adenilson707

Usos e propriedades dos óleos - Discuta Aqui

1520 posts neste tópico

E pq você não usa o 5w40, que é especificação original? Se quiser um 10w40 vai de mobil, selenia, lubrax, shell, Ipiranga, Castrol, pentosyn....

Diz o mecânico que o ex dono usou o 10w40 e se eu voltar para o 5w40 o carro pode começar a bater os tuchos, será? Mas eu vou em outro mecânico para limpar o carter, limpar o antichamas e trocar o pescador, ae vou falr com ele desse óleo, o que vc acha meu amigo!?  

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Até me arrupiei com o seu comentário!

kkkkkkkk [emoji38]11:

Kkkkkk....

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Diz o mecânico que o ex dono usou o 10w40 e se eu voltar para o 5w40 o carro pode começar a bater os tuchos, será? Mas eu vou em outro mecânico para limpar o carter, limpar o antichamas e trocar o pescador, ae vou falr com ele desse óleo, o que vc acha meu amigo!?

Não faz o menor sentido.

Quanto mais um óleo consegue manter sua viscosidade normal no frio mais rápido o motor atinge a lubrificação ideal na partida.

Veja esse comparativo entre óleos; 0w40, 5w30, 10w40, 15w40

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Editado por Rodrigolm
HildegardoPS curtiu isso

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Quanto mais um óleo consegue manter sua viscosidade normal no frio mais rápido o motor atinge a lubrificação ideal na partida.

Veja esse comparativo entre óleos; 0w40, 5w30, 10w40, 15w40

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Muito interessante esse video, o oleo que uso 15w40 nao é muito recomendado para os -22º C(fica parecendo aditivo de oleo bardahl, mas estou no pais tropical, ainda mais nordeste....

Pela tabela SAE X Temperatura, o oleo 15w40 estar especifico para temperatura ambiente de -10º C a 30º C.

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Muito interessante esse video, o oleo que uso 15w40 nao é muito recomendado para os -22º C(fica parecendo aditivo de oleo bardahl, mas estou no pais tropical, ainda mais nordeste....

Pela tabela SAE X Temperatura, o oleo 15w40 estar especifico para temperatura ambiente de -10º C a 30º C.

Não é esse o intuito do video. Mesmo num pais tropical há uma melhor lubrificação na partida fria com o óleo que mantém a viscosidade mais adequada de trabalho na primeira ignição do dia.

Ao menos é isso que vejo na mídia especializada; Ignição com o motor frio é a fase mais crítica de um motor em uso normal.

Sê é verdade ou não eu não sei, mas dou preferência os lubrificantes 100% sintéticos 5w40 ou 0w40 infelizmente esse ultimo é muito caro.

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Editado por Rodrigolm

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Não é esse o intuito do video. Mesmo num pais tropical há uma melhor lubrificação na partida fria com o óleo que mantém a viscosidade mais adequada de trabalho na primeira ignição do dia.

Ao menos é isso que vejo na mídia especializada; Ignição com o motor frio é a fase mais crítica de um motor em uso normal.

Sê é verdade ou não eu não sei, mas dou preferência os lubrificantes 100% sintéticos 5w40 ou 0w40 infelizmente esse ultimo é muito caro.

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Caro mesmo. A Honda agora adotou óleo 0w20 em toda a linha (embora eu permaneça usando o mineral 10w30).

Já é usado nos EUA desde o início dos anos 2000... só que aqui não era usado pela falta de oferta no mercado e alto preço.

A Hyundai também recomenda esse óleo, e como sabemos, os carros da Hyundai estão num ótimo nível técnico hoje...

Se não estou enganado, supercarros como Ferrari usam óleo 0w40 

 

Maaas, eu acho que um bom 5w30 dá conta do recado. No meu Gol eu já usei tanto 5w40 (o recomendado em primeiro lugar) como 5w30. Usando o segundo (30) ele fica mais econômico. E, além disso, esse óleo é mais barato. Como a minha região é fria (SC), acho que é uma boa escolha.  

 

Agora 15w40 eu também acho um exagero. Acredito que 10w40 até vai no verão, mas acima disso eu também não usaria. 

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Caro mesmo. A Honda agora adotou óleo 0w20 em toda a linha (embora eu permaneça usando o mineral 10w30).

Já é usado nos EUA desde o início dos anos 2000... só que aqui não era usado pela falta de oferta no mercado e alto preço.

A Hyundai também recomenda esse óleo, e como sabemos, os carros da Hyundai estão num ótimo nível técnico hoje...

Se não estou enganado, supercarros como Ferrari usam óleo 0w40 

 

Maaas, eu acho que um bom 5w30 dá conta do recado. No meu Gol eu já usei tanto 5w40 (o recomendado em primeiro lugar) como 5w30. Usando o segundo (30) ele fica mais econômico. E, além disso, esse óleo é mais barato. Como a minha região é fria (SC), acho que é uma boa escolha.  

 

Agora 15w40 eu também acho um exagero. Acredito que 10w40 até vai no verão, mas acima disso eu também não usaria. 

 

Também sentia o carro mais econômico usando 5w30. Passei a usar o 5w40, o consumo aumentou e reduziu cerca de 1,5km por litro de etanol. Na próxima troca, vou colocar um frasco de Militec-1 e voltar a usar óleo 5w30.

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Também sentia o carro mais econômico usando 5w30. Passei a usar o 5w40, o consumo aumentou e reduziu cerca de 1,5km por litro de etanol. Na próxima troca, vou colocar um frasco de Militec-1 e voltar a usar óleo 5w30.

 

Eu não pagaria 100 reais no Militec 

Se vc tem vontade de experimentar um aditivo, eu sugeriria o Molykote, que é bem mais barato 

Mas também acho desnecessário... Com esses super óleos sintéticos de hoje (que por sinal custam uma facada) o aditivo pode até atrapalhar, ao invés de ajudar alguma coisa 

Dizem que o Militec é dos EUA e não sei que mais, mas vc não encontra na internet pessoas dos EUA que gostam de carro usando isso. 

Outras coisas que são moda aqui, como o Sprintbooster, vc já vê um monte de gente dos EUA na internet comentando, discutindo, mas eles também acham caríssimo lá 

Mas Militec eu já pesquisei e é muito difícil ver algo concreto sobre... 

Tem gente que diz que em linha de montagem utilizam, que os óleos TOP têm isso na fórmula, etc... Mas o que vai provar que um bom e velho Castrol ou Elaion 5W40 trocado no prazo já não vai ser o suficiente? 

Como eu disse no começo, se fosse 20, 25 reais o Militec até tudo bem, mas 100 reais é 2/3 de uma troca de óleo. Guarde esses 100 reais e troque o óleo antes do prazo que eu aposto minhas fichas que é mais saudável pro motor. 

Rodrigolm e vinicius_hozara curtiram isso

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Eu não pagaria 100 reais no Militec

Se vc tem vontade de experimentar um aditivo, eu sugeriria o Molykote, que é bem mais barato

Mas também acho desnecessário... Com esses super óleos sintéticos de hoje (que por sinal custam uma facada) o aditivo pode até atrapalhar, ao invés de ajudar alguma coisa

Dizem que o Militec é dos EUA e não sei que mais, mas vc não encontra na internet pessoas dos EUA que gostam de carro usando isso.

Outras coisas que são moda aqui, como o Sprintbooster, vc já vê um monte de gente dos EUA na internet comentando, discutindo, mas eles também acham caríssimo lá

Mas Militec eu já pesquisei e é muito difícil ver algo concreto sobre...

Tem gente que diz que em linha de montagem utilizam, que os óleos TOP têm isso na fórmula, etc... Mas o que vai provar que um bom e velho Castrol ou Elaion 5W40 trocado no prazo já não vai ser o suficiente?

Como eu disse no começo, se fosse 20, 25 reais o Militec até tudo bem, mas 100 reais é 2/3 de uma troca de óleo. Guarde esses 100 reais e troque o óleo antes do prazo que eu aposto minhas fichas que é mais saudável pro motor.

Corretíssimo, concordo 100%.

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Filipe Sta_Catarina curtiu isso

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Eu não pagaria 100 reais no Militec 

Se vc tem vontade de experimentar um aditivo, eu sugeriria o Molykote, que é bem mais barato 

Mas também acho desnecessário... Com esses super óleos sintéticos de hoje (que por sinal custam uma facada) o aditivo pode até atrapalhar, ao invés de ajudar alguma coisa 

Dizem que o Militec é dos EUA e não sei que mais, mas vc não encontra na internet pessoas dos EUA que gostam de carro usando isso. 

Outras coisas que são moda aqui, como o Sprintbooster, vc já vê um monte de gente dos EUA na internet comentando, discutindo, mas eles também acham caríssimo lá 

Mas Militec eu já pesquisei e é muito difícil ver algo concreto sobre... 

Tem gente que diz que em linha de montagem utilizam, que os óleos TOP têm isso na fórmula, etc... Mas o que vai provar que um bom e velho Castrol ou Elaion 5W40 trocado no prazo já não vai ser o suficiente? 

Como eu disse no começo, se fosse 20, 25 reais o Militec até tudo bem, mas 100 reais é 2/3 de uma troca de óleo. Guarde esses 100 reais e troque o óleo antes do prazo que eu aposto minhas fichas que é mais saudável pro motor. 

 

Abaixou o preço. Está custando R$ 60,00 agora. Não ví testes relacionados ao Militec1, mas o Tuf Oil, concorrente, já foi testado por uma revista brasileira e realmente funciona. Reduz o consumo, reduz a emissão de poluentes e aumenta potência em cerca 2,5%. 

Filipe Sta_Catarina curtiu isso

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Amigo esse ADG na minha opinião é um tremendo 171.

Algum tempo atrás (quando ele buscava público) tinha um comentário dele lá no canal da CASTROL no YouTube sobre o MAGNATEC 5W40 dizendo que essa história de atração molecular era (MENTIRA E QUE ÓLEO FINO NÃO PROTEGIA O MOTOR)

Ele disse diversas vezes em seus videos que esses óleos extremamente finos não protegiam o motor (sem nenhum embasamento tecnico)

Como ele acha que o povo tem memoria curta provavelmente seu comentário ainda esta lá.

Não sê engane com esse ADG.

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ADG nem me lembre.... 

Quanto a usar óleo 15w40 embora esteja no manual... sei não o carro deve ficar mais "áspero" hein?

 

hehehe puro achismo...

 

Abraços

vinicius_hozara curtiu isso

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Amanha troca de óleo

Sempre usei 5w40 de boa qualidade

motor esta com aspiração leve e gosto de estica um poko

Qual me indicam pra saude do motor 5W40 ou 5w30???

 

post-29680-0-05500000-1432759822_thumb.j

Editado por Digo

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Amanha troca de óleo

Sempre usei 5w40 de boa qualidade

motor esta com aspiração leve e gosto de estica um poko

Qual me indicam pra saude do motor 5W40 ou 5w30???

 

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Mantenha-se no 5w40

vinicius_hozara curtiu isso

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Eu não pagaria 100 reais no Militec 

Se vc tem vontade de experimentar um aditivo, eu sugeriria o Molykote, que é bem mais barato 

Mas também acho desnecessário... Com esses super óleos sintéticos de hoje (que por sinal custam uma facada) o aditivo pode até atrapalhar, ao invés de ajudar alguma coisa 

Dizem que o Militec é dos EUA e não sei que mais, mas vc não encontra na internet pessoas dos EUA que gostam de carro usando isso. 

Outras coisas que são moda aqui, como o Sprintbooster, vc já vê um monte de gente dos EUA na internet comentando, discutindo, mas eles também acham caríssimo lá 

Mas Militec eu já pesquisei e é muito difícil ver algo concreto sobre... 

Tem gente que diz que em linha de montagem utilizam, que os óleos TOP têm isso na fórmula, etc... Mas o que vai provar que um bom e velho Castrol ou Elaion 5W40 trocado no prazo já não vai ser o suficiente? 

Como eu disse no começo, se fosse 20, 25 reais o Militec até tudo bem, mas 100 reais é 2/3 de uma troca de óleo. Guarde esses 100 reais e troque o óleo antes do prazo que eu aposto minhas fichas que é mais saudável pro motor. 

 

Disse tudo, não tem mágica, eu troco o óleo que indicam a troca a cada 10k com 7k, simples assim, não uso aditivo algum, se fosse bom a fábrica recomendaria. Mas vai de cada um.

 

E sempre troco o filtro, nada de uma troca sim outra não.

Editado por Balbibraga

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Mudei pro Lubrax Valora 5w30. Senti o carro mais solto e liso na lenta. Tem horas que parece estar desligado  :egito:

Vou testar o consumo e posto aqui!

Filipe Sta_Catarina curtiu isso

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Mudei pro Lubrax Valora 5w30. Senti o carro mais solto e liso na lenta. Tem horas que parece estar desligado  :egito:

Vou testar o consumo e posto aqui!

 

Eu também já usei o 5 30

Só que eu usei Shell

O carro fica nitidamente mais econômico

Esse óleo bom pro inverno, pois é mais fino 

E custa menos que os 5 40

vale a pena 

Talvez não vale pra quem mora num lugar muito quente e pega muito congestionamento, etc

 

O meu uso é: liga o carro, anda 5 km e desliga. Esfria o motor. Liga, anda 5 km e desliga. Esfria denovo e assim sucessivamente... Entao o 5 30 é perfeito. 

rodrigo_am2 curtiu isso

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Eu também já usei o 5 30

Só que eu usei Shell

O carro fica nitidamente mais econômico

Esse óleo bom pro inverno, pois é mais fino 

E custa menos que os 5 40

vale a pena 

Talvez não vale pra quem mora num lugar muito quente e pega muito congestionamento, etc

 

O meu uso é: liga o carro, anda 5 km e desliga. Esfria o motor. Liga, anda 5 km e desliga. Esfria denovo e assim sucessivamente... Entao o 5 30 é perfeito. 

 

Andei pesquisando sobre o assunto e as montadoras recomendam 5w30 pra regiões com temperatura de até 38º ... Aqui em Brasília, quando está muito quente, fica em no máximo 36º... Geralmente fica entre 25 e 30º.

Filipe Sta_Catarina curtiu isso

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Andei pesquisando sobre o assunto e as montadoras recomendam 5w30 pra regiões com temperatura de até 38º ... Aqui em Brasília, quando está muito quente, fica em no máximo 36º... Geralmente fica entre 25 e 30º.

Putz... aqui no RJ o comum é 37~40°

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Eu também já usei o 5 30

Só que eu usei Shell

O carro fica nitidamente mais econômico

Esse óleo bom pro inverno, pois é mais fino 

E custa menos que os 5 40

vale a pena 

Talvez não vale pra quem mora num lugar muito quente e pega muito congestionamento, etc

 

O meu uso é: liga o carro, anda 5 km e desliga. Esfria o motor. Liga, anda 5 km e desliga. Esfria denovo e assim sucessivamente... Entao o 5 30 é perfeito. 

 

Esse andar 5 km e desligar gasta mais o motor do que rodar com ele bem mais quilometragem. 

 

 

http://revistaautoesporte.globo.com/Servico/noticia/2013/07/cuidado-rodar-pouco-estraga-o-motor.html

 

 

http://revista.pensecarros.com.br/noticia/2010/07/andar-pouco-com-o-carro-gera-mais-custos-de-manutencao-2983874.html

 

 

 

Andei pesquisando sobre o assunto e as montadoras recomendam 5w30 pra regiões com temperatura de até 38º ... Aqui em Brasília, quando está muito quente, fica em no máximo 36º... Geralmente fica entre 25 e 30º.

 

 

Putz... aqui no RJ o comum é 37~40°

 

 

Nem sempre. Lembro de um colega, capitão, com um Vectra 2.0 2009, ele trabalhava em Ibotirama-BA(região oeste, médias de 36º, mas tinha dia que dava fácil 43º), fazia as revisões na GM(Barreiras a 210 km) e usavam óleo 5w30.

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Senhores,

Minha duvida é o seguinte;

 

Quantidade de aditivo no radiador e a melhor marca;

Melhor marca para óleo de motor e especificação;

Melhor marca para oleo de caixa seguindo a especificação e quantidade;

Melhor marca de vela;

Melhor marca de fluído da DH seguido das especificaçoes e quantidade;

Melhor marca de cabo de vela;

Meu gol é 1.6 G6 2015

 

prefiro comprar tudo e fazer em alguma oficina de confiança

quando liguei para CSS perguntando se eu posso assistir a revisão do carro eles disseram que nao, disseram que fico aguardando numa sala ate ficar pronto.

sinceramente eu nao aceito isso, meu tio é motorista de taxi e quando foi fazer revisao no seu gol na epoca ele fez o seguinte, marcou as velas com esmalte antes de sair de casa... e para sua surpresa quando foi verificar a vela eles nao tinham trocado pois o esmalte estava la...

ele chamou o gerente e perguntou se as velas agora vem com pintado de esmalte azul de mulher.... o gerente disse "claro que nao senhor"

entao foi aquela confusao que no fim nao da em nada

Editado por Leonardo Thompson

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Senhores,

Minha duvida é o seguinte;

 

Quantidade de aditivo no radiador e a melhor marca;

Melhor marca para óleo de motor e especificação;

Melhor marca para oleo de caixa seguindo a especificação e quantidade;

Melhor marca de vela;

Melhor marca de fluído da DH seguido das especificaçoes e quantidade;

Melhor marca de cabo de vela;

Meu gol é 1.6 G6 2015

 

prefiro comprar tudo e fazer em alguma oficina de confiança

quando liguei para CSS perguntando se eu posso assistir a revisão do carro eles disseram que nao, disseram que fico aguardando numa sala ate ficar pronto.

sinceramente eu nao aceito isso, meu tio é motorista de taxi e quando foi fazer revisao no seu gol na epoca ele fez o seguinte, marcou as velas com esmalte antes de sair de casa... e para sua surpresa quando foi verificar a vela eles nao tinham trocado pois o esmalte estava la...

ele chamou o gerente e perguntou se as velas agora vem com pintado de esmalte azul de mulher.... o gerente disse "claro que nao senhor"

entao foi aquela confusao que no fim nao da em nada

 

 

Bom, só sei que aqui na Bahia deixam. Na css que comprei meu carro, eu assistia tudo do lado do carro.

 

 

Bom, quanto a marcas, tem várias.

 

 

Óleo do motor, qualquer um de qualidade que tenha no mínimo norma API SM 5w40, que atenda a norma VW 502/505.00. Tem Mobil, Repsol Elaion, Selenia, Motul, Uni, Gulf, Pentosin, Lubrax, Shell, Ipiranga. Gol 1.0 leva 3,5 L, junto com o filtro(bom, sempre fiz isso, fica certinho na marca máxima e zero problemas).

 

Óleo de caixa, API GL-5, viscosidade 75W90, minimo semi-sintético. Tem dois bem conhecidos, Tutela(Selenia) 75w90 e Lubrax(garrafa amarela), 75w90, Caixa MQ-200 leva 1,9L

 

 

Fluido de freio, DOT 4. Basta um litro(mas se vc for fazer a troca do fluido pela máquina, leve 1,5L, ou seja, três frascos de 500 ml). Marcas, Bosch, ATE, VARGA, Motul Mas vc pode colocar DOT 5.1, mas tire o seu completamente e troque pelo novo

 

 

Cabo de vela: NGK ou Bosch, APENAS. Se achar BEHR(Alemã original da VW), leve. Ou aqueles coloridos de 8 mm de silicone

 

Velas, NGK, Bosch, Denso. Tem outras marcas boas, como Champion, Lucas.

 

Aditivo de radiador leva-se quase dois litros. Só compre marcas boas, como Valeo, Delphi, RV Visconde(que fabrica radiadores), Motul, STP, Bardhal. A cor original é rosa(os novos é amarelo), mas se for trocar, qualquer um serve, independente da cor. Mas não pode se misturar de cores diferentes.

clovis_cam, kaallrose e tiaggo curtiram isso

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Ache o produto que melhor te atenda funcionalmente e financeiramente e tente usar sempre o mesmo tipo e marca nas revisões e trocas...

sem aquele mistureba e salada de frutas que alguns mecanicos e CSS fazem de so completar ou trocar parcialmente!!!!

:Good:

Editado por Digo

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Esse andar 5 km e desligar gasta mais o motor do que rodar com ele bem mais quilometragem. 

 

 

http://revistaautoesporte.globo.com/Servico/noticia/2013/07/cuidado-rodar-pouco-estraga-o-motor.html

 

 

http://revista.pensecarros.com.br/noticia/2010/07/andar-pouco-com-o-carro-gera-mais-custos-de-manutencao-2983874.html

 

 

 

 

 

 

 

Nem sempre. Lembro de um colega, capitão, com um Vectra 2.0 2009, ele trabalhava em Ibotirama-BA(região oeste, médias de 36º, mas tinha dia que dava fácil 43º), fazia as revisões na GM(Barreiras a 210 km) e usavam óleo 5w30.

 

Exatamente! 

O meu carro sofre um uso bastante severo 

Trajetos curtos, motor sempre frio, aqui onde moro é frio (SC)... O bichinho sofre

100 mil km pra ele é a mesma coisa que um carro de estradas com 250 mil km ou +

O aditivo petronas coolant é bom??

 

A marca é consagrada... Eu colocaria sem problemas 

 

O original da Volks é caríssimo

 

Só o que dizem que não pode é misturar. 

biguia curtiu isso

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