Bruno Dias

Revisão por conta propria. Dicas e duvidas

390 posts neste tópico

Fala garoto!

Para mim os preços estão na média,

Show de bola!

Abraço

 

Cara, 2 dicas básicas, antes de parar o carro, quando vier com ar ligado, desliga o mesmo um km antes de parar, deixa só o ventilador ligado, isso elimina o cheiro umido...

Outra dica é de tempos em tempos, fechar os difusores, ligar o ar quente, deixar funcionando uns 5 a 10 min, depois abrie as portas e abrir os difusores, toda umidade e fungos vão para o espaço.

Abraço!

 

Nossa mano, muito obrigado. Ótimas dicas, vou seguir e espero não ficar precisando mandar limpar. 

Grande abraço!

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As velas fora substituídas aos 70 mil Km, assim como o fluido de freio e o fluido da direção hidráulica. Na revisão de agora estes itens estavam normais.

abs.

Hiotan, poderia detalhar como foi a troca do fluido da direção hidráulica? Marca de óleo utilizada, quantidade de litros usada para limpeza do sistema, como foi realizada a limpeza do sistema. É que pretendo fazer o serviço no início do mês de dezembro e estou em dúvida.

 

Valeu, abs.

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Hiotan, poderia detalhar como foi a troca do fluido da direção hidráulica? Marca de óleo utilizada, quantidade de litros usada para limpeza do sistema, como foi realizada a limpeza do sistema. É que pretendo fazer o serviço no início do mês de dezembro e estou em dúvida.

 

Valeu, abs.

Olá Leandro, como vai? Na descrição da NF está da seguinte forma Óleo Transmissão Hidráulica ATF, basicamente é o mesmo óleo utilizado em sistemas de amortecedores dianteiros de motos e câmbio automático de carros, é óbvio que cada um tem sua especificação, não sei ao certo a especificação no caso do GOL, mas segue este descrição ATF. Na substituição do meu carro foram utilizados dois vidros, não sei ao certo a quantidade de cada vidro. A substituição é simples, pode ser feita em casa mesmo, basta desconectar a mangueira de retorno da caixa de direção para que o óleo velho não retorne ao reservatório, coloque um reservatório para recolher o óleo, com o veículo ligado vá girando a direção de um lado para o outro, até o fim de curso e vá completando o reservatório com o óleo novo, atenção para não deixar o óleo do reservatório esgotar, pois a bomba e a caixa de direção não podem de forma alguma rodar sem óleo, sem isso acontecer é provável que estraguem. Siga o procedimento até perceber que o óleo que esta saindo da mangueira de retorno esteja com aspecto de novo, após conecte a mangueira de retorno e complete o nível do reservatório até a indicação. Na foto segue a coloração de um óleo já bem usado e de um óleo novo, no meu caso quando foi substituido o carro estava com 70 mil KM e nunca havia sido trocado, estava com a coloração da esquerda. Absoleoatf.jpg

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caramba fui fazer a 3º revisão e claro acabei  desistindo  490 pila .... queriam cobrar a mão de obra.... eu nem sabia disso....

 

acho q vou fazer por CONTA Mesmo

 

Alguma coisa pra me orientar sobre isso Amigos ?

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Bom pessoal, fiz uma revisão completa no meu carro, gol G5 1.0 2009 com 76 mil km, motor ja trocado com 34 mil ou 44 mil, o ex-dono não soube me informar ao certo. Lá vai, foram os seguintes itens:

 

- 1 Jogo de lonas com anelites R$20,90

- 2 cilindros de freio R$32,00

- 2 kits de rolamento traseiro R$74,00

- 1 oleo de freio R$8,90

- 2 kit haste amortecedor traseiro R$36,80

- 2 Bieletas estabilizadoras R$72,40

- 2 discos de freio R$105,00

- 1 Jogo de pastilha R$80,00

- 1 Jogo de vela R$69,00

- 4 Conectores dos bicos injetores R$56,00

- 1 Filtro de ar R$16,90

- 0,5L de oleo de motor R$ 13,00

- 1 aditivo de radiador R$22,00

- 1 palheta de limpador traseiro

Total de peças: R$ 633,40

M.O (Incluindo limpeza de bicos): R$ 285,00

Total geral: R$ 918,40

 

Achei que ia ficar mais barato, mais considerando que o carro era de uma senhora que so "montava e andava", achei justo. A única coisa que não gostei foi ele completar o oleo, pois depois disso começou um barulho mais alto no que ele diz ser o "mancal", antes fazia um pouco só na partida e depois parava, não sei se foi por usar 2 oleos diferente, eu usava o F1 da ipiranga e ele colocou o elaion F50, mais agora já providenciei a troca de oleo+filtro, não trocarei o restante dos filtros pois estão com 1000 e poucos km, e o oleo que irei colocar será o elaion F50 5w40 YPF que vi aqui no fórum que todo mundo fala bem.

HildegardoPS curtiu isso

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Bem, meus amigos.. Ontem tive uma experiência um tanto quanto desagradável com uma concessionária aqui de Curitiba. 

 

Há duas semanas atrás, agendei a 3ª revisão do meu carro, um Gol G6 i-Trend. Me passaram o valor de R$472,00, preço que achei um pouco salgado, mas concordei em fazer. Ontem pela manhã, deixei o carro na concessionária, e antes que eu pudesse ir embora, o consultor já veio perguntando qual "Plano de manutenção" eu iria querer fazer. Começou por um mais caro, de 3 x de R$490,00 (ou algo assim, total em torno de R$1400,00). Mandei ir removendo os serviços que achava desnecessários, e o preço caiu para 590 reais. Mesmo assim, indaguei quanto ao valor de 472 que tinha sido passado anteriormente. Diante da indagação, o consultor abriu uma outra tabela, me mostrou o valor e os itens da revisão:

- troca de óleo

- troca do filtro de óleo

- troca do filtro de ar

- lubrificação das partes móveis (wtf?)

 

Beleza,  já diz o ditado "tá no inferno, abraça o capeta", né?

 

Mandei fazer.

 

Eis que às 16h me liga o consultor, dizendo que tinha algumas observações a fazer. Disse que havia a necessidade da troca dos discos e pastilhas de freio. Os discos estavam empenados e as pastilhas, com menos de meia vida. Além disso, recomendaram uma limpeza do sistema de alimentação (entendo que seja a parte de linha de combustível ou algo parecido). Higienização do ar-condicionado. Limpeza de bicos. Troca das velas. Limpeza de TBI. 

 

Quase caí da cadeira quando ele me passou o valor total do orçamento: R$1880,00.

 

Na hora já não aprovei, até porque meu carro tem apenas 23.000km rodados. 

 

Outra: seria muita ingenuidade minha aprovar um orçamento desses sem ver o carro, só por telefone, não é mesmo?

 

Fica o alerta: se o seu carro não está na garantia, FUJA DA CONCESSIONÁRIA! (não que isso seja novidade pra muita gente, mas ontem realmente fiquei de cara).

 

Vou fazer a revisão dos outros itens em uma oficina de confiança. Depois posto o comparativo aqui, para terem uma noção de como os preços praticados pelas concessionárias são abusivos.

 

Desculpem o "mini-livro" que escrevi, hahahah, mas é que fiquei f*dido da cara com uns pilantras desses.

 

Abraços!

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Bem, meus amigos.. Ontem tive uma experiência um tanto quanto desagradável com uma concessionária aqui de Curitiba. 

 

Há duas semanas atrás, agendei a 3ª revisão do meu carro, um Gol G6 i-Trend. Me passaram o valor de R$472,00, preço que achei um pouco salgado, mas concordei em fazer. Ontem pela manhã, deixei o carro na concessionária, e antes que eu pudesse ir embora, o consultor já veio perguntando qual "Plano de manutenção" eu iria querer fazer. Começou por um mais caro, de 3 x de R$490,00 (ou algo assim, total em torno de R$1400,00). Mandei ir removendo os serviços que achava desnecessários, e o preço caiu para 590 reais. Mesmo assim, indaguei quanto ao valor de 472 que tinha sido passado anteriormente. Diante da indagação, o consultor abriu uma outra tabela, me mostrou o valor e os itens da revisão:

- troca de óleo

- troca do filtro de óleo

- troca do filtro de ar

- lubrificação das partes móveis (wtf?)

 

Beleza,  já diz o ditado "tá no inferno, abraça o capeta", né?

 

Mandei fazer.

 

Eis que às 16h me liga o consultor, dizendo que tinha algumas observações a fazer. Disse que havia a necessidade da troca dos discos e pastilhas de freio. Os discos estavam empenados e as pastilhas, com menos de meia vida. Além disso, recomendaram uma limpeza do sistema de alimentação (entendo que seja a parte de linha de combustível ou algo parecido). Higienização do ar-condicionado. Limpeza de bicos. Troca das velas. Limpeza de TBI. 

 

Quase caí da cadeira quando ele me passou o valor total do orçamento: R$1880,00.

 

Na hora já não aprovei, até porque meu carro tem apenas 23.000km rodados. 

 

Outra: seria muita ingenuidade minha aprovar um orçamento desses sem ver o carro, só por telefone, não é mesmo?

 

Fica o alerta: se o seu carro não está na garantia, FUJA DA CONCESSIONÁRIA! (não que isso seja novidade pra muita gente, mas ontem realmente fiquei de cara).

 

Vou fazer a revisão dos outros itens em uma oficina de confiança. Depois posto o comparativo aqui, para terem uma noção de como os preços praticados pelas concessionárias são abusivos.

 

Desculpem o "mini-livro" que escrevi, hahahah, mas é que fiquei f*dido da cara com uns pilantras desses.

 

Abraços!

 

 

Cara, não tenho com curtir isso!

 

O nome disso é roubo, não há outro definição! Aproveitam do fato de "perder a garantia" para extorquir o povo!

 

Abraço

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Amigos, hoje fiz uma revisão do goleta por conta própria.

Sou o segundo dono e o primeiro não tinha feito nenhuma revisão, o goleta esta com 59711km, fiz a substituiçao das correia dentada(vw), da direçao(dayco) e do a.c (continental), esticador (ina), das velas e dos cabos (ngk), a troca de óleo ( castrol magnatec 5w 40) e a limpeza dos bicos injetores.

Quanto as velas, elas estavam muito zuadas para serem originais e estarem com 59k ?

Segue fotos.

post-20741-0-34462500-1418776934_thumb.j post-20741-0-85276600-1418776959_thumb.j

post-20741-0-23214300-1418776978_thumb.j post-20741-0-28868100-1418777019_thumb.j post-20741-0-25671200-1418777067_thumb.j post-20741-0-77405300-1418777092_thumb.j

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Bom pessoal, fiz uma revisão completa no meu carro, gol G5 1.0 2009 com 76 mil km, motor ja trocado com 34 mil ou 44 mil, o ex-dono não soube me informar ao certo. Lá vai, foram os seguintes itens:

 

- 1 Jogo de lonas com anelites R$20,90

- 2 cilindros de freio R$32,00

- 2 kits de rolamento traseiro R$74,00

- 1 oleo de freio R$8,90

- 2 kit haste amortecedor traseiro R$36,80

- 2 Bieletas estabilizadoras R$72,40

- 2 discos de freio R$105,00

- 1 Jogo de pastilha R$80,00

- 1 Jogo de vela R$69,00

- 4 Conectores dos bicos injetores R$56,00

- 1 Filtro de ar R$16,90

- 0,5L de oleo de motor R$ 13,00

- 1 aditivo de radiador R$22,00

- 1 palheta de limpador traseiro

Total de peças: R$ 633,40

M.O (Incluindo limpeza de bicos): R$ 285,00

Total geral: R$ 918,40

 

Achei que ia ficar mais barato, mais considerando que o carro era de uma senhora que so "montava e andava", achei justo. A única coisa que não gostei foi ele completar o oleo, pois depois disso começou um barulho mais alto no que ele diz ser o "mancal", antes fazia um pouco só na partida e depois parava, não sei se foi por usar 2 oleos diferente, eu usava o F1 da ipiranga e ele colocou o elaion F50, mais agora já providenciei a troca de oleo+filtro, não trocarei o restante dos filtros pois estão com 1000 e poucos km, e o oleo que irei colocar será o elaion F50 5w40 YPF que vi aqui no fórum que todo mundo fala bem.

Fala Matheus, como vai? Fiquei encucado com a troca dos rolamentos traseiros, cilindros de freio e haste do amortecedor, você substituiu por preventiva ou apresentaram problemas? Meu Goleta esta com  80 mil Km e ainda não fiz nada relacionado a isto. abs.

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Fala Matheus, como vai? Fiquei encucado com a troca dos rolamentos traseiros, cilindros de freio e haste do amortecedor, você substituiu por preventiva ou apresentaram problemas? Meu Goleta esta com  80 mil Km e ainda não fiz nada relacionado a isto. abs.

Opa eai tudo bom? Fiz toda uma revisão pra não ter dor de cabeça por um bom tempo, e resolvi trocar tudo que fosse necessário. Os rolamentos traseiros, meu mecânico disse que não estava dos melhores, o cilindro de freio troquei pois foi feito todo o freio e quis tudo novo mesmo, a haste do amortecedor é um batente, é aquela proteção quem envolve o amortecedor, estava todo estourado, ele disse que os amortecedores aguentavam um tempo ainda, mais era bom trocar essa haste por cuidado, ai foi do meu gosto e também resolvi trocar, então me disse que quando estourar novamente pode trocar os amortecedores de cara.

hioatan curtiu isso

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Acabei de fazer a 4ª revisão (39 mil km) no Gol G6 1.0.

O programado pela VW seria troca de óleo, filtro de óleo, filtro de ar e filtro de combustível. Fiz tudo isso e mais a troca do fluído de freio que disseram ser um item sugerido (juntamente com a troca das velas e do líquido de arrefecimento).

Tudo, deu R$ 470 aqui em Blumenau/SC.

As velas me custariam mais R$ 211, sendo que só o jogo com as 4 velas era R$ 159 e o resto seria mão de obra.

A troca do líquido de arrefecimento custaria mais R$ 140 se não me engano.

Acabando que, comprei o jogo de velas em uma loja de peças daqui por R$ 60 e troquei em casa.

O líquido de arrefecimento ainda não consegui achar, mas vou continuar procurando para fazer a troca em casa também.

km.vini curtiu isso

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Pessoal boa tarde.

Preciso saber o que e melhor trocar na primeira revisão por conta propia, e saber quais especificações originais usar.

O carro possui 29mil km.

 

Velas.

Cabos. etc. 

 

Obrigado e um grande abraço.

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Nossa mano. Além de você ter aberto 4 tópicos iguais, tem tópico fixo para revisão por conta própria e diversos outros sobre revisões.

Usando a busca você evita que o Fórum fique com vários tópicos sobre as mesmas coisas! 

jander curtiu isso

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Pessoa me desculpem para que na hora que criei o topico replicou mais 3 topicos não estou conseguindo apagar.

Se o administrador do forum puder apagar agradeço .

obrigado mais uma vez.


O problema e que estou querendo apenas fazer uma basica revisão e esta muito aleatorio os assuntos. 

Queria reuniar opinião do basico mesmo, dei uma olhada em todos ja, mas não consegui chegar a um 

simplificado.

obrigado desculpem.

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23 mil só troca de oleo e filtros (ar, cabine, oleo e gasolina), velas estão novas, cabos se não me engano nessa nova geração não usa cabo de vela (parece que na 1.6 usa... nunca me recordo direito) se tiver estão novos.

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Pessoa me desculpem para que na hora que criei o topico replicou mais 3 topicos não estou conseguindo apagar.

Se o administrador do forum puder apagar agradeço .

obrigado mais uma vez.

O problema e que estou querendo apenas fazer uma basica revisão e esta muito aleatorio os assuntos. 

Queria reuniar opinião do basico mesmo, dei uma olhada em todos ja, mas não consegui chegar a um 

simplificado.

obrigado desculpem.

 

Cada caso é um caso, seu carro é novo e dificilmente deve ter algo a mais para fazer do que: 4 litros óleo 5w40, filtro de ar, filtro de combustível, filtro de óleo, filtro do AC.

Leve em um bom mecânico e mande verificar estado: velas, cabos de velas, pastilhas, discos, líquido de arrefecimento, fluido de freio, nível do óleo da DH.

Editado por kaallrose

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Pessoa me desculpem para que na hora que criei o topico replicou mais 3 topicos não estou conseguindo apagar.

Se o administrador do forum puder apagar agradeço .

obrigado mais uma vez.

O problema e que estou querendo apenas fazer uma basica revisão e esta muito aleatorio os assuntos. 

Queria reuniar opinião do basico mesmo, dei uma olhada em todos ja, mas não consegui chegar a um 

simplificado.

obrigado desculpem.

 

 

Relaxe, já arrumei a bagunça. Normal pra quem é recruta aqui.

 

Bom, a primeira revisão apenas consiste trocar o óleo, sempre 5w40, API SL ou superior. Na css, não custa nada observar o serviço.

 

Se for fazer por fora, compre 4 lts de óleo 5w40 da marca que quiser, o filtro de óleo(Frahm PH-5548 ou 5548A, Tecfil PSL-60) ou qualquer outro similar e o filtro de combustível.

kaallrose e Luiz_110 curtiram isso

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alguem de belo horizonte pra me indicar uma oficina confiavel

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alguem de belo horizonte pra me indicar uma oficina confiavel

 

Oloko, High Torque é aí!

Chenrique curtiu isso

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p*rra mano nem sabi olhando no google e aki perto de casa ainda....alguem aki do forum ja foi la

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Pessoal não sei se estou postando no lugar e também não achei alguém falando sobre isso.

 

Eu quero limpar o corpo de borboleta do meu carro, mas a duvida é: Onde fica ele? o que eu preciso fazer para ter acesso a ele?

Já vi videos mostrando como limpar com o descarbonizante mas nenhum fala como chegar nele, esse é meu primeiro carro e quero aprender mais sobre mecânica automotiva para fazer "faça você mesmo".

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Pessoal não sei se estou postando no lugar e também não achei alguém falando sobre isso.

 

Eu quero limpar o corpo de borboleta do meu carro, mas a duvida é: Onde fica ele? o que eu preciso fazer para ter acesso a ele?

Já vi videos mostrando como limpar com o descarbonizante mas nenhum fala como chegar nele, esse é meu primeiro carro e quero aprender mais sobre mecânica automotiva para fazer "faça você mesmo".

 

No 1.0 tem que desmontar o filtro de ar pra chegar a borboleta. No 1.6 parece ser mais fácil.

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Bom dia meus camaradas!

 

Seguinte...

 

Meu G5 ta com 84mil rodados, porém já está indo para o 9º serviço de revisão, pois já deu 6 meses antes de chegar 90mil, então já que vou parar o carro para trocar óleo vou aproveitar para fazer a revisão de uma vez.

 

No manual diz para executar o serviço de troca de óleo mais:

 

  • Correia dentada: substituir
  • Correia poly-v (elástica): subistituir
  • Elementro filtrando do filtro de poeira e pólen: substituir
  • Freios: verificar as lonas
  • Rolamento cônico das rodas: regular

 

Troquei todas as correias com 60mil na sexta revisão, realmente há a necessidade de troca-las novamente?

Meu mecânico me alertou na última revisão que terei de trocar os discos de freios que já aparentam estar bem gastos.

 

Tem mais alguma coisa que devo ficar de olho? Limpeza do sistema de arrefecimento? Óleo de freio? Óleo da direção? Ar condicionado?

 

Sempre fiz as revisões conforme manda o manual.

 

(Tirando que terei de trocar os sapatos traseiros e mandar alinhar e balancear)

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Bom dia meus camaradas!

Seguinte...

Meu G5 ta com 84mil rodados, porém já está indo para o 9º serviço de revisão, pois já deu 6 meses antes de chegar 90mil, então já que vou parar o carro para trocar óleo vou aproveitar para fazer a revisão de uma vez.

No manual diz para executar o serviço de troca de óleo mais:

  • Correia dentada: substituir
  • Correia poly-v (elástica): subistituir
  • Elementro filtrando do filtro de poeira e pólen: substituir
  • Freios: verificar as lonas
  • Rolamento cônico das rodas: regular
Troquei todas as correias com 60mil na sexta revisão, realmente há a necessidade de troca-las novamente?

Meu mecânico me alertou na última revisão que terei de trocar os discos de freios que já aparentam estar bem gastos.

Tem mais alguma coisa que devo ficar de olho? Limpeza do sistema de arrefecimento? Óleo de freio? Óleo da direção? Ar condicionado?

Sempre fiz as revisões conforme manda o manual.

(Tirando que terei de trocar os sapatos traseiros e mandar alinhar e balancear)

Cara, arrefecimento vc troca a cada 2 anos ou se tiver muito sujo. O fluido de freio, troca qdo tiver contaminado. Nos bons autocentros/oficinas tem uma canetinha q testa o nivel de contaminação do fluido.

O da DH, troca-se a cada 2 anos tb.

O AC, você mesmo pode limpar, usando produtos especificos e trocar o filtro. É muito simples.

Espero q ajude.

Editado por biguia
contador curtiu isso

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