisma... Passa 10-15.000km e o carro perde potência do nada...

[emoji33]

Enviado de meu GT-I9082L usando Tapatalk

 

 

Minha irmã se livrou. Queria um Onix 1.4 LTZ, saiu de Sonic LT 1.6

Quanto o gol dar problema com 70 mil km, é lenda. Eu mesmo tô com 130 mil km e tudo sussa.

Rodrigolm e LFelipe curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos, fui numa concessionária Chevrolet conferir o novo Cobalt, continua a mesma porcaria, e ao conversar com o vendedor o mesmo me informou que os Gol G5 e G6 tem um problema de fundir o motor à partir dos 70.000 km, isso é verdade ou papo de vendedor querendo vender seu peixe?

O meu está com 73 mil km e em perfeito estado.

Meu Gol neste 5 anos nunca deu qualquer defeito no motor ou injeção, outra evidencia do ótimo estado do motor é que meu carro "não baixa" óleo.

Faço trocas de óleo a cada 6 mil km e meu carro vai de troca a troca sempre com a vareta no máximo.

O GOL 1.0 tem um ótimo motor em termos de potencia e torque comparado a outros do mesmo seguimento.

Editado por Rodrigolm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas dicas foram muito boas! Eu pedi um orçamento para o serviço de troca de óleo no site www.zenmec.com.br e recebi 3 orçamentos de oficinas perto da minha casa e deu tudo certo. Fica a dica ... Vale a pena conferir! 
:wave:  :wave:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, uma dica.... Sempre usei no meu o castrol 5w40 magnatec, oferecido nas revisões, como parei de fazer as revisões na css, estou pensando em usar o motul 5w40, alguém usa ou indica?

Sei que motul é exelente qualidade, muito superior a outras, mas preocupo em mudar a mesma e o carro vir a apresentar defeitos de motor.

 

É um Voyage 1.0 2013 (G6) hoje está com 65 mil km. Troca sempre a cada 10 mil ou 6 meses.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, uma dica.... Sempre usei no meu o castrol 5w40 magnatec, oferecido nas revisões, como parei de fazer as revisões na css, estou pensando em usar o motul 5w40, alguém usa ou indica?

Sei que motul é exelente qualidade, muito superior a outras, mas preocupo em mudar a mesma e o carro vir a apresentar defeitos de motor.

 

É um Voyage 1.0 2013 (G6) hoje está com 65 mil km. Troca sempre a cada 10 mil ou 6 meses.

 

 

Nada, Motul é top. Pode ir de boa.

Rodrigolm curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, uma dica.... Sempre usei no meu o castrol 5w40 magnatec, oferecido nas revisões, como parei de fazer as revisões na css, estou pensando em usar o motul 5w40, alguém usa ou indica?

Sei que motul é exelente qualidade, muito superior a outras, mas preocupo em mudar a mesma e o carro vir a apresentar defeitos de motor.

É um Voyage 1.0 2013 (G6) hoje está com 65 mil km. Troca sempre a cada 10 mil ou 6 meses.

Uso Motul e recomendo. A linha Xcess é a top, com preço mais alto (não muito mais que o Magnatec) e é 100% sintético. Pode ir sem medo, pois é considerado por muitos o óleo mais avançado da atualidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, uma dica.... Sempre usei no meu o castrol 5w40 magnatec, oferecido nas revisões, como parei de fazer as revisões na css, estou pensando em usar o motul 5w40, alguém usa ou indica?

Sei que motul é exelente qualidade, muito superior a outras, mas preocupo em mudar a mesma e o carro vir a apresentar defeitos de motor.

É um Voyage 1.0 2013 (G6) hoje está com 65 mil km. Troca sempre a cada 10 mil ou 6 meses.

Amigo por mais que o oleo seja bom, não faria a troca com 10 mil km. Estou trocando em no máximo 6 mil km sempre usei o Castrol Magnatec mas há outra marcas de exelente qualidade que superam as exigências do EA111 com otimo custo benefício.

Elaion F50 Sn - 30 reais o litro

Selenia Perform Sn 23 reais litro.

Mobil Super Sn 25 reais o litro

Havoline Ultra S sn 29 reais o litro

Produtos que não devem nada ao Magnatec da Castrol e permitem trocas com maior frequência pelo ótimo custo benefício.

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

biguia curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora