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Showing most liked content on 05/28/15 in all areas

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  2. Pessoal, boa tarde, Meu nome é Alessandro, moro em São Bernardo do Campo/SP e comprei um Gol 2011 Trend Completo há um mês, por enquanto está todo original, os up's viram com o tempo ( $$$$$) e com as inspirações tiradas aqui do fórum, aliás, em muito carro bonito. Gostaria de ter um adesivo do clube e participar dos encontros. Um abraço a todos e vamos nos falando.
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  3. Show de bola a Goleta. Repito o pedido do amigo Gavlak, se puder posta um vídeo do ronco. Abraço,
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  4. Opa fazia um tempo que não passava no tópico do amigo, gostei demais dos UP´s André! Sentiu diferença com as velas de Iridium? E essa cahve canivete? Enjoado hein? hehhhe Abraços
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  5. Salve Novos up's Depois de um tempo sem modificar o carro: Escapamento esportivo Turbão Filtro esportivo InFlow in box E velas de irridium Tudo instalado e funcionando muito bem!! Notei muito pouca diferença, para mim não aumentou o desempenho em praticamente nada, notei que em.saídas o carro está mais esperto porém nada mais do que isso!!! Em relação ao escapamento, o som é grave e forte, bonito...em viagens incomoda muito, muito de verdade, mantendo os 120 km, nossa Como eu quis tirar ele do carro!!! Na cidade a buzina fui substituída por uma acelerada !! Rsrs as dicas foram do nosso amigo Douglas do Rio!! Valeu pessoal
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  6. Obrigado colegas pelo privilégio de poder participar deste forum! Tenho um voyage 2011 1.6 confortline e sou mecanico hobista. Procuro informações para manter o carro em ddias.O primeiro defeito encontrado foi uma falha nos freios quando muito exigido. Obrigado a todos!
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  7. verdade, tava pensando nisso também, coloquei xenon, depois postarei fotos
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  8. Cara, duas considerações sobre esse original vw... Primeiro q ele é acessório original, mas não é o mesmo q vem instalado no carro pra vc configurar via i-system (só achei uma única vez no ML um original completo, mas sumiu rapidinho)... E pelas fotos, ele não é de embutir como os citados no post (repare q tem um pacote com 4 molduras). Aos demais, creio q todos (não posso dizer 100%) sensores vendidos atualmente são pintáveis... E em geral vc pode comprar já preto, prata e branco... O do meu carro mandei pintar, aproveitando q ia retocar o parachoque, então consegui um acabamento um pouco melhor q a média... Mas a maior manha do negócio é usar uma furadeira boa, sem folgas, q controle a velocidade, pra começar bem lento só riscando a pintura... Ai o acabamento fica perfeito, pq a broca q acompanha é bem afiada pra plástico... O meu sensor é idêntico a esse: http://www.aliexpress.com/snapshot/6115964553.html Mas comprei no ML e não tenho link... Preferi q não tivesse display mesmo, e toda instalação foi feita só pelo porta-malas, visto que usa só a alimentação da luz de ré... Ainda vou retirar o parachoque e fazer um pqno ajuste nos sensores centrais, pra ficarem mais rentes, como ficaram os externos... Mas dá preguiça tirar esse parachoque, é fácil, mas tem uns 20 parafusos... Segue foto:
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  9. bom dia meu nome e italo matheus de abreu e lima pe , tenho um gol trend 2010 gostaria de colocar um cpb no meu carro
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  10. Ulisses, estou querendo finaliza a parte mecanica com a polia regulavel e talves um comando pra depois mandar remapear e passar no rolo pra ver o ganho real... Creio eu que esteja por volta dos 115 a 120 CV
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  11. Bom, uma prévia do que está por vir. Vou fazer o tratamento acústico com manta Vedacit, sendo os dois rolos de 10cm. Inicialmente estou para comprar o soprador térmico e realizar o serviço. Estou estudando ainda sobre a aplicação e lendo mais e mais reviews de aplicações. Participo do Autoforum, que é sobre som automotivo e vejo muitas pessoas falarem bem e muitas falarem mal. Ao ler, o que vai definir é a aplicação, de como será feita, limpeza, material e tal. Sei que aqui na capital de SP, não conheço quem faz o serviço (Na realidade não pesquisei, por saber que é certo que esse serviço será acima que meu orçamento permite). Queria uma ajuda. As portas eu limpo com qual produto? Antes do álcool.
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  12. Prezados, Boa tarde. É um prazer poder participar deste fórum. Estou chegando agora em função da aquisição de um Gol Geração 6. Necessitarei realizar alguns reparos a título de Martelinho de Ouro com Polimento e Cristalização. Alguém indica um bom em São Paulo? Abraços a todos
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  13. Show hein?!?! Chegou a colocar ele no dinamômetro? Rolou algum tipo de remapeamento de injeção? Abraço,
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  14. Top demais a Goleta. Sou fã de modelo duas portas. Parabéns. Abraço,
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  15. Grande Bruno, Malvado muito bem cuidado! Gostei da altura ficou fino, sem ficar socado (não curto). E quanto ao conforto, muita diferença? Abraços
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  16. Ola galera sou novo no forum e estou no meu primeiro GOL!!! E como sempre fui um entusiasta por preparação, ja dei o ponta pé inicial no meu EA111 1.6 Filtro Velas/Cabos + taxa e duto adm polidos Coletor/ Escape Ta rodando e roncando bem, + esperto em baixa e legal de esticar. Agora vem a parte de polia regulavel que não entendo muito, somente que se adiantando ajuda o torque em baixa e atrasando ajuda de final. Vi que o pessoal ja debateu isso, mas estava precisando de informações mais precisas e tecnicas como sobre o enquadramento do comando original, quandos graus° de avanço e atraso pode ser feito.
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  17. Mais baixo um pouquinho!logo logo rodas grafite * vlew mano, abs
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  20. Já tive vidro trincado na estrada por uma pedrinha que voou do carro da frente e não passou nem 2 dias pro trincado crescer. O meu começou assim como o seu, só um tequinho... Só não partiu o vidro por conta da película. Troquei o vidro por um novo pelo seguro.
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  21. cara quero pintar os emblemas do meu, como você fez? Como colou o de trás novamente? Ta lindoo seu carro, parabéns
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  22. Até que enfim apareceu em Tato. Eu nem penso ai da em me desfszer do meu. Peguei um amor ttemendo kkk.. Assim que for vender os faróis, não esquece de mim em. Moro logo ali Abraços.
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  25. Ai sim hein andré! A goleta cada vez mais fina! Máscara negra é show de bola, quem sabe seja meu próximo up! Abraços
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  27. É amigo, tem cuidar do carro mesmo, ainda mais na cor preta que requer atenção redobrada! dá uma olhada nos tópicos DICAS de LIMPEZA tem muita coisa boa lá! Abraços
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  28. olha ai, professor biguia na área! Tudo que sei aprendi com ele com o @hildadegardo! olha ai o link da cera http://www.nagaragem.com.br/listaprodutos.asp?IDLoja=21811&IDProduto=3418527 abraços
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  29. Amigo se depois de um tempo agira que já trocou o óleo para o recomendado, e só aparece o barulho com o motor frio, depois de um tempo (motor quente) aparentemente é descarregamento dos tuchos hidráulicos (para ficar mais fácil de entender os tuchos são os reguladores das valvulas de admissão e escape que são as responsaveis por controlar a entrega de ar e combustivel no motor no caso das valvulas de admissão e de controlar a saída dos gases de escapamento, vulga fumaça no caso das valvulas de escape. Quando o motor está frio o oleo decanta (escorre) para o cárter, neste momento os tuchos hidráulicos estão com pouco ou nada de óleo lubrificando eles, neste estagio o atrito deles se movimentando até eles receberem a devida lubrificação do óleo, gera um pouco de barulho, logo após o Motor entrar em funcionamento e começar a aquecer o óleo começa a circular no motor, e lubricar os tuchos hidráulicos que devidamente lubrificados param dw fazer o tal tec tec tec. A função do Bardahl B12 e do Militec seria melhorar a lubrificação dos tuchos hidráulicos com o Motor frio, ja que estes produtos de forma fácil de entender fazem o óleo de motor permanecer por mais tempo empregnado nos tuchos hidráulicos sem escorrer para o carter melhorando e muito a lubrificação dos tuchos hidráulicos e evitando ou pelo menos diminuindo o tec tec tec logo que liga o carro com motor frio. Por isso a importância de se usar o óleo 5w40 que por si só por ser mais fino quando frio, escorregue facilmente com o motor em funcionamento para lubrificar os tuchos hidráulicos bem como o motor como um todo. Abraços Enviado de meu LT15a usando o Tapatalk 2
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  30. Boa noite amigo,Como o mesmo descreve que esses tec tec tec são perceptíveis somente com o veiculo com rotação em baixa 2500 RPM e caindo, aparentemente é pré detonação do combustível (comumente chamada de batida de pino), os carros flex tem taxa de compressão mais elevada para queimar etanol, o lado ruim é que essa taxa de compressão maior gera e causa a pré detonação da gasolina, ou seja a gasolina queima pouco antes do momento ideal em baixa rotação, o sintoma são esses tec tec tec tec em baixa rotação e trepidações no motor (o sistema flex é um meio termo entre a taxa de compressão mais alta pro etanol e taxa de compressão mais baixa pra gasolina, o ideal seria motores com taxa de compressão variável, mas está é uma tecnologia que ainda não está disponível nos veiculos flex). A solução definitiva seria um carro sem sistema flex, ou no caso do flex não abastecer somente com gasolina, misturar sempre um pouco de etanol, ou abastecer somente com etanol, conforme descrito pelo colega @Hildegardo acima. Enviado de meu LT15a usando o Tapatalk 2
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  31. Partindo desse pressuposto, então os óleos 5w30 que atende a norma não devem ser utilizados. Coloquei algumas opções que podem ser encontradas aqui no Brasil 5w30 que atende a norma obsoleta VW 502/505.00, pois na Europa e no resto do planeta, já utilizam VW 504/507.00, em que os óleos são APENAS 5w30. Há um boato que sairá outra norma, a VW 508, mas nada é confirmado ainda. Há uma lista dos óleos que atendem a norma VW 502/505.00 http://www.my-gti.com/wp-content/uploads/vw_oil_50200_50500_24_09_2008.pdf Mais informações http://www.oilspecifications.org/volkswagen.php http://my-gti.com/wp-content/uploads/2008/11/volkswagen_technical_bulletin17-08-01engine_oils.pdf http://my-gti.com/wp-content/uploads/2008/10/engoil_gas.pdf Óleos norma VW 504/507.00 http://www.my-gti.com/wp-content/uploads/vw_oil_50400_50700_24_09_2008.pdf Fuçando a net, achei esse ENORME listão Manufacture: Audi/VW Description: part number ZVW 352 540 S* Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Addinol Description: Super light MV0546 Viscosity: SAE 5W-40 Description: Super power MV 0537 Viscosity: SAE 5W-30 Manufacture: Adnoc Description: Image Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Agip Description: Sint Evolution Viscosity: SAE 5W-40 Description: Synthetic PC Viscosity: SAE 5W-40 Description: Tecsint Viscosity: SAE 5W-30 Description: Tecsint SL Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: AMAG Description: Gamaparts Gold Synt Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Antar Description: Excellia LDX Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: AnYe Description: Lubricating Oil AnYe 1 Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Aral Description: HighTronic Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Aral Description: SuperTronic Viscosity: SAE 0W-40 Manufacture: Autol Description: Carrera Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Bardahl Description: XTC 100% Synthetic Motor Oil Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Beijing Description: Tongyi Petroleum Xin Gai Nian Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: BP Description: Euro Germany Viscosity: SAE 5W-40 Description: Euro Plus Viscosity: SAE 5W-40 Description: Euro Spirit Viscosity: SAE 5W-40 Description: Visco 5000 Viscosity: SAE 5W-40 Description: Visco Sport Viscosity: SAE 0W-40 Manufacture: Bucher AG Description: Motorex Xperience FS-X Viscosity: SAE 5W-40 Description: Select SP-X Viscosity: SAE 5W-40 Description: Xperience FS-X Viscosity: SAE 0W-40 Manufacture: Carat Description: ad-Synt-Oil Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Carl Bechem Description: Hessol ADT Plus Viscosity: SAE 5W-40 Description: Staroil Synergie Alpha Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Cartechnic Description: Motorenöl Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Castrol Description: GTX 7 Dynatec Viscosity: SAE 5W-40 Description: Castrol Performance Viscosity: SAE 5W-40 Description: Castrol Syntec* Viscosity: SAE 5W-40 Description: Castrol TXT Softec Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Cepsa Description: Star Mega Synthetic Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Conoco Description: Syncon High Performance Synthetic Engine Oil Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Coparts Description: Carl Motorenöl Power Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Cyclon Hellas Description: Cyclon F1 Racing Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: De Oliebron Description: Tor Hypersynth Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Dongying Xinyi Description: Xin Yi 1 Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Duckhams Description: Duckhams Q Fully Synthetic Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Elf Description: Elf Excellium LDX* Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: ENOC Description: ENOC Protec X-treme Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Esso Description: Esso Megatron Viscosity: SAE 5W-40 Description: Esso Ultron Viscosity: SAE 5W-40 Description: Esso Ultron SL Viscosity: SAE 5W-40 Description: Motor Oil Plus Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Eurol Description: Eurol Super Lite Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: FAW-Sihuan Petrofer Description: Huan Ya Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Feu Vert Description: Feu Vert 100% Synthese Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Fina Description: Fina First Viscosity: SAE 5W-40 Description: Fina Motortronic RS Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: FL Selenia Description: Pulsar S.D. Viscosity: SAE 5W-40 Description: Selenia WR Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Fortum Description: Neste City Pro Viscosity: SAE 0W-40 Description: Neste City Pro Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Fuchs Description: Fuchs TITAN Supersyn Viscosity: SAE 5W-40 Description: Titan Formel MC Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Galp energia Description: Galp Formula 1 Plus Viscosity: SAE 5W-40 Description: Galp Formula TD Plus Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Ginouves Description: York 848 Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Goldhand Description: Budget Motorenöl vollsynthetisch Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Gulf Description: Gulf Formula S Viscosity: SAE 5W-40 Description: Gulf Formula G Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Huiles Labo Description: Labo Carat Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Igol Description: Igol Symbol Ceramic Viscosity: SAE 5W-40 Description: Igol Symbol Ceramic Viscosity: SAE 5W-30 Description: Process Compact P Viscosity: SAE 5W-30 Manufacture: INA Description: INA Futura MB Viscosity: SAE 5W-30 Description: Ina Millennium Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Kendall Motor Oil Description: Kendall GT-1 Full Synthetic Motor Oil* Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Kuttenkeuler Description: Motorenöl S-Tronic Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Liqui Moly Description: Liqui Moly Leichtlauf HC 7 Viscosity: SAE 5W-40 Description: Liqui Moly Longtime High Tech Viscosity: SAE 5W-30 Description: Liqui Moly Profi Synthoil Viscosity: SAE 5W-40 Description: Liqui Moly Synthoil High Tech Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Lotos Description: Lotos Dynamic Viscosity: SAE 0W-40 Description: Lotos Economic Viscosity: SAE 5W-30 Description: Lotos Syntetic SL/SJ/CF/CD Viscosity: SAE 5W-40 Description: Lotos Traffic Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Lukoil Description: Lukoil LUX Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Meguin Description: EMARAT Super Synth Viscosity: SAE 5W-40 Description: megol Motorenoel New Generation Viscosity: SAE 5W-30 Description: megol Motorenoel Super Leichtlauf Viscosity: SAE 5W-40 Description: Motorenoel Low Emission Viscosity: SAE 5W-40 Description: Motorenoel Ultra Performance Longlife Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Mitan Description: Alpine RSL vollsynth. Viscosity: SAE 0W-40 Manufacture: Mobil Description: Mobil 1* Viscosity: SAE 0W-40 Description: Mobil 1 Viscosity: SAE 5W-40 Description: Mobil Special X Viscosity: SAE 5W-40 Description: Mobil Synt S Viscosity: SAE 5W-40 Description: Mobil Syst S Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Mogul Description: Mogul Forte Racing Pro Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: MOL Description: MOL Dynamic Star Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Morris Description: Multilife Synthetic Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Motul Description: Motul 6100 X-cess Viscosity: SAE 5W-40 Description: Motul 8100 E-tech* Viscosity: SAE 0W-40 Description: Motul 8100 X-cess Viscosity: SAE 5W-40 Description: Motul Synergie Viscosity: SAE 5W-40 Description: Motul Synergie Ester + Viscosity: SAE 0W-40 Manufacture: MRD Description: Motor Gold Supertec Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Nocc Description: Valar Gema XLL 053 Viscosity: SAE 5W-30 Manufacture: Northland Description: Synergy Synthetic EuroSyn Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Oel-Brack Description: Midland Avanza Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Oel-Brack Description: Midland Synqron Viscosity: SAE 5W-30 Description: idland Synqron Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Oest Description: Oest ETA Synthetik Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Oktanoil Description: Mega Full Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Ölwerke Julius Schindler Description: Econo Veritas XL-HC Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: OMV Description: OMV full syn Viscosity: SAE 5W-40 Description: OMV full syn plus Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Panolin Description: Panolin Indy SV Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Paramo Description: Mogul Racing Pro Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Pennzoil Description: Pennzoil Synthetic European Formula Viscosity: SAE 5W-40 Description: Pennzoil European Formula Ultra Viscosity: SAE 5W-30 Description: Pennzoil Synthetic European Formula Ultra Viscosity: SAE 5W-30 Manufacture: Pentosin Description: Motorenoel Pento High Performance Viscosity: SAE 5W-40 Description: Pentosynth Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Petrobras Description: Lubrax Sintético Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Petrol Ofisi Description: PO Ultra Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Petronas Description: Petronas Syntium 3000 Viscosity: SAE 5W-40 Description: Petronas Syntium 3000 LL Viscosity: SAE 5W-30 Description: Petronas Syntium 3000 S Viscosity: SAE 5W-40 Description: Petronas Syntium 5000 FS Viscosity: SAE 0W-40 Description: Petronas Syntium 900 Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: PetroVRC Description: Kunlun HTPC Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Poweroil High-Tech-Schmierstoffe Description: HD 5W-40 SL CF Topsynth Viscosity: SAE 5W-40 Description: HD Viscosity: SAE 0W-40 Manufacture: Profi-Tech Description: Profi-Car Synth Tech XT Viscosity: SAE 5W-40 Manufacture: Protech Description: Meister-Öl-Leichtlauföl Viscosity: SAE 5W-40 Basta fuçar na net o listão de óleos vw 502/505.00 aprovados para utilizar no Gol.
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  32. Olha o que achei... Isso é o que eu sempre soube... http://motorshow.terra.com.br/secao/mercado-e-servicos/cuide-bem-do-seu-motor Todas as partes móveis do motor precisam ser lubrificadas para que o atrito entre elas diminua e, assim, se evitem desgaste, ruído e superaquecimento. Essa é a função básica do óleo do motor, que fica armazenado no cárter e é distribuído, sob pressão, por meio de um sistema de galerias que chegam até as peças móveis. Outra função do lubrificante é atuar como uma espécie de filtro de impurezas, capturando e mantendo suspensas as partículas que poderiam ficar depositadas nos dutos de óleo. Para cada motor e para cada uso que se faz do carro existe uma especificação de óleo. Dois Fiat Palio iguais terão o mesmo óleo recomendado e o mesmo intervalo de troca. No entanto, dependendo do uso que o motorista fizer e do tipo e da qualidade do combustível que usar, essa troca precisa ser abreviada. Ou seja, para ter sempre um sistema de lubrificação adequado, a saída é entender um pouco sobre lubrificantes e fazer escolhas. Confira as dúvidas de leitores que chegam diariamente à redação: Tenho sempre que usar o lubrificante da marca recomendada pelo fabricante do carro? Não necessariamente. Você precisa usar um lubrificante com especificação igual (tanto API quanto SAE) ou maior que a recomendada, mas nunca menor. O que significam essas siglas de classificação, API e SAE? A sigla API (American Petroleum Institute) se refere à qualidade do óleo e a sigla SAE (Society of Automotive Engineers), à viscosidade (se é mais fino ou mais grosso) e à sua capacidade de lubrificação em diferentes temperaturas. A classificação API segue a ordem das letras do alfabeto. Assim, um óleo API SM é melhor que um API SL, que, por sua vez, é melhor e mais moderno que um API SJ - e assim sucessivamente. O S determina que aquele lubrificante é indicado para motores a etanol, gasolina e GNV. Já a classificação SAE se baseia no comportamento do óleo a 100o C para determinar seu grau de viscosidade. Um óleo 10W40, por exemplo, é mais fino que um 20W50. O primeiro código (20W) se refere ao comportamento do lubrificante em baixas temperaturas (na partida a frio) e o segundo (50) se refere à sua eficiência em altas temperaturas. Qual a diferença entre óleo mineral, sintético e semissintético? Os óleos são classificados como minerais aditivados, minerais com aditivação sintética (semissintéticos) e óleos sintéticos. Os minerais aditivados são aqueles encontrados normalmente nos postos. Os óleos minerais de aditivação sintética ou semissintéticos têm base mineral e recebem aditivos formulados em laboratório. Mais caros, eles atendem às necessidades de motores mais sofisticados, como grande parte daqueles comumente utilizados em carros importados. Já o lubrificante sintético não é derivado do petróleo, mas "sintetizado" a partir da mistura de complexos elementos químicos que geram óleos que suportam altas condições de cargas e temperaturas, mantendo estáveis suas características. Fique atento para não comprar como sintético um lubrificante que tem apenas "aditivos sintéticos". As embalagens, muitas vezes, podem acabar induzindo o consumidor ao erro. Posso aumentar o intervalo de troca quando uso óleos sintéticos? Segundo a Lubrax, embora os lubrificantes sintéticos possuam características de qualidade superiores, a maioria dos fabricantes de veículos ainda não recomenda alterar os períodos de troca. O manual do carro recomenda as trocas de óleo a cada dez mil quilômetros. Acho um período muito longo. O que fazer? O intervalo recomendado pelo fabricante varia não só de acordo com o tipo de óleo usado, com a característica do motor e com o tipo de uso a que é submetido. Portanto, é um prazo confiável se está no manual. De qualquer forma, se você se sentir mais seguro fazendo as trocas em intervalos menores, não há contra-indicação nenhuma. Na dúvida, é melhor gastar com óleo do que com a retífica do motor. Quando devo trocar o filtro de óleo? O manual do seu carro determina isso, mas, em geral, é uma troca de filtro a cada uma ou duas trocas de óleo. Mas, como prevenir nunca é demais, é bom fazer os serviços ao mesmo tempo. Quem roda com o carro apenas trechos curtos, de cerca de dez quilômetros por dia, precisa fazer mais trocas de óleo? Sim. Esse tipo de uso é considerado um "serviço severo", que compromete as propriedades do lubrificante e exige trocas mais frequentes. O mesmo vale para quem pega muito trânsito urbano (como os taxistas, por exemplo) ou vive circulando em estradas de terra. É verdade que, quando o óleo baixa, é porque o motor tem problema? Não. É natural que o óleo diminua um pouco. Alguns fabricantes de carros consideram normal a perda de um litro a cada mil quilômetros, já que parte do óleo é queimado na combustão. Mas, na prática, em motores modernos, quase sem folgas, a quantidade é menor. Se o óleo estiver baixando muito, procure a oficina. Como devo conferir o nível do óleo? Uma vez por semana, com o carro frio (pelo menos dez minutos depois de desligado), retire a vareta medidora e cheque. O óleo deve estar entre as duas marcas. Se estiver abaixo, complete o nível para não deixar o motor sem lubrificação. Se estiver acima, observe o motivo. Se completou o óleo recentemente, o funcionário pode ter colocado óleo demais. Se na semana anterior o nível estava normal e agora está alto, isso é indício de problema. Vá ao mecânico. E esqueça a história de que lubrificante nunca é demais. O excesso causa pressão no cárter e prejudica o motor. Outra lenda é que você deve trocar o óleo porque ele está grosso ou escuro. Isso ocorre porque o óleo mantém suspensas as impurezas que se depositariam no motor. Devo respeitar o prazo de troca, se sempre completo o óleo que baixa? Sim. O prazo de troca deve ser respeitado e também a validade do óleo que está no reservatório. Se você roda pouco, o óleo (que fechado não se deterioraria) acaba "vencendo" antes da hora da troca. Posso misturar óleos diferentes? Um motor mal lubrificado é melhor que um motor sem lubrificação nenhuma. Ou seja, em caso de emergência, a mistura pode ocorrer, desde que o óleo seja mineral, pois produtos de diferentes marcas são miscíveis. Mas, assim que possível, esgote o reservatório e faça a troca completa. Não misture em caso de óleos sintéticos ou semissintéticos: os aditivos de cada marca são diferentes e podem deteriorar o produto imediatamente. Na troca, o melhor é sugar o óleo ou esgotar pelo cárter? Para evitar contaminação, é necessário que todo o óleo velho seja retirado, inclusive o das tubulações - o que pode não acontecer com a sucção. A melhor forma de fazer isso é pelo cárter. Com o motor quente, o óleo fica mais fluido e escorre para o reservatório. Basta desrosquear a tampa e deixar pingar até a última gota. Devo usar aditivo no lubrificante? Certos aditivos podem ser eficientes, apesar de o óleo já conter alguns deles. Mas, financeiramente, vale mais a pena investir apenas em um óleo de boa qualidade. Posso continuar utilizando lubrificante de mesma especificação em um motor que já está com alta quilometragem? Pode sim, mas, para motores acima dos 100 mil quilômetros, há produtos específicos que valem a pena. Mas se for colocar um óleo com API maior que o que você costumava usar, troque o filtro mais rapidamente. Os detergentes mais eficientes do lubrificante moderno vão limpar mais o motor e podem acabar obstruindo o filtro de óleo..
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  33. Gostei desse jeito diferente que vc envelopou a grade, o resultado ficou ótimo, parabéns pela criatividade...
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  34. Opa, beleza cara? Tava lendo o tópico aqui, realmente cada um tem a sua maneira de pensar. Os motores são sim projetados para atenderem à dinâmica do carro, mas é bem verdade também que ao se turbinar (por exemplo), é necessário utilizar freios com maior capacidade (Fluido DOT 4 ou 5, pinças com mais pistões, discos frisados ou slotados, mangueiras de aeroquip...) e uma suspensão que mantenha o carro mais estável. Motores são feitos partindo-se do pressuposto que devem atender aos mais variados tipos de pessoas dirigindo, bem como às mais variadas situações. Isso significa sim que o motor é eficiente, mas dentre uma margem que inclui prioritariamente o baixo nível de consumo. Por isso que canhões com 300, 500 cavalos são feitos com bielas, parafusos de ppistão, anéis de segmento e outros tantos componentes forjados ou de ligas especiais. Falar que motores turbinados não prestam é relativo. O problema é que ninguém quer gastar a grana necessária para se ter qualidade na montagem e acerto. Existem "mexânicos" que só sabem montar e desmontar peças? Sim, claro que existem, mas generalizar já são outros 500. É a mesma coisa dos Fiat Marea - como já citado. Todo mundo fala que o carro não presta, mas ninguém quer pagar aqueles 300 reais de mão de obra pra trocar uma correia dentada, niguém quer pagar o preço pra verificar se a ventoinha do radiador de óleo da transmissão automática está montado invertido ou não (pra evitar que o câmbio literalmente cozinhe) e por aí vai. Muita gente prefere sim financiar um pouco mais e pegar um Jetta ou carro do tipo. Mas uma coisa eu te digo, não tem preço nesse mundo que pague andar de popular destracionando, querendo sair de frente e com aquela marcha-lenta embaralhando. Digo por experiência própria. Abraços - Gabriel Tavares Mecânico e estudante de Eng. Mecânica
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