adenilson707

Usos e propriedades dos óleos - Discuta Aqui

1520 posts neste tópico

óleo trocado coloquei dessa vez o 5w30 Lubrax VALORA (sintético), alguma contra-indicação?

 

reparei que o senhor que trocou o óleo na hora de passar um pouco de óleo no anel de vedação do filtro usou um óleo semi-sintético 15w40, tem algum problema isso?

 

outra coisa, sempre que troco o óleo peço pra colocar 3 litros só ao invés dos 3,3 litros que fala no manual (prefiro pecar por um pouco de falta do que por excesso), porém sempre fica bem lá no máximo da vareta, tem problema?

 

Gol G5 1.0 10/11 55k km rodados!

Se atender as 502.00 ou 505.00 sem problema nenhuma, o Shell Ultra Helix U atende essas normas e ele é 5w30. Não tem problema ele ter passado um óleo 15w40 no anel, isso é só para ajudar na hora que ele colocar o filtro no lugar... e eu tenho a mesma ideia que vc, nas 2 vezes que levei para fazer a revisão do carro, o óleo fica na marca máxima ou até passa, e o manual diz para não ultrapassar o limite máximo, Eu na proxima vou apenas colocar 3 litros....

Editado por DouglasMDC

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Creio que você não me entendeu.... Conheço as nomenclaturas de viscosidade utilizados atualmente e sei que os valores antes do" W" (winter) são da fase fria e após o "W" são da fase quente.

Portanto, o que eu relatei foi o oposto acima colocado por você; quis dizer que óleos 5W30 podem trazer deficiências de lubrificação em relação ao 5W40 exatamente por serem mais "finos" e nos nossos motores, onde as folgas (pelo que sei) são maiores podem trazer problemas pois podem não preencher os espaços em peças em contato.

Agora isso não acontece em todos os casos; veja o seu carro que usa um óleo 5W30.

 

Entendido, mais vc acredita que nossos motores tem folgas maiores? Pelo que sei os motores antigos usavam óleo sem o W, somente 40, onde na partida, por cota do óleo mais viscoso, não teria problemas, é isso Eduardo?

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Entendido, mais vc acredita que nossos motores tem folgas maiores? Pelo que sei os motores antigos usavam óleo sem o W, somente 40, onde na partida, por cota do óleo mais viscoso, não teria problemas, é isso Eduardo?

Acredito que essa informação das folgas maiores procede e me foi passada por duas pessoas, onde ambas são donos de oficinas. São oficinas pequenas mas que já tem experiência em montagem de motores multimarcas.

Um amigo pessoal que tem uma loja de troca de óleo também me falou a mesma coisa e ele tem parceria com as redes de autorizada para ficar sempre atualizado sobre os óleos utilizados pelas montadoras.

Quanto aos motores VW antigos eu não sei; a informação que sei vem de um Escort 94 1.8 GL (a Ford usava motores AP) que meu pai tinha onde ele usava óleo 20W50. Antes disso eu não sei.

 

Abs

Editado por eduardoavn

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Acredito que essa informação das folgas maiores procede e me foi passada por duas pessoas, onde ambas são donos de oficinas. São oficinas pequenas mas que já tem experiência em montagem de motores multimarcas.

Um amigo pessoal que tem uma loja de troca de óleo também me falou a mesma coisa e ele tem parceria com as redes de autorizada para ficar sempre atualizado sobre os óleos utilizados pelas montadoras.

Quanto aos motores VW antigos eu não sei; a informação que sei vem de um Escort 94 1.8 GL (a Ford usava motores AP) que meu pai tinha onde ele usava óleo 20W50. Antes disso eu não sei.

 

Abs

 

Olha o que achei... Isso é o que eu sempre soube...

 

http://motorshow.terra.com.br/secao/mercado-e-servicos/cuide-bem-do-seu-motor

 

Todas as partes móveis do motor precisam ser lubrificadas para que o atrito entre elas diminua e, assim, se evitem desgaste, ruído e superaquecimento. Essa é a função básica do óleo do motor, que fica armazenado no cárter e é distribuído, sob pressão, por meio de um sistema de galerias que chegam até as peças móveis. Outra função do lubrificante é atuar como uma espécie de filtro de impurezas, capturando e mantendo suspensas as partículas que poderiam ficar depositadas nos dutos de óleo.

Para cada motor e para cada uso que se faz do carro existe uma especificação de óleo. Dois Fiat Palio iguais terão o mesmo óleo recomendado e o mesmo intervalo de troca. No entanto, dependendo do uso que o motorista fizer e do tipo e da qualidade do combustível que usar, essa troca precisa ser abreviada. Ou seja, para ter sempre um sistema de lubrificação adequado, a saída é entender um pouco sobre lubrificantes e fazer escolhas. Confira as dúvidas de leitores que chegam diariamente à redação:

Tenho sempre que usar o lubrificante da marca recomendada pelo fabricante do carro?

Não necessariamente. Você precisa usar um lubrificante com especificação igual (tanto API quanto SAE) ou maior que a recomendada, mas nunca menor.

O que significam essas siglas de classificação, API e SAE?

A sigla API (American Petroleum Institute) se refere à qualidade do óleo e a sigla SAE (Society of Automotive Engineers), à viscosidade (se é mais fino ou mais grosso) e à sua capacidade de lubrificação em diferentes temperaturas. A classificação API segue a ordem das letras do alfabeto. Assim, um óleo API SM é melhor que um API SL, que, por sua vez, é melhor e mais moderno que um API SJ - e assim sucessivamente. O S determina que aquele lubrificante é indicado para motores a etanol, gasolina e GNV. Já a classificação SAE se baseia no comportamento do óleo a 100o C para determinar seu grau de viscosidade. Um óleo 10W40, por exemplo, é mais fino que um 20W50. O primeiro código (20W) se refere ao comportamento do lubrificante em baixas temperaturas (na partida a frio) e o segundo (50) se refere à sua eficiência em altas temperaturas.

Qual a diferença entre óleo mineral, sintético e semissintético?

Os óleos são classificados como minerais aditivados, minerais com aditivação sintética (semissintéticos) e óleos sintéticos. Os minerais aditivados são aqueles encontrados normalmente nos postos. Os óleos minerais de aditivação sintética ou semissintéticos têm base mineral e recebem aditivos formulados em laboratório. Mais caros, eles atendem às necessidades de motores mais sofisticados, como grande parte daqueles comumente utilizados em carros importados. Já o lubrificante sintético não é derivado do petróleo, mas "sintetizado" a partir da mistura de complexos elementos químicos que geram óleos que suportam altas condições de cargas e temperaturas, mantendo estáveis suas características. Fique atento para não comprar como sintético um lubrificante que tem apenas "aditivos sintéticos". As embalagens, muitas vezes, podem acabar induzindo o consumidor ao erro.

Posso aumentar o intervalo de troca quando uso óleos sintéticos?

Segundo a Lubrax, embora os lubrificantes sintéticos possuam características de qualidade superiores, a maioria dos fabricantes de veículos ainda não recomenda alterar os períodos de troca.

O manual do carro recomenda as trocas de óleo a cada dez mil quilômetros. Acho um período muito longo. O que fazer?

O intervalo recomendado pelo fabricante varia não só de acordo com o tipo de óleo usado, com a característica do motor e com o tipo de uso a que é submetido. Portanto, é um prazo confiável se está no manual. De qualquer forma, se você se sentir mais seguro fazendo as trocas em intervalos menores, não há contra-indicação nenhuma. Na dúvida, é melhor gastar com óleo do que com a retífica do motor.

Quando devo trocar o filtro de óleo?

O manual do seu carro determina isso, mas, em geral, é uma troca de filtro a cada uma ou duas trocas de óleo. Mas, como prevenir nunca é demais, é bom fazer os serviços ao mesmo tempo.

Quem roda com o carro apenas trechos curtos, de cerca de dez quilômetros por dia, precisa fazer mais trocas de óleo?

Sim. Esse tipo de uso é considerado um "serviço severo", que compromete as propriedades do lubrificante e exige trocas mais frequentes. O mesmo vale para quem pega muito trânsito urbano (como os taxistas, por exemplo) ou vive circulando em estradas de terra.

É verdade que, quando o óleo baixa, é porque o motor tem problema?

Não. É natural que o óleo diminua um pouco. Alguns fabricantes de carros consideram normal a perda de um litro a cada mil quilômetros, já que parte do óleo é queimado na combustão. Mas, na prática, em motores modernos, quase sem folgas, a quantidade é menor. Se o óleo estiver baixando muito, procure a oficina.

Como devo conferir o nível do óleo?

Uma vez por semana, com o carro frio (pelo menos dez minutos depois de desligado), retire a vareta medidora e cheque. O óleo deve estar entre as duas marcas. Se estiver abaixo, complete o nível para não deixar o motor sem lubrificação. Se estiver acima, observe o motivo. Se completou o óleo recentemente, o funcionário pode ter colocado óleo demais. Se na semana anterior o nível estava normal e agora está alto, isso é indício de problema. Vá ao mecânico. E esqueça a história de que lubrificante nunca é demais.

O excesso causa pressão no cárter e prejudica o motor. Outra lenda é que você deve trocar o óleo porque ele está grosso ou escuro. Isso ocorre porque o óleo mantém suspensas as impurezas que se depositariam no motor.

Devo respeitar o prazo de troca, se sempre completo o óleo que baixa?

Sim. O prazo de troca deve ser respeitado e também a validade do óleo que está no reservatório. Se você roda pouco, o óleo (que fechado não se deterioraria) acaba "vencendo" antes da hora da troca.

Posso misturar óleos diferentes?

Um motor mal lubrificado é melhor que um motor sem lubrificação nenhuma. Ou seja, em caso de emergência, a mistura pode ocorrer, desde que o óleo seja mineral, pois produtos de diferentes marcas são miscíveis. Mas, assim que possível, esgote o reservatório e faça a troca completa. Não misture em caso de óleos sintéticos ou semissintéticos: os aditivos de cada marca são diferentes e podem deteriorar o produto imediatamente.

Na troca, o melhor é sugar o óleo ou esgotar pelo cárter?

Para evitar contaminação, é necessário que todo o óleo velho seja retirado, inclusive o das tubulações - o que pode não acontecer com a sucção. A melhor forma de fazer isso é pelo cárter. Com o motor quente, o óleo fica mais fluido e escorre para o reservatório. Basta desrosquear a tampa e deixar pingar até a última gota.

Devo usar aditivo no lubrificante?

Certos aditivos podem ser eficientes, apesar de o óleo já conter alguns deles. Mas, financeiramente, vale mais a pena investir apenas em um óleo de boa qualidade.

Posso continuar utilizando lubrificante de mesma especificação em um motor que já está com alta quilometragem?

Pode sim, mas, para motores acima dos 100 mil quilômetros, há produtos específicos que valem a pena. Mas se for colocar um óleo com API maior que o que você costumava usar, troque o filtro mais rapidamente. Os detergentes mais eficientes do lubrificante moderno vão limpar mais o motor e podem acabar obstruindo o filtro de óleo..

Editado por Hildegardo
narigudis curtiu isso

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Creio que você não me entendeu.... Conheço as nomenclaturas de viscosidade utilizados atualmente e sei que os valores antes do" W" (winter) são da fase fria e após o "W" são da fase quente.

Portanto, o que eu relatei foi o oposto acima colocado por você; quis dizer que óleos 5W30 podem trazer deficiências de lubrificação em relação ao 5W40 exatamente por serem mais "finos" e nos nossos motores, onde as folgas (pelo que sei) são maiores podem trazer problemas pois podem não preencher os espaços em peças em contato.

Agora isso não acontece em todos os casos; veja o seu carro que usa um óleo 5W30.

 

Partindo desse pressuposto, então os óleos 5w30 que atende a norma não devem ser utilizados. Coloquei algumas opções que podem ser encontradas aqui no Brasil 5w30 que atende a norma obsoleta VW 502/505.00, pois na Europa e no resto do planeta, já utilizam VW 504/507.00, em que os óleos são APENAS 5w30. 

 

Há um boato que sairá outra norma, a VW 508, mas nada é confirmado ainda.

 

Há uma lista dos óleos que atendem a norma VW 502/505.00

 

 

http://www.my-gti.com/wp-content/uploads/vw_oil_50200_50500_24_09_2008.pdf

 

 

Mais informações

 

 

http://www.oilspecifications.org/volkswagen.php

 

 

http://my-gti.com/wp-content/uploads/2008/11/volkswagen_technical_bulletin17-08-01engine_oils.pdf

 

 

http://my-gti.com/wp-content/uploads/2008/10/engoil_gas.pdf

 

 

Óleos norma VW 504/507.00

 

http://www.my-gti.com/wp-content/uploads/vw_oil_50400_50700_24_09_2008.pdf

 

 

 

 

Fuçando a net, achei esse ENORME listão

 

 

Manufacture: Audi/VW 

Description: part number ZVW 352 540 S*

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Addinol 

Description: Super light MV0546 

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Super power MV 0537

Viscosity: SAE 5W-30

Manufacture: Adnoc 

Description: Image 

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Agip 

Description: Sint Evolution 

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Synthetic PC 

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Tecsint 

Viscosity: SAE 5W-30

Description: Tecsint SL 

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: AMAG 

Description: Gamaparts Gold Synt 

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Antar 

Description: Excellia LDX 

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: AnYe

Description: Lubricating Oil AnYe 1 

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Aral 

Description: HighTronic 

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Aral 

Description: SuperTronic

Viscosity: SAE 0W-40

Manufacture: Autol 

Description: Carrera 

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Bardahl 

Description: XTC 100% Synthetic Motor Oil 

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Beijing 

Description: Tongyi Petroleum Xin Gai Nian 

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: BP

Description: Euro Germany 

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Euro Plus 

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Euro Spirit 

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Visco 5000 

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Visco Sport 

Viscosity: SAE 0W-40

Manufacture: Bucher AG

Description: Motorex Xperience FS-X 

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Select SP-X 

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Xperience FS-X 

Viscosity: SAE 0W-40

Manufacture: Carat 

Description: ad-Synt-Oil 

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Carl Bechem 

Description: Hessol ADT Plus 

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Staroil Synergie Alpha 

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Cartechnic 

Description: Motorenöl 

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Castrol 

Description: GTX 7 Dynatec 

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Castrol Performance 

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Castrol Syntec* 

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Castrol TXT Softec 

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Cepsa 

Description: Star Mega Synthetic 

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Conoco 

Description: Syncon High Performance Synthetic Engine Oil 

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Coparts 

Description: Carl Motorenöl Power 

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Cyclon Hellas

Description: Cyclon F1 Racing 

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: De Oliebron

Description: Tor Hypersynth 

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Dongying Xinyi

Description: Xin Yi 1

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Duckhams

Description: Duckhams Q Fully Synthetic

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Elf

Description: Elf Excellium LDX*

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: ENOC

Description: ENOC Protec X-treme

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Esso

Description: Esso Megatron

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Esso Ultron

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Esso Ultron SL

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Motor Oil Plus

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Eurol

Description: Eurol Super Lite

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: FAW-Sihuan Petrofer

Description: Huan Ya

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Feu Vert

Description: Feu Vert 100% Synthese

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Fina

Description: Fina First

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Fina Motortronic RS

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: FL Selenia

Description: Pulsar S.D.

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Selenia WR

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Fortum

Description: Neste City Pro

Viscosity: SAE 0W-40

Description: Neste City Pro

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Fuchs

Description: Fuchs TITAN Supersyn

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Titan Formel MC

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Galp energia

Description: Galp Formula 1 Plus

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Galp Formula TD Plus

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Ginouves

Description: York 848

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Goldhand

Description: Budget Motorenöl vollsynthetisch

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Gulf

Description: Gulf Formula S

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Gulf Formula G

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Huiles Labo

Description: Labo Carat

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Igol

Description: Igol Symbol Ceramic

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Igol Symbol Ceramic

Viscosity: SAE 5W-30

Description: Process Compact P

Viscosity: SAE 5W-30

Manufacture: INA

Description: INA Futura MB

Viscosity: SAE 5W-30

Description: Ina Millennium

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Kendall Motor Oil

Description: Kendall GT-1 Full Synthetic Motor Oil*

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Kuttenkeuler

Description: Motorenöl S-Tronic

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Liqui Moly

Description: Liqui Moly Leichtlauf HC 7

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Liqui Moly Longtime High Tech

Viscosity: SAE 5W-30

Description: Liqui Moly Profi Synthoil

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Liqui Moly Synthoil High Tech

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Lotos

Description: Lotos Dynamic

Viscosity: SAE 0W-40

Description: Lotos Economic

Viscosity: SAE 5W-30

Description: Lotos Syntetic SL/SJ/CF/CD

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Lotos Traffic

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Lukoil

Description: Lukoil LUX

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Meguin

Description: EMARAT Super Synth

Viscosity: SAE 5W-40

Description: megol Motorenoel New Generation

Viscosity: SAE 5W-30

Description: megol Motorenoel Super Leichtlauf

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Motorenoel Low Emission

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Motorenoel Ultra Performance Longlife

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Mitan

Description: Alpine RSL vollsynth.

Viscosity: SAE 0W-40

Manufacture: Mobil

Description: Mobil 1*

Viscosity: SAE 0W-40

Description: Mobil 1

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Mobil Special X

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Mobil Synt S

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Mobil Syst S

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Mogul

Description: Mogul Forte Racing Pro

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: MOL

Description: MOL Dynamic Star

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Morris

Description: Multilife Synthetic

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Motul

Description: Motul 6100 X-cess

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Motul 8100 E-tech*

Viscosity: SAE 0W-40

Description: Motul 8100 X-cess

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Motul Synergie

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Motul Synergie Ester +

Viscosity: SAE 0W-40

Manufacture: MRD

Description: Motor Gold Supertec

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Nocc

Description: Valar Gema XLL 053

Viscosity: SAE 5W-30

Manufacture: Northland

Description: Synergy Synthetic EuroSyn

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Oel-Brack

Description: Midland Avanza

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Oel-Brack

Description: Midland Synqron

Viscosity: SAE 5W-30

Description: idland Synqron

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Oest

Description: Oest ETA Synthetik

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Oktanoil

Description: Mega Full

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Ölwerke Julius Schindler

Description: Econo Veritas XL-HC

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: OMV

Description: OMV full syn

Viscosity: SAE 5W-40

Description: OMV full syn plus

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Panolin

Description: Panolin Indy SV

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Paramo

Description: Mogul Racing Pro

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Pennzoil

Description: Pennzoil Synthetic European Formula

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Pennzoil European Formula Ultra

Viscosity: SAE 5W-30

Description: Pennzoil Synthetic European Formula Ultra

Viscosity: SAE 5W-30

Manufacture: Pentosin

Description: Motorenoel Pento High Performance

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Pentosynth

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Petrobras

Description: Lubrax Sintético

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Petrol Ofisi

Description: PO Ultra

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Petronas

Description: Petronas Syntium 3000

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Petronas Syntium 3000 LL

Viscosity: SAE 5W-30

Description: Petronas Syntium 3000 S

Viscosity: SAE 5W-40

Description: Petronas Syntium 5000 FS

Viscosity: SAE 0W-40

Description: Petronas Syntium 900

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: PetroVRC

Description: Kunlun HTPC

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Poweroil High-Tech-Schmierstoffe

Description: HD 5W-40 SL CF Topsynth

Viscosity: SAE 5W-40

Description: HD

Viscosity: SAE 0W-40

Manufacture: Profi-Tech

Description: Profi-Car Synth Tech XT

Viscosity: SAE 5W-40

Manufacture: Protech

Description: Meister-Öl-Leichtlauföl

Viscosity: SAE 5W-40

Basta fuçar na net o listão de óleos vw 502/505.00 aprovados para utilizar no Gol.

narigudis e G5BLACK09 curtiram isso

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Bem, no manual do meu G6 fala em Oleo 5w40, é nesse que vou continuar. ( troco a cada 5k )

 

A única mudança será que após a garantia irei usar o Motul.

 

Abs!

 

 

Esse mobil vale cada centavo... Óleo de primeira linha....



 

Discordo do colega, o primeiro numero antes do W se refere a partida, o segundo numero a quanto atende em alta temperatura, um óleo com numero maior é mais viscoso (Grosso) então, acredito que prejudique o motor que tem folgas menores, quer dizer: Flui com menos velocidade...

Eu uso Mobil Ecopower 5w30+ Bardahl, o motor é redondinho, troco a cada 5000, hoje com 34000 e muito silencioso.

Faço viajem a Iguatu (380 km) direto sem parar, hora fria ou hora quente e com ar ligado, e nunca tive problemas, até agora é claro, faço médias de 14 a 15 km/litro

 

Minha opinião...

 

Abç

 

Velho, tu usa oleo 5w30 + Bardahl, é isso? Acho que já falamos em outro post, mas esse aditivo deixa o oleo mais encorpado né?

 

Não seria mais fácil então usar um bom 5w40?

 

Abs!!

Editado por Dogg

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Essa é a resposta; os nossos motores VW possuem folgas maiores, por isso a necessidade de um óleo que atenda a fase quente, ou seja , um 0W40, 5W40 e até um 10W40 no caso de motores com uma quilometragem mais avançada, se for o caso.

Os óleos 5W30 são mais fluidos na fase quente o que pode prejudicar a lubrificação pois não vai preencher os espaços entre as peças em atrito.

Pelo que sei, este foi um dos fatores que levaram até aquele problemas de lubrificação nos primeiros motores 1.0 dos Gol G5 em 2008/2009 (acho que estes são os anos de lançamento) quando foram lançados.

Abs.

 

No meu caso, senti sim diferenças positivas; a luz da pressão de óleo, nas partidas a frio, agora apaga em um tempo menor, e noto o motor mais silencioso com um nível menos de vibração.

Hoje utilizo o Mobil 1 0W40 SM.

 

Eu uso o SHELL HELIX ULTRA E 5W-30, FAÇO A TROCA DE 7 EM 7 MIL KM, SEM ACUMULO DE BORRAS, MOTOR SILENCIOSO E ECONOMICO. 

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Bem, no manual do meu G6 fala em Oleo 5w40, é nesse que vou continuar. ( troco a cada 5k )

 

A única mudança será que após a garantia irei usar o Motul.

 

Abs!

 

 

 

Velho, tu usa oleo 5w30 + Bardahl, é isso? Acho que já falamos em outro post, mas esse aditivo deixa o oleo mais encorpado né?

 

Não seria mais fácil então usar um bom 5w40?

 

Abs!!

 

Fala meu camarada...

Verdade, uso o aditivo sim, mais noto que o óleo não encorpa, e sim forma um pelicula em todos os componentes, eu fiz essa opção por 2 motivos

 

1 - Usamos esse aditivo por muitos anos em carros da familia e sempre estivemos safisfeitos, motor sem borra, limpo e silencioso...

2 - Fica melhor comprar 3 litros e 1 Bardahl, e não comprar 4 litros e sobrar 500ml, pois meu carro com 34000 eu troco a cada 5 a 6 mil não baixa nada, não necessitando completar.

 

Como sempre esse assunto é polêmico, mais essa é minha opção pessoal, respeitando a dos colegas.

 

Proxima troca vou testar o Militec...

 

Sobre os comentários acima das especificações em todo mundo eu discordo, pois uma coisa é carro rodar no clima tropical, outra é rodar em clima frio, são muitas variavéis, tem colegas aqui que mora em regiões com clima a maior parte do ano frio ou ameno e troca com 10.000 sem problemas, mais critica quem troca com 5 ou 6, e esquece destes detalhes...

 

Outro fato, é o fabricante de óleo ou do motor testar em condições que se chama "Extrema" a outra é o dia adia, cada motorista tem a condução diferente, clima diferente e tau...

Abç

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Fala meu camarada...

Verdade, uso o aditivo sim, mais noto que o óleo não encorpa, e sim forma um pelicula em todos os componentes, eu fiz essa opção por 2 motivos

 

1 - Usamos esse aditivo por muitos anos em carros da familia e sempre estivemos safisfeitos, motor sem borra, limpo e silencioso...

2 - Fica melhor comprar 3 litros e 1 Bardahl, e não comprar 4 litros e sobrar 500ml, pois meu carro com 34000 eu troco a cada 5 a 6 mil não baixa nada, não necessitando completar.

 

Como sempre esse assunto é polêmico, mais essa é minha opção pessoal, respeitando a dos colegas.

 

Proxima troca vou testar o Militec...

 

Sobre os comentários acima das especificações em todo mundo eu discordo, pois uma coisa é carro rodar no clima tropical, outra é rodar em clima frio, são muitas variavéis, tem colegas aqui que mora em regiões com clima a maior parte do ano frio ou ameno e troca com 10.000 sem problemas, mais critica quem troca com 5 ou 6, e esquece destes detalhes...

 

Outro fato, é o fabricante de óleo ou do motor testar em condições que se chama "Extrema" a outra é o dia adia, cada motorista tem a condução diferente, clima diferente e tau...

Abç

 

Show cara! Compartilho dessa opinião, é beeem polemico esse assunto, pois cada um tem sua "receita", e não existe a fórmula mágica, estando funcionando ta valendo.

 

Nos últimos 03 carros que tive usei o Militec, olha, pro meu modo de condução e uso, mal não fez, benefícios "teóricos", em 02 deles após uns 30k rodados ( já eram motores com mais de 120k ) fazendo aquela preventiva abrindo tampa de válvula e cárter, tudo limpinho e em ordem, nunca tive nenhum problema. Sendo que em um deles usava apenas Podium, isso contribui tbm

 

Abs!!

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Show cara! Compartilho dessa opinião, é beeem polemico esse assunto, pois cada um tem sua "receita", e não existe a fórmula mágica, estando funcionando ta valendo.

 

Nos últimos 03 carros que tive usei o Militec, olha, pro meu modo de condução e uso, mal não fez, benefícios "teóricos", em 02 deles após uns 30k rodados ( já eram motores com mais de 120k ) fazendo aquela preventiva abrindo tampa de válvula e cárter, tudo limpinho e em ordem, nunca tive nenhum problema. Sendo que em um deles usava apenas Podium, isso contribui tbm

 

Abs!!

 

Eu estou utilizando Molykote A-2, conforme a recomendação

 

Uma troca sim, troca não.

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Fiz hoje a primeira revisão na concessionária, como relatado, tive a opção de usar o óleo Shell Helix Ultra 5w40 API SN. O Castrol que tinha lá não era o SLX, falado aqui no começo do tópico, e sim o Castrol Magnatec Professional 5w40 MF.

 

Não percebi diferença alguma ao trocar o Castrol que veio de fábrica para esse Shell Helix....meu carro sempre teve o "barulho normal" do motor e nunca abaixou óleo, sempre teve consumo normal (regular) e desempenho bom...os ruidos continuam os mesmos, mesmo desempenho e acredito que consumo também.

 

Porém estou mais tranquilo, digamos rsss

 

Abraços galera!

Editado por vinicius_hozara

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Hoje comprei em Hortolândia o Elaion 5w40 por $22... achei bem barato...

 

 

Bom preço mesmo

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Apenas informativo , essa semana troquei o óleo que estava errado (Valora 5w30) pelo Mobil 1 0w40 (trocado filtro de óleo também!)

 

:Good:

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Apenas informativo , essa semana troquei o óleo que estava errado (Valora 5w30) pelo Mobil 1 0w40 (trocado filtro de óleo também!)

 

:Good:

 

Porque  o amigo diz que o 5w30 está errado?

Porque o especificado é 5w40?

Abç

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Porque  o amigo diz que o 5w30 está errado?

Porque o especificado é 5w40?

Abç

 

Me falaram que o 5w30 da Lubrax (Valora) não atendia a especificação da Volks (501 ; 502 etc) aí fui forçado a trocar, kkkkk! coloquei ele achando que por ser um óleo bem evoluído e com classificação API SN estava fazendo um ótimo negócio e gastei triplicado, mas também coloquei agora o 0w40 e como troco meu óleo de 4500 em 4500 km rapidinho já dá pra experimentar outro!

 

Aah, aproveitando, queria perguntar ao Adenilson, caso eu use em cada troca um tipo de óleo até acertar no que eu queira tem problema?

 

Alguém aí usa o 0w40? Gosta dele? Na primeira partida senti que os tuchos carregaram quase que instantaneamente, normal por ele ser muito fino na fase fria né?

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Me falaram que o 5w30 da Lubrax (Valora) não atendia a especificação da Volks (501 ; 502 etc) aí fui forçado a trocar, kkkkk! coloquei ele achando que por ser um óleo bem evoluído e com classificação API SN estava fazendo um ótimo negócio e gastei triplicado, mas também coloquei agora o 0w40 e como troco meu óleo de 4500 em 4500 km rapidinho já dá pra experimentar outro!

 

Aah, aproveitando, queria perguntar ao Adenilson, caso eu use em cada troca um tipo de óleo até acertar no que eu queira tem problema?

 

Alguém aí usa o 0w40? Gosta dele? Na primeira partida senti que os tuchos carregaram quase que instantaneamente, normal por ele ser muito fino na fase fria né?

 

Poder até pode mudar de marca a cada troca de óleo, mas não é bom, pois dizem que causa borras.

 

O ideal é usar a mesma marca sempre ou de três em três trocas.

 

É. A vantagens dos sintéticos está ai, na primeira partida, pois é o momento de maior desgaste. Um óleo assim é muito bom, mesmo que vc more em locais quentes.

 

O eduardovan utiliza 0w40.

 

O contra dessa viscosidade é o alto preço(52 reais o litro)

Hoje comprei em Hortolândia o Elaion 5w40 por $22... achei bem barato...

 

Aqui em Itabuna tb acho Elaion a esse preço também

eduardoavn curtiu isso

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Me falaram que o 5w30 da Lubrax (Valora) não atendia a especificação da Volks (501 ; 502 etc) aí fui forçado a trocar, kkkkk! coloquei ele achando que por ser um óleo bem evoluído e com classificação API SN estava fazendo um ótimo negócio e gastei triplicado, mas também coloquei agora o 0w40 e como troco meu óleo de 4500 em 4500 km rapidinho já dá pra experimentar outro!

 

Aah, aproveitando, queria perguntar ao Adenilson, caso eu use em cada troca um tipo de óleo até acertar no que eu queira tem problema?

 

Alguém aí usa o 0w40? Gosta dele? Na primeira partida senti que os tuchos carregaram quase que instantaneamente, normal por ele ser muito fino na fase fria né?

 

Como o Adenilson citou no post acima, moro em Fortaleza e uso esse óleo; quando passei a usar o Mobil 1 0W40 notei a mesma diferença em relação ao carregamento dos tuchos. Acho muito importante para a vida útil dos nossos motores.

Eu gosto muito dele e por aqui pago o valor de R$ 42,00 o litro; é caro, mas acredito nos benefícios dele.

Editado por eduardoavn

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Me falaram que o 5w30 da Lubrax (Valora) não atendia a especificação da Volks (501 ; 502 etc) aí fui forçado a trocar, kkkkk! coloquei ele achando que por ser um óleo bem evoluído e com classificação API SN estava fazendo um ótimo negócio e gastei triplicado, mas também coloquei agora o 0w40 e como troco meu óleo de 4500 em 4500 km rapidinho já dá pra experimentar outro!

 

Aah, aproveitando, queria perguntar ao Adenilson, caso eu use em cada troca um tipo de óleo até acertar no que eu queira tem problema?

 

Alguém aí usa o 0w40? Gosta dele? Na primeira partida senti que os tuchos carregaram quase que instantaneamente, normal por ele ser muito fino na fase fria né?

 

Amigo...

 

Dependendo da marca nâo tem problema o que importa é a especificação, a unica coisa que eu particularmente não recomendo é óleo mineral...

Sobre o 0w40 é o que existe de mais moderno, por assim dizer, por isso o valor diferenciado, se vc tem essa condição de por esse 0w40 Mobil, não tem para que querer outro, e se sua região não é tão quente troque com 6000 sem problemas, seu bolso agradece... kkkk

 

Abç

Editado por Hildegardo

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Estou pensando em levar mais 3 litros de Elaion 5w40.. kkkkkk Aqui em SP ta barato pra caramba.... vou vender no RJ.. kkkk

 

Oxe, compra 3 caixas e vende pra galera.

Eu compro meus lubrificantes aqui

 

 

http://cedeplub.com.br/home.php

 

 

Coloca "Varejista" e qualquer cidade da Bahia(coloque as maiores, como Salvador, Feira de Santana e Itabuna)

 

Eles tem uma gama enorme de lubrificantes. Ainda não vendem Mobil.

 

Acho até fluido de freio DOT 5.1 neles.

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Estou pensando em levar mais 3 litros de Elaion 5w40.. kkkkkk Aqui em SP ta barato pra caramba.... vou vender no RJ.. kkkk

Revenda para as concessionárias! rsss

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Revenda para as concessionárias! rsss

estou pensando nisso... kkkkkk

Oxe, compra 3 caixas e vende pra galera.

Eu compro meus lubrificantes aqui

 

 

http://cedeplub.com.br/home.php

 

 

Coloca "Varejista" e qualquer cidade da Bahia(coloque as maiores, como Salvador, Feira de Santana e Itabuna)

 

Eles tem uma gama enorme de lubrificantes. Ainda não vendem Mobil.

 

Acho até fluido de freio DOT 5.1 neles.

site muito bom, tem muitas marcas... pena que eu não vi para fazer entregas para outros estados...

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Qntos Litros vão no motor 1.6? Seriam 4 litros como o pessoal falou aki mesmo?

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Qntos Litros vão no motor 1.6? Seriam 4 litros como o pessoal falou aki mesmo?

 

3,7 litros

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