rossisolrac

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Histórico de Reputação

  1. offline curtiu https://forum.g5g6.club/topic/8710-%C3%A1gua-do-radiador-borbulhando-no-reservat%C3%B3rio-%C3%A9-comum/?page=2#comment-205520 de uma resposta no tópico em Água do radiador borbulhando no reservatório: é comum?   
    Cara, o certo é fazer teste de compressão e vazão nos cilindros e não ficar achando que é isso ou aquilo. Existe ferramenta adequada para todo tipo de diagnóstico, a termostática tem que estar no lugar sim e funcionando, senão os engenheiros não teriam colocado no projeto, nego quer saber mais que o cara que estudou anos pra desenvolver um projeto? Se com 2 bar de pressão no sistema não vazou e o ponteiro não desceu não faz sentido alegar que a água está indo pro cilindro. Fez o teste da tampa desse reservatório? Para o sistema borbulhar existem 2 opções: 1- tem ar no sistema ou a tampa tá deixando vazar pressão, daí a água ferve; 2- tá com queima da junta do cabeçote e os pistões estão jogando compressão pro sistema, mas isso se diagnostica com teste de compressão e vazão de cilindro e não com achismo.
  2. LFelipe curtiu https://forum.g5g6.club/topic/12694-voyage-g6-n%C3%A3o-da-partida-as-vezes/#comment-212545 de uma resposta no tópico em Voyage G6 não da partida as vezes!   
    Cara, quando ocorrer o problema pede pra ele passar o scanner no modo de leitura de sensores, tive um Fox 2010 que eu já sabia quando não ia ligar no dia seguinte, pois ele apagava do nada, era o sensor de temperatura que marcava -40ºC e afogava o motor, ele não acusava erro na ECU, pois pra mesma estava tudo ok, afinal, temperatura baixa não é parâmetro incorreto. O chicote dele fica no cavalete d'água abaixo da bobina, pra frente do carro.
  3. andreivc7 curtiu https://forum.g5g6.club/topic/12705-gol-n%C3%A3o-dava-partida-com-arranque-ok/#comment-212544 de uma resposta no tópico em Gol não dava partida com arranque ok   
    Foi o defeito que eu tive num Fox 2010, ninguém conseguia descobrir o defeito, daí comprei o vcds, instalei no notebook e quando o carro apresentou o defeito consegui ver no modo de leitura que ele marcava -40ºC aqui no nordeste hahahahhah. Troquei o sensor, defeito resolvido, isso depois de gastar uns 2mil com mecânico. Cuidado pois pode dar calço hidráulico já que encharcou os pistões. Outra dica é puxar a vareta e abrir a tampa de abastecimento de óleo para o carro puxar mais ar.
  4. cpicolo curtiu https://forum.g5g6.club/topic/5499-revis%C3%A3o-por-conta-propria-dicas-e-duvidas/?page=14#comment-211991 de uma resposta no tópico em Revisão por conta propria. Dicas e duvidas   
    Sim, troca em casa, basta levantar o lado direito, remover a roda dianteira e a proteção do pára-lama. Com uma allen 6 remover a polia de acessórios. Chave 13, remover a capa da correia, esqueci o número da chave (acho que é 16 ou 17) remove o coxim do motor, com a allen remove o reservatório da DH do local para facilitar, chave 19 pra girar o motor pelo virabrequim. Apoiar o motor pelo cárter com um macaco ou um pedaço de madeira (aqui usei o macaco do Ka, pois ele dá um apoio melhor que o da VW).
     
    Quanto às peças, correias a VW usa contitech, nas demais vem escrito na peça, os amortecedores do G5 são cofap, rolamentos skf... No G6 não sei se na traseira é rolamento cônico ou de esferas com cubo, se for, é melhor comprar completo já que precisa de prensa pra tirar e colocar o novo no cubo. Se for cônico dá pra fazer em casa de boa. Fluido de arrefecimento tiro o retorno do reservatório e baixo a água escorre enquanto vou enchendo o reservatório, depois fecho o sistema ligo o motor até disparar o ventilador, espero esfriar e repito o processo até a água não corar mais, mas pode fazer um esquema com algumas torneiras esféricas (vídeo canal diego velocímetros ou maclei tozatto).
  5. Rodrigolm curtiu https://forum.g5g6.club/topic/12292-carro-liga-e-morre-e-depois-n%C3%A3o-liga-mais-dica/#comment-209591 de uma resposta no tópico em carro liga e morre e depois não liga mais - dica.   
    Olá pessoal. passei três dias apanhando prum celta que parou de funcionar no meio do mato no domingo de carnaval. Testei tudo no carro, troquei combustível, bateria e nada. Ele ligava quando resetava a central mas em menos de três segundos morria e não ligava mais.
    Com multímetro e caneta de polaridade percebi que mandava 12v pra bomba normal, mas ao virar o arranque ele cortava a bomba e os injetores. Parecia sensor de rotação...
    Já tinha pedido pra dona do carro ?(namorada do meu irmão) trazer a chave reserva aqui em casa (reboquei pra cá porque na casa dela é inviável deixar o carro na rua e a garagem é de rampa) pois já tinha testado tudo e absolutamente nada anormal foi encontrado. Testei o sensor de rotação no carro mesmo, pois o chicote vai atrás da capa da correia dentada e o único porém era a falta do terra no chicote.
    Hoje ela pôde trazer a chave reserva e eis que o bendito pegou sem problemas. Ao tentar novamente com a primeira chave nada. Resultado: o carro não reconhecia a chave que vem com transponder. Todos os carros modernos tem esse sistema. Então quando tiver problemas desse tipo tente a outra chave e evite gastos desnecessários.
    Desculpem o livro pra dar uma simples dica.
  6. andreivc7 curtiu https://forum.g5g6.club/topic/12167-gol-g5-10-vht-morre-acima-dos-2mil-rpms/#comment-208866 de uma resposta no tópico em Gol G5 1.0 VHT Morre acima dos 2mil rpms   
    Essa gasolina é de qualidade? Por isso não deixo abastecer depois do disparo da bomba, mas tem gente que insiste em querer saber mais que o engenheiro que projetou o sistema, sempre fico ao lado do frentista vigiando.
     
    Broncas à parte, pode ser que a válvula EGR (também chamada de válvula do cânister, ou recirculação de gases do tanque) tenha sido danificada e ou está aberta (afogando o carro) ou fechada, se estiver fechada o tanque não respira, quando aumenta o giro aumenta o vácuo no tanque e a bomba não consegue puxar gasolina, afogando o carro. Mas isso é apenas teoria, experimente tirar essa mangueira do suspiro (pode tirar direto na EGR no cofre do motor, lado direito, acho que tem imagem aqui) e teste a aceleração com o carro parado.
     
    http://www.jvn-auto.com.br/images/produtos/g/1B423306-E0B2-4B12-8216-8710924A5640.JPG
     
    Mês passado a moto dum amigo tava assim, mas joguei gasolina do meu carro direto no carburador e resolveu, ou seja, era gasolina altamente batizada.
  7. Denis Melo curtiu https://forum.g5g6.club/topic/8710-%C3%A1gua-do-radiador-borbulhando-no-reservat%C3%B3rio-%C3%A9-comum/#comment-173362 de uma resposta no tópico em Água do radiador borbulhando no reservatório: é comum?   
    Se foi um conhecido, menos mal, mas peça em CC é um roubo, 50 reais UMA calota (isso mesmo, não são as 4) aqui. Uma bateria, 600 reais, compra por menos de 300 uma de 60A em qualquer outra loja e por aí vai.
  8. HildegardoPS curtiu https://forum.g5g6.club/topic/11746-motor-batendo-42-mil-km-borra-no-motor/#comment-205291 de uma resposta no tópico em Motor batendo? 42 mil KM - Borra no motor   
    O problema é que a KM real em carros VW só dá pra ver no scanner da concessionária. Para verificar se tem borra além dessa tampa é tirar esse defletorzinho, basta pressionar essa lingueta (parte mais fina) que ele sai e dá pra ver a parte do comando, tuchos... Realmente nem tinha reparado que pela KM esse motor aparenta ter muita carbonização, ou o dono nunca trocou óleo ou infelizmente esse carro foi adulterado.
  9. Rodrigolm curtiu https://forum.g5g6.club/topic/11746-motor-batendo-42-mil-km-borra-no-motor/#comment-205279 de uma resposta no tópico em Motor batendo? 42 mil KM - Borra no motor   
    Caraa, o certo seria fazer os testes com a ferramenta adequada, daí poderia afirmar se está batendo tuchos ou pino (o que não é a mesma coisa, ou é e confundi os termos). Testar compressão, vazão dos cilindros. Pode ser apenas tuchos. Realmente pela imagem tem bastante borra e isso pode entupir as galerias de óleo dificultando a lubrificação. Como sou mechilão, desmontaria para descarbonizar o cárter, daí já dá pra dar uma avaliada em possíveis folgas na parte de baixo, tiraria o cabeçote e descarbonizava a parte de cima e tal.
  10. jailsomcg curtiu https://forum.g5g6.club/topic/11699-combustivel-x-aquecimento-motor/#comment-204972 de uma resposta no tópico em Combustivel X Aquecimento Motor   
    Desculpe, falei errado em relação ao poder calorífico, a gasolina tem maior poder, mas as linhas abaixo explicam sua dúvida;
     
    Está tudo relacionado à taxa de compressão do motor, ela é um meio-termo entre etanol e gasolina, mas está mais pro etanol. Ele suporta mais compressão, de acordo com a lei dos gases (e nem aprendi isso direito no ensino médio há alguns séculos atrás), quanto mais se comprime um gás, mais ele aquece.
     
    Calor de vaporização"O álcool tem um calor de vaporização de 0,744 MJ/l, enquanto a gasolina tem 0,325MJ/l. Isto quer dizer que o álcool necessita de mais do que o dobro de energia para se vaporizar."
     
    Resumindo, o motor precisa aquecer mais rápido para uso com álcool, pois este rouba calor para poder vaporizar e este não entra em combustão abaixo de 13ºC.
     
    http://turbobr.pbworks.com/w/page/22531746/Diferen%C3%A7as%20entre%20%C3%81lcool%20e%20Gasolina
     
    http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/quimica-do-automovel-1-combustao-da-gasolina-e-do-alcool.htm
  11. Rodrigolm curtiu https://forum.g5g6.club/topic/11735-quinta-revis%C3%A3o-do-gol-g6/#comment-205181 de uma resposta no tópico em Quinta revisão do Gol G6   
    Tem que saber o motivo de mexer desse jeito na suspensão. Quando meu irmão trocou suspensão do gol gastou 1000 reais fora da CC usando COFAP que é o original.
  12. jailsomcg curtiu https://forum.g5g6.club/topic/11699-combustivel-x-aquecimento-motor/#comment-204962 de uma resposta no tópico em Combustivel X Aquecimento Motor   
    Sim, o etanol tem poder calorífico maior (por isso mais potência), como joga mais na câmara em relação à gasolbatizalina, ele tende a aquecer mais rapidamente. Na fase fria independente de ser etanoágua ou gasolixo o motor gira mais rápido na marcha lenta e consome mais combustível justamente para que o mesmo chegue o mais breve possível à temperatura ideal de trabalho. Por isso se recomenda evitar trajetos curtos demais com o carro, para que evite inclusive a formação de borra.
  13. Ulisses Cheohen curtiu https://forum.g5g6.club/topic/11680-motor-16-16v-ea211-baixa-%C3%B3leo/#comment-204790 de uma resposta no tópico em Motor 1.6 16v EA211 baixa óleo   
    Essa foi o cúmulo, dizer que o motor guarda óleo em cima. Isso não existe, do contrário o mesmo desceria pelos retentores de válvulas (quando já tivesse desgaste) ou pela cabeça das mesmas, pois ficaria ali empoçado no cabeçote. Qual a utilidade do óleo ficar ali em cima? O óleo no cabeçote chega com a pressão que vem da bomba, lubrifica e desde de novo pro cárter para repetir o ciclo, não tem motivo pra ficar parado lá em cima. Qual seria a utilidade da marcação na vareta se não iria marcar o correto?
  14. rossisolrac curtiu https://forum.g5g6.club/topic/11680-motor-16-16v-ea211-baixa-%C3%B3leo/#comment-204795 de uma resposta no tópico em Motor 1.6 16v EA211 baixa óleo   
    O motor vai guardando, guardando e a gente trocando o óleo e trocando de repente ele explode de tanto óleo..... kkkkkkkkkkk
  15. Ulisses Cheohen curtiu https://forum.g5g6.club/topic/11680-motor-16-16v-ea211-baixa-%C3%B3leo/#comment-204790 de uma resposta no tópico em Motor 1.6 16v EA211 baixa óleo   
    Essa foi o cúmulo, dizer que o motor guarda óleo em cima. Isso não existe, do contrário o mesmo desceria pelos retentores de válvulas (quando já tivesse desgaste) ou pela cabeça das mesmas, pois ficaria ali empoçado no cabeçote. Qual a utilidade do óleo ficar ali em cima? O óleo no cabeçote chega com a pressão que vem da bomba, lubrifica e desde de novo pro cárter para repetir o ciclo, não tem motivo pra ficar parado lá em cima. Qual seria a utilidade da marcação na vareta se não iria marcar o correto?
  16. Ulisses Cheohen curtiu https://forum.g5g6.club/topic/11680-motor-16-16v-ea211-baixa-%C3%B3leo/#comment-204790 de uma resposta no tópico em Motor 1.6 16v EA211 baixa óleo   
    Essa foi o cúmulo, dizer que o motor guarda óleo em cima. Isso não existe, do contrário o mesmo desceria pelos retentores de válvulas (quando já tivesse desgaste) ou pela cabeça das mesmas, pois ficaria ali empoçado no cabeçote. Qual a utilidade do óleo ficar ali em cima? O óleo no cabeçote chega com a pressão que vem da bomba, lubrifica e desde de novo pro cárter para repetir o ciclo, não tem motivo pra ficar parado lá em cima. Qual seria a utilidade da marcação na vareta se não iria marcar o correto?
  17. Ulisses Cheohen curtiu https://forum.g5g6.club/topic/11680-motor-16-16v-ea211-baixa-%C3%B3leo/#comment-204790 de uma resposta no tópico em Motor 1.6 16v EA211 baixa óleo   
    Essa foi o cúmulo, dizer que o motor guarda óleo em cima. Isso não existe, do contrário o mesmo desceria pelos retentores de válvulas (quando já tivesse desgaste) ou pela cabeça das mesmas, pois ficaria ali empoçado no cabeçote. Qual a utilidade do óleo ficar ali em cima? O óleo no cabeçote chega com a pressão que vem da bomba, lubrifica e desde de novo pro cárter para repetir o ciclo, não tem motivo pra ficar parado lá em cima. Qual seria a utilidade da marcação na vareta se não iria marcar o correto?
  18. biguia curtiu https://forum.g5g6.club/topic/11641-d%C3%BAvidas-sobre-este-motor/#comment-204330 de uma resposta no tópico em Dúvidas sobre este motor!   
    Polo é muito mais carro.
     
    Experiência de quem já teve 3 carros com o EA111 1.nada, o que rodou menos chegou aos 40 mil (G4 2007), os dois demais um vendi com 76k (fox 2010) e outro continua aqui em casa com 79.600km (G5 2009). Nenhum sintoma de defeito no motor, já o fox teve problemas elétricos. O 1.6 nenhum defeito também.
     
    Verifique tudo, desgaste de pedais, alavancas, bancos, volante, se há arranhões no painel que podem indicar desmontagem para adulteração (não necessariamente, o voyage daqui precisou desmontar pra trocar o evaporador do ar). Abra o capô e porta malas, procure adesivos da VW que indicam que nunca foi colidido.
     
    Se não tiver elevador perto, abaixe-se, use espelho ou se vire e olhe embaixo do carro, verifique molas, amortecedores (vazamentos) e batentes (se estão íntegros). Verifique o desgaste dos pneus se é uniforme, caso seja pra um dos lados pode indicar problemas de geometria e não apenas desalinhamento.
     
    Ainda no cofre do motor, procure por vazamentos, abra a tampa de abastecimento do óleo e retire a chapinha defletora, só apertar com o dedo que ela destrava, dá pra olhar os balancis e se tem carbonização no cabeçote. Olhe também a vareta se tem oxidação, verifique visualmente o estado da bobina quanto a trincas.
  19. biguia curtiu https://forum.g5g6.club/topic/11641-d%C3%BAvidas-sobre-este-motor/#comment-204330 de uma resposta no tópico em Dúvidas sobre este motor!   
    Polo é muito mais carro.
     
    Experiência de quem já teve 3 carros com o EA111 1.nada, o que rodou menos chegou aos 40 mil (G4 2007), os dois demais um vendi com 76k (fox 2010) e outro continua aqui em casa com 79.600km (G5 2009). Nenhum sintoma de defeito no motor, já o fox teve problemas elétricos. O 1.6 nenhum defeito também.
     
    Verifique tudo, desgaste de pedais, alavancas, bancos, volante, se há arranhões no painel que podem indicar desmontagem para adulteração (não necessariamente, o voyage daqui precisou desmontar pra trocar o evaporador do ar). Abra o capô e porta malas, procure adesivos da VW que indicam que nunca foi colidido.
     
    Se não tiver elevador perto, abaixe-se, use espelho ou se vire e olhe embaixo do carro, verifique molas, amortecedores (vazamentos) e batentes (se estão íntegros). Verifique o desgaste dos pneus se é uniforme, caso seja pra um dos lados pode indicar problemas de geometria e não apenas desalinhamento.
     
    Ainda no cofre do motor, procure por vazamentos, abra a tampa de abastecimento do óleo e retire a chapinha defletora, só apertar com o dedo que ela destrava, dá pra olhar os balancis e se tem carbonização no cabeçote. Olhe também a vareta se tem oxidação, verifique visualmente o estado da bobina quanto a trincas.
  20. AndréGames curtiu https://forum.g5g6.club/topic/11607-mudar-para-moldura-2-din-para-instalar-dvd-g5/#comment-203963 de uma resposta no tópico em Mudar para Moldura 2 din para instalar DVD G5   
    Alguém por aqui já fez isso. Eu particularmente acho que deixar original é melhor, mas talvez eu colocaria a moldura 2 din se gostasse de DVD ahahahaha
  21. Rodrigolm curtiu https://forum.g5g6.club/topic/11523-gol-10-g5-bateu-motor-46mil-km/?page=3#comment-203538 de uma resposta no tópico em Gol 1.0 g5 bateu motor 46mil km   
    Tecnologia santanatech aposentada? Duvido, talvez nos próximos 5 anos ou mais.
  22. Pabloso curtiu https://forum.g5g6.club/topic/11410-carro-apagando/#comment-201962 de uma resposta no tópico em Carro apagando   
    No caso do sensor de temperatura não acusa falhas, tem que usar no modo contínuo enquanto roda com o carro pra ver as variações na temperatura, o meu marcava -40ºC na partida isso aqui em SLZ que nunca nem chega a 20º, imagina a -40º.
  23. Pabloso curtiu https://forum.g5g6.club/topic/11410-carro-apagando/#comment-201803 de uma resposta no tópico em Carro apagando   
    Testar velas, cabos, bobina, interruptor dos pedais de freio e embreagem, TBI suja (o que ocasiona falta de ar na admissão, enriquecendo a mistura) e o sensor de temperatura da água, tive o problema de motor apagando e ele era o responsável.
  24. kaallrose curtiu https://forum.g5g6.club/topic/9577-canais-de-mec%C3%A2nicos-no-youtube/#comment-183102 de uma resposta no tópico em Canais de mecânicos no Youtube   
    Atualizando minha lista:
     
    http://www.youtube.com/user/MelsiMaran/videos
    Aulas sobre motores VW, instrutor Melsi Maran
     
    http://www.youtube.com/user/OMecaniconline/videos
    Aula sobre os mais variados motores, da revista O Mecânico
     
    http://www.youtube.com/user/TiagoSantanaDantas/videos
    compilação com vídeos de mecânica
     
    http://www.youtube.com/show/saturdaymechanic/videos
    Canal Gringo sobre mecânica, vai do simples ao complicado
     
    https://www.youtube.com/user/natoturtles/videos
    Canal do Biela Quente, mostra alguns procedimentos e outras coisas teóricas
     
    http://www.youtube.com/user/motortecfire/videos
    Canal motortec, tem até montagem do EA-111, muito legal os vídeos.
     
    https://www.youtube.com/user/OREIDOSCARROS
    Canal do rei dos carros, muita coisa legal, inclusive um vídeo sobre bomba com defeito intermitente
  25. kaallrose curtiu https://forum.g5g6.club/topic/9577-canais-de-mec%C3%A2nicos-no-youtube/#comment-183050 de uma resposta no tópico em Canais de mecânicos no Youtube   
    Canal Dr Carro: http://www.youtube.com/user/DOUTORCARRO
     
    Canal Dr Macete: http://www.youtube.com/user/drmacete
     
    Canal Marcelo Tonella: http://www.youtube.com/user/marcelotonella
     
    Canal Thiago Rocha: http://www.youtube.com/user/thiagoqualquercoisa
    Canal Gringo, Eric The Car Guy: http://www.youtube.com/user/EricTheCarGuy
     
    Depois atualizo, estou no trabalho e não acesso daqui hahahaha tá salvo no notebook em casa.