adenilson707

Usos e propriedades dos óleos - Discuta Aqui

1520 posts neste tópico

Olá "kaallrose"

 

O motor EA111 é um pouco diferente, a tampa de válvulas é também o mancal do comando de válvulas. A tampa de válvulas do nosso carro tem (torque especifico, sequência de aperto e precisa ser bem limpa para reaplicação de silicone de vedação e ainda tem o tempo de secagem do silicone).

 

Isso não é serviço de 20 ou 30 reais, a não ser que queira ter problemas futuros, ou menos no estado do RJ.

 

Aqui na BA fica nesse valor essa verificação fazendo tudo da forma correta! Já fiz serviço mais trabalhoso do que isso (fiz reaperto de quase toda a suspensão, quase 2 horas) e o cara só pediu "um refrigerante". Oficina é complicado, já há uma variação dentro da mesma cidade, imagine outro estado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui no RJ não exite esses preços, tem 1 mês que fiz a troca de óleo e admito que fiquei surpreso com a ganancia do ser mecânico.

 

Em 2 oficinas me pediram 70 reais pelo serviço de troca de óleo (15 a 20 minutos de mão de obra) , uma 50 e a que aceitei pediu 30.

 

 

Aqui na BA fica nesse valor essa verificação fazendo tudo da forma correta! Já fiz serviço mais trabalhoso do que isso (fiz reaperto de quase toda a suspensão, quase 2 horas) e o cara só pediu "um refrigerante". Oficina é complicado, já há uma variação dentro da mesma cidade, imagine outro estado!

kaallrose curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é um assalto, aqui em SP eu pago R$ 26.00 o litro do Elaion, e R$ 3,00 para a mão de obra da troca do óleo e filtro. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é um assalto, aqui em SP eu pago R$ 26.00 o litro do Elaion, e R$ 3,00 para a mão de obra da troca do óleo e filtro. 

 

Diego... muito barato mesmo ai em sp

Aqui em MG o Elaion  é 35,00 37,00.. já pra trocar eu msm não pago nada troco em uma oficina de um amigo meu..

no histórico do carro e ainda continuo usando é o lubrax 15w40.. q é 25,00 pqp...

achei aqui foi o selênia 5w40.. vou começar a usar ele pra ver de qual.. axei por 22,00 numa oficina..

mais ja cheguei á pagar 15 reais.. quando viajei pra montes claros.. carro chegou la uma barulheira por baixo dai ja aproveitei q tava no elevador e ja reapertei

os para-barros ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente é um assalto, cheguei a prensar em fazer em casa, mas descobri não existe local de descarte de óleo lubrificante no RJ para pessoa física.

 

Ou seja esses mecânicos meia boca que não tem CNPJ jogam óleo lubrificante no solo ou na rede de esgoto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando eu troco em casa, eu descarto o óleo nos pontos de coletas no supermercados como extra e pão de açúcar, se pode eu não sei mas sempre joguei as garrafas nos coletores :wtf:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Henrique 

 

Sê o motor do seu carro está em prefeitas condições (dentro dos parâmetros de fabrica) não havendo necessitando de retifica, dê preferencia aos óleos modernos "low friction"  0/5W20/30/40  as fabricas utilizam esse tipo óleo de baixa viscosidade e fricção para extrair o melhor desempenho e consumo possíveis do motor.

 

Os óleos 5W40 homologados pela VW são "low friction" e o motor do seu carro foi projetado para usar esse tipo óleo durante toda sua vida útil. O preço desse tipo de óleo não é mais tão elevado, custa na casa de R$ 23,00 o litro atualmente.

 

Outra coisa importante é que um óleo de baixa viscosidade, lubrifica o motor de forma mais rápida, no mento mais critico (primeira ignição do dia com o motor firo). 

 

http://www.ltu.se/cms_fs/1.82748!/file/IanTaylor.pdf

 

 

(Sobre abrir o motor)

Somente permitiria abri o motor do meu carro para limpeza sê o mesmo tivesse algum indicio de formação de BORRA, como você verifica isso?  O motor com acumulo de óleo oxidado (óleo que fica aderido as partes internas do motor) suja o óleo novo rapidamente. Em menos de 1.000km rodando com o óleo novo sintético ou mesmo mineral, ele fica PRETO. Quanto mais rápido o óleo ficar "sujo" maior será a quantidade de óleo oxidado preso ao motor.

 

Óleo não oxida ao ponto de ficar preto com 1.000 km, isso é contaminação pelo acumulo de óleo oxidado aderido ao motor. 

 

Veja esse vídeo;

Camarada muito obrigado pela explicação. Quanto a limpeza do motor, tenho um amigo mecanico experiente e me explicou exatamente o procedimento que ele vai fazer, e meu motor com certeza está com óleo sujo, além de tudo o que eu ja relatei ele está escurecendo cedo demais, não tenho outra alternativa a não ser realizar a limpeza. Vai dar em torno de 400 reais o serviço. Ja comprei o Mobil sintetico 5w40, paguei 30 reais o litro em Porto Alegre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, tenho a seguinte dúvida... Tenho gol g6 1.6 e gostaria de saber quantos litros de óleo pega na caixa de marcha e qual modelo de óleo? Obrigado pela atenção

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, tenho a seguinte dúvida... Tenho gol g6 1.6 e gostaria de saber quantos litros de óleo pega na caixa de marcha e qual modelo de óleo? Obrigado pela atenção

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Pega 2 litros. Usa o Tutela 75w90. Estou usando esse e a uns 30 mil km e até agora tudo certo. O gol não precisa trocar óleo de câmbio, só precisa completar... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pega 2 litros. Usa o Tutela 75w90. Estou usando esse e a uns 30 mil km e até agora tudo certo. O gol não precisa trocar óleo de câmbio, só precisa completar...

Completar amigo? RS

Ou seja, misturar óleo velho com novo? Estranho isso, onde diz isso?

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal 

 

tenho uma saveiro 2011 esta completando 100.000 km comprei ela com 98.000 ela veio sem o manual do proprietário o que esta me fazendo uma grande falta pois não tenho informações básicas do carro. Porém vou trocar óleo do motor filtros e o óleo de cambio aguem sabe me informar qual a especificação do óleo do cambio é cambio manual, segundo pessoal aqui da casa de peças a saveiro usa um óleo especial $$$ caríssimo  $$$ mais me disseram que as trocas do óleo do cambio se dão a cada 150.000 km não sei se isso é verdade alguém pode me ajudar?

 

e outra meu amigo me deu 10 litros de óleo da amarok gasolina que ele tinha óleo 5w 30 segundo o pessoal aqui da oficina posso usar o óleo sem medo pois o óleo é original to meio cismado tipo se eu usar vou trocar com 5.000 km alguém já teve experiencia com óleos com a mesma especificação?

Editado por nosbor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal

tenho uma saveiro 2011 esta completando 100.000 km comprei ela com 98.000 ela veio sem o manual do proprietário o que esta me fazendo uma grande falta pois não tenho informações básicas do carro. P vou trocar óleo do motor

Voce encontra com facilidade o manual no google! Tenta pesquisar lá...

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

nosbor curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Completar amigo? RS

Ou seja, misturar óleo velho com novo? Estranho isso, onde diz isso?

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Concordo o litro desse óleo Tutela está 35 reais aqui no RJ, são apenas 2 litros não vale apena completar.

Amigo vc tem a chave que tira o bujão do cambio? Já pensei em trocar mas acredito que é necessário uma chave específica para esse câmbio.

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

Editado por Rodrigolm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Completar amigo? RS

Ou seja, misturar óleo velho com novo? Estranho isso, onde diz isso?

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

 

Óleo de câmbio demora muitos anos pra perder suas propriedades, pois não carboniza e não varia tanto de temperatura como o óleo do motor. Troquei o meu com 100 mil km, 5 anos de uso e estava simplesmente novo, ou seja, joguei dinheiro fora. Após a troca não teve diferença nenhuma e acredito que no próprio manual diz que é preciso apenas completar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Óleo de câmbio demora muitos anos pra perder suas propriedades, pois não carboniza e não varia tanto de temperatura como o óleo do motor. Troquei o meu com 100 mil km, 5 anos de uso e estava simplesmente novo, ou seja, joguei dinheiro fora. Após a troca não teve diferença nenhuma e acredito que no próprio manual diz que é preciso apenas completar.

Rodrigo nesse ponto você pode estar correto. Mas o óleo do câmbio fica com muita particula de metal pq não há filtro.

Acho que é até comum as fabricas colocarem imãs na caixa de câmbio, já no Brasil "imãs" devem ser artigo de luxo.

Eu trocaria o oleo todo, vc já tem que pagar 35 no litro pra completar, mais 35 pra trocar tudo não é muita coisa.

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

Editado por Rodrigolm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais um troca realizada.

 

O Elaion F50 5w40 aumentou levemente o valor, de 20, foi pra 22 reais o litro.

 

Trocado com 123.500 km. Usei uma lata de flush no motor.

 

Agora a próxima será aos 130 mil km.

biguia e Rodrigolm curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom dia galera..

Sábadão fui dar um rolé com meu primo.. num G6 Power de uma tia nossa que deixa o carro com o pai dele

dai olhando o carro por dentro olhei a etiqueta do óleo e lá estava a troca.. carro com 55 km com óleo 20w50.. é foda deixar carro nas mãos dos outros.

independente do que vai fazer no meu carro não deixo ele pra depois ir buscar,. fico até com dó do carro pois minha tia é segunda dona e ela não dirige e fica nas mãos dos outros... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! Novato na área!

To num aperto danado, tive que vender meu Fit CVT 04 e peguei num negócio um Gol Trend 1.0 com 188mil km, que tirei ontem. Já quero hoje trocar o óleo, moro em Campinas/SP e aqui o 5w40 está UMA FACADA...não estou encontrando por menos de 40 o litro de jeito nenhum!

Conversando com o mecânico, pela alta quilometragem ele recomendou usar o 15w40, estou com receio pois todo mundo aqui no fórum indica e recomenda o 5w40! Mas, sabe como é, orçamento está curto, mas tenho medo de fazer besteira também...o que vocês me orientam??

Obrigado e parabéns a todos pelo ótimo conteúdo que tem aqui! Show!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá pessoal! Novato na área! To num aperto danado, tive que vender meu Fit CVT 04 e peguei num negócio um Gol Trend 1.0 com 188mil km, que tirei ontem. Já quero hoje trocar o óleo, moro em Campinas/SP e aqui o 5w40 está UMA FACADA...não estou encontrando por menos de 40 o litro de jeito nenhum! Conversando com o mecânico, pela alta quilometragem ele recomendou usar o 15w40, estou com receio pois todo mundo aqui no fórum indica e recomenda o 5w40! Mas, sabe como é, orçamento está curto, mas tenho medo de fazer besteira também...o que vocês me orientam?? Obrigado e parabéns a todos pelo ótimo conteúdo que tem aqui! Show!

 

Cara, sinceramente eu prefiro não arriscar, coloco no meu o 5w40 apesar de ser bem caro. 

clovis_cam curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! Novato na área!

To num aperto danado, tive que vender meu Fit CVT 04 e peguei num negócio um Gol Trend 1.0 com 188mil km, que tirei ontem. Já quero hoje trocar o óleo, moro em Campinas/SP e aqui o 5w40 está UMA FACADA...não estou encontrando por menos de 40 o litro de jeito nenhum!

Conversando com o mecânico, pela alta quilometragem ele recomendou usar o 15w40, estou com receio pois todo mundo aqui no fórum indica e recomenda o 5w40! Mas, sabe como é, orçamento está curto, mas tenho medo de fazer besteira também...o que vocês me orientam??

Obrigado e parabéns a todos pelo ótimo conteúdo que tem aqui! Show!

 

 

Cara, sinceramente eu prefiro não arriscar, coloco no meu o 5w40 apesar de ser bem caro. 

 

E ai Luiz, beleza?

 

Cara você deve estar procurando o Castrol Magnatec correto? ele é esse preço mesmo (por ser "original" é mais caro).

 

Outras opções tão boas (ou melhores) são bem mais em conta.

 

Não caia nessa de usar óleo mais grosso não amigo. Use 5W40 ou 10W40 API SN.

 

Elaion, Selenia, Texaco, Valvoline tem vários. Eu uso Elaion (F50):

 

Olhe este anuncio: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-687503419-kit-troca-de-oleo-gol-voyage-10-elaion-5w40-_JM

 

Pode te ajudar!

 

Abraços

bom dia galera..

Sábadão fui dar um rolé com meu primo.. num G6 Power de uma tia nossa que deixa o carro com o pai dele

dai olhando o carro por dentro olhei a etiqueta do óleo e lá estava a troca.. carro com 55 km com óleo 20w50.. é foda deixar carro nas mãos dos outros.

independente do que vai fazer no meu carro não deixo ele pra depois ir buscar,. fico até com dó do carro pois minha tia é segunda dona e ela não dirige e fica nas mãos dos outros... 

Meu velho, tira esse óleo pra ontem amigo!

 

Abraços

Rafael Fardin curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! Novato na área!

To num aperto danado, tive que vender meu Fit CVT 04 e peguei num negócio um Gol Trend 1.0 com 188mil km, que tirei ontem. Já quero hoje trocar o óleo, moro em Campinas/SP e aqui o 5w40 está UMA FACADA...não estou encontrando por menos de 40 o litro de jeito nenhum!

Conversando com o mecânico, pela alta quilometragem ele recomendou usar o 15w40, estou com receio pois todo mundo aqui no fórum indica e recomenda o 5w40! Mas, sabe como é, orçamento está curto, mas tenho medo de fazer besteira também...o que vocês me orientam??

Obrigado e parabéns a todos pelo ótimo conteúdo que tem aqui! Show!

Compra pela internet cara 21 reais o litro oleo SN 5w40

www.altese.com.br

69e1c6b6e8a3a3abb1eace26bb02589a.jpg

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

Editado por Rodrigolm
clovis_cam curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compra pela internet cara 21 reais o litro oleo SN 5w40

www.altese.com.br

69e1c6b6e8a3a3abb1eace26bb02589a.jpg

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

 

Este preço está ótimo Rodrigo! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este preço está ótimo Rodrigo!

Compro tudo pra Goleta lá, o preço é excelente.

Enviado do meu Motorola Startac, ano/modelo 1996.

clovis_cam curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compro tudo pra Goleta lá, o preço é excelente.

Enviado do meu Motorola Startac, ano/modelo 1996.

Pena que pra mim não compensa por conta do frete, mas o preço está bom mesmo!

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pena que pra mim não compensa por conta do frete, mas o preço está bom mesmo!

Abraços

Está com frete gratuito do 26 ao dia 29, com 84 reais já da pra garantir o óleo 5w40 sn da próxima troca. [emoji106]

Enviado do meu Motorola Startac, ano/modelo 1996.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora