adenilson707

Cuidado com a BORRA do motor

251 posts neste tópico

a borra é qndo ta aquela graxa escura na tampa de onde se coloca o oleo certo? e qndo ta aquela pasta branca somente na vareta de oleo??? é borra?? o que se deve fazer??? ja levei o meu em  muitos mecanicos e eles dizem q é normal, mas nao me convenço q é normal pq antes ele nao tinha essa pasta branca...

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a borra é qndo ta aquela graxa escura na tampa de onde se coloca o oleo certo? e qndo ta aquela pasta branca somente na vareta de oleo??? é borra?? o que se deve fazer??? ja levei o meu em  muitos mecanicos e eles dizem q é normal, mas nao me convenço q é normal pq antes ele nao tinha essa pasta branca...

 

Sim, a da tampa do óleo e a branca também.

 

 

Ai é sujeira no arrefecimento. O carro ferveu alguma vez? Se sim, uma junta de cabeçote nova e retífica no mesmo. Se não, o respiro de óleo(atrás do motor, de difícil acesso) está podre e convém uma manutenção no arrefecimento.

 

Normal NÃO É.

 

 

Ê mecânicos meia-bomba....

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Sim, a da tampa do óleo e a branca também.

 

 

Ai é sujeira no arrefecimento. O carro ferveu alguma vez? Se sim, uma junta de cabeçote nova e retífica no mesmo. Se não, o respiro de óleo(atrás do motor, de difícil acesso) está podre e convém uma manutenção no arrefecimento.

 

Normal NÃO É.

 

 

Ê mecânicos meia-bomba....

nao, nunca ferveu, esse respiro do oleo é o mesmo anti chamas?? se sim ja foi trocado, mas nao deu resultado, nao sei mais o q fazer...

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nao, nunca ferveu, esse respiro do oleo é o mesmo anti chamas?? se sim ja foi trocado, mas nao deu resultado, nao sei mais o q fazer...

 

 

respiro de óleo = antichamas.

 

Ai só manutenção do arrefecimento. Escoar a água velha e colocar a nova.

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respiro de óleo = antichamas.

 

Ai só manutenção do arrefecimento. Escoar a água velha e colocar a nova.

entao quer dizer q essa borra q ta no meu carro, é só trocar a agua q vai sumir??

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entao quer dizer q essa borra q ta no meu carro, é só trocar a agua q vai sumir??

 

Sim.

 

Basta mudar a água, escoar por completo e aproveite e mande descarbonizar o motor.

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Sim.

 

Basta mudar a água, escoar por completo e aproveite e mande descarbonizar o motor.

muito obrigado pela dica amigo, nunca pensei q essa borra fosse por causa da agua...

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Amigos este lance de andar com óleo 10 ou 15 mil km é pra ganhar grana de vcs .

Principalmente para quem anda com gasolina, pois esta possui muitos derivados que vão para o óleo e fazem o mesmo carbonizar nas peças.

Eu andei desde o inicio que comprei o classic no etanol e sempre troco o óleo dele com 5 mil km.

Não precisa ser sintético, basta ter a mesma viscosidade digo índice 5w 40 ou 10w40.

Hoje uso 15w 40 por proteger melhor depois que esquenta.

Meu motor esta hoje com 47 mil km e o oleo sai limpo devido ao etanol ter uma queima limpa.

Saibam que um fusca que frita o óleo a 120 140º dificilmente terá borra !

Pois se troca com 5 mil km o que é correto, este lance de óleo rodar 7, 10 e 15 mil km é para tirar seu dinheiro de 2 formas.

1º com o valor do óleo !

2º com a borra e seu motor fundindo por não subir óleo pela bomba, já que o mesmo vira graxa ! 

Fui mecanico 20  anos e nunca vi opala e fusca com borra será pq ?

Nenhum motor de hoje faz o óleo ser fritado igual a um motor boxer de fusca/kombi, não é a temperatura que faz ele perder suas propriedades, mas sim o tempo de uso e a gasolina adulterada com solventes.

Não importa o que diz no manual do veiculo se for relacionado ao óleo, troque o óleo com 5 mil juntamente com o filtro!

Outra coisa, se vc anda em muito trecho de engarrafamentos anda/para,  troque a cada 3 meses se não der os 5 mil km antes.

Assim seu motor vai durar e vc não terá gastos extras com limpezas internas ou perda de seu motor ou cabeçote.

abraço Rfc

 

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Amigos este lance de andar com óleo 10 ou 15 mil km é pra ganhar grana de vcs .

Principalmente para quem anda com gasolina, pois esta possui muitos derivados que vão para o óleo e fazem o mesmo carbonizar nas peças.

Eu andei desde o inicio que comprei o classic no etanol e sempre troco o óleo dele com 5 mil km.

Não precisa ser sintético, basta ter a mesma viscosidade digo índice 5w 40 ou 10w40.

Hoje uso 15w 40 por proteger melhor depois que esquenta.

Meu motor esta hoje com 47 mil km e o oleo sai limpo devido ao etanol ter uma queima limpa.

Saibam que um fusca que frita o óleo a 120 140º dificilmente terá borra !

Pois se troca com 5 mil km o que é correto, este lance de óleo rodar 7, 10 e 15 mil km é para tirar seu dinheiro de 2 formas.

1º com o valor do óleo !

2º com a borra e seu motor fundindo por não subir óleo pela bomba, já que o mesmo vira graxa ! 

Fui mecanico 20  anos e nunca vi opala e fusca com borra será pq ?

Nenhum motor de hoje faz o óleo ser fritado igual a um motor boxer de fusca/kombi, não é a temperatura que faz ele perder suas propriedades, mas sim o tempo de uso e a gasolina adulterada com solventes.

Não importa o que diz no manual do veiculo se for relacionado ao óleo, troque o óleo com 5 mil juntamente com o filtro!

Outra coisa, se vc anda em muito trecho de engarrafamentos anda/para,  troque a cada 3 meses se não der os 5 mil km antes.

Assim seu motor vai durar e vc não terá gastos extras com limpezas internas ou perda de seu motor ou cabeçote.

abraço Rfc

 

Concordo plenamente em 100% !!!!

 

EU ó troco de 5 em 5, estourando 6 mil, sempre ousando 5w40 ou 5w30 e trocando o filtro, não posso usar etanolixo por causa do preço aqui em Fortaleza, ja fiz flush 2x como prevenção, mesmo assim o motor é avermelhado por causa da gasolixo, próxima troca mandarei trocar o anti-chamas, comprarei original...

 

Det: Meu carro tem uso severo!

 

Possuímos em casa no passado fuscas e outros carros, nunca, mais nunca mesmo existia essa tal de borra... 

 

Abç

Editado por Hildegardo
clovis_cam, LFelipe, dirlei e 1 outro curtiram isso

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limpeza interna do motor.

Sera necessário ter maq de água  sob pressão .

 

Produtos utilizados na limpeza.

No mercado vc compra 10 potes de Limpa forno da marca easy off (só serve este)

4 lts de oleo vagabundo ou mais barato sae 40 ou 30

4 litros de óleo  tipo 10w40 elf ou shell.motul esso.

1 Cola 598 loctite para o carter.

1lt querosene

 

link do cavalete  http://www.lojadomecanico.com.br/produto/12289/1/347/cavalete-de-2-toneladas

link do jogo de ferramentas http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=4131&cat=2&subcat=301

 

Levante o carro, coloque em 2 cavaletes (na loja do mecanico é barato )

1º retire o oleo

2º Abra o cárter e com um pincel + alongador(pode ser arame grosso ou madeira, para chegar ate a parte superior do bloco onde a mão não tem acesso ) vc vai passar nas laterais do bloco, no virabrequim e onde vc ver que ta carbonizado.

Depois de um tempo vc vai jogar a água com a maquina vai voar sujeira para todo lado, então faça onde pode ser lavado com maior facilidade,retire a tampa do comando de válvulas e limpe tudo tbb e meta água em abundancia para retirar tudo.

3º alguns lugares será preciso raspar com uma fenda ou faca para tirar os carvões ressecados.

4º Repita ate ficar tudo sem carvão.

5º limpe a bomba e seu pescador.

6º limpe o cárter.

7º Com tudo ja limpo passe a cola 598 black loctite no cárter.

8º aperte o carter no sentido cruzado para não empenar a peça e aperta-lo igualmente e com o mesmo torq .

9º Coloque 3 lts de oleo vagabundo + 1 litro de querosene este irá retirar o restante do material e fara uma limpeza a quente.

deixe o motor ligado bastante tempo( uns 30min) na marcha lenta nada de acelerar hein.

Baixe o óleo retire o filtro e coloque tudo do bom oleo e filtro.

Rode com este oleo apenas 1000 km e verifique sempre sua cor e nível.

10º Troque o anti chamas e verifiquem ele a cada 1 ano.

apos isto ele vai ficar sempre limpo ate a próxima troca que deve ser a cada 5k juntamente com o filtro.

 

Usei esta limpeza durante anos nos motores 1.0 16v  fica top e mais barata que a feita na CCS que só te rancam seu dinheiro e fica tudo la dentro da mesma forma.

 

eu cobrava 800 a 1000 dependendo do carro.  "Fica igual ao novo tudo limpo e óleo sempre claro" 

CCS ERA 1200 E FICAVA SUJO .

 

 

Não passei corretor ortográfico sorry . 

 agora mãos a obra hehe.

abraço Rfc

 

 

soarespa, fmondaini e HildegardoPS curtiram isso

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Pelo que EU posso notar, carbonização não tem jeito...

 

Nunca, mais nunca o usuário vai conseguir fazer o monitoramento 100% de todas estas condições...

 

:fie1:

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Temos que ter muito cuidado com estes motores novos esse negócio de seguir a recomendação do fabricante “ha não ser que esteja na garantia” é a maior furada.

Exemplo:

Troca o óleo a cada 10.000 km. Estes motores não aguentam isso, devido a gasolixo do nosso país, o certo e a cada 5.000 km ou seis meses de uso, isto trocando todos os filtros junto.

Tem que rodar um tanque de etanol para dois de gasolina para evitar a carbonização, “houvi isto de um técnico da concessionária RODAK ” acho um absurdo pois estes motores tem uma taxa de compressão altíssima que não aguentam a gasolina comum levando o consumidor a abastecer somente com etanol ou fazendo o famoso rabo de galo, acrescentando um pouco de etanol para evitar a grilagem, fora os mais afortunados que podem abastecer com gasolina Premium ou podium.

dirlei, RFC e HildegardoPS curtiram isso

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olá pessoal!

quando o "engine flush" é recomendado?

e qual marca vcs recomendariam?

obrigado!

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olá pessoal!

quando o "engine flush" é recomendado?

e qual marca vcs recomendariam?

obrigado!

 

EU nas 2x que fiz utilizei o STP

 

STP%20Engine%20Flush.jpg

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EU nas 2x que fiz utilizei o STP

 

STP%20Engine%20Flush.jpg

 

eu encontro ele na net?

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Pessoal já tive Gol GIII e Fox (2008), com mesmo problema de borra....

 

A solução é de vez em quando trocar o anti-chama e fazer uma limpeza em oficina da parte de cima (válvulas), e de baixo (cárter e pescador)..

 

Pois é erro de projeto, principalmente na posição do suspiro do óleo,,,, que já foi resolvido no motor TEC.

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Pessoal já tive Gol GIII e Fox (2008), com mesmo problema de borra....

 

A solução é de vez em quando trocar o anti-chama e fazer uma limpeza em oficina da parte de cima (válvulas), e de baixo (cárter e pescador)..

 

Pois é erro de projeto, principalmente na posição do suspiro do óleo,,,, que já foi resolvido no motor TEC.

 

O amigo acha que a causa da borra é erro de projeto?

 

Acho que não, é por conta da qualidade da gasolixo brasileira...

 

Abç

Editado por Hildegardo

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Olá Hildegardo...

 

Realmente nossa gasolixo é ruim..... kkkkk

 

mas essa borra não vi acontecer em outros carros.. que não sejam VW..

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nao, nunca ferveu, esse respiro do oleo é o mesmo anti chamas?? se sim ja foi trocado, mas nao deu resultado, nao sei mais o q fazer...

 

É normal, você usa álcool ou gasolina? Isso acontece porque no anti-chamas condensa a água que não queima (óbvio) e como nosso combustível tem muita água cria essa pasta branca. Recentemente enchi com álcool e como chovia uma semana sem parar a vareta ficou com essa pasta, foi só voltar a usar só gasolixo e parou mais.

 

Resumindo: combustível ruim + falta de troca de óleo no prazo + anti-chamas sujo = pasta branca na vareta.

 

rodrigo_am2 e HildegardoPS curtiram isso

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Olá Hildegardo...

 

Realmente nossa gasolixo é ruim..... kkkkk

 

mas essa borra não vi acontecer em outros carros.. que não sejam VW..

 

:fie1:

Meu Deus!!!

Por essas e outras que a VW vai acabar perdendo mais clientes ainda!

Abç

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Rossisolrac, tive um Gol GIII que era a gasolina e tinha o mesmo problema. rsrs (isso que mandei retificar cabeçote e óleo semi sintético em todas as trocas), sou muito chato com revisões...

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Olá Hildegardo...

 

Realmente nossa gasolixo é ruim..... kkkkk

 

mas essa borra não vi acontecer em outros carros.. que não sejam VW..

Isso pode acontecer em qualquer montadora.... Minha cunhada tem um Peugeot 207 1.4 2011 e apresentou o mesmo problema.  No caso dela ela passou do tempo para trocar o óleo, aí já viu......

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Isso acontece com dono desleixado e quando se usa etanolina ruim...

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