adenilson707

Usos e propriedades dos óleos - Discuta Aqui

1520 posts neste tópico

kkkkkk. Depois de ler esse tópico aqui que percebi que dá pra vender mesmo. Vou ver o preço que consigo e vender pro pessoal aqui do fórum. :)

 

Compra a 22 e vende a 23 haahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compra a 22 e vende a 23 haahaha

Kkkkk. Dependendo da quantidade até da pra vender mesmo, pois aí consigo comprar num preço mais baixo ainda. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu veículo está se aproximando dos 90k (putz como chega rápido....). A pergunta é: devo continuar usando essa mesma especificação de óleo de motor 5w40 ou já deveria ter mudado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu veículo está se aproximando dos 90k (putz como chega rápido....). A pergunta é: devo continuar usando essa mesma especificação de óleo de motor 5w40 ou já deveria ter mudado?

 

Esses motores VHT sao uma incognita seu motor 2010 com 90k rodados, enquanto uns nao chegaram nem a 20k e deram pau.......

 

Se  seu motor nao apresenta nenhuma anomalia como baixar muito oleo, ou faz barulho, pode manter esse oleo sem problemas.....

rodrigo_am2 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu veículo está se aproximando dos 90k (putz como chega rápido....). A pergunta é: devo continuar usando essa mesma especificação de óleo de motor 5w40 ou já deveria ter mudado?

 

O meu tem 120 mil km e só óleo 5w40

Rodrigolm e sergiodab curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue a indicação de um ótimo óleo para o Gol/Voyage EA111 1.0 e 1.6

Petronas Selenia Perform 5W40 100% sintético e API-SN. Atende as normas VW 501 01/502 00/505 00.

Pago inacreditáveis R$20 por litro.

0a3d83a1aae6ffeb6033401a4075b176.jpgd8a7244cecbdc3a95bff1dbbda782d7b.jpg

Enviado de meu LG-E977 usando Tapatalk

Editado por Rodrigolm
biguia e LFelipe curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu já tem 467 mil km rodados , só óleo 20w60 tudo sussa!

Como é a historia ? isso é zoaçao, né ?

biguia curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como é a historia ? isso é zoaçao, né ?

O carro dele tem motor preparado.........

Pela singer, máquinas de costura.[emoji12]

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho um Fox, mas me registrei aqui pra poder absorver mais conhecimento sobre a mecânica compartilhada entre os carros da VW. Adorei esse fórum, pois tem muito conteúdo. Essa vai ser a minha primeira troca de óleo fora da css, e este aqui é o meu kit de revisão.

fqYrsKF.jpg?1

Trabalho na prefeitura aqui da minha cidade e depois que passamos a utilizar o óleo Shell, não tivemos mais dores de cabeça em nossos veículos, tanto leves quanto pesados. Temos ambulâncias aqui com motores chegando na casa dos 300.000 km e sem problemas de motor, somente fazendo as trocas a cada 5.000km. Como tenho muita amizade com o gerente de vendas da distribuidora da Shell aqui em MG, consegui comprar o óleo a R$ 22,00 o litro. Tava tão barato que comprei 2 caixas. Além do óleo também comprei os filtros, só o do ar condicionado que tive que comprar na css, pois não tinham em estoque. É uma pena que no varejo esse óleo custe tão caro, pois é excelente.

Cleber comprei meu "Kit revisão básica" nessa sexta e o vendedor me indicou esse filtro de óleo da MANN com ótimo preço, mas ao ver a peça notei que tinha apenas 4 saídas de óleo, enquanto o filtro da FRAM tem 8 ou 10. Fique meio ressabiado quanto a restrição gerada por esse filtro e sê de fato a indicação do vendedor estava correta e acabei trocando pela marca FRAM.

Esse filtro que vc comprou tem quanta furações de retorno de óleo? Talvez o vendedor tenha me oferecido o filtro erado.

238eaa29440ca1b06b11c7c3ce7e0038.jpg

22d9c7b851d0e21bb7977c0bad41f2ec.jpg

Editado por Rodrigolm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cleber comprei meu "Kit revisão básica" nessa sexta e o vendedor me indicou esse filtro de óleo da MANN com ótimo preço, mas ao ver a peça notei que tinha apenas 4 saídas de óleo, enquanto o filtro da FRAM tem 8 ou 10. Fique meio ressabiado quanto a restrição gerada por esse filtro e sê de fato a indicação do vendedor estava correta e acabei trocando pela marca FRAM.

Esse filtro que vc comprou tem quanta furações de retorno de óleo? Talvez o vendedor tenha me oferecido o filtro erado.

 

 

Muito interessante essa questao dos furos....alguem sabe se isso é de grande influencia para o motor ?

uma simples troca de oleo tem ate esses pequenos detalhes.....ta cada vez mais complicado, tem que presta atençao em todos o detalhes.....(nunca me atentei a esse detalhe, sempre dei prioridade a filtro fram ou man, mas no momento o que estar no carro é um branco que nem sei a marca)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito interessante essa questao dos furos....alguem sabe se isso é de grande influencia para o motor ?

uma simples troca de oleo tem ate esses pequenos detalhes.....ta cada vez mais complicado, tem que presta atençao em todos o detalhes.....(nunca me atentei a esse detalhe, sempre dei prioridade a filtro fram ou man, mas no momento o que estar no carro é um branco que nem sei a marca)

Pra mim ficou bem aparente que o filtro da Fram provoca menor restrição ao fluxo de óleo. Mesmo que a pç seja a correta ficaria com o filtro da Fram e seus 8 furos.

Enviado de meu LG-E977 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses furos, creio eu, não tem influência. Já usei tudo quanto é marca de filtros de óleo(Mann, Tecfil, Luxfil, AC Delco) e não vi diferença

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá tenho um gol g6 13\13 com 38k e o antigo dono coloco  Havoline Premium Motor Oil SAE 15W-40 e estou querendo trocar pelo castrol 5w40 quero saber posso trocar sem ploblema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto a furação dos filtros não tem nenhuma diferença no fluxo de óleo, filtro FRAM tem 6 furos e MANN 4, mas note que os furos do filtro MANN são maiores. Pra quem já trabalhou com medidas sabe que se aumentar 1mm no diâmetro de um furo aumenta muito o fluxo de passagem.

Sem contar que a qualidade dos filtros MANN é excelente. Já tive a oportunidade de ver testes de desmontagem de filtros de óleo e a construção dos filtros MANN é bem superior que as outras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Filtro da bosch e bom?

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho meio impossível não ter diferença pois a área de vazão é maior. Sobre os "furos" o filtro da Fram tem e não 6.

 

Certamente o de 4 furos atende o projeto do motor EA111 mas o de 8 ao meu ver é melhor no que sê refere a restrição de fluxo do óleo.  Como a diferença de custo é irrelevante prefiro os modelos de 8 furos.

 

(Sim eu sou caxias quando o assunto é manutenção da goleta.) 

 

 

Quanto a furação dos filtros não tem nenhuma diferença no fluxo de óleo, filtro FRAM tem 6 furos e MANN 4, mas note que os furos do filtro MANN são maiores. Pra quem já trabalhou com medidas sabe que se aumentar 1mm no diâmetro de um furo aumenta muito o fluxo de passagem.

Sem contar que a qualidade dos filtros MANN é excelente. Já tive a oportunidade de ver testes de desmontagem de filtros de óleo e a construção dos filtros MANN é bem superior que as outras.


É sim excelente, pode comprar tranquilo. Era o original do meu carro, peça VW mas fabricado pela Bosch.

 

Filtro da bosch e bom?

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Editado por Rodrigolm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, primeiramente agradeco o camarada que criou o fórum, pois muitas duvidas sobre o G5 podem ser esclarecidas aqui, dessa forma nao ficamos na mao de pessoas mal intencionas que exploram aqueles que tem pouca experiência em mecanica. Pois bem....eu sempre usei o 15w40 semi, e recentemente fiz a troca de óleo. Agora eu reparo uns barulhos de tucho ao dar a primeira partida. Fiquei preocupado e meu mecanico disse q pode ser apenas óleo ruim. Pesquisando aqui no forum percebo que a maioria dos amigos usam 5w40 ou 10w40. Estaria eu usando um óleo errado? Sendo que no manual indica que eu posso usar o 15w40. Meu mecanico me orientou a fazer uma limpeza no motor e carter, mas nao comentei com ele quanto a especificacao do oleo. Eu poderia fazer esta limpeza e comwcar usar 5w40 sem problemas? Desde ja obrigado a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Claro que continua o 5w40. Eu citei acima que aqui em casa tem um Polo 1.6 2002/2003 que SÓ USA 5w40 e tem 101 mil rodados

Eu indico o Mobil 5W40 API SN(comprei hj 4 lts por R$ 29,00 cada garrafa). Outro muito bom é o Elaion Full Perfomance 5w40 API SM.

As opções de óleo são várias. Vc escolhe a marca, mas sempre tem que ser 5w40

Um que não indico(só pros meus inimigos) são os da Castrol. Usei o SLX Professional 5w40 e é horrível. Deixa o motor áspero e amarrado.

Obs: Meu gol é 08/09 e SÓ USA 5w40

Camarada, meu gol g5 1.0 2011 com 40 mil km rodados só usou até hj semi 15w40, recentemente após a ultima troca começou a bater tuchos na partida a frio, minha duvida é se terei algum problema quanto a ruidos, consumo ou desempenho se eu trocar imediatamente para o 5w40 ou até mesmo 10w40?

Claro que juntamente na troca irei fazer uma faxina no motor e carter, eliminando todo o óleo anterior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Camarada, meu gol g5 1.0 2011 com 40 mil km rodados só usou até hj semi 15w40, recentemente após a ultima troca começou a bater tuchos na partida a frio, minha duvida é se terei algum problema quanto a ruidos, consumo ou desempenho se eu trocar imediatamente para o 5w40 ou até mesmo 10w40?

Claro que juntamente na troca irei fazer uma faxina no motor e carter, eliminando todo o óleo anterior.

 

Faça a troca para 5w40, seu motor agradece.

Sobre tuchos: está usando gasolina? Coloque um pouco de etanol e veja se para.

Editado por kaallrose

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Henrique 

 

Sê o motor do seu carro está em prefeitas condições (dentro dos parâmetros de fabrica) não havendo necessitando de retifica, dê preferencia aos óleos modernos "low friction"  0/5W20/30/40  as fabricas utilizam esse tipo óleo de baixa viscosidade e fricção para extrair o melhor desempenho e consumo possíveis do motor.

 

Os óleos 5W40 homologados pela VW são "low friction" e o motor do seu carro foi projetado para usar esse tipo óleo durante toda sua vida útil. O preço desse tipo de óleo não é mais tão elevado, custa na casa de R$ 23,00 o litro atualmente.

 

Outra coisa importante é que um óleo de baixa viscosidade, lubrifica o motor de forma mais rápida, no mento mais critico (primeira ignição do dia com o motor firo). 

 

http://www.ltu.se/cms_fs/1.82748!/file/IanTaylor.pdf

 

 

(Sobre abrir o motor)

Somente permitiria abri o motor do meu carro para limpeza sê o mesmo tivesse algum indicio de formação de BORRA, como você verifica isso?  O motor com acumulo de óleo oxidado (óleo que fica aderido as partes internas do motor) suja o óleo novo rapidamente. Em menos de 1.000km rodando com o óleo novo sintético ou mesmo mineral, ele fica PRETO. Quanto mais rápido o óleo ficar "sujo" maior será a quantidade de óleo oxidado preso ao motor.

 

Óleo não oxida ao ponto de ficar preto com 1.000 km, isso é contaminação pelo acumulo de óleo oxidado aderido ao motor. 

 

Veja esse vídeo;

 

 

 

 

 

Olá amigos, primeiramente agradeco o camarada que criou o fórum, pois muitas duvidas sobre o G5 podem ser esclarecidas aqui, dessa forma nao ficamos na mao de pessoas mal intencionas que exploram aqueles que tem pouca experiência em mecanica. Pois bem....eu sempre usei o 15w40 semi, e recentemente fiz a troca de óleo. Agora eu reparo uns barulhos de tucho ao dar a primeira partida. Fiquei preocupado e meu mecanico disse q pode ser apenas óleo ruim. Pesquisando aqui no forum percebo que a maioria dos amigos usam 5w40 ou 10w40. Estaria eu usando um óleo errado? Sendo que no manual indica que eu posso usar o 15w40. Meu mecanico me orientou a fazer uma limpeza no motor e carter, mas nao comentei com ele quanto a especificacao do oleo. Eu poderia fazer esta limpeza e comwcar usar 5w40 sem problemas? Desde ja obrigado a todos.

Editado por Rodrigolm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Henrique 

 

Sê o motor do seu carro está em prefeitas condições (dentro dos parâmetros de fabrica) não havendo necessitando de retifica, dê preferencia aos óleos modernos "low friction"  0/5W20/30/40  as fabricas utilizam esse tipo óleo de baixa viscosidade e fricção para extrair o melhor desempenho e consumo possíveis do motor.

 

Os óleos 5W40 homologados pela VW são "low friction" e o motor do seu carro foi projetado para usar esse tipo óleo durante toda sua vida útil. O preço desse tipo de óleo não é mais tão elevado, custa na casa de R$ 23,00 o litro atualmente.

 

Outra coisa importante é que um óleo de baixa viscosidade, lubrifica o motor de forma mais rápida, no mento mais critico (primeira ignição do dia com o motor firo). 

 

 

 

 

(Sobre abrir o motor)

Somente permitiria abri o motor do meu carro para limpeza sê o mesmo tivesse vesse algum indicio de formação de BORRA, como você verifica isso?  O motor com acumulo de óleo oxidado (óleo que fica aderido as partes internas do motor) suja o óleo novo rapidamente. Em menos de 1.000km rodando com o óleo novo sintético ao até mesmo mineral ele fica PRETO, quanto mais sujo mais rápido o óleo fica preto.

 

Óleo não oxida ao ponto de ficar preto com 1.000 km, isso é contaminação pelo acumulo de óleo oxidado aderido ao motor. 

 

Veja esse vídeo;

 

 

O ideal mesmo é pedir para abrir a tampa de válvulas para dar uma analisada, ver também o pescador e anti-chamas. Mecânico vai cobrar 20 a 30 reais de "MO" e o diagnóstico é mais confiável.

Editado por kaallrose

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá "kaallrose"

 

O motor EA111 é um pouco diferente, a tampa de válvulas é também o mancal do comando de válvulas. A tampa de válvulas do nosso carro tem (torque especifico, sequência de aperto e precisa ser bem limpa para reaplicação de silicone de vedação e ainda tem o tempo de secagem do silicone). Isso não é serviço de 20 ou 30 reais, a não ser que queira ter problemas futuros, ou menos no estado do RJ.

 

Acho muito seguro e simples avaliar o acumulo de óleo oxidado no motor pelo óleo novo, trocou de óleo e ele ficou totalmente preto (contaminado) com menos de 100/200 km, não há duvidas que esse motor está gravemente sujo.

 

Sê quisesse fazer um inspeção visual mandaria retirar a 1º parte do carter acho um serviço mais simples que q tampa de válvulas do GOL.

 

 

 

O ideal mesmo é pedir para abrir a tampa de válvulas para dar uma analisada, ver também o pescador e anti-chamas. Mecânico vai cobrar 20 a 30 reais de "MO" e o diagnóstico é mais confiável.

Editado por Rodrigolm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora