adenilson707

Cuidado com a BORRA do motor

251 posts neste tópico

Bom dia galera,

 

 

Hj fui liga meu carro na de manhã e quando liguei o carro ele tremeu todo fez barulho estranho no motor e deu uma falhada ai sai do carro e olhei no cano de descarga tava saindo uma água petra suja, borra preta, dei uma acelerada saiu mais passou um pouco da água e parou, gostaria de saber se alguém pode me ajudar, se pode ser algo mais grave. eu só abasteço com gasolina mais coloquei 10 litro de álcool recentemente.

 

Gol G5 2010/2010

km 74.000

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera,

 

 

Hj fui liga meu carro na de manhã e quando liguei o carro ele tremeu todo fez barulho estranho no motor e deu uma falhada ai sai do carro e olhei no cano de descarga tava saindo uma água petra suja, borra preta, dei uma acelerada saiu mais passou um pouco da água e parou, gostaria de saber se alguém pode me ajudar, se pode ser algo mais grave. eu só abasteço com gasolina mais coloquei 10 litro de álcool recentemente.

 

Gol G5 2010/2010

km 74.000

Abraços

 

e ai amigo td bem?

como está a manutenção de seu carro?

troca os filtros regularmente?

possivelmente seja combustivel adulterado que como ja foi citado anteriormente, quando possui agua em excesso o motor não queima e expele pelo escapamento... quanto a coloração creio que seja o "carvão" que cria no proprio escapamento...

se eu tiver falando besteira que a galera experiente me corrija!

dá mais detalhes dos estado dos filtros e das manutenções!

abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e ai amigo td bem?

como está a manutenção de seu carro?

troca os filtros regularmente?

possivelmente seja combustivel adulterado que como ja foi citado anteriormente, quando possui agua em excesso o motor não queima e expele pelo escapamento... quanto a coloração creio que seja o "carvão" que cria no proprio escapamento...

se eu tiver falando besteira que a galera experiente me corrija!

dá mais detalhes dos estado dos filtros e das manutenções!

abraços!

Fiz revisão faz 1 mês, ta tudo ok. troquei tudo.

 

Num pode ser por causa do álcool não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz revisão faz 1 mês, ta tudo ok. troquei tudo.

 

Num pode ser por causa do álcool não?

 

não exatamente "por causa do álcool"

mas sim por ele ou a gasolina (ou os dois)

conterem muita água misturada a eles...

experimente abastecer em outro local :Good:

 

e quanto a formação de borra? já observou algo no motor?

Editado por soarespa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não exatamente "por causa do álcool"

mas sim por ele ou a gasolina (ou os dois)

conterem muita água misturada a eles...

experimente abastecer em outro local :Good:

Ok, mais por ele ter tremido muito na manhã, tem algo a a ver tbm. ai dei umas aceleradas e ele parou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hoje enfim levei meu carro pra ver aquela borra q teima em nao sair da vareta de oleo, o mecanico disse que era normal, mas eu nao me convenci e pedi pra ele abrir o carter, ele abriu e me mostrou que estava tudo limpinho, parecia um carro 0 km rsrsrsrs, agora to aliviado porque sei q meu motor nao ta carbonizado e que aquela borra é porque ando em baixa rotaçoes... só q mandei colocar oleo novo, e só tinha o elenia 5w30 sera q coloquei oleo correto???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hoje enfim levei meu carro pra ver aquela borra q teima em nao sair da vareta de oleo, o mecanico disse que era normal, mas eu nao me convenci e pedi pra ele abrir o carter, ele abriu e me mostrou que estava tudo limpinho, parecia um carro 0 km rsrsrsrs, agora to aliviado porque sei q meu motor nao ta carbonizado e que aquela borra é porque ando em baixa rotaçoes... só q mandei colocar oleo novo, e só tinha o elenia 5w30 sera q coloquei oleo correto???

 

O 5w30 é um bom óleo. O padrão é o 5w40 para esse motor, mas tem que ser sintético sempre! Esse tópico (gigante) fala disso: http://forum.g5g6.club/topic/6183-usos-e-propriedades-dos-%C3%B3leos-discuta-aqui/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá, o meu está com borra no motor, gostaria de saber se tem alguma forma de ir limpando naturalmente, sem ter que arcar com o dinheiro da desmontagem e limpeza, estou meio sem grana por agora, e aqui a mão de obra é muito cara além de não ser boa..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá, o meu está com borra no motor, gostaria de saber se tem alguma forma de ir limpando naturalmente, sem ter que arcar com o dinheiro da desmontagem e limpeza, estou meio sem grana por agora, e aqui a mão de obra é muito cara além de não ser boa..

 

Adianta as trocas de óleo pra 5000km ou 6 meses, o que acontecer primeiro. Óleo 5w40 Sintético. Filtro de ar e combustível a cada 10000km (custa muito barato). 

 

Eu estou na mesma situação. Lembrando que vc não está reparando o problema, só adiando e dependendo da quantidade de borra pode dar problema sério antes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia

No ultimo domingo estava indo para um concurso publico (quase atrazado), quando no painel apareceu a mensagem "PRESSÃO ÓLEO, DESLIGUE O MOTOR". Parei, e vi que o óleo estava certo e fui obrigado a continuar a viagem.

Ontem levei na mecanica e ele constatou que o pescador do oleo estava entupido, e que o ideal seria fazer uma limpeza no carter, motor, sei lá.

O carro está la para fazer esta limpeza.

 

Fazia 1500 Km que eu tinha trocado o óleo 5W40

É normal essa Borra/sujeira?

 

Não sei se o antigo dono trocava corretamente o óleo, pois estou com o carro a 9.000 Km e peguei ele com 45.000 km

Fernando Elias curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia

No ultimo domingo estava indo para um concurso publico (quase atrazado), quando no painel apareceu a mensagem "PRESSÃO ÓLEO, DESLIGUE O MOTOR". Parei, e vi que o óleo estava certo e fui obrigado a continuar a viagem.

Ontem levei na mecanica e ele constatou que o pescador do oleo estava entupido, e que o ideal seria fazer uma limpeza no carter, motor, sei lá.

O carro está la para fazer esta limpeza.

 

Fazia 1500 Km que eu tinha trocado o óleo 5W40

É normal essa Borra/sujeira?

 

Não sei se o antigo dono trocava corretamente o óleo, pois estou com o carro a 9.000 Km e peguei ele com 45.000 km

 

 

Esse motor EA-111 tem essa xiada, quando não fica borra no cabeçote, vai toda pro cárter/bomba/pescador. Mesmo com borra, não adianta muito óleo 5w40 ou que for e nem abastecer com álcool e gasolina aditivada, não tem influência alguma.

 

O segredo é trocar o óleo mais cedo, independente do combustível que usa.

 

O jeito é abrir. Como já fiz 2x esse procedimento, sei como fazem.

 

 

Escoam o óleo

Desparafusa o cárter(ele não tem junta, é colado e parafusado)

Tiram o pescador(de plástico)

Tiram a tampa de válvulas

Limpam a área do comando e dos tuchos.

 

É um trampo grande, leva uma tarde ou uma manhã, custa em média R$ 200 o serviço.

 

Ai não confiar nessa de trocar óleo com 10 mil km. Sempre entre 5000 e 7000 km. Combustível a seu critério. Eu uso o que der na telha, gasolina ou álcool sem critério algum. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse motor EA-111 tem essa xiada, quando não fica borra no cabeçote, vai toda pro cárter/bomba/pescador. Mesmo com borra, não adianta muito óleo 5w40 ou que for e nem abastecer com álcool e gasolina aditivada, não tem influência alguma.

 

O segredo é trocar o óleo mais cedo, independente do combustível que usa.

 

O jeito é abrir. Como já fiz 2x esse procedimento, sei como fazem.

 

 

Escoam o óleo

Desparafusa o cárter(ele não tem junta, é colado e parafusado)

Tiram o pescador(de plástico)

Tiram a tampa de válvulas

Limpam a área do comando e dos tuchos.

 

É um trampo grande, leva uma tarde ou uma manhã, custa em média R$ 200 o serviço.

 

Ai não confiar nessa de trocar óleo com 10 mil km. Sempre entre 5000 e 7000 km. Combustível a seu critério. Eu uso o que der na telha, gasolina ou álcool sem critério algum. 

 

amigo, o meu abriu o carter, e nao tinha nada de borra, mas a chance de ter borra no comando de valvulas, ou essa borra qndo tem o primeiro lugar que fica é no carter??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

amigo, o meu abriu o carter, e nao tinha nada de borra, mas a chance de ter borra no comando de valvulas, ou essa borra qndo tem o primeiro lugar que fica é no carter??

 

 

 

Borra é coisa do cão. Ando tão traumatizado com isso....

 

 

Mas pode ter na bomba e no pescador. Geralmente, por gravidade e decantação, tudo vai pro cárter. Às vezes uma besteirinha faz um estrago

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O manual do G5 1.0 diz que a quantidade de óleo é 3,4 L. Muito mecânico arredonda pra cima, 3,5L, 100ml a mais e isso pode ajudar a dar problema como entupir o anti-chamas (defletor do óleo) mais cedo... Não sei se tem a ver com borra.

 

Quanto a prazos, no G5 1.0 são 6meses ou 10.000km em condições ideais. Em condições descritas como severas no manual (que pra mim é o mesmo que trafegar em cidade aqui no Brasil), o prazo reduz pra 5.000Km. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O manual do G5 1.0 diz que a quantidade de óleo é 3,4 L. Muito mecânico arredonda pra cima, 3,5L, 100ml a mais e isso pode ajudar a dar problema como entupir o anti-chamas (defletor do óleo) mais cedo... Não sei se tem a ver com borra.

 

Quanto a prazos, no G5 1.0 são 6meses ou 10.000km em condições ideais. Em condições descritas como severas no manual (que pra mim é o mesmo que trafegar em cidade aqui no Brasil), o prazo reduz pra 5.000Km. 

exatamente.

E sempre lembrando que o limite de tempo independente da km é 6 meses.

muitos não respeitam esse prazo pq comparam com hondas e tal que é 1 ano, mas esquecem que cada projeto é um projeto.

aí depois enche de borra e ficam achando produtos milagrosos pra tentar limpar...

outra coisa tbm é o óleo, nego bota óleo vagabundo depois taca militec achando que vai resolver...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses dias fiz a revisão dos 10000 e me propuseram aditivo de limpeza interna do motor. Na falta de melhor conhecimento, concordei em colocar como prevenção.

O que vcs acham? É possível, por exemplo, usar esse aditivo a cada 30000?

Editado por marinivk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses dias fiz a revisão dos 10000 e me propuseram aditivo de limpeza interna do motor. Na falta de melhor conhecimento, concordei em colocar como prevenção.

O que vcs acham? É possível, por exemplo, usar esse aditivo a cada 30000?

Mal não faz, apenas era desnecessário. Meu gol g6 está com 29.700km e indo para a terceira revisão, troco óleo a cada 10000 que dá exatos 6 meses de uso. Desde a primeira revisão que a concessionária usa óleo Elaion F50 e olhando dentro do motor está tudo brilhando como novo, meu carro nunca baixou 1ml sequer de óleo nem de fuido de arrefecimento. Nunca usei nada de aditivo. Apenas gasolina Supra ou Etanol normal ou quando dá uso Etanol Vpower.
abelardotoze e HildegardoPS curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Misture empurroterapia e cagaço da ccs... queimaram o filme no 1.0 e daí já viu.

Fico mais tranquilo assim, esse aditivo de flush não é exatamente barato... óleo tem que ser da spec 508.00, pronto assim.

Valeu a dica! :-)

Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mal não faz, apenas era desnecessário. Meu gol g6 está com 29.700km e indo para a terceira revisão, troco óleo a cada 10000 que dá exatos 6 meses de uso. Desde a primeira revisão que a concessionária usa óleo Elaion F50 e olhando dentro do motor está tudo brilhando como novo, meu carro nunca baixou 1ml sequer de óleo nem de fuido de arrefecimento. Nunca usei nada de aditivo. Apenas gasolina Supra ou Etanol normal ou quando dá uso Etanol Vpower.

 

A grande sacada do seu motor é o uso constante de etanolixo...

Por isso nada de carbonização...

:Good:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A grande sacada do seu motor é o uso constante de etanolixo...

Por isso nada de carbonização...

:Good:

 

 

Nem isso quando já se tem borra. O segredo é trocar o óleo cedo, entre 5000 e 7000 km. 

abelardotoze e HildegardoPS curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho um G5 1.0 2011, todas as revisões feitas na css a cada 6 meses e entre 6 e 8 mil quilômetros, depois dos três anos de garantia do motor realizei a primeira troca de óleo fora da concessionaria, por influencia de um amigo meu usei um óleo 0W20 100% sintético da Honda. 

Acontece que hoje, 5000 km apos essa troca de óleo, fui conferir o nível e ele estava baixo, pouco acima do minimo (nunca tinha baixado óleo, baixou provavelmente por causa do óleo muito fino),  ao abrir a tampa para completar, vi essa borra ae das fotos, nunca tinha visto acumulo de borra antes.

Esse nível de borra é grave? Da pra usar flush? Deixa assim mesmo? Melhor abrir o motor e limpar? Será que foi esse óleo?

Carro tá com 56000km e desde os 25k raramente uso gasolina, só álcool.

 

4gFGCFyl.jpg6n45Jyul.jpg

 

 

LmtgQjEl.jpgtqmcgh8l.jpg

Editado por luis07937
Kadrex curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A VW recomenda 5W40 que é um óleo mais viscoso, veja o manual do carro.

Agora vc vai precisar usar o tal aditivo flush - spec VW é necessário no seu caso - e inspecionar depois pq não é garantido que saia.

Agora, para abrir, só se vc tiver perda de desempenho ou começar a soltar fumaça no escapamento.

Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho um G5 1.0 2011, todas as revisões feitas na css a cada 6 meses e entre 6 e 8 mil quilômetros, depois dos três anos de garantia do motor realizei a primeira troca de óleo fora da concessionaria, por influencia de um amigo meu usei um óleo 0W20 100% sintético da Honda.

Acontece que hoje, 5000 km apos essa troca de óleo, fui conferir o nível e ele estava baixo, pouco acima do minimo (nunca tinha baixado óleo, baixou provavelmente por causa do óleo muito fino), ao abrir a tampa para completar, vi essa borra ae das fotos, nunca tinha visto acumulo de borra antes.

Esse nível de borra é grave? Da pra usar flush? Deixa assim mesmo? Melhor abrir o motor e limpar? Será que foi esse óleo?

Carro tá com 56000km e desde os 25k raramente uso gasolina, só álcool.

4gFGCFyl.jpg6n45Jyul.jpg

LmtgQjEl.jpgtqmcgh8l.jpg

Cara, se nessa parte que é a mais alta do motor, já esta assim, imagina o restante?

A km já está boa pra abrir e mandar limpar...desconfio que o flush, se limpar isso aí, pode obstruir o pescador de óleo. Peça pra olhar também o antichamas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho um G5 1.0 2011, todas as revisões feitas na css a cada 6 meses e entre 6 e 8 mil quilômetros, depois dos três anos de garantia do motor realizei a primeira troca de óleo fora da concessionaria, por influencia de um amigo meu usei um óleo 0W20 100% sintético da Honda. 

Acontece que hoje, 5000 km apos essa troca de óleo, fui conferir o nível e ele estava baixo, pouco acima do minimo (nunca tinha baixado óleo, baixou provavelmente por causa do óleo muito fino),  ao abrir a tampa para completar, vi essa borra ae das fotos, nunca tinha visto acumulo de borra antes.

Esse nível de borra é grave? Da pra usar flush? Deixa assim mesmo? Melhor abrir o motor e limpar? Será que foi esse óleo?

Carro tá com 56000km e desde os 25k raramente uso gasolina, só álcool.

 

4gFGCFyl.jpg6n45Jyul.jpg

 

 

LmtgQjEl.jpgtqmcgh8l.jpg

caramba, que cagada isso daí. Parece que passaram café dentro do motor kkk

biguia curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A VW recomenda 5W40 que é um óleo mais viscoso, veja o manual do carro.

Agora vc vai precisar usar o tal aditivo flush - spec VW é necessário no seu caso - e inspecionar depois pq não é garantido que saia.

Agora, para abrir, só se vc tiver perda de desempenho ou começar a soltar fumaça no escapamento.

Abs,

 

Não precisa chegar ao ponto de perder o desempenho pra abrir pra limpar. Eu abri com 68 mil km e o motor tudo ok, rendimento normal, tudo normal.

Pessoal, tenho um G5 1.0 2011, todas as revisões feitas na css a cada 6 meses e entre 6 e 8 mil quilômetros, depois dos três anos de garantia do motor realizei a primeira troca de óleo fora da concessionaria, por influencia de um amigo meu usei um óleo 0W20 100% sintético da Honda. 

Acontece que hoje, 5000 km apos essa troca de óleo, fui conferir o nível e ele estava baixo, pouco acima do minimo (nunca tinha baixado óleo, baixou provavelmente por causa do óleo muito fino),  ao abrir a tampa para completar, vi essa borra ae das fotos, nunca tinha visto acumulo de borra antes.

Esse nível de borra é grave? Da pra usar flush? Deixa assim mesmo? Melhor abrir o motor e limpar? Será que foi esse óleo?

Carro tá com 56000km e desde os 25k raramente uso gasolina, só álcool.

 

4gFGCFyl.jpg6n45Jyul.jpg

 

 

LmtgQjEl.jpgtqmcgh8l.jpg

 

 

Pra provar que css nem sempre é confiável. Isso tem cara de que completaram com o tempo. E nem adianta só usar álcool, achando que limpa, que é placebo.

 

Ai vc tem de abrir o motor(tirar cárter, pescador fora e a tampa de válvulas). O serviço custa em média R$ 250,00 e dura uma manhã ou uma tarde. Já fiz duas.

 

Se que entrar no mundo dos óleos 0w, use a partir do 0w30. Esse motor suporta 0w30, 0w40, 5w30, 5w40, 10w40. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora