marcio H

VELAS - Iridium, Platina, Comuns - Discuta Aqui

607 posts neste tópico

Troquei as do meu gol rallye com 47 mil , o consumo tava aumentando, vamos ver agora.

Nao apresentava falhas mas o carro tava fraco no ar, agr melhorou.

Eram da bosch e peguei as normais da Ngk

O custo beneficio da iridium acho que nao vale a pena pq parece q nao tem ganho e sao mt mais caras q as normais.

Perfeito! Iridium não vale o investimento. É só pra se gabar q tem...

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perfeito! Iridium não vale o investimento. É só pra se gabar q tem...

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

 

Também acho que não vale, troco velas entre 25 e 30 mil km, talvez seja até um exagero), mas mesmo assim o custo de 4 jogos seria o mesmo que de 1 jogo de iridium rodando até seu limite 100 mil km. Isso sê a vela de iridium realmente durar 100 mil km.

biguia curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou usando velas Iridium num Voyage 2009 1.0 aqui faz mais de 1 ano. Já rodou facilmente uns 20milKm desde lá, consumo e potência se mantém inalterados.

A vela que coloquei foram as BKR7E-IX com gap do eletrodo de 0.8mm.

Muito se engana quem fala que não vale a pena ter uma vela assim, explico o porque:

Aos 50 mil Km o sistema de ignição desse carro deu perda total..
A bobina estava detonada (contei 19 TRINCAS na carcaça plástica da mesma).
Cabos de vela já tinham sido trocados mas já estavam ruins.
Velas tbm já tinham sido trocadas, mas tbm estavam zoadas.

Fiquei pensando comigo....
"Como pode???
Velas NGK são as melhores velas... Bobina Bosch é a que dizem ser a melhor de todas... Cabos de vela NGK são indiscutivelmente bons também. Como... COMO que tudo isso conseguiu dar defeito?!"

Foi quando me voltei pras velas...
O gap original era 0.9, mas elas já estavam com 1.2mm de abertura, por conta do desgaste...

Acredito que o defeito crônico que o sistema de ignição do EA111 sofre ocorre por causa das velas. Que com pouca Km fica com o eletrodo muito aberto, o que acaba forçando tanto a bobina quanto os cabos de vela!

Como a vela Iridium é uma vela que facilita o salto de centelha, além de outras artimanhas para melhorar a queima, mesmo diminuindo de gap, dos 0.9mm originais, pros 0.8mm das Iridium, o carro se mantém econômico e sem perder potência.

Porém o que pouca gente percebe é que esse gap menor vai facilitar a vida da bobina e cabos de vela.
E como as iridium tem durabilidade insana, esse gap de 0.8 se manterá por muuuuuuuuitos Km.
Isso fará com que, durante toda a vida útil das Iridium (> 100mil Km), a bobina e cabos de vela sejam preservados!


Aqui em casa, como eu disse, o sistema de ignição inteiro deu PT.
Então comprei:
-Cabos de vela NGK St-v25
-Velas Iridium BKR7E-IX
-Bobina Bosch F000zs0210

Comprei também um torquímetro e um jogo de chaves de vela.
Troquei todo o sistema em casa mesmo.
As novas velas foram todas torqueadas com exatos 2.5Kgfm, pra não correr risco de danificar cabeçote ou de ficarem presas. Os cabos de vela foram colocados na ordem certinha.
E desde então o carro tem funcionado como um reloginho suíço! :Good:
 

Blackligth curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou usando velas Iridium num Voyage 2009 1.0 aqui faz mais de 1 ano. Já rodou facilmente uns 20milKm desde lá, consumo e potência se mantém inalterados.

A vela que coloquei foram as BKR7E-IX com gap do eletrodo de 0.8mm.

Muito se engana quem fala que não vale a pena ter uma vela assim, explico o porque:

Aos 50 mil Km o sistema de ignição desse carro deu perda total..

A bobina estava detonada (contei 19 TRINCAS na carcaça plástica da mesma).

Cabos de vela já tinham sido trocados mas já estavam ruins.

Velas tbm já tinham sido trocadas, mas tbm estavam zoadas.

Fiquei pensando comigo....

"Como pode???

Velas NGK são as melhores velas... Bobina Bosch é a que dizem ser a melhor de todas... Cabos de vela NGK são indiscutivelmente bons também. Como... COMO que tudo isso conseguiu dar defeito?!"

Foi quando me voltei pras velas...

O gap original era 0.9, mas elas já estavam com 1.2mm de abertura, por conta do desgaste...

Acredito que o defeito crônico que o sistema de ignição do EA111 sofre ocorre por causa das velas. Que com pouca Km fica com o eletrodo muito aberto, o que acaba forçando tanto a bobina quanto os cabos de vela!

Como a vela Iridium é uma vela que facilita o salto de centelha, além de outras artimanhas para melhorar a queima, mesmo diminuindo de gap, dos 0.9mm originais, pros 0.8mm das Iridium, o carro se mantém econômico e sem perder potência.

Porém o que pouca gente percebe é que esse gap menor vai facilitar a vida da bobina e cabos de vela.

E como as iridium tem durabilidade insana, esse gap de 0.8 se manterá por muuuuuuuuitos Km.

Isso fará com que, durante toda a vida útil das Iridium (> 100mil Km), a bobina e cabos de vela sejam preservados!

Aqui em casa, como eu disse, o sistema de ignição inteiro deu PT.

Então comprei:

-Cabos de vela NGK St-v25

-Velas Iridium BKR7E-IX

-Bobina Bosch F000zs0210

Comprei também um torquímetro e um jogo de chaves de vela.

Troquei todo o sistema em casa mesmo.

As novas velas foram todas torqueadas com exatos 2.5Kgfm, pra não correr risco de danificar cabeçote ou de ficarem presas. Os cabos de vela foram colocados na ordem certinha.

E desde então o carro tem funcionado como um reloginho suíço! :Good:

Com exceção da durabilidade, não há outra vantagem em usar velas iridium. Uso no meu carro há 1 ano e 4 meses as BKR7EI-X e não percebi as vantagens divulgadas pelo uso do produto.

Sobre o sistema de ignição original, a bobina é Eldor( made in turquia) e cabos e velas devem ser bosch. Meu conjunto troquei com 57000 km. A bobina 2x. 1ª Mte Thomson(só durou) 90 dias e 2ª bosch( dez/13...)

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A bobina original do meu era Bosch. Aliás, pode pesquisar na internet, a maioria vai falar que bobina Bosch é melhor. (igual falam que vela NGK é melhor)
Não diferente, falam que cabos de vela NGK são melhores tbm.

Não quer dizer que as outras marcas sejam ruins, de forma alguma, apenas quer dizer que a maioria teve melhores experiências com essas marcas.

Quero só ver o sistema de ignição do Voyage abrir o bico agora que está usando tudo do bom e do melhor, e agora que a bobina não precisa mais fazer força pra gerar centelha na vela. hahah

No meu Fire, que usa velas com abertura 0.8mm, as bobinas já completaram 15 ANOS e estão perfeitas até hoje, com 130mil Km rodados.
Os cabos de vela, NGK, só foram trocados 3 vezes, sendo que as duas primeiras vezes foi preventivamente, e só na última foi corretivamente.
Há cerca de 1 ano, também fiz upgrade de velas para as BKR6E-IX nele, e ao contrário do motor da Volks, o Fire sim se beneficia enormemente delas.
Partida instantânea, mesmo em dias frios, sobe giro mais fácil, bebe menos. Eu gostei muito!

Voltando ao Voyage:
Não existe uma razão lógica (fora as velas) pro sistema de ignição dos EA111 durar tão pouco, sendo que na esmagadora maioria dos carros é normal a vida útil do sistema passar dos 10 anos (exceto cabos de vela, cuja borracha se deteriora em 5 anos).
Se vc me falar que é porque a bobina fica muito próxima do motor eu já descarto isso, porque no Fire a bobina fica praticamente parafusada direto no cabeçote.
Pode entrar num clube Fiat qualquer, Palio/Uno/etc, e pode procurar, você vai passar o dia inteiro tentando achar alguém com problemas nas bobinas do motor Fire.

Também tenho conta em clubes Renault e Honda, e nem de perto se vê tanto problema quanto nesse sistema dos EA111...

Editado por Acrof

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A bobina original do meu era Bosch. Aliás, pode pesquisar na internet, a maioria vai falar que bobina Bosch é melhor. (igual falam que vela NGK é melhor)

Não diferente, falam que cabos de vela NGK são melhores tbm.

Não quer dizer que as outras marcas sejam ruins, de forma alguma, apenas quer dizer que a maioria teve melhores experiências com essas marcas.

Quero só ver o sistema de ignição do Voyage abrir o bico agora que está usando tudo do bom e do melhor, e agora que a bobina não precisa mais fazer força pra gerar centelha na vela. hahah

No meu Fire, que usa velas com abertura 0.8mm, as bobinas já completaram 15 ANOS e estão perfeitas até hoje, com 130mil Km rodados.

Os cabos de vela, NGK, só foram trocados 3 vezes, sendo que as duas primeiras vezes foi preventivamente, e só na última foi corretivamente.

Há cerca de 1 ano, também fiz upgrade de velas para as BKR6E-IX nele, e ao contrário do motor da Volks, o Fire sim se beneficia enormemente delas.

Partida instantânea, mesmo em dias frios, sobe giro mais fácil, bebe menos. Eu gostei muito!

Voltando ao Voyage:

Não existe uma razão lógica (fora as velas) pro sistema de ignição dos EA111 durar tão pouco, sendo que na esmagadora maioria dos carros é normal a vida útil do sistema passar dos 10 anos (exceto cabos de vela, cuja borracha se deteriora em 5 anos).

Se vc me falar que é porque a bobina fica muito próxima do motor eu já descarto isso, porque no Fire a bobina fica praticamente parafusada direto no cabeçote.

Pode entrar num clube Fiat qualquer, Palio/Uno/etc, e pode procurar, você vai passar o dia inteiro tentando achar alguém com problemas nas bobinas do motor Fire.

Também tenho conta em clubes Renault e Honda, e nem de perto se vê tanto problema quanto nesse sistema dos EA111...

 

Cabo de vela não sê desgasta pela borracha é o seu filamento interno que deteriora.

 

Sobre o motor do meu GOL 1.0, ele nunca deu defeito na bobina, fiz a primeira troca de velas aos 25 mil e o segundo jogo aos 45 mil, os cabos de vela foram trocados aos 50 mil.

 

Não sei sê conhece a historia das trincas na capa plastica da bobina do EA111, que seria fuga de centelha. No caso do meu Gol ele tem mais de 10 pequenas trincas na capa plastica, fico imaginado a POTENCIA INACREDITÁVEL dessa bobina pra gerar mais de 10 pontos de fuga de corrente sem descarregar.

 

Há muita lenda sobre sobre a bobina do Gol.

 

OBS: Só para constar a bobina original do meu carro é Bosch

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, é a borracha dos cabos sim.

Se o filamento interno dela se desgastar ou mesmo se romper, não vai acontecer fuga de corrente. O motor vai falhar cilindro e tal, mas enquanto a borracha estiver boa, não haverá fuga.

O que acontece é que com os inúmeros ciclos de aquecimento e resfriamento, ocorrem micro trincas na borracha de isolamento, quando isso acontece, a energia (que está procurando o caminho mais rápido pra passar) vai tentar passar pela trinca e vai aos poucos arrombando ela e deixando-a maior.

Acredito que o mesmo ocorra com a bobina, onde o plástico é muito mais suscetível a criar essas trincas por dilatação e resfriamento do que a borracha.

De toda forma, a fuga de corrente acontece com mais facilidade quando o sistema de ignição está sob estresse.
Ou seja, quando as velas estão com uma abertura maior do que o sistema foi projetado pra suportar.

Se a centelha pular com facilidade no eletrodo da vela, ela não vai fazer tanta força pra procurar outro caminho (carcaça da bobina, e cabos, no caso)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, é a borracha dos cabos sim.

Se o filamento interno dela se desgastar ou mesmo se romper, não vai acontecer fuga de corrente. O motor vai falhar cilindro e tal, mas enquanto a borracha estiver boa, não haverá fuga.

O que acontece é que com os inúmeros ciclos de aquecimento e resfriamento, ocorrem micro trincas na borracha de isolamento, quando isso acontece, a energia (que está procurando o caminho mais rápido pra passar) vai tentar passar pela trinca e vai aos poucos arrombando ela e deixando-a maior.

Acredito que o mesmo ocorra com a bobina, onde o plástico é muito mais suscetível a criar essas trincas por dilatação e resfriamento do que a borracha.

De toda forma, a fuga de corrente acontece com mais facilidade quando o sistema de ignição está sob estresse.

Ou seja, quando as velas estão com uma abertura maior do que o sistema foi projetado pra suportar.

Se a centelha pular com facilidade no eletrodo da vela, ela não vai fazer tanta força pra procurar outro caminho (carcaça da bobina, e cabos, no caso)

Cabos de vela são testados por (resistência ôhmica) pois o filamento interno em condições normais sê degrada bem antes da borracha. Um cabo de vela aos 50 mil km não esta rigido ou ressecado mas certamente tem grande desgaste do filamento interno.

Para um cabo de vela chegar a apresentar rigidez e ressecamento ele foi usado muito além de sua vida útil.

Sobre a bobina ela ilustra muito bem o achismo na reparaçao automotiva, são 3 modelos de bobina diferentas na linha 1.0 e todos com a mesma falha, trinca na carcaça?

O modelo adotado em 2010 no EA 111 1.0 custa mais de 1 mil reais nas css VW e já equipou Audis e VW como Jetta, Borra e Golf e no Gol ela da o mesmo problema da anterior? Não creio.

Só lembrando que o isolamento da bobina não é feito por uma carcaça plástica e sim por uma resima que cobre todos os comonentes da bobina (No site da bosch tem o esquema da construção interna da bobina).

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloquei cabo STV25 numa bobina que tinha que usar STV42. Me venderam errado. Tem algum problema? Encaixou perfeitamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloquei cabo STV25 numa bobina que tinha que usar STV42. Me venderam errado. Tem algum problema? Encaixou perfeitamente.

 

Acho que o stv25 é mais curto e o stv 42 mais longo ou vice e versa . Se o carro esstiver funcionando redondo acho que não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual a km para a primeira troca de velas. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos, para tirar as velas qual marca de chave de vela é boa? elas são universais servem em qualquer carro? 

agradeco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos, para tirar as velas qual marca de chave de vela é boa? elas são universais servem em qualquer carro?

agradeco

Marcas boas são gedore, robust, SATA, Raven, Tramontina pro, King Tony entre outras. Já a chave, deve ser de 16 ou 21mm se não me engano.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcas boas são gedore, robust, SATA, Raven, Tramontina pro, King Tony entre outras. Já a chave, deve ser de 16 ou 21mm se não me engano.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

 

 

A chave de vela pra os Gol g5 e demais VAG é a de 16mm, bem como a maioria dos carros.

 

Só a GM e algumas outras marcas usam velas de rosca de 19 mm

biguia curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites


Não vale a pena não. Bota umas ngk normais mesmo e invista a diferença num bom óleo ou Militec. Eu tenho essas iridium há 2 anos e não senti diferença no funcionamento do carro.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, alguém com muito tempo com as velas bkur7etb10 teve algum problema? estou meio receoso de usar essas velas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom dia, alguém com muito tempo com as velas bkur7etb10 teve algum problema? estou meio receoso de usar essas velas!

O@adenilson707 usa há um bom tempo. Ele não tem do que reclamar.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

adenilson707 curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas a folga de 1,0mm n e ruim n? Pq as velas originais tem 0,9. Vi páginas atrás q nosso motor suporta até 1,2mm seria isso msm?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas a folga de 1,0mm n e ruim n? Pq as velas originais tem 0,9. Vi páginas atrás q nosso motor suporta até 1,2mm seria isso msm?



Cara, não sei te dizer. As ngk de iridium que eu uso, tem Gap de 0.9, mas tem dessas velas com Gap até 1.1, no eBay e Aliexpress.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 18/01/2017 at 22:57, ericlazza disse:

Mas a folga de 1,0mm n e ruim n? Pq as velas originais tem 0,9. Vi páginas atrás q nosso motor suporta até 1,2mm seria isso msm?

Tô usando desde sabe-se lá quando, a BKUR7ETB-10(só serve a NGK), do Gol 1.0 16V e até hj, problemas zero. A equivalente da Bosch(SP-39) tem apenas um eletrodo e gap menor, de 0,8mm

 

É uma bela opção caso não ache aoriginal(SP-30/33 Bosch ou BKR7ESB-9/D). 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi muita gente falando que colocou vela de iridium e platina e nao notou diferença no consumo

 

Alguém notou? Meu gol g5 2011/2012 ta fazendo 8 km/l na cidade com gasolina sem ac

 

Queria dar uma melhorada no consumo dele pra pelo menos 10...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vi muita gente falando que colocou vela de iridium e platina e nao notou diferença no consumo
 
Alguém notou? Meu gol g5 2011/2012 ta fazendo 8 km/l na cidade com gasolina sem ac
 
Queria dar uma melhorada no consumo dele pra pelo menos 10...



Uso iridium ngk há + de 2 anos e não vi melhora alguma no consumo.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Thiago Fernandes curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloquei a 1 mês as velas irídio da Denso, não teve diferença perceptível no consumo. A única diferença foi que, quando frio, percebia que falhava algum cilindro, e agora não falha nada. Podia ser problemas nas velas velhas que estavam com 40 mKm.

Enviado do meu rk3188 através de Tapatalk

biguia curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom  dia,

 

sou novo por aqui, meu Voyage é 2013 e 1.0 8v com 57000 km. 

O meu carro anterior foi um Clio 1.0 16v ano 2010. Esteve comigo durante 74 meses, onde andei 163700 km. Apenas houve duas trocas de velas e uma troca de cabos já aos 156 mil km. A bobina única no motor 1.0 16v de origem Nissan não necessitou troca. No Clio só usava gasolina comum, nunca enchia o tanquinho por causa de aqui o clima ser quente. Usava as velas NGK padrão e trocava sempre o jogo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora